keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Futuro do Trabalho: 6 tendências e 7 dicas para preparar o RH

Início » Tecnologias Educacionais » Futuro do Trabalho: 6 tendências e 7 dicas para preparar o RH

Sabemos que, nos últimos tempos, as inovações tecnológicas estão cada vez mais constantes. Por conta disso, não é muito difícil deduzir que o Futuro do Trabalho, definitivamente, caminhará de mãos dadas com a inteligência artificial e a tecnologia. Mas quais expectativas podemos criar e como nos prepararmos para esse passo? É o que vamos te contar neste artigo!

O que podemos esperar no futuro do trabalho?

Em algum momento você já deve ter se perguntado: de que forma o futuro do trabalho vai impactar nos cargos e rotinas dos colaboradores nas empresas? Existem algumas expectativas e possibilidades, sobre as quais falaremos abaixo.

O que podemos esperar no futuro do trabalho?

Automação e Inteligência Artificial

Sabe aqueles cargos cujas tarefas são baseadas em repetições ou que existem possibilidades de serem substituídos por máquinas inovadoras ou softwares arrojados?

Geralmente isso acaba sendo mais relevante para setores industrializados, cujos robôs e automações já são bastante empregados.

Nesse caso, se um colaborador desempenha a função de operador de máquina em determinada fabricação, por exemplo, sua atividade pode ser substituída por uma operação automatizada.

Trabalho Remoto e Híbrido

Atualmente, muitas empresas, principalmente aquelas que atuam no ramo da tecnologia, então oferecendo aos seus colaboradores maior flexibilidade no trabalho.

Assim, o trabalho poderá ser realizado em casa ou em locais diversos, que não o escritório da empresa.

Se o colaborador trabalha com marketing, tecnologia da informação etc., suas atividades não serão negativamente impactadas se forem realizadas de forma remota.

Colaboração em equipes multidisciplinares

O trabalho conjunto de colaboradores de setores diferentes e que atuam em áreas opostas é algo que será cada vez mais estimulados.

Isso atualmente já pode ser visualizado em startups, que muitas vezes utilizam equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras.

Aprendizado contínuo

Também chamado de lifelong learning, o aprendizado contínuo diz respeito à necessidade constante de serem desenvolvidas novas skills.

No futuro, isso pode afetar profissionais de todos os setores, como de saúde até o setor educacional.

Um gestor, por exemplo, atualmente já existe uma demanda para que consiga lidar com as novas tecnologias, especialmente no caso de treinamentos online.

Foco em resultados

Talvez no futuro as empresas estejam ainda mais vinculados aos resultados do que com o tempo que pode ser gasto pelos colaboradores no exercício de suas funções.

Isso é algo complicado, concorda? O impacto negativo na rotina do colaborador será direto, principalmente para aqueles que exercem atividades contábeis, por exemplo, onde a eficácia é peça fundamento para que os objetivos da empresa sejam concluídos.

Bem-estar dos colaboradores

Obviamente, o bem-estar dos colaboradores, bem como sua saúde mental, será algo cada vez mais importante para as empresas.

É possível que isso acabe tendo maior impacto nos colaboradores de setores como os recursos humanos, pois deverão passar a criar cada vez mais políticas e programas relacionados ao bem-estar dos profissionais da empresa como um todo.

Ah! Olha só que legal: em uma collab com a GoGood, nosso COO, Gustavo Formighieri, participou de uma bate-papo super bacana sobre Bem-estar e capacitação:

É importante que sua empresa não perca o foco e esteja sempre atenta às tendências e mudanças relacionadas ao futuro do trabalho, pois essa é uma forma eficiente de continuar em posição de destaque no mercado de trabalho.

Já que falamos sobre o impacto para o setor de RH, que tal aprofundarmos um pouco mais?

Como o RH pode ser preparar para as mudanças no futuro do trabalho?

Como o RH pode ser preparar para as mudanças no futuro do trabalho?

Sugerimos a seguir algumas dicas que poderão ajudar nesse momento:

Acompanhar as tendências do futuro do trabalho

Esse é um ponto essencial, não é mesmo? O RH deve estar sempre atualizado em relação às inovações do mercado e de que forma isso pode impactar na sua empresa.

De que forma isso pode ser feito? Fazendo o acompanhamento de pesquisas, relatórios e demais informativos que contribuam com informações do que está por vir.

Investir em tecnologia

É importante que, para acompanhar o futuro do trabalho, o RH aposte em tecnologias para automatizar procedimentos, de forma que a comunicação entre os colaboradores seja facilitada, o trabalho remoto seja viável etc.

Desenvolver políticas flexíveis

Para ajudar na retenção e atração de talentos, o RH deve criar políticas que facilitem o trabalho flexível, horários adaptáveis, trabalho remoto etc.

Focar no bem-estar dos colaboradores

Já falamos acima sobre o bem-estar no futuro do trabalho, você deve recordar. E esse é um ponto que merecerá cada vez mais atenção do RH.

Programas, políticas, atuações que visem acolher o bem-estar físico e mental dos colaboradores. Tudo isso auxilia na melhoria da produtividade, bem como na redução do absenteísmo.

Promover o aprendizado contínuo

Explanamos acima sobre o lifelong learning, mas vale a pena reforçar o papel do RH na promoção do desenvolvimento de novas skills para os colaboradores, encontrando brechas para ofertar possibilidade de aprendizado contínuo.

Para o futuro do trabalho, essa constante atualização ajudará a se adaptar com mais facilidade às mudanças vindouras.

Desenvolver uma cultura de colaboração

O RH deve promover uma cultura de colaboração entre colaboradores e setores de áreas diferentes. E por que isso ajuda no futuro do trabalho?

Justamente para aprimorar, estimular e validar as inovações e processos criativos da empresa.

Transparência no futuro do trabalho

O RH precisa, sempre, ser transparente com os colaboradores em relação às mudanças que estão ocorrendo ou podem vir a ocorrer na empresa e impactar no trabalho de cada um.

Para o futuro do trabalho, tudo ficará mais fácil de ser adaptado, caso exista essa relação de confiança e engajamento.

Em resumo, os RHs das empresas não devem deixar de buscar atualizações constantes, tanto para que a empresa não perca a posição no mercado, quanto para que continue sendo um local de trabalho atrativo para seus colaboradores.

O impacto do Chat GPT no futuro do trabalho do RH e T&D

O impacto do Chat GPT no futuro do trabalho do RH e T&D

Você já deve ter ouvido por aí alguém falando sobre essa grande novidade em termos de tecnologia e inteligência artificial: o Chat GPT.

Em decorrência disso, são esperadas grandes mudanças na rotina laboral das empresas, especialmente nos setores de T&D e RH.

Como exemplos dessas mudanças, podemos citar:

Atendimento ao cliente no futuro do trabalho

Devido à habilidade o Chat GPT nas respostas rápidas e acertadas, algumas empresas podem adaptar o chat, no futuro do trabalho, para aprimorar seu atendimento ao cliente.

Uma forma viável de utilizar essa prática seria, por exemplo, conectar o chat a uma central de atendimento, de modo que perguntas mais usuais pudessem ser respondidas pela IA, e as demais, pelos colaboradores destinados a tal função.

Treinamento e desenvolvimento

No futuro do trabalho, que muito provavelmente já começou a acontecer, o Chat GPT pode auxiliar na criação de programas de capacitação de forma personalizada.

Com o auxílio do chat, a empresa consegue, por exemplo, dar retornos em tempo real aos colaboradores, encontrar gaps de habilidades, além de ofertar treinamentos em tempo real.

Recrutamento e seleção

O Chat GPT, no futuro do trabalho, também pode ser parte da automatização de alguns pontos dos procedimentos de recrutamento e seleção.

O chat pode nortear o começo de uma entrevista, buscando informações básicas e técnicas, deixando para a equipe de RH os momentos nos quais é necessário aprofundar para uma seleção final.

Mais eficiência no futuro do trabalho

Talvez com chat GPT, tanto o T&D quanto o RH, no futuro do trabalho tenham a habilidade de ser ainda mais eficiente.

Por conta da automatização de atividades constantes, ou respostas a perguntas básicas e técnicas, o chat acaba proporcionando aos colaboradores das áreas mencionadas acima, mais tempo para realizar funções que demandem maior estratégia.

Aumento da produtividade

Aqui é mais ou menos um reforço do que dissemos no parágrafo anterior. Se o chat ajudará no futuro do trabalho, os colaboradores terão mais tempo para ser produtivos, criativos e eficazes em outras tarefas mais completas do T&D e RH.

Apesar das possibilidades, não esqueça que o Chat GPT ainda é uma tecnologia recente sobre a qual não se tem um relatório completo acerca dos benefícios e limitações. Portanto, antes de implementá-lo no seu cotidiano laboral, fique atento!

Abaixo, inclusive, você pode assistir ao webinar da Keeps, onde nosso CEO, Rangel Torrezan, entrega dicas sobre como o Chat GPT pode auxiliar a Universidade Corporativa da sua empresa:

Conclusão

O Futuro do Trabalho já está fazendo parte do presente, com mudanças acontecendo cada vez mais rápido e pedindo uma necessidade ainda mais eficaz de atualizações da sua empresa e dos seus colaboradores.

A Keeps pode ajudar a fazer algumas dessas transições de forma simples e tranquila. Venha conhecer as nossas soluções!

Perguntas frequentes sobre o futuro do trabalho:

O que esperar do futuro do trabalho?

Automação e Inteligência Artificial: algo que já acontece e talvez seja mais empregado em setores industrializados, cujos robôs e automações já são bastante empregados.
 
Trabalho Remoto e Híbrido: isso é algo que também já começou a acontecer, principalmente depois da pandemia da Covid-19. O trabalho poderá ser realizado em casa ou em locais diversos, que não o escritório da empresa.
 
Colaboração em equipes multidisciplinares: o trabalho conjunto de colaboradores de setores diferentes e que atuam em áreas opostas é algo que será cada vez mais estimulados.
 
Aprendizado contínuo: sempre haverá uma necessidade constante de serem desenvolvidas novas skills.
 
Foco em resultados: as empresas estarão ainda mais vinculadas aos resultados do que com o tempo que pode ser gasto pelos colaboradores no exercício de suas funções.
 
Bem-estar dos colaboradores: o bem-estar dos colaboradores, bem como sua saúde mental, será algo cada vez mais importante para as empresas.
 

Como o Chat GPT vai influenciar no futuro do trabalho?

Atendimento ao cliente: algumas empresas podem adaptar o chat, no futuro do trabalho, para aprimorar seu atendimento ao cliente.
 
Treinamento e desenvolvimento: o Chat GPT pode auxiliar na criação de programas de capacitação de forma personalizada.
 
Recrutamento e seleção: o chat pode nortear o começo de uma entrevista, buscando informações básicas e técnicas.
 
Mais eficiência: o chat acaba proporcionando aos colaboradores mais tempo para realizar funções que demandem maior estratégia.
 
Aumento da produtividade: os colaboradores terão mais tempo para ser produtivos, criativos e eficazes em outras tarefas mais completas do T&D e RH.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: