Gestão de treinamentos: 10 dicas para quem busca mais eficiência

Início » Gestão de Projetos » Gestão de treinamentos: 10 dicas para quem busca mais eficiência

Caso você trabalhe com gestão de pessoas, provavelmente já teve de organizar treinamentos corporativos, correto? Então você sabe que para essas iniciativas darem certo, não basta planejar um evento, será preciso ter foco, planejamento e mensuração dos resultados. Em resumo, ter uma boa gestão de treinamentos. Quer saber como? Continue lendo!

Como fazer uma gestão de treinamentos mais eficiente?

O que é a gestão de treinamentos?

Em algum momento, provavelmente você já deve se questionado quais métodos podem ser utilizados para melhorar a gestão dos seus treinamentos, certo? Então que tal algumas dicas?

Selecione as necessidades de treinamento

O primeiro passo no processo de planejamento de um treinamento é conseguir identificar quais são as demandas da empresa e de seus colaboradores.

Como fazer isso? Usualmente, utilizamos uma avaliação de competência, através da qual conseguimos focar nas skills a serem aprimoradas.

Planeje os treinamentos

Uma vez que as demandas foram identificadas e selecionadas, é o momento de utilizar a estratégia e começar a planejar os treinamentos.

Faça um mapeamento claro construa as metas, os métodos e os recursos a serem utilizados para cada um dos treinamentos a serem realizados.

Defina os indicadores de desempenho

Para uma gestão de treinamentos eficaz, você precisa saber quais indicadores de desempenho serão responsáveis por mensurar os treinamentos na empresa.

Através dos indicadores você conseguirá saber detalhadamente se os seus programas de treinamento estão entregando os resultados almejados.

Aposte em tecnologia

Uma das maiores tendências facilitadoras de gestão de treinamentos é a utilização de plataformas digitais de capacitação, como uma LMS ou LXP.

Com uma plataforma assim, você é capaz de acompanhar a performance dos seus colaboradores e ainda fazer a gestão de forma detalhada e centralizada.

Entregue feedbacks

Depois que você escolher uma plataforma que facilite sua gestão de treinamentos, uma vez que esses treinamentos sejam concluídos, você deve entregar feedbacks aos seus colaboradores, tanto individual quanto coletivamente.

Por que? Porque os feedbacks são essenciais para que todos saibam o que deve ser melhorado e onde deve haver mais engajamento para a eficácia do processo.

Invista no lifelong learning

A aprendizagem contínua é essencial na gestão de treinamentos. Por isso, não deixe de produzir treinamentos constantes para que os seus colaboradores estejam sempre atualizados e focados nas demandas da concorrência.

Estimule os colaboradores a participarem da gestão de treinamentos

Como fazer gestão de treinamentos online?

Seus colaboradores precisam estar envolvidos no processo de gestão de treinamentos, então não deixe de pedir feedbacks acerca dos treinamentos concluídos e estimule que haja debates acerca do tema etc.

Defina um orçamento

Sempre que for iniciar um treinamento, o orçamento deve ser definido com antecedência. Assim todos os seus futuros planejamentos e execuções serão mais eficientes.

Realize avaliações de reação e de impacto

Anteriormente comentamos sobre a necessidade de aplicar indicadores de desempenho, lembra?

Pois bem. Além disso, recomendamos que sejam feitas avaliações. De reação, para verificar o nível de satisfação dos colaboradores com a capacitação e de impacto, para avaliar como os treinamentos estão influenciando a empresa como um todo.

Monitore os resultados

Faça uma análise regular dos resultados dos seus treinamentos. Assim você conseguirá verificar se as metas estão sendo alcançadas, se as estratégias estão sendo eficazes etc.

A partir desse monitoramento você saberá o que precisa ser ajustado para validar cada vez mais seus treinamentos.

Descomplique sua gestão de treinamentos com as soluções da Keeps!

Somos a empresa com uma das plataformas de capacitação mais completas e inovadoras do Mercado, focada em desenvolver soluções que facilitam a sua gestão de treinamentos de ponta a ponta, desde a identificação das necessidades e mapeamento de competências, até a implantação e mapeamento de resultados.

Konquest, no universo LMS da Keeps, é o coração da plataforma de aprendizagem. Uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa, a qual tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, facilitando a criação de cursos e trilhas sobre os conhecimentos necessários para você desenvolver os colaboradores.

Tudo isso dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados, através do Learning Analytics, nosso módulo específico para análise e mensuração de resultados, gerando relatórios completos.

Não perca tempo, vem pra Keeps e conheça as nossas soluções. Solicite uma demonstração grátis aqui!

Perguntas frequentes sobre Gestão de Treinamentos:

O que é uma Gestão de Treinamentos?

Uma Gestão de Treinamentos é uma quando são combinadas diversas atitudes da empresa para mapear, gerenciar, monitorar e avaliar os programas de treinamento e desenvolvimento organizacionais realizados. Através da Gestão de Treinamentos os resultados tendem a ser cada vez mais eficazes e produtivos para a empresa.

Como fazer uma Gestão de Treinamentos?

Para implementar uma Gestão de Treinamentos, 5 passos devem ser seguidos:

1. Diagnóstico: por meio da análise de indicadores de desempenho, conversas com colaboradores, reuniões com os líderes, a ideia é investigar qual o problema para que você traga a solução adequada.
2. Orçamento: é preciso que a iniciativa seja bem planejada e esteja dentro das possibilidades financeiras da organização.
3. Conteúdo: decidir quando os treinamentos serão feitos, quem vai ministrar cada um deles, quais os assuntos, se vai ser presencial ou online etc.
4. Implementação: é necessário que todos os setores e a liderança da empresa se engajem e motivem os colaboradores a participar dos treinamentos e melhorar seu desempenho.
5. Avaliação: avaliar o desempenho dos colaboradores nos treinamentos e verificar se eles estão aplicando o que aprenderam no seu dia a dia de trabalho.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: