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Gestão de pessoas: o que é, quais os seus pilares e as melhores estratégias

 Por: |  Publicado em 23/11/2021 |  Atualizado em 23/11/2021 |  Tempo de leitura 4 minutos

Gestão de pessoas

No mercado de trabalho atual, a gestão de pessoas é cada vez mais importante, a fim de evitar problemas como a rotatividade, aumentar a retenção de talentos, etc.

Neste post iremos abordar a gestão de pessoas de uma forma simples e direta, visando o entendimento de sua aplicação e quais são os seus princípios e benefícios que ao se desenvolver com excelência podem aparecer.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma das atribuições do RH, mas que engloba todo o time e influencia a criação da cultura organizacional.

Ela se resume em um conjunto de ações que visam o cuidado com o colaborador e a sua qualidade de vida. Tanto dentro, como fora do ambiente de trabalho. Tendo em mente a particularidade de cada um e a dificuldade diferenciada dos integrantes das equipes.

Assim, o RH é o departamento responsável por gerir todas essas equipes. Não só capacitando os profissionais, como também beneficiando com conhecimentos, motivações e, principalmente, com o sentimento de participação e integridade. Entendendo que cada uma precisa de uma atenção diferenciada e que todos são partes de uma empresa e de uma mesma cultura organizacional.

Quais os pilares da gestão de pessoas?

Assim como outras técnicas e departamentos, a gestão de pessoas possui alguns princípios básicos que garantem o bom funcionamento de cada setor. A seguir, vamos apresentar os pilares da gestão e suas estratégias organizacionais:

Motivação: trabalhar motivado é um dos principais desafios que o mercado de trabalho apresenta nos dias de hoje. Ao mesmo tempo, quem melhor consegue engajar os colaboradores, apresenta os melhores resultados. Todo gestor sabe que um colaborador desmotivado, por diferentes motivos, tem seu desempenho prejudicado. Por isso, precisamos ter claro que engajamento é fundamental.

Conheça os colaboradores: entender a perspectiva de cada colaborador e suas individualidades é extremamente necessário para criar um bom clima organizacional. Onde cada membro se sinta importante e notado pelos líderes de uma forma mais humanizada.

Estabeleça metas: nesta etapa é necessário conhecer e estabelecer os objetivos de cada setor. Ou até mesmo de cada colaborador, com objetivo de estabelecer algumas metas mais desafiadoras estimulando o desenvolvimento da equipe.

Invista no processo seletivo: em primeiro lugar, é necessário obter uma equipe de qualidade e disposta a enfrentar desafios e, para isso, é preciso ampliar a visão nas entrevistas, olhar além do que foi posto no currículo e estabelecer outros meios de avaliação além do tradicional.

Forneça feedbacks contínuos: por último para a equipe se sentir parte de um todo é imprescindível que haja espaços para o feedback periódicos. Entender a performance realizada é importante para criar um ambiente motivador e centrado nos objetivos.

O lado humano da Gestão de Pessoas

Liderança: o líder responsável pela gestão de pessoas possui um papel de suma importância no processo de aprimoramento. Eles são a base de inspiração para muitos colaboradores e devem ser enturmados no meio da equipe, para que os colaboradores tenham com quem contar.

Comunicação: não só em empresas, a comunicação é a porta de entrada para qualquer relacionamento e deve sempre ser priorizada para que haja um bom entendimento entre ambas as partes e o diálogo fique cada vez melhor. Com esta bem desenvolvida se torna muito mais prazeroso estar no ambiente corporativo e facilita, até mesmo, a resolução de situações problema.

Cooperação: estar em um ambiente onde a equipe é engajada e promove um trabalho de qualidade, é essencial para que os colaboradores mais novos ou menos motivados se sintam mais inspirados e tenham modelos para seguir.

O papel da Educação Corporativa

Capacitação: investir no setor de treinamento & desenvolvimento implantando uma educação corporativa é um grande meio de capacitar a sua equipe e melhorar a qualidade da mão de obra, além de disponibilizar um mecanismo que aborda diversas formas de aprendizado com metodologias diferenciadas pensando na diversidade.

Competência: capacitar os colaboradores de acordo com as competências desejadas é importante para um equilíbrio entre a equipe, disponibilizando ferramentas que entendam quais competências tal usuário precisa desenvolver e quais são os caminhos para este processo.

Soluções da Keeps para Educação Corporativa

A Keeps oferece um ecossistema LRM (Learning Results Management) completo de capacitação e gestão do conhecimento.

Uma plataforma de aprendizagem, que vai desde a evolução do LMS (Konquest), passando por toda a experiência de aprendizagem LXP (Konquest, GameUp e SmartZap) até chegar na mensuração dos resultados com o Learning Analytics.

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