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Inteligência Artificial no RH e T&D: impactos e aplicações práticas

É fato que as inovações tecnológicas surgem a todo momento, trazendo mudanças que muitas vezes podem ser utilizadas como facilitadoras da evolução organizacional. Um exemplo disso é a Inteligência Artificial no RH e T&D, que ajuda a trazer celeridade e menos burocracia aos processos embutidos nesses setores.

Isso acontece porque a Inteligência Artificial (IA) foi desenvolvida através de uma ciência muito específica, cujo objetivo é desenvolver programas aptos a entregar uma simulação de raciocínios humanos. Assim, identificando padrões dentro de uma base de dados para a qual é direcionada, a IA é capaz de reproduzir comandos focados em atender às necessidades selecionadas.

Mas será que você já tinha pensado em como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para evoluir e inovar o setor de RH e T&D das empresas? Como conseguir aplicar essas inovações no cotidiano organizacional? Temos algumas dicas, então continue lendo!

Como utilizar soluções de Inteligência Artificial no RH?

Como utilizar soluções de Inteligência Artificial no RH?

Recrutamento e seleção de candidatos

Isso é algo que já acontece atualmente, sabia? Graças à Inteligência Artificial no RH, hoje em dia os processos de seleção e recrutamento são facilitados. Como isso acontece?

A IA pode avaliar currículos, selecionar os talentos tendo como base requisitos predeterminados e inclusive utilizar chatbots para fazer entrevistas iniciais.

Assim, o RH consegue realizar uma etapa da seleção de forma eficaz e menos burocrática.

Automatização de tarefas administrativas

A Inteligência Artificial no RH também já pode e vem sendo utilizada para otimizar e automatizar outras atividades.

Por exemplo: gestão de folha de pagamento, reciclar dados dos colaboradores etc.

Análise de feedback e engajamento na Inteligência Artificial no RH

Usualmente, a IA também passou a ser foco do RH para avaliar a motivação e o bem-estar dos colaboradores.

Através de avaliações de dados internos, retornos e comunicações constantes, são entregues informações automatizadas que possibilitam entender se há algum ruído e o que pode ser feito para tornar o clima organizacional mais positivo.

Previsão e redução de rotatividade

Através dos seus algoritmos, a IA é capaz de entender as informações dos colaboradores, no caso de ser utilizada uma plataforma de capacitação, por exemplo.

Nesse caso, com base em dados, você pode saber intenções de sair da empresa e até mesmo realizar estratégias de retenção de colaboradores.

Aplicações da Inteligência Artificial no Treinamento e Desenvolvimento (T&D)

Agora, e no setor de T&D, como a IA, dentre as tendência globais do T&D, tem sido aplicada? Acompanhe que vamos te contar!

Programas de treinamento e desenvolvimento

A Inteligência Artificial atualmente pode desenvolver programas de capacitação pra lá de eficientes, de forma customizada, tendo como foco as skills e demandas individuais dos colaboradores.

Ainda, a IA pode atuar na gamificação, elaborando jogos e simulações que buscam aprimorar necessidades específicas.

Onboarding e integração

Com o auxílio da Inteligência Artificial no RH, aqui no T&D treinamentos de integração são realizados com mais celeridade, pois a Inteligência Artificial pode ser treinada para responder perguntas mais fáceis e usuais, simplificando a parte inicial do processo.

E claro, pode ainda entregar dados e indicações específicas sobre a empresa e funções no processo de onboarding.

Análise de desempenho

Com base em dados existentes, a IA analisa a performance dos colaboradores, percebendo quando ocorrem repetições ou atitudes recorrentes que facilitem as tomadas de decisões futuras.

Suporte e assistência virtual

Como falamos em outro momento, com os chatbots e demais programas de assistência online, o suporte aos colaboradores acontece de forma imediata, solucionando dúvidas e facilitando a continuidade dos processos.

O uso da inteligência artificial no RH e T&D está só começando

O uso da inteligência artificial no RH e T&D está só começando

Todas as possibilidades que explanamos acima são apenas uma parte das diversas aplicações da Inteligência Artificial no RH e T&D.

Conforme as inovações tecnológicas acontecem, novas formas de aplicação da IA acontecem, fazendo com que sua empresa possa atuar cada vez mais atualizada e eficiente.

No fim das contas, a Inteligência Artificial no RH favorece tanto a gestão de pessoas da sua empresa, quanto em benefício dos seus colaboradores.

Um exemplo disso foi o surgimento do Chat-GPT e o sucesso imediato da ferramenta, que atingiu 1 milhão de usuários em apenas 5 dias, em um recorde absoluto. A título de comparação, a Netflix demorou 3 anos para chegar na mesma marca, enquanto o Spotify levou 5 meses e o Instagram 2,5 meses.

Rapidamente surgiram dezenas, centenas de aplicações novas para o Chat-GPT e o tema Inteligência Artificial voltou mais uma vez aos holofotes. Agora, dizem, para ficar. E não foi diferente no RH e no T&D, onde o chatbot pode ser uma valiosa ferramenta para auxiliar nos mais diversos processos.

Eficiência e produtividade com IA: como utilizar o Chat GPT pode auxiliar sua Universidade Corporativa?

Nosso CEO, Rangel Torrezan, desenvolveu um Webinar falando justamente sobre como você pode utilizar a Inteligência Artificial do Chat GPT para facilitar suas demandas referentes à Universidade Corporativa da sua empresa.

Você pode ler aqui o artigo completo que produzimos exclusivamente embasado nessa palestra, que vai te ajudar a saber como utilizar o Chat GPT na Educação Corporativa da sua organização, combinar a Inteligência Artificial no RH, verificar quais as vantagens dessa tendência e ainda descobrir o que a Keeps propõe em relação à utilização do chat com suas soluções.

Não perca a oportunidade de assistir ao nosso conteúdo na íntegra:

Perguntas frequentes sobre a Inteligência Artificial no RH e T&D:

O que é a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial faz parte da ciência da computação cujo foco é criar sistemas ou dispositivos que tenham a capacidade de simular o raciocínio, a percepção ou a tomada de decisão humanas. Isso é geralmente utilizado através de recursos como a Aprendizagem Adaptativa, o Machine Learning, Deep Learning, Programação de Linguagem Natural (PLN), Algoritmos complexos e outras tecnologias.

Como posso utilizar a Inteligência Artificial no RH e T&D?

Basicamente, no RH, alguns dos principais meios de utilização podem ser:

Recrutamento e seleção de candidatos: avaliando currículos, selecionar os talentos tendo como base requisitos predeterminados e inclusive utilizar chatbots para fazer entrevistas iniciais.
 
Automatização de tarefas administrativas: por exemplo: gestão de folha de pagamento, reciclar dados dos colaboradores etc.
 
Análise de feedback e engajamento.
 
Previsão e redução de rotatividade: através dos seus algoritmos, a IA é capaz de entender as informações dos colaboradores, no caso de ser utilizada uma plataforma de capacitação, por exemplo.

Já no setor de T&D, algumas práticas se dão nos seguintes pontos:
 
Programas de treinamento e desenvolvimento: desenvolver programas de capacitação de forma customizada, tendo como foco as skills e demandas individuais dos colaboradores.
 
Onboarding e integração: são realizados com mais celeridade, pois a Inteligência Artificial pode ser treinada para responder perguntas mais fáceis e usuais, simplificando a parte inicial do processo.
 
Análise de desempenho.
 
Suporte e assistência virtual: com os chatbots e demais programas de assistência online, o suporte aos colaboradores acontece de forma imediata, solucionando dúvidas e facilitando a continuidade dos processos.

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