Mentoria para implantação de treinamentos corporativos

Sem tempo para ler?

Mentoria é um método através do qual colaboradores mais antigos passam sua experiência para os colaboradores principiantes. Trata-se de um processo de capacitação onde a empresa utiliza da relação existente, partindo do pressuposto de que o colaborador veterano é capaz de repassar seus conhecimentos práticos e teóricos dentro da temática para a qual é solicitado.

Mentoria para implantação de treinamentos corporativos

Nesse artigo, explanaremos acerca dos programas de mentoria empresarial e porquê cada vez mais empresas procuram estruturá-lo. Continue lendo!

O que é mentoria e quem pode ser um mentor?

Mentoria, também chamado de mentoring, é um método de capacitação onde o processo de ensino/aprendizagem é realizado através de uma pessoa que possua maior experiência/domínio dentro daquele campo.

Usualmente é escolhido como mentor aquele colaborador que ocupa um cargo superior no qual atua por muito tempo, sendo o mentorado aquele que acaba de ser contratado para um cargo do qual as informações e ensinamentos do mentor sejam necessários para capacitá-lo, de modo que futuramente esteja apto para evoluir na empresa.

Qual o papel da mentoria nas empresas?

O papel do mentor não alcança apenas o nível técnico dos programas de treinamento e desenvolvimento. São desenvolvidas condutas conexas ao cargo, como desempenhos e hábitos que auxiliem na evolução do colaborador.

Durante a mentoria, o mentorado é assistido durante todos os passos do processo, até que a capacitação seja completa.

Implementar um programa de mentoria é um dos métodos de T&D mais lucrativos e eficientes para uma empresa.

Por que a mentoria é importante?

Por que fazer mentoria? A seguir, trazemos motivos pelo quais esse é um método importante e necessário na sua empresa:

Por que a mentoria é importante?

Atenuação da curva de aprendizagem

Diferentemente de outros processos de aprendizagem, onde o colaborador não é supervisionado e segue sozinho pelas etapas do ensino, na mentoria é ofertado acompanhamento em todas as etapas.

O mentor permanece ao lado do mentorado, buscando entregar clareza nas informações, permitindo que o colaborador aprendiz se sinta mais seguro ao exercitar as funções que lhes serão delegadas.

Encoraja o relacionamento entre os colaboradores

Quando utilizamos a mentoria como método de ensino/aprendizagem nos programas de treinamentos corporativos, é instantâneo que seja criado um networking entre os colaboradores que acabam de assumir uma função e aqueles que já a desempenham há mais tempo.

Todavia, a mentoria pode ocorrer também em grupos, onde equipes de determinados setores participam do processo. Assim, além da rede de contatos que passa a ser criada, o leque de somas e a maior facilidade de ultrapassar possíveis obstáculos acontece conjuntamente.

Possibilidade de aprender com os erros

O mentor, por ter mais experiência, certamente conseguiu identificar os erros cometidos durante sua jornada até então. Portanto, enquanto a mentoria ocorre, tudo aquilo que foi anteriormente vivido e corrigido faz parte da troca com o mentorado.

Não é porque algo deu errado em algum momento que não poderá ser corrigido e que não tenha gerado um aprendizado de modo a desenvolver por exemplo técnicas de prevenção a serem repassadas aos novos colaboradores.

A experiência e a partilha no processo de ensino abarca todos os procedimentos já vivenciados pelo mentor na empresa.

Desenvolve um processo de aprendizagem adaptativa

Cada colaborador possui um método individual de aprendizado, seja no que diz respeito à temática de interesse, ao período etc.

Na mentoria, o mentor é capaz de adaptar-se àquilo que o mentorado busca entender e está sempre atento até onde deve/pode ir.

A proximidade existente nesse processo permite que os indivíduos saibam discernir e reconhecer os caminhos por onde direcionar o ensino/aprendizagem, identificando, por exemplo, o que deve ser mantido, o que deve ser cortado, o que deve ser explorado etc.

Auxilia na evolução de habilidades on-line

Como sabemos, são cada vez mais presentes as inovações tecnológicas nos métodos educacionais. Após o ensino remoto, os programas de T&D sofreram grande impacto, o que ocasionou diversas mudanças positivas nos meios de capacitação.

Por conta disso, a mentoria pode também ser feita on-line, ofertando temáticas através de ferramentas cada vez mais personalizadas e eficazes.

O mentor não precisa estar fisicamente presente para que aconteça a mentoria. O ambiente virtual é capaz de proporcionar tudo aquilo que o ambiente físico proporciona, e além.

Mentoria x Consultoria

É importante não confundir mentoria com consultoria. Cada uma possui um método de capacitação corporativa diferente.

Consultoria: é realizado um mapeamento da empresa em sua totalidade. A partir de então, tendo como base os conflitos, erros e problemas existentes, trabalha-se num resultado positivo.

A consultoria possui período de começo e de término validado em contrato, portando, todos os resultados são pré-determinados e o relacionamento é encerrado.

Mentoria: como já falamos ao longo do artigo, a mentoria é orientada por aquele indivíduo designado mentor, que vai direcionar o ensino na intenção de evoluir um único colaborador ou uma equipe.

O mentor, diferente do consultor, oferta seu conhecimento com base naquilo que já vivenciou.

Investir em conhecimento é sempre a melhor escolha para estimular a performance positiva dos seus colaboradores e a mentoria é um processo bastante eficaz para que o sucesso aconteça!

Gostou do nosso conteúdo?

Então aproveite para conhecer o GO LEARNING: uma universidade corporativa gratuita pensada para T&D e RH.

Se uma boa mentoria carece de vivência, tenha uma experiência LXP de ensino com acesso livre a cursos certificados, desenvolvidos pelo time de Design Instrucional da Keeps ou em parceria com outros especialistas.

Multiplicar o conhecimento e transmitir o que você já viveu para seus colaboradores, ou colegas de trabalho, nunca foi tão simples!

Contato

Relacionados

20/05/2022
Análise de causa raiz é uma metodologia que pode ser utilizada e adaptada a vários setores e ocas...
16/05/2022
No cotidiano organizacional é natural que alguns desafios aconteçam, afinal, erros e problemas se...

TRAGA A SUA EMPRESA PARA

A MELHOR LXP DO BRASIL

Capacite mais, em menos tempo e com menor custo.