Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Modelo Canvas: criando treinamentos de forma visual e colaborativa

 Por: |  Publicado em 27/03/2019 |  Atualizado em 17/11/2020 |  Tempo de leitura 4 minutos

O modelo Canvas é uma ferramenta bastante difundida no meio empresarial, principalmente, quando se fala em montar um plano de negócios. Mas você sabia que esse método também pode ser útil no planejamento estratégico da sua empresa, nas ações de educação e capacitação?

Neste post, vamos abordar justamente um modelo de Canvas exemplo para criar treinamentos de forma prática, visual e colaborativa. Siga conosco e confira!

Para que serve o modelo Canvas?

A metodologia Canvas, como já vimos, é muito utilizada em geral na elaboração de planos de negócios. Quanto ao modelo Canvas de treinamento, este é desenvolvido com foco no planejamento estratégico das empresas, especialmente nas ações de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

Nesse sentido, o exemplo Canvas de treinamento leva em consideração todas as questões-chave para estruturar uma ação de educação e capacitação. Leia-se, de maneira clara e objetiva, em conjunto com o time de T&D, desde o diagnóstico até a definição das metas para um treinamento.

Assim, podemos afirmar que o modelo Canvas de treinamento fornece uma apresentação visual do planejamento estratégico da equipe de RH e T&D. Basicamente, no intuito de identificar potenciais problemas, levantar possíveis soluções, apontar objetivos tangíveis e dividir as responsabilidades, dentro do prazo estimado.

Por que é importante implementar o método Canvas?

A lógica para entender como o Canvas poderia ser útil na criação de um treinamento corporativo é a mesma da elaboração de um plano de negócios. Isto é, se um modelo Canvas de negócios, na prática, descreve como funciona esse negócio, então um exemplo de Canvas para treinamento irá descrever como se desenvolve, quais os objetivos e os responsáveis pelos objetivos, em cada etapa desse treinamento.

Nessa toada, a importância de utilizar o modelo Canvas se dá justamente por uma questão de planejamento estratégico. Pois mais do que elaborar uma ideia de treinamento ou apontar os objetivos da empresa, é necessário identificar corretamente os problemas, através de um bom diagnóstico.  E a partir disso, aplicando a metodologia Canvas junto com a equipe de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), chegar aos objetivos do treinamento.

Esses objetivos, por sua vez, para que gerem os resultados esperados, precisam adequar-se ao que conhecemos como metodologia SMART. Ou seja, ao destacar qual o principal objetivo do Canvas para esse treinamento, é fundamental que ele atenda aos seguintes parâmetros:

  • Specific: o objetivo do treinamento deve ser específico.
  • Measurable: o objetivo do treinamento deve ser mensurável.
  • Achievable: o objetivo do treinamento deve ser alcançável.
  • Relevant: o objetivo do treinamento deve ser relevante.
  • Time-bound: o objetivo do treinamento precisa de um prazo a ser alcançado.

Em resumo, podemos dizer que o modelo Canvas de treinamento é voltado para o planejamento estratégico das empresas. Portanto, oferece um caminho visual e colaborativo, que auxilia as equipes de RH e T&D a definirem quais os objetivos SMART de um treinamento específico.

Ao mesmo tempo, se analisarmos o método SMART, esse conceito funciona como a “prova real” de que o modelo Canvas ajudou na definição correta dos objetivos para o treinamento em questão.

Quais as vantagens de utilizar um modelo Canvas de treinamento?

Entre os benefícios do modelo Canvas de treinamento, já destacamos que se trata de uma forma visual e colaborativa para planejar ações de Educação Corporativa. O método ajuda na convergência de ideias, a partir de múltiplas divergências que vão se afunilando até chegarem nos objetivos comuns a serem alcançados.

Essa dinâmica geralmente acontece numa sala, com a equipe reunida, caneta e post-its em mãos, diante do modelo Canvas de treinamento fixado no quadro.  Por esse motivo, além de integrar os envolvidos no planejamento estratégico da empresa, a metodologia Canvas garante maior assertividade na definição de problemas e soluções.

Na prática, isso significa melhores resultados, ou mais fidedignos àquilo que foi pensado para cada etapa de um treinamento.

Learning Kanvas

O Learning Kanvas é uma ferramenta desenvolvida pela Keeps, exatamente para construir um modelo de convergência conceitual no planejamento das ações de T&D.

Em comparação ao Canvas de negócios, esse modelo Canvas tem como principais diferenças as perguntas colocadas no quadro e também o design Canvas pensado especificamente para treinamentos.

No Canvas de Modelo de Negócios tradicional as perguntas do quadro são: parcerias chave, atividades chave, proposta de valor, recursos chave, relacionamento, segmento de clientes, canais, estrutura de custo e fontes de receita.

Enquanto isso, no Learning Kanvas, as perguntas são distribuídas no quadro como mostra a imagem a seguir:

1) Quais são as necessidades da empresa a serem atendidas?

2) Quem deve alterar o comportamento para que isto aconteça?

3) O quê estas pessoas vão fazer melhor ou diferente?

4) Como podemos comprovar a mudança de comportamento?

5) Quais são os KPIs a serem medidos?

6) Qual o real retorno se essa iniciativa for bem sucedida?

7) Que atividades precisam ser feitas para alcançar os resultados?

8) Quem deve ser envolvido?

9) Quais parceiros chave serão necessários para viabilizar o projeto?

10) Qual o custo financeiro para realizar a iniciativa?

Case sobre o Learning Kanvas

Por fim, para apresentar esse modelo Canvas de treinamento eficaz, trouxemos no vídeo a seguir um case sobre o Learning Kanvas.

Ficou curioso? Você pode se inscrever gratuitamente no Go Learning, para ter acesso a esses e muitos outros materiais na Universidade Corporativa da Keeps. Um ambiente de aprendizagem inteiramente pensado de T&D para T&D.

Escritor de ficção, leitor assíduo e bem informado.
Criador de conteúdo para blog posts com SEO na Keeps.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×