keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

O que é LXP? Perguntas frequentes sobre a plataforma

Início » LMS e LXP » O que é LXP? Perguntas frequentes sobre a plataforma

LMS, LXP, ecossistemas de aprendizagem, muitos termos, muitas dúvidas e algumas semelhanças que podem gerar confusões. Por isso, preparamos este artigo para sanar os principais questionamentos a respeito das tecnologias de aprendizagem (o que é LXP, por exemplo). Vamos lá?

O que é LXP?

O que é LXP? Perguntas frequentes sobre a plataforma

Você provavelmente já ouviu falar no termo LXP antes de chegar nesse artigo. Mas que tal aprofundarmos um pouco no seu conceito antes de seguirmos?

A Learning Experience Platform – LXP, traduzida como Plataforma de Experiência de Aprendizagem, é um sistema desenvolvido tendo como foco oferecer a melhor experiência possível para o usuário (aqui, o seu colaborador).

Esse tipo de plataforma permite que, através da Inteligência Artificial, sejam gerados dados com análises e relatórios de resultados, favorecendo a personalização do conteúdo e facilitando o acesso ao sistema, ou seja: cursos, trilhas de conteúdo etc.

Numa plataforma LXP, os gestores podem realizar a administração do consumo de conteúdos pelos seus colaboradores, mas os colaboradores também podem analisar o seu próprio desempenho.

E ainda que você talvez já tenha ouvido o LXP se destacar por entregar um ambiente web simples e intuitivo, essa não é sua característica principal.

O que mais importa para o LXP é combinar e compilar todas as características essenciais de um ambiente web inovador e avançado.

Esse é o motivo pelo qual um LXP se tornou uma tendência definitiva quando se fala em tecnologia combinada com aprendizagem e capacitação.

Quando o usuário, como seu colaborador, por exemplo, vivencia uma experiência de aprendizagem na plataforma, suas skills são fortalecidas e progridem por conta da essência de lidar com uma solução de capacitação técnica e eficaz.

Veja como o LXP da Keeps faz exatamente isso!

O que é LMS?

O que é LXP? Perguntas frequentes sobre a plataforma

O LMS, Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, hospedam cursos, ofertam aos colaboradores e também permite que haja coleta de dados, dados esses acessados apenas pela empresa, em relação ao consumo das demandas de capacitação entregues.

Quando uma empresa utiliza um LMS, os conteúdos que são entregues aos colaboradores são selecionados pelos gestores da plataforma.

Diferente do LXP, não contamos com a IA para gerar dados e através disso personalizar as sugestões de cursos para os colaboradores.

O LMS não é flexível ou adaptável, no sentido de que todos os processos são guiados pelo gestor da plataforma. Ah! E outra coisa, tudo aquilo que for acessado fora do sistema, não tem como ser reconhecido pelo LMS.

Agora, preste atenção no seguinte: uma plataforma LXP não veio para substituir um sistema LMS. Como assim?

É simples: o LXP consegue ser acoplado a um LMS, ou até mesmo mais de um. Assim, de você já utiliza um LMS e está interessado em obter uma experiência de aprendizado mais arrojada, intuitiva, simples e personalizada, você não precisa deixar de lado aqueles conteúdos mais formais que você já possui.

Ótima notícia, não é?

Quais as características de um LXP?

Se você começou a pesquisar e tem a intenção de implementar uma plataforma LXP na sua empresa, tenha em mente que, os recursos ali existentes serão objeto de inovações contínuas, pois o sistema acompanha as mudanças tecnológicas.

De modo que, a depender das demandas que sua empresa e seus colaboradores apresentarem, você deve saber quais os recursos que precisará focar no seu LXP.

Algumas das principais características que os líderes das empresas buscam num LXP são:

  • Direcionamento e personalização acerca das skills a serem desenvolvidas.

  • Conteúdos em formatos que possibilitem experiências diversificadas no desenvolvimento, na entrega e no consumo, como vídeos, podcasts, infográficos, quizzes etc.

  • Possibilidade de feedback para análise de desempenho e performance dos colaboradores, permitindo que, a partir disso, sejam implementadas melhorias, adaptações etc.

  • Engajamento dos colaboradores, entregando oportunidades de evolução profissional e de visibilidade para um plano de carreira relevante.

  • Possibilidade de obter indicações e acessos a recursos avançados com o suporte da IA.

  • Um sistema eficaz para mensurar as skills dos colaboradores durante e após os programas de treinamento.

O que é LXP ou LMS móvel e como funciona a aprendizagem pelo celular?

O que é LXP ou LMS móvel e como funciona a aprendizagem pelo celular?

O LMS móvel é um tipo de LMS melhorado para ser acessado por dispositivos móveis, como smartphones, tablets etc. 

Quando o LMS móvel é o modelo escolhido pela empresa, o conteúdo disponibilizado pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando que exista um dispositivo móvel com acesso à internet.

O SmartZap, por exemplo, possui a maleabilidade para ser integrado ao seu LMS ou LXP, caso você já tenha um.

Essa integração acontece de forma simples e descomplicada, por conta das nossas interfaces personalizáveis que facilitam a integração com outros sistemas.

Ou seja, nosso LMS móvel pode ser utilizado para um projeto específico ou como parte de outra plataforma. Pode ser um complemento, como um plus a mais, ou uma solução independente.

Aqui, o Whatsapp não é uma ferramenta de comunicação e sim de capacitação.

O que é e como funciona um ecossistema de aprendizagem?

Podemos dizer que um ecossistema de aprendizagem é o conjunto de ferramentas tecnológicas que funcionam juntas visando aprimorar a Educação Corporativa de uma empresa.

O termo ecossistema é usualmente utilizado porque, como dissemos acima, ele reúne todas as plataformas que a empresa possui.

É como se tratássemos de um ecossistema da natureza, mas substituindo o “produto” principal por tecnologias de aprendizagem.

Nos últimos tempos, houve uma clara evolução da área de Treinamento e Desenvolvimento, que aconteceu junto às inovações tecnológicas e desenvolvimento de plataformas focadas em ofertas melhores possibilidades de engajamento e aprendizado, bem como no desenvolvimento de skills.

Um ecossistema de aprendizagem de uma organização usualmente pode contar com um LMS móvel, um LMS típico (ou vários), um LXP e um fornecedor de conteúdos e materiais.

Perguntas frequentes sobre o que é LMS:

O que é LXP?

A LXP é uma plataforma focada 100% em proporcionar a melhor experiência de aprendizado para os seus colaboradores. Por aqui, gostamos de compará-la à Netflix, para facilitar a compreensão: os cursos são consumidos e a plataforma passa a sugerir outros conteúdos que se conectam àqueles anteriormente consumidos pelo colaborador, tudo isso por conta da precisão obtida através da Inteligência Artificial.

O que é LMS móvel?

O LMS móvel é um facilitador, pois o alcance dos seus programas de treinamento e desenvolvimento é ampliado, permitindo que inclusive aqueles colaboradores que trabalham em constante movimento consigam adaptar o aprendizado às suas necessidades. Ou seja, pode ser acessado em qualquer lugar e a qualquer momento.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: