Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Otimização de treinamentos em plataformas de ensino: o case da Blu

 Por: |  Publicado em 19/08/2020 |  Atualizado em 04/03/2021 |  Tempo de leitura 9 minutos

Neste post, veremos o case da Blu e como as plataformas LXP podem contribuir na otimização de treinamentos corporativos. Seja transformando a experiência de ensino das pessoas, com foco na aprendizagem ativa, ou pela fácil implementação e agilidade na criação de cursos. Como resultado, evidenciamos o aumento da eficiência dos cursos em três pontos principais: 

  • Maior retenção do conhecimento.
  • Menor custo da ação de T&D.
  • Menor tempo e maior flexibilidade dos treinamentos.

Otimização de treinamentos em plataformas de ensino: o case da Blu

As plataformas inovadoras de ensino, como a LXP, reúnem uma gama de soluções complexas de Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial e algoritmos precisos, revestidos por um design intuitivo e interfaces interativas, com objetivo de otimizar os treinamentos, tornando-os muito mais simples, interessantes e acessíveis. Para que isso seja possível, essas plataformas são desenvolvidas com base em alguns conceitos de aprendizagem, sobretudo, as metodologias ativas de ensino. Vejamos a seguir:

Foco na experiência de aprendizagem 

No ambiente de ensino os usuários interagem diretamente com a plataforma, de modo simples e engajador. A aprendizagem é ativa e desafiadora, porque a plataforma oferece uma série de conteúdos, em diferentes formatos multimídia para promover o máximo de abordagens de ensino possível.

Utilizando essas ferramentas é possível organizar, consumir, recomendar e compartilhar conteúdos em formato de vídeos, podcasts, artigos, infográficos, etc. Os usuários são os protagonistas da própria experiência de aprendizagem, uma vez que conseguem direcionar uma jornada de educação conforme seus interesses e objetivos.

Interação com a plataforma de ensino

O ambiente de aprendizagem também promove a interação entre pessoas de diversas maneiras, utilizando espaços de opinião. Seja por meio de chats, fóruns para discutir conteúdos ou espaços digitais em geral, para o debate de ideias ou esclarecimento de dúvidas. Além disso, as plataformas de experiência de aprendizagem possibilitam uma experiência de aprendizagem integrada aos conceitos de gamificação e interação com as mídias sociais.

Desse modo, além de ser uma valiosa ferramenta de ensino, os recursos oferecidos pelas plataformas de aprendizagem são facilmente incorporados ao dia a dia das pessoas, seja em escolas, universidades ou empresas.

Aprendizagem ativa e consumo de informações

As metodologias ativas de aprendizagem estão ganhando cada vez mais destaque nas ações de Educação Corporativa. Atualmente, com os avanços tecnológicos e um amplo acesso à informação, tornou-se cada vez mais possível, necessário, ou até mesmo inevitável, repensar os nossos processos de ensino-aprendizagem em todos os níveis.  

Nesse sentido, uma das características fundamentais das plataformas de ensino é promover justamente a aprendizagem ativa, por meio de uma proposta inovadora de ensino e de modelos eficientes para gestão do conhecimento.

O case da BLU

Plataformas LXP na otimização de treinamentos: o case da BLU

Blu é uma empresa brasileira atuante no segmento de soluções em negócios que beneficiam toda a cadeia do varejo à indústria. Através de sua plataforma, está conectada com mais de 12 mil lojistas e 2 mil indústrias espalhados no país. E foi com o objetivo de proporcionar soluções simples e vantajosas, que as gestoras entraram em contato conosco. No entanto, dessa  vez buscavam soluções  simples e eficientes para o treinamento e desenvolvimento de sua própria equipe. Por isso, cientes da necessidade de aperfeiçoamento constante nas grandes empresas, tem início a parceria com a Keeps.

Compreendendo às necessidades do cliente

A Blu veio até a Keeps com o desafio de capacitar para ontem! Essa força de expressão traduz o curtíssimo prazo para o atendimento das demandas, mas não resume o tamanho do comprometimento dos times da Blu e da Keeps para cumprir com todas as etapas.

Além disso, a empresa buscava integrar num único fornecedor todos os recursos de aprendizagem necessárias nas ações de T&D. E é exatamente essa proposta que oferecemos aos nossos parceiros: um ambiente completo e interativo de ensino, com foco na otimização de treinamentos corporativos e ações de educação como um todo. 

Otimização de treinamentos na Educação Corporativa

As plataformas de experiência de aprendizagem oferecem facilidade e autonomia na transmissão e inclusão dos cursos, bem como no compartilhamento de informações e desenvolvimento de novos cursos do zero, em um ambiente totalmente limpo. Logo, a soma desses benefícios proporciona uma excelente experiência de aprendizagem, focada nas pessoas e oferecendo sempre:

Plataformas LXP Keeps

  • Simplicidade.
  • Praticidade
  • Eficiência no uso da ferramenta.

Dentro do universo LXP da Keeps, o Konquest é o coração da plataforma. Trata-se de um ambiente completo de ensino, que simplifica a autoria e estimula multiplicadores de conhecimento. Desse modo, esse “Netflix da educação corporativa” conquista tanto os gestores quanto os usuários implementando soluções inteligentes. Isso tudo leva ao aumento do engajamento do time, promove o social learning e possibilita aos gestores uma melhor avaliação de treinamento, além de poder mensurar o ROI de T&D. Essa união de fatores serve para construir ferramentas versáteis de ensino, adequadas para a otimização de treinamentos e ações de Educação Corporativa.

Apresentando a solução da Keeps!

Konquest Keeps

O Konquest tem por objetivo promover um ambiente de aprendizagem ágil e digital que simplifica a autoria e estimula o social learning. Tudo dentro de uma robusta plataforma de gestão do conhecimento, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados. Além de outros recursos específicos e personalizados.

A plataforma ainda combina a facilidade na criação de cursos com a leveza da usabilidade para o aprendizado. Com um ensino personalizável, é possível transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento: uma maneira simples e ágil de criar cursos com todos os tipos de conteúdo.

Criando multiplicadores de conhecimento, não é preciso ser um especialista em educação para criar um curso. Essa simplicidade de autoria somada ao auxílio da inteligência artificial facilita o protagonismo do colaborador na disseminação dos conhecimentos.

O ensino personalizado do Konquest entende o perfil dos colaboradores no consumo dos conhecimentos para gerar recomendações personalizadas. Desse modo, é possível transmitir e entregar o conhecimento no formato que a pessoa mais gosta de interagir.

Na plataforma, existem duas maneiras de ensinar e aprender:

  • Konquest Missions: esse recurso permite a qualquer pessoa compartilhar ou consumir informações e conteúdos diversos. Tudo de maneira simples, plugável e automatizada, com objetos de ensino de qualquer formato e em qualquer lugar.
  • Konquest Pulses: essa ferramenta estimula o aprendizado constante em um ambiente fácil e intuitivo, potencializado pela Inteligência Artificial.

O impacto da otimização de treinamentos no processo de onboarding

Com o start no Konquest, o primeiro passo foi fazer um Onboarding prático e eficiente. Dessa forma, as gestoras do projeto puderam utilizar  e compreender como funcionam as plataformas LXP, para conhecer os recursos disponíveis e poder utilizá-los com qualidade e eficiência. Essa foi com certeza uma experiência facilitadora para alcançar os objetivos da empresa, principalmente junto aos colaboradores que seriam os usuários da ferramenta.

Como fazer a migração de conteúdo com agilidade e precisão?

Uma vez concluída a primeira etapa de capacitação, veio o principal desafio: migrar o conteúdo próprio da Blu, para o Konquest com agilidade e precisão. Essa fase era fundamental para cumprir com os prazos assinalados, que eram bastante curtos.

Mas não é que deu certo?

Nesse momento, toda a equipe se uniu em torno do propósito de ambientar a Blu na nova plataforma e concluir com sucesso a migração de conteúdos. Vale ressaltar o fato de que a Blu investe na capacitação e aperfeiçoamento dos colaboradores, o que funcionou como um grande facilitador para atingir os objetivos desse desafio. Aliás, foi esse olhar atento, o que conectou a empresa à Keeps com o pedido de “capacitar para ontem!”. Houve a compreensão de que o Konquest oferece as soluções que a Blu procurava. Isso realmente contribuiu para a otimização das ações em treinamento e desenvolvimento (T&D).

A otimização de treinamentos dá resultado?

A Keeps acredita que engajamento e bons resultados caminham de mãos dadas, portanto, os desafios nos movem em busca de novas soluções, sempre preparados para desenvolver e impulsionar conhecimento. Para nós Keepers, o resultado da parceria com a Blu tem sido muito gratificante. Isto porque a Blu, assim como a gente, compreende a importância da capacitação e otimização de ações em T&D. Dessa forma, fica muito mais fácil trabalhar com valores alinhados, quando ambos os lados estão em busca de soluções inovadoras.

Dito isso, compartilhamos agora os resultados obtidos no case da Blu, através de números obtidos, seguidos por relatos das gestoras responsáveis pelo projeto.

Relatório de treinamento

  • 21 Missões criadas
  • 86 Pulses criados
  • 71 Usuários consumiram os conteúdos das missões
  • 80 Usuários consumiram os conteúdos de microlearning (pulses)

Sobre os números apresentados, a relevância dos resultados é ainda maior ao considerarmos os prazos. Esse foi um ponto crucial, já que todo ambiente do Konquest dedicado a Blu, estava completo em trinta dias. Isso, com uma dezena de cursos criados em uma semana! O que, sem dúvida alguma, foi motivo de mútua satisfação.

Feedback do cliente

Dessa maneira, compartilhamos também os relatos, gentilmente concedidos pelas gestoras da Blu, responsáveis pelo projeto. Abrimos aspas para Viviane Ferreira e Fernanda Ventura:

“Quando eu comecei a buscar ferramentas, começamos a pensar em novas formas de entregar conteúdos para colaboradores. Foi quando achei a Keeps que possibilita entregar esses conteúdos de vários formatos, o que nos trouxe muito valor. A concentração de uso de um canal, se tornou mais efetivo. O processo de migração foi realizado com um time enxuto, o que pra gente também tem muito valor. O Setup foi simples e eficaz de forma que ficamos felizes com essa parceria”. Viviane Ferreira

“Quando recebi o desafio de fazer a implantação da Blu Conecte, eu fiquei primeiramente com  receio porque era minha primeira missão de tamanha responsabilidade. E quando me deparei com todo acolhimento que a Keeps me deu no onboarding e também na praticidade que ferramenta nos traz eu pude me sentir segura.  Feliz por conduzir a ferramenta com o suporte que nos foi proporcionado e entregar a ferramenta no prazo previsto. Foi gratificante, os usuários ficaram felizes.” Fernanda Ventura

Quer conhecer a Keeps? Solicite uma demonstração gratuita do Konquest e venha também para o mundo da Educação 4.0! 

Agradecemos a confiança depositada pela Blu em nosso time, aguardando já ansiosos pelas próximas jornadas.

Escritor de ficção, leitor assíduo e bem informado.
Criador de conteúdo para blog posts com SEO na Keeps.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Quer aprofundar os cases?

Quer aprofundar os cases?

Vamos conversar! Quem sabe você também não vira o case da Keeps!

Muito obrigado!

×