Reskilling e Upskilling: conceitos, diferenças e aplicações

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Skilling, termo derivado da palavra skill, que significa habilidades, é cada vez mais utilizado no dia a dia dos programas de capacitação. Reskilling e upskilling, portanto, são ferramentas de treinamento e desenvolvimento das organizações que visam consertar os possíveis gaps existentes nas equipes de setores determinados, bem como dos demais colaboradores.

Ainda que os termos estejam conexos, são aplicados e desenvolvidos de modos diferentes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Reskilling e Upskilling: conceitos, diferenças e aplicações

Reskilling e Upskilling: significado

O que é reskilling?

Reskilling, palavra derivada do inglês, que pode ser traduzida como “requalificação”, diz respeito ao método de capacitação onde o objetivo é auxiliar o colaborador na evolução das suas aptidões e desenvolver qualificações através das quais consiga manter-se em posição de destaque no meio organizacional.

Quando realiza o reskilling, o colaborador, requalificado, assimila novos conhecimentos e eleva sua profissão. Assim, caso venha a ocupar um novo cargo na empresa, já estará devidamente adaptado.

Executar o reskilling é um grande e excelente benefício para o colaborador, pois através desta prática, conseguirá, a qualquer momento, ampliar seu campo profissional.

Requalificar-se enquanto renova seus caminhos trabalhistas e amplia suas habilidades é essencial para todo colaborador que deseja galgar conquistas ocupacionais.

O que é upskilling?

Upskilling, termo também derivado do inglês, significa “aprimoramento”. Diferente do reskilling, aqui o colaborador vai desenvolver-se não para ocupar novos cargos através de requalificação, mas sim dentro do mesmo cargo que ocupa, na intenção de estender os limites do seu conhecimento dentro daquela função.

Praticar o upskilling ajuda os programas de treinamento e desenvolvimento da empresa focando na tentativa de evoluir os colaboradores dentro das suas próprias qualificações, visando torná-los cada vez mais habilidosos ao exercer as funções que já ocupam.

Reskilling e upskilling: diferenças

A principal diferença existente entre o reskilling e o upskilling está no propósito aos quais essas ferramentas são direcionadas.

Reskilling e upskilling: diferenças

Reskilling: é uma espécie de atualização profissional. É realizada a capacitação através dos programas de T&D e o colaborador acaba sendo redirecionado para ocupar outro cargo na empresa.

Upskilling: tem como objetivo fazer com que o colaborador aprenda a desenvolver novas habilidades para melhorar sua performance durante a realização das suas demandas trabalhistas dentro do mesmo cargo.

Reskilling e upskilling: como aplicar

Como essas duas estratégias podem ser aplicadas?

Reskilling e upskilling: como aplicar

Realize o mapeamento das deficiências da sua empresa

Fazer o mapeamento é dar início a um passo que deve ser bastante pensado, pois através dele serão realizadas as análises referentes ao futuro da empresa.

São analisados pontos que merecem ser impulsionados por serem positivos, pontos que devem ser excluídos por serem negativos e pontos que podem ser melhorados, pois podem vir a ser positivos.

Nesta etapa de implementação do reskilling e upskilling é necessário observar todos os setores da empresa e como atuam hierarquicamente.

Por que? Pois assim poderão ser identificados como serão feitos os procedimentos de melhoria e evolução dos colaboradores e da empresa.

Encontre os gaps de habilidades presentes nas equipes

Durante o recrutamento, os gestores responsáveis pelo RH devem ser capazes de encontrar quais são as aptidões e atribuições de destaque dos futuros colaboradores.

Assim, realizada a contratação, será mais fácil identificar quais competências de quais colaboradores precisarão ser melhoradas.

Independente das habilidades e da destreza do colaborador contratado, sempre haverá um objeto de melhora.

Como identificar esses gaps? Unindo colaboradores e gestores que, uma vez conectados, saberão como evoluir as necessidades das equipes.

Reconheça os colaboradores

Conseguindo enxergar os caminhos do negócio e identificando os colaboradores que precisam que suas competências sejam lapidadas e reavaliadas, é chegado o momento de compreender quais os colaboradores que necessitam de capacitação para evoluir junto à organização.

Alguns detalhes de performance e desempenho dos colaboradores devem ser ponderados caso haja progressão de cargo, modificação de setor etc. Importante também observar a motivação em relação aos próximos passos da empresa.

Assim, será fácil identificar quais colaboradores precisam de reskilling e quais precisam de upskilling.

Estabeleça métodos

Com as regras estabelecidas, é chegado o momento de idealizar sua aplicação. Deve haver um período definido para começar e encerrar os procedimentos, fazendo constar em agendamento todas as etapas.

Defina os métodos de avaliação do desenvolvimento dos colaboradores, independente de qual seja a escolha que validará sua decisão, seja via tecnologias, terceirização etc.

Conclusão

Importante frisar que tanto o processo de reskilling quanto de upskilling demonstram o quanto é necessário haver um constante aprendizado.

Programas de treinamento e desenvolvimento dever ocorrer continuamente dentro da empresa, visando sempre evoluir os colaboradores para que estejam aptos a toda e qualquer demanda que posso existir no ambiente organizacional

Tanto o aprimoramento quanto a requalificação são resultados de trabalho conjunto dos colaboradores e da empresa na qual atuam. A empresa deve permanecer atenta e proporcionar que esses processos aconteçam, motivando seus colaboradores e demonstrando a importância coletiva do aperfeiçoamento.

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