Transformando a produtividade do time de DI

Início » Design Instrucional » Transformando a produtividade do time de DI

Como conseguir transformar a produtividade do time de Design Instrucional (DI)? Será que você, na sua empresa, já fez essa análise? Aqui na Keeps, ajudamos organizações a implantar ambientes digitais de ensino, bem como auxiliamos na operacionalização da sua Universidade Corporativa Digital. Isso porque temos um ambiente de ensino completo.

Mas como realizamos esse processo? Continue lendo que vamos te explicar!

Transformando a produtividade do time de DI, com uma matriz de treinamento

Quais as dores frequentes que afetam a produtividade da área de T&D?

Muitos dos clientes que a Keeps atende atualmente possuem algumas dificuldades na criação dos próprios cursos e conteúdos no ambiente de ensino que a empresa dispõe.

Isso geralmente acontece porque a área de T&D, ou é muito enxuta, ou acaba absorvendo outras atividades, como recrutamento e seleção, folha de pagamento etc.

Em decorrência disso, temos um baixo engajamento dos colaboradores na utilização do ambiente, uma vez que as equipes de T&D não dispõem de tempo para desenvolver os cursos e conteúdos necessários.

Organização da Universidade Corporativa Digital

Fazer a gestão do conhecimento, transformando as necessidades de capacitação em cursos e trilhas digitais é um dos principais desafios da área de T&D. 

Muitas vezes é investido tempo, energia, suor e lágrimas para estruturar, organizar e operacionalizar todo este ambiente de capacitação. Mas, com o passar o tempo, caso a empresa não tenha uma forma organizada de acompanhar o crescimento da sua Universidade Corporativa, geralmente acabamos tendo uma desorganização do conhecimento disponível, além de perder a prioridade do que ainda é importante a ser desenvolvido. 

Uma das formas de resolver este problema é termos uma Matriz de Treinamento e um processo bem definido.

Diante desse cenário, como então estruturar uma matriz de treinamento eficaz e que transforme a produtividade do seu time de DI?

Matriz de treinamento como facilitadora da produtividade

A matriz de treinamento vai ajudar os processos de T&D, principalmente no quesito organização e produção dos cursos digitais nos ambientes de ensino das empresas.

Como ideia central, a matriz de treinamento faz a definição inicial de todas as necessidades de capacitação mapeadas pelos cargos e funções da empresa.

O mapeamento deste processo muitas vezes acontece por entrevistas e diálogos com os gestores das diversas áreas da empresa, onde são identificados quais os conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para cada um dos colaboradores, de acordo com o cargo e função desempenhado.

A matriz de treinamento desenvolvida por Gustavo Formighieri vai ajudar os processos de T&D, principalmente no quesito organização e produção dos cursos digitais nos ambientes de ensino das empresas.

Através da matriz de treinamento, você vai conseguir entender o que é prioritário, ajudando a otimizar o tempo da equipe de T&D e, consequentemente, transformando a produtividade do seu time de DI.

Não perca tempo e baixe aqui nosso modelo exclusivo de Matriz de Treinamento!

Prioridade

Outro ponto da matriz de treinamento é a classificação do curso de acordo com a importância a ele destinada.

O quanto esse curso será importante para a empresa e qual a complexidade do seu desenvolvimento?

Com essa resposta em mãos, você vai definir na matriz o grau de prioridade. Quanto mais importante e menos complexo o curso for, mais prioridade ele terá.

Não esqueça que, no processo de criação, o curso deve ter o objetivo definido e a meta a ser alcançada, tudo para facilitar a produtividade almejada.

Operação da plataforma

Agora que você já avaliou o que é prioridade, o que precisa ser desenvolvido referente aos cursos e trilhas, quais materiais podem ser adquiridos de forma externa com o fornecedor ou mesmo com o parceiro, é importante que a equipe de T&D tenha velocidade e produtividade no desenvolvimento dos seus cursos e trilhas digitais.
             

Muitas vezes, os cursos e trilhas são criados pela própria empresa, que detém todo o conhecimento do que é relevante e necessário, para que assim exista um curso/uma trilha que esteja alinhada à organização e suas demandas.
             

Por essa razão, sabemos que uma das principais dificuldades da área de T&D é o tempo na produção de cursos.

O foco desse post não é apenas explicar uma matriz de treinamento e sua importância, por ser a base de tudo. Um dos objetivos principais aqui é demonstrar como é possível criar cursos do zero e em menos de três horas, para que o seu time de T&D consiga desafogar as necessidades de capacitação e tenha sua produtividade transformada.

Matriz de treinamento como facilitadora da produtividade, para que a equipe de T&D tenha velocidade e produtividade no desenvolvimento dos seus cursos e trilhas digitais

Ferramentas que ajudam na produtividade

A produção de conteúdo nesse período de três horas leva em conta muitas ferramentas que auxiliam o DI a ter velocidade nas suas entregas. Como por exemplo:

Utilização do chat GPT, para a criação de roteiros, de quizzes ou de conteúdos. Utilização de ferramentas de produção de vídeo, como Biteable, Canva etc.

Essas ferramentas acima são apenas alguns exemplos que aceleram muito a produção audiovisual com base nas necessidades de capacitação.

Existem também ferramentas como o Genia.ly, que permitem a criação de conteúdos gamificados a partir das suas necessidades sem precisar ter um time técnico de desenvolvimento na produção desse material.

E na sua pesquisa, com certeza você pode encontrar outras ferramentas disponíveis na internet que auxiliam o DI nesse processo, transformando a produtividade do time.

Go Learning!

Foi pensando nisso que a Keeps desenvolveu um curso completo dentro da nossa Universidade Corporativa de T&D e RH, a Go Learning, que é totalmente gratuita para coordenadores, analistas e diretores.

Nesse curso, vamos demonstrar como é possível criar, a partir da necessidade de capacitação, um curso de softskills, até ele ficar pronto em menos de três horas.

A Keeps desenvolveu um curso completo dentro do Go Learning, que é totalmente gratuito e de interesse para coordenadores, analistas e diretores. Nele é demonstrado como é possível criar, a partir da necessidade de capacitação, um curso de softskills, até ele ficar pronto em menos de três horas.

Não perca tempo e se inscreva! É grátis e repleta de conteúdos pensados e direcionados para facilitar a rotina de capacitação da sua empresa. Go Learning!

Vem pra Keeps e conheça nossa forma exclusiva de desenvolver e impulsionar conhecimento.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados