keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Como montar uma Matriz de Treinamento

Início » T&D » Como montar uma Matriz de Treinamento

Realizar treinamentos contínuos na empresa é talvez o foco mais essencial de uma organização preocupada em evoluir seus colaboradores e alcançar resultados cada vez mais positivos e eficientes no mercado. Mas qual estratégia de Educação Corporativa você pode utilizar para tornar esse processo mais célere, com menos custos e gerando motivação e engajamento? É aí que entra a matriz de treinamento!

Por isso, montamos este artigo, com dicas sobre como fazer uma matriz de treinamento, como organizá-la e ainda entregando um modelo exclusivo, preparado por um especialista, tudo para ajudá-lo com seus processos de capacitação. Vamos lá?

O que é uma Matriz de treinamento?

Antes de entrarmos em detalhes, não custa nada apresentarmos um breve conceito acerca da matriz de treinamento.

Essa ferramenta é utilizada pela equipe de gestão e T&D da empresa com foco na análise e reconhecimento das necessidades de treinamento que a organização apresenta.

Seu foco é identificar os gaps de competências e as skills que precisam ser aprimoradas entre os colaboradores.

A matriz de treinamento é feita utilizando uma tabela onde esses gaps identificados são categorizados, de modo que os gestores possam direcionar os programas de treinamento e desenvolvimento com mais eficácia, atendendo às demandas de cada colaborador individualmente.

O que é uma Matriz de treinamento?

Além disso, a planilha da matriz de treinamento ajuda a estruturar os custos de treinamento e desenvolvimento, quais as prioridades diante do orçamento destinado etc.

Acho que já deu pra entender que, elaborando uma matriz de treinamento, seus futuros programas de capacitação serão desenvolvidos de forma cada vez mais direcionada e eficaz!

Bateu uma curiosidade por aí sobre como fazer uma matriz de treinamento? Te contamos a seguir, continue lendo!

Como elaborar uma matriz de treinamento?

Recomendamos que, quando você definir os primeiros pontos de elaboração da sua matriz de treinamento, observe o seguinte:

Identifique os gaps existentes em cada cargo ou função

Como você pode fazer isso? Utilizando avaliação de desempenho, feedback ou demais ferramentas que auxiliem na coleta de informações.

Destaque os gaps na sua planilha da matriz treinamento

Utilize uma coluna da sua tabela para definir cada uma das skills que serão foco do seu programa de treinamento e destaque para qual setor está direcionado.

Faça um nivelamento dos colaboradores

Utilize uma escala através da qual você possa classificar como os colaboradores se encaixam diante das necessidades de desenvolvimento das skills e competências.

Desenvolva um plano de treinamento

Nessa etapa de preenchimento da matriz de treinamento, deve constar na planilha qual o tipo de treinamento a ser implementado, quais ferramentas serão utilizadas, quanto tempo irá levar e os custos.

Monitore e avalie o progresso do treinamento

Faça questão de registrar na sua tabela a evolução dos colaboradores diante dos treinamentos implementados, assim os resultados estarão ao alcance sempre que necessário.

Com sua matriz de treinamento bem recheada de informações precisas e importantes, você perceberá como as suas demandas de treinamento e desenvolvimento serão cada vez mais estruturadas e efetivas.

Como elaborar uma matriz de treinamento?

Como organizar sua matriz de treinamento?

Uma matriz devidamente organizada tem como objetivo aumentar as produtividades dos times de T&D e de designers instrucionais, especificamente na produção de cursos e treinamentos.

Mas como fazer uma matriz de treinamento organizada?

  • Identifique os treinamentos prioritários: aqueles projetos que demandam menos complexidade e que sejam mais importantes podem ser os primeiros a ser realizados.

  • Agrupe os treinamentos: as competências e skills agrupadas facilitam o desenvolvimento dos cursos, que podem atingir várias demandas de uma vez só, economizando tempo e aumentando a produtividade.

  • Dê prioridade ao treinamento interno: utilize aqueles colaboradores mais experientes, por exemplo, para ministrar workshops. Treinamentos cruzados entre a equipe também são importantes. Dessa forma, o custo dos treinamentos é reduzido.

  • Elabore um calendário de treinamentos: depois de agrupar os treinamentos, planeje datas que garantam que os cursos serão entregues e os treinamentos serão realizados e atualizados.

  • Utilize tecnologia de apoio: chat GPT, Canva, Genia.ly. Essas são apenas algumas das várias ferramentas disponíveis que podem ajudar na construção e produção de cursos. Uma plataforma LXP, por exemplo, também facilita muito o gerenciamento do aprendizado.

  • Monitore o progresso: essas informações vão te ajudar a ajustar o plano de treinamento. Como mencionamos acima, uma plataforma LXP facilita esse monitoramento, pois você consegue mensurar o consumo dos cursos, avaliando o que precisa ser melhorado, atualizado, retirado etc.

Agora que já explanamos acerca da elaboração e organização, você já deve ter notado algumas das vantagens de fazer uma matriz de treinamento, certo? A seguir, vamos apresentar e reforçar as principais vantagens, continue lendo!

Quais os benefícios da matriz de treinamento?

Na rotina das empresas, a matriz desempenha um papel fundamental e entrega diversos benefícios. Como principais, podemos citar:

  • Maior produtividade: uma matriz eficaz ajuda a aumentar a produtividade dos colaboradores, pois atua nos pontos certos de necessidade de capacitação, gerando um desempenho efetivo.

  • Desenvolvimento de competências: a matriz identifica o que cada cargo/função precisa para se desenvolver na empresa e garante assim que os colaboradores recebam o treinamento necessário para tal.

  • Retenção de talentos: quando os colaboradores sentem que a empresa está comprometida com o treinamento e desenvolvimento dos seus talentos, isso termina por trazer engajamento e acaba diminuindo a rotatividade de pessoal.

  • Redução de custos: já mencionamos anteriormente, mas é importante ressaltar que a matriz de treinamento, devido ao direcionamento que entrega, ajuda a empresa focar naquilo que é de fato relevante e que vai trazer resultados melhores.

  • Melhor qualidade de produtos e serviços: colaboradores bem treinados certamente terão mais qualidade diante de suas produções, fazendo inclusive com que a empresa obtenha destaque no mercado.

  • Fortalecimento da cultura organizacional: por fim, a matriz de treinamento ajuda a reforçar e fortalecer os valores da empresa entre os colaboradores, desenvolvendo a cultura organizacional e consolidando o entendimento acerca da organização.
Quais os benefícios da matriz de treinamento?

Ou seja, a matriz de treinamento no excel ou no programa de sua escolha, é um instrumento que facilita a sua gestão de pessoas.

E também direciona seus processos de capacitação, aumenta a produtividade dos seus colaboradores e destaca sua organização entre a concorrência.

Modelo de matriz de treinamento para download

Recentemente, nosso COO, Gustavo Formighieri, desenvolveu um webinar com a temática, Transformando a produtividade do time DI.

Nesse webinar, montamos um passo a passo de como você pode utilizar a matriz de treinamento para desenvolver os seus cursos de capacitação.

Tudo em menos tempo e com eficácia garantida.

Nosso modelo de matriz de treinamento em excel grátis, é exclusivo e montado em cima de experiência em gestão de T&D.

Modelo de matriz de treinamento para download, que o COO da Keeps, Gustavo Formighieri, desenvolveu para um webinar com a temática, Transformando a produtividade do time DI.

Estruturamos esse modelo com horas de trabalho focadas em alavancar a produtividade do seu time. Para baixar, você pode clicar aqui.

Temos também um curso, montado exclusivamente para você aprender a utilizar essa matriz de desenvolvimento e obter o melhor resultado possível para sua equipe.

O curso está disponível aqui no Go Learning, a Universidade Corporativa da Keeps, gratuita e repleta de cursos atuais e bem planejados.

A Keeps é mais do que tecnologia! Temos uma equipe especializada em T&D e RH, com foco em ajudar sua empresa a desenvolver estratégias cada vez mais potentes para desenvolver seus colaboradores.

E, é claro, otimizar a produção de cursos para capacitação corporativa.

Perguntas frequentes sobre Matriz de Treinamento:

O que é uma Matriz de treinamento?

Podemos dizer, de modo resumido, que a matriz de treinamento é o processo através do qual, geralmente utilizando uma tabela de excel, é elaborado um levantamento de necessidades de treinamento dos colaboradores, separando as tabelas por níveis, cargos, prioridades etc.

Geralmente, a matriz de treinamento é montada por um gestor da área de T&D ou RH, com base nos gaps identificados através de análises de performance e avaliações de desempenho.

Como elaborar uma Matriz de treinamento?

– Saiba quais os gaps existentes em cada cargo ou função;
– Coloque na planilha da matriz treinamento todos os gaps identificados;
– Nivele os colaboradores e as necessidade de capacitação e agrupe;
– Como a montar a estrutura dos seus treinamentos, saber quais as ferramentas vai utilizar etc.;
– Faça um monitoramento e avalie o desenvolvimento do treinamento.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: