Treinamento in Company: o que é, tipos e vantagens

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No Brasil, o Treinamento in Company é cada vez mais utilizado como uma modalidade de capacitação que contribui significativamente para a melhora de desempenho dos colaboradores e da empresa como um todo. Seu propósito é claro: auxiliar no desenvolvimento dos colaboradores no que diz respeito às suas próprias atividades. Entretanto, para alcançar resultados verdadeiramente satisfatórios, não se pode negligenciar o processo de escolha do treinamento a ser realizado. Para saber mais acerca do Treinamento in Company, siga a leitura!

O que é Treinamento in Company?

Treinamento in Company diz respeito àqueles treinamentos que acontecem dentro da própria empresa.

Assim, seu objetivo é garantir o desenvolvimento de técnicas, ferramentas e habilidades que sejam voltadas para as necessidades mais diversas da organização.

Habitualmente, são proporcionados conteúdos e cronogramas personalizados para as melhorias almejadas.

As atividades, na maioria das vezes, estão relacionadas a cargos específicos ou a um determinado grupo de colaboradores, tentando atender às demandas estratégicas do negócio.

Ainda, este processo pode ocorrer em parceria com alguma empresa especializada na educação corporativa, enriquecendo o Treinamento in Company.

O Treinamento in Company se dá de várias formas, porém, o modelo de ensino à distância está ganhando muito espaço dentro das empresas.

Com o advento e auxílio das plataformas de EAD, tornou-se possível para as empresas prepararem conteúdos aos seus colaboradores disponíveis a qualquer horário e em qualquer local, possibilitando que os próprios colaboradores criem suas rotinas de estudos.

Como fazer um Treinamento in Company?

Devemos ter em mente que alguns cuidados devem ser tomados nos Treinamentos in Company.

O primeiro deles consiste em se ter total clareza acerca das necessidades e dos objetivos a serem alcançados.

As empresas que pulam esse passo dificilmente irão perceber resultados, sendo que algumas delas contrataram treinamentos que estão em alta no mercado, porém, sem compreender de fato o que é necessário.

Outrossim, analisar as demandas de desenvolvimento de equipes, mapear quem deverá ser treinado e qual será o tipo de treinamento a ser aplicado é o que definirá toda a etapa de planejamento.

A título de exemplo, em uma empresa cujo um dos objetivos traçados seja a digitalização de todos os seus processos, um treinamento sobre as ferramentas digitais pode fazer total sentido.

Muitos dos Treinamentos in Company tratam de dois grandes grupos, são eles:

  • as hard skills, que abrangem competências técnicas, como linguagem de programação, análise de dados e marketing;
  • e as soft skills, que dizem respeito às competências comportamentais, como liderança, team building, produtividade e etc.

Tipos de Treinamento in Company

Levando em consideração o fato de que podem atender a qualquer área da empresa, são vários os tipos, envolvendo uma série de diferentes atribuições.

Os mais procurados são os treinamentos voltados para:

Serviços

Organizações que prestam serviços podem se aproveitar dos Treinamentos in Company, por exemplo, para capacitarem os seus colaboradores no que diz respeito aos atendimentos.

Sejam quais forem as prestações ao cliente, todas elas podem ser melhoradas.

Comércio

Os times comerciais têm muito a ganhar. Ao contratar uma consultoria que seja realmente especializada e que forneça esse serviço de capacitação, seus vendedores receberão as melhores informações e aprenderão as técnicas mais eficientes para atrair e fidelizar os clientes.

Produção

Treinamentos in Company também são indicados para a produção.

Nesse sentido, colaboram para a melhora organizacional da empresa, contribuindo para o entrosamento das equipes e a motivação de seus integrantes: os procedimentos internos são observados de modo a alcançar o máximo de qualidade.

Administração

Na administração, o Treinamento in Company é muito requerido por quem deseja reduzir os custos e otimizar os processos administrativos como um todo.

Finanças, vendas, marketing e recursos humanos, enfim, é a organização que definirá quais são os pontos a trabalhar.

Quais os benefícios do Treinamento in Company para sua empresa?

O Treinamento in Company pode ser muito efetivo na capacitação dos colaboradores.

Com bons treinamentos, é possível fazer com que a empresa se desenvolva de maneira acelerada e exponencial em seu segmento.

Abaixo, separamos algumas das vantagens que esse tipo de treinamento pode oferecer para as companhias e para os seus colaboradores:

Horários Flexíveis

Nas metodologias mais tradicionais, há a necessidade de se locomover até o local do treinamento, muitas vezes em cidades distantes, com dias e horários previamente marcados.

Desta forma, as capacitações podem ser adequadas aos horários dos colaboradores participantes, impedindo que estes fiquem sobrecarregados ou que o treinamento interfira nas atividades da empresa.

Melhoria no clima organizacional

Os Treinamentos in Company também melhoram o diálogo entre os colaboradores, proporcionando um ambiente favorável para que estes se conheçam melhor e se aproximem, o que reflete na melhora do clima e da cultura organizacional.

Ainda, quando os colaboradores mantêm relações próximas, o espírito de equipe é fortalecido naturalmente.

Redução de gastos

Através da aplicação dos Treinamentos in Company, será possível diminuir diversos gastos, pois o treinamento ocorrerá na própria empresa.

Os principais exemplos deste ponto são: gastos com aluguel de um espaço para que o treinamento aconteça, com a alimentação, com o transporte etc.

Especialização da equipe

Através do treinamento é possível desenvolver habilidades específicas em determinados colaboradores, auxiliando seu processo de especialização.

O profissional, além de se tornar mais qualificado, também trará uma grande vantagem para a empresa.

Melhoria na aprendizagem

Pelo fato do Treinamento in Company se tornar uma parte contínua na rotina dos colaboradores, o conteúdo que for ministrado será absorvido mais facilmente.

Neste tipo de capacitação, os colaboradores conseguem sanar as suas dúvidas mais rapidamente, aperfeiçoar suas atividades e melhorar o seu nível de conhecimento.

Soluções da Keeps para Treinamentos in Company:

Atualmente, a Keeps desenvolve diferentes tecnologias LXP inovadoras, pensando soluções incrivelmente acessíveis para auxiliar gestores e empresas nas ações de treinamento e desenvolvimento (T&D). Confira a seguir:

Konquest

No universo LXP da Keeps, o Konquest é o coração da plataforma, uma ferramenta completa e sofisticada para Educação Corporativa. Em outras palavras, o Konquest tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, que simplifica a autoria e estimula o social learning. 

Tudo dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados, além de outros recursos específicos e personalizados.

GameUp

O GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Isto é, um app simples e interativo, voltado à Educação Corporativa. O formato de Quiz, torna o aprendizado lúdico e interessante, pois remete a um game de celular com interface personalizada e conteúdo acessível. 

SmartZap

O SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com microlearning no próprio WhatsApp. Isso fomenta a interação e incentiva o engajamento, uma vez que, os colaboradores dominam o recurso utilizado. 

Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático. O que diminui a resistência e melhora a comunicação. Ainda aproxima as relações de trabalho e promove o active learning.

Perguntas frequentes sobre Treinamento in Company:

O que é um Treinamento in Company?

O Treinamento in Company, como o próprio nome diz, é um treinamento realizado “na companhia”, ou seja, todo o processo de capacitação é direcionado à empresa, por ela coordenado, sempre executado dentro da sua própria estrutura e focado em treinar e desenvolver seus colaboradores.

Quais são os tipos de Treinamento in Company?

1. Treinamento de Serviços: para, por exemplo, capacitarem os seus colaboradores no que diz respeito aos atendimentos.
2. Treinamento de Comércio: seus vendedores receberão as melhores informações e aprenderão as técnicas mais eficientes para atrair e fidelizar os clientes.
3. Treinamento de Produção: contribuindo para o entrosamento das equipes e a motivação de seus integrantes: os procedimentos internos são observados de modo a alcançar o máximo de qualidade.
4. Treinamento de Administração: muito requerido por quem deseja reduzir os custos e otimizar os processos administrativos como um todo.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
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