Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Treinamentos corporativos inovadores: o case da Condor

 Por: |  Publicado em 20/01/2021 |  Atualizado em 17/06/2021 |  Tempo de leitura 9 minutos

Soluções para treinamentos corporativos - Condor

Gestores de RH sabem que investir em treinamentos corporativos é necessário para evoluir o time internamente. E, mais do que isso, manter-se sempre um passo à frente da concorrência. Por isso mesmo, um dos grandes desafios do setor é justamente escolher a melhor estratégia de treinamento. Além disso, é também essencial encontrar mecanismos que tornem mensurável o retorno sobre investimento (ROI de T&D) dessas ações.

Neste post, através do Case da Condor, iremos apresentar o impacto do investimento em treinamentos corporativos inovadores sobre os resultados da empresa e no controle de gestão promovido pelas plataformas de aprendizagem da Keeps. Com base nos dados de treinamento, vamos apresentar o Konquest, o GameUp e o SmartZap, explicando o funcionamento das plataformas, a partir dos conceitos de LXP, gamificação e microlearning.

Siga conosco e descubra como capacitar um grande número de pessoas em pouco tempo, com custo reduzido, alto índice de uso, aprendizado e engajamento. Boa leitura!

Principais tendências em Treinamentos Corporativos 

LXP 

A LXP (Learning Experience Platform) é uma plataforma de aprendizagem ativa, com um ambiente de ensino centrado na experiência dos usuários, para gestão e compartilhamento de conteúdos. As soluções oferecidas pela plataforma LXP permitem uma maior interação entre pessoas, promovendo a colaboração e participação durante a própria jornada de ensino. Em relação ao desenvolvimento, para que tudo isso seja possível, a plataforma LXP utiliza uma série de tecnologias inovadoras, com um software altamente personalizável, Inteligência Artificial e Algoritmos precisos, de modo semelhante a um “Netflix Corporativo“.

Gamificação

Gamificação é o processo que adapta elementos comuns nos jogos à outros objetivos não propriamente afins a esses games. Ou seja, propostas que vão além do entretenimento. Na prática, basear-se na lógica e metodologias dos games pode ajudar a converter materiais complexos em conteúdos acessíveis. Por consequência, essa dinâmica facilita todas as etapas numa ação completa de educação, melhorando a experiência de aprendizagem dos usuários.

Microlearning

O microlearning na educação consiste, basicamente, na transmissão do conhecimento de curto prazo através de doses ou pílulas de aprendizagem, que dividem conteúdos amplos em frações contendo linguagem simples e direta, com informações sintéticas e objetivas. Trata-se de uma abordagem de ensino prática, acessível e inovadora, a qual se propõe à aprimorar os processos e tornar a aprendizagem ágil. Por consequência, também se forma uma gama muito maior e complexa de conhecimentos, justamente a partir da soma dessas informações breves, assertivas e de fácil assimilação.

Learning Analytics

O Learning Analytics, ao contrário dos conceitos anteriores, não está relacionado ao ambiente ou método de aprendizagem em si. Esta ferramenta é responsável pela metrificação dos resultados e serve de base para a gestão dos dados obtidos nas ações executadas em treinamentos corporativos. Portanto, o Learning Analytics trata da medição, coleta, análise e relatório de um grande volume de dados, a partir de experiências de aprendizagem. Ou seja, informações personalizadas sobre a interação dos usuários com plataformas de ensino, durante as jornadas de T&D.

Treinamentos corporativos inovadores: o case da Condor

“Em 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros. Líder no mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos, pincéis artísticos e artigos de pintura imobiliária, a Condor segue firme no posicionamento de ser a maior referência no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar.”

Portanto, com foco em fazer parte dessa história quase centenária, a parceria da Keeps com a Condor iniciou apresentando os seguintes desafios:

  • Tornar o ensino mais simples de ser realizado por todos.
  • Simplificar a gestão de cursos, permitindo o protagonismo dos colaboradores.
  • Simplificar a solução de educação, reduzindo dois sistemas para apenas um sistema integrado.
  • Conseguir capacitar o pessoal de operação de forma ágil e divertida.

Diante desses desafios, a Keeps se comprometeu a atender às necessidades da Condor, por meio de plataformas de aprendizagem inovadoras. Envolvemos assim todo o nosso time, com objetivo de entregar ao cliente as soluções mais adequadas para cada demanda, focados em:

  • Criar um ambiente de aprendizagem de maneira simples e rápida para todos.
  • Proporcionar a melhor experiência de aprendizagem para cada perfil profissional.
  • Treinar as pessoas com engajamento em qualquer lugar e à qualquer hora.
  • Proporcionar aos gestores da Condor os resultados de todas as ações de capacitação.

Quais os objetivos do Treinamento?

Considerando o cenário apresentado e planejando em parceria com a gestão da Condor, definimos de forma clara quais eram os objetivos dos treinamentos corporativos. Ou, ainda, o que gostaríamos de alcançar através dessas ações, por exemplo:

  • Reduzir custos em relação às soluções de educação já vigentes.
  • Multiplicar a geração de conhecimento por todos da equipe, ajudando o Treinamento e Desenvolvimento (T&D) a ser mais efetivo.
  • Treinar as equipes, sem efetivamente tirá-las de suas atribuições do dia a dia.
  • Estimular comportamentos, habilidades e atitudes com simplicidade, obtendo melhores resultados.

A partir disso, com ideias e esforços já alinhados, chegou o momento de elaborar as estratégias específicas para cada setor envolvido nesses treinamentos corporativos.

Onboarding na Condor

Na perspectiva do Onboarding, o foco da empresa era facilitar e acelerar o processo de ambientação e integração dos novos colaboradores na empresa. Todavia, a Condor percebeu a necessidade de capacitar melhor e mais rápido, através de sistema de ensino integrado e multiplataforma, que melhorasse a experiência de aprendizagem das pessoas. Com isso, foram definidas 3 estratégias complementares:

  • No aceite da contratação, capacitar os novos colaboradores através do aplicativo gamificado em formato de Quiz, GameUp. Por meio do jogo, o novo colaborador aprende e se ambienta à cultura e os valores da empresa antes mesmo do primeiro dia de trabalho.
  • Durante o primeiro mês dos novos colaboradores, utilizar recursos de microlearning com conteúdos breves e objetivos, para reforçar os conhecimentos mais importantes. Como recurso prático, implementar uma plataforma focada em capacitação por WhatsApp, o SmartZap, para facilitar o consumo de conteúdos e torná-los mais simples e acessíveis.
  • No processo de integração, utilizar a plataforma LXP do Konquest para facilitar a criação de cursos, visando estruturar um processo para gaps de deficiência identificados no App gamificado, no aceite da contratação.

Pessoal de Operação

Com o pessoal de operação, eram dois principais objetivos:

  • Treinar sem forçar, através de um campeonato no GameUp, estimulando a capacitação com engajamento no aprendizado, sem precisar necessariamente tirar o pessoal da operação.
  • Utilizar pílulas do conhecimento, através do SmartZap, para tornar os treinamentos corporativos mais ágeis e eficientes em manter o time atualizado e capacitado.

Lideranças, Vendas e Administrativo

Para as lideranças, pessoal de vendas e administrativo, o objetivo era capacitar de maneira constante, transmitindo os conteúdos de maneira simples e engajadora, sempre no formato mais adequado para cada ação.

  • Se o foco estiver na capacitação rápida, utilizar o SmartZap, como método ágil e eficaz de capacitação por WhatsApp.
  • Caso o objetivo seja um maior engajamento, capacitar através do GameUp, para transformar o reforço de conhecimento em uma prática lúdica e divertida.
  • Para cursos mais densos ou extensos, utilizar a plataforma LXP do Konquest como ambiente digital de ensino, a fim de facilitar a criação de cursos, estimular a aprendizagem ativa e criar multiplicadores do conhecimento.

Plataformas utilizadas nos Treinamentos Corporativos 

Konquest Keeps

Konquest, no universo LXP da Keeps, é o coração da plataforma de aprendizagem. Uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa, a qual tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, simplificando a autoria e estimulando o social learning. Tudo dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados. Além de outros recursos específicos e personalizados.

Na plataforma, existem duas maneiras de ensinar e aprender:

  • Konquest Missions: esse recurso permite a qualquer pessoa compartilhar ou consumir informações e conteúdos diversos. Tudo de maneira simples, plugável e automatizada, com objetos de ensino de qualquer formato e lugar.
  • Konquest Pulses: essa ferramenta estimula o aprendizado constante em um ambiente fácil e intuitivo, potencializado pela Inteligência Artificial.

GameUp Keeps

GameUp oferece capacitação em qualquer lugar e à qualquer hora com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. Com treinamentos corporativos gamificados, as necessidades de capacitação são transformadas em uma experiência de aprendizagem que desafia e ensina ao mesmo tempo. O formato de Quiz, torna o aprendizado muito mais lúdico e interessante, lembrando um game de celular com interface personalizada e conteúdo acessível.

No GameUp, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com ajuda de vídeos explicativos. Esse recurso auxilia colaboradores tirando suas dúvidas e ampliando a compreensão.

SmartZap Keeps

SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com microlearning no próprio WhatsApp. Isso fomenta a interação e incentiva o engajamento, uma vez que, os colaboradores dominam o recurso utilizado. Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático. O que diminui a resistência e melhora a comunicação. Ainda aproxima as relações de trabalho e promove a aprendizagem ativa.

 

Resultados das ações de Treinamento e Desenvolvimento

Formatos de conteúdo LXP - Konquest

  • Com o Konsquest, somando todas as ações de educação, foram criadas 19 missões e 24 pulses, com mais de dez horas de conteúdos gerados para 1741 usuários. Como base de conteúdos das missões, foram criados 148 conteúdos em formato de vídeo, 146 imagens e 7 arquivos em PDF. Já em relação aos pulses, foram compartilhados 20 conteúdos em formato de vídeo e 4 arquivos em PDF. Vale lembrar que o Konquest, além de facilitar a criação de cursos, possibilita a criação de conteúdos em diferentes formatos.

  • No GameUp foram criados dois jogos, com ranking de pontuação, sendo um chamado SIPAT 2020 e o outro batizado de Xô Covid. Os dois jogos juntos impactaram um total de 1654 usuários, com 45 questões e 63 vídeos explicativos. No SIPAT 2020, foram 21119 respostas, sendo 18296 acertos (86,63%) e 2823 erros (13,37%). Enquanto isso, no Xô Covid, foram 6004 respostas, com 5786 acertos (96,07%) e 236 erros (3,93%).

  • Por fim, o SmartZap, até o momento da publicação deste post, encontra-se em recente implementação nos treinamentos corporativos da Condor. Portanto, os resultados dessas ações de educação ainda carecem de dados mais robustos para análise. Todos esse resultados, assim que disponíveis, serão atualizados neste mesmo espaço.

Feedback do cliente

A seguir, você pode assistir a um rápido feedback da Condor, representada pela gestora Chirley Mineiro, especialista em Treinamento e Desenvolvimento (T&D), que gentilmente nos enviou um vídeo compartilhando um pouco da experiência e parceria com a Keeps.

O que você achou do case da Condor? Talvez seja o momento certo para investir em treinamentos corporativos inovadores também na sua empresa.

Teste gratuitamente nossas plataformas, solicitando uma demonstração e descubra as inúmeras possibilidades em educação que as soluções da Keeps tem para oferecer. Uma LXP simples e completa de capacitação com inteligência artificial, mobilidade, microlearning, gamificação e design intuitivo.

Escritor de ficção, leitor assíduo e bem informado.
Criador de conteúdo para blog posts com SEO na Keeps.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Quer aprofundar os cases?

Quer aprofundar os cases?

Vamos conversar! Quem sabe você também não vira o case da Keeps!

Muito obrigado!

×