Brainwriting: o que é e como utilizar essa técnica para gerar ideias inovadoras
Brainwriting é uma técnica de geração de ideias em grupos onde, ao invés de verbalizadas, as ideias são escritas no papel.
No cotidiano organizacional é natural que alguns desafios aconteçam, afinal, erros e problemas sempre podem acontecer durante qualquer processo produtivo. Mas como conseguir corrigi-los e garantir a fluidez da produtividade da empresa? É nesse momento que os 5 porquês devem ser adotados!
Quando um erro ocorre com frequência, a empresa deve pontuar como o excesso de retrabalho afeta sua rotina, seja em relação aos custos, seja em relação à perda de tempo. Ao mesmo tempo, é necessário questionar-se: por qual razão isso tem acontecido repetitivamente?
As ferramentas de gestão de qualidade, dentre as quais os 5 porquês fazem parte, foram desenvolvidas justamente na intenção de encontrar e deletar os erros simultâneos e ajudar na resolução dos problemas.
Para entender mais sobre como funcionam os 5 porquês e como aplicar na sua empresa, continue lendo o nosso artigo!
5 porquês, também chamado de 5 Why (5W) é um método bastante utilizado atualmente pelas organizações, constituído em questionar cinco vezes: por quê?
No início, a primeira pergunta será relacionada ao motivo pelo qual aquele problema ocorreu: por quê?
Em seguida, continua-se questionando: por quê? De modo que a resposta anterior sempre tenha relação com o porquê seguinte.
Depois de os porquês serem repetidos 5 vezes, o problema será identificado com clareza e assim os colaboradores poderão examinar a causa principal do erro ao invés de tentar solucionar as variantes por ele criadas.
O método dos 5 porquês é responsável por ajudar no mapeamento de resultados que elucidarão aqueles erros mais difíceis de serem identificados. Isso influenciará diretamente em melhores e mais eficazes deliberações para a sua empresa. O motivo?
Redução de retrabalho, menos tempo gasto com situações desgastantes e mais competência dos colaboradores na solução de problemas.
Os 5 porquês são uma ferramenta clara, de aplicação fácil, ágil, hábil e eficaz.
Os 5 porquês são uma ferramenta criada por Taiichi Ohno, engenheiro mecânico, considerado o pai do sistema kanban e também do sistema Toyota de produção.
De acordo com as aplicações e pesquisas do engenheiro, o número 5 geralmente é o bastante para identificar a causa principal do problema. Todavia, mais ou menos questionamentos podem ser feitos. Geralmente problemas mais difíceis pedem mais questionamentos.
Segundo Ohno, as etapas de aplicação dos 5 porquês são as seguintes:
A técnica dos 5 porquês é válida para análise das razões que levaram aquele erro a acontecer. O impulso imediato de qualquer pessoa é apontar culpados (coisas ou pessoas) antes de buscar encontrar o motivo pelo qual aquilo aconteceu.
Então para que servem os 5 porquês? Com os 5 porquês, as resoluções serão mais fáceis e toda a empresa mudará seus métodos de encarar as falhas que por ventura aparecerem.
Para obter uma aplicação mais eficaz da metodologia dos 5 porquês, é recomendável que sejam seguidas algumas etapas, sobre as quais falaremos a seguir.
Quanto mais colaboradores daquele setor estiverem na reunião, melhor. Colaboradores que não faziam parte daquele processo não devem ser envolvidos.
No momento dessa reunião, é necessário que apenas um colaborador assumirá o papel de líder da análise, sendo responsável pela tomada de decisões resultantes do encontro.
Sempre que uma questão aparecer, seja ela um erro ou outro tipo de problema, todos os colaboradores participantes do processo devem compreender a questão.
Deve ser claro qual a causa determinante para que aquilo ocorresse e quais os efeitos resultantes. Portanto, todas as 5 perguntas feitas devem ser muito claras e representativas.
Repita o questionamento: por que? quantas vezes entender necessário. Não foque em deduções e sim em clarezas, evitando sempre colocar a culpa em pessoas ou coisas.
Elabore perguntas direcionadas, observando os acontecimentos e procurando entregar toda a equipe, para que não haja inseguranças nem desconfianças.
Uma vez realizados os questionamentos, provavelmente haverá uma definição e uma apresentação com fundamentos a respeito da causa daquele problema.
O que é recomendado fazer? Procurar definir saídas e recursos a serem utilizados para tanto e transferir todas essas análises para a equipe.
Para que o desenvolvimento aconteça, é preciso identificar os resultados. Então, as 5 questões podem ser revisitadas a qualquer momento, até que se encontre um motivo satisfatório para dar seguimento ao processo.
Qual a principal razão para se utilizar os 5 porquês? A metodologia dos 5 porquês não é restrita a determinadas áreas ou ocasiões, podendo ser utilizada:
Os 5 porquês são bastante adaptáveis e podem ser aplicados em momentos e setores variados. Que tal começar a testá-los na sua empresa?
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