Budget: o que é, como fazer e qual a importância

Início » Indicadores Organizacionais » Budget: o que é, como fazer e qual a importância

Que o budget é uma das principais ferramentas administrativas utilizadas pelas empresas, ninguém tem dúvida. Em um cenário bastante incerto e adverso, como é o caso do mundo corporativo, nada mais justo que ter em mãos uma ferramenta que facilite o controle das receitas, das despesas, do endividamento e das sazonalidades, não é mesmo? É dessa forma que o budget evita contratempos e surpresas negativas.

Ficou curioso(a)? Neste post, entenderemos mais a respeito do budget, o que ele é, e qual sua importância para as empresas. Fique a vontade para navegar pelos tópicos ou continuar a leitura, como preferir!

O que é budget?

Pois bem, o que é o budget? O termo tem origem na língua inglesa e pode ser entendido como um orçamento. Mas não se confunda, o budget não pode ser alterado, é mais rígido, não permitindo mudanças dentro do período avaliado.

Essa baixa flexibilidade deve ser corrigida pelo forecast, que nada mais é que uma revisão do budget. O forecast leva em conta os resultados alcançados e as metas estipuladas durante o período de análise, driblando a rigidez e garantindo maior adaptabilidade.

O que é Budget?

Em resumo, o budget leva em consideração informações como os gastos, as receitas previstas, os investimentos, as vendas previstas, as sazonalidades referentes às vendas e prestações de serviços, o endividamento e até mesmo as metas.

Tudo depende da realidade da sua empresa, suas necessidades e estratégias devem ser levadas em conta. Porém, quanto mais recursos administrativos sua empresa tiver em mãos, melhor. Uma dica bastante valiosa é abusar das ferramentas digitais disponíveis. 

O que é planilha de Budget?

Partindo para a parte mais prática, talvez as ferramentas mais utilizadas para fazer um budget de qualidade são as planilhas, ou spreadsheets. É na planilha do budget que sua empresa terá acesso ao controle total das suas contas.

Por mais que pareça fácil, a planilha de budget demanda esforço e dedicação, pois deve ser atualizada constantemente, de acordo com a cultura organizacional da empresa. Seu objetivo principal é garantir que determinado projeto alcance suas metas.

Mas não esqueça, cada planilha deve ser desenvolvida e atualizada pensando na realidade e nas características da sua empresa, evite retrabalhos!

Como fazer um Budget?

Mas afinal de contas, quais são as melhores práticas e hábitos para fazer um budget de respeito? Montamos um passo a passo que auxiliará sua empresa nessa tarefa, acompanhe a leitura!

Budget empresarial passo a passo

1 – Faça um diagnóstico da empresa:

O primeiro passo é entender, de fato, a situação financeira da sua empresa. Busque as informações mais importantes, caso possível, de anos anteriores.

Com dados históricos, você terá uma visão geral dos riscos, das tendências, das oportunidades e de possíveis problemas. Para um diagnóstico mais detalhado, consulte os períodos financeiros separadamente.

2 – Defina seus objetivos e metas:

Tendo em mãos o diagnóstico, é hora de partirmos para o próximo passo do budget, que nada mais é que a definição dos objetivos e das metas.

É muito importante que você trace metas realistas, levando em consideração os números reais da sua empresa. Isso evitará frustrações e retrabalhos. 

3 – Liste os gastos e demais despesas:

O terceiro passo é bastante simples, mas muito trabalhoso. Você deverá listar todas as despesas da sua empresa, sem exceções, desde o cafezinho à energia elétrica utilizada.

Os exemplos são muitos, como o aluguel, gastos de manutenção, matéria prima, salários, taxas bancárias e etc, nada deve ficar de fora.

Budget empresarial passo a passo

4 – Preste atenção na margem de contribuição:

Como o título sugere, o quarto passo do budget é entender quais são suas margens de contribuição. Quanto cada produto ou serviço irá gerar de lucro? Qual é a contribuição desses produtos ou serviços para o lucro geral?

5 – Investimentos:

Após delimitar as margens de contribuição, você deverá detalhar e delimitar seus investimentos para o período.

Serão adquiridos novos maquinários? Novas estratégias serão desenvolvidas? Novas ferramentas digitais serão implementadas? Haverá reformas?

6 – Carga tributária:

Não é novidade que os impostos têm um peso enorme nas contas das empresas. Por isso, faça um levantamento e liste todo e qualquer imposto ou tributo aplicado ao seu negócio.

Esse passo é muito importante, pois é através desse controle que dívidas e processos judiciais serão evitados, fique ligado!

7 – Projeção:

Nessa altura, você já terá em mãos dados muito valiosos, e é através deles que sua empresa fará as projeções financeiras dentro do budget.

8 – Análise dos resultados:

O último passo é o forecast e é através dele que sua empresa irá conferir e melhorar o budget. Se necessário, faça um novo planejamento, levante novos dados ou faça revisões periódicas.

Mas afinal, pra que tanto trabalho? Confira quais são os maiores benefícios do budget e entenda qual é a sua importância para a empresa.

Qual a importância do Budget?

O principal objetivo do budget é fazer um levantamento e um diagnóstico da saúde financeira da sua empresa. Quando bem estruturado, ele poderá trazer detalhes antes despercebidos pelos gestores.

Durante esse artigo, citamos a importância de ter o controle das finanças da sua empresa, tanto para a manutenção da competitividade como para o próprio desenvolvimento interno dos seus colaboradores. Por isso, confira alguns dos benefícios trazidos pela implementação do budget, são eles:

  • Acesso às estatísticas da empresa relativas aos gastos, às receitas e aos investimentos de cada área da empresa;
  • Através desses dados, diversas áreas são beneficiadas com detalhes técnicos, tornando as estratégias da empresa mais assertivas frente ao ambiente interno e externo;
  • Aumenta a capacidade gerencial da empresa, desde o controle do fluxo à uma tomada de decisão mais assertiva.

Gostou do nosso conteúdo?

Visite o Go Learning, Universidade Corporativa da Keeps, totalmente voltada para T&D e RH, com cursos montados com temáticas relevantes para a sua empresa, como Educação Financeira e Orçamentária e muito mais opções para desenvolver e impulsionar conhecimento.

Perguntas frequentes sobre Budget:

O que significa Budget?

Budget é um orçamento estático onde todo o mapeamento de metas, dispêndios e custos são realizados durante um período de execução previamente decidido. É um termo em inglês que é cada vez mais utilizado pelas empresas brasileiras por conta de todo o processo da globalização. Com o Budget é possível criar um planejamento estratégico e financeiro para administrar melhor os recursos disponíveis.

Por que o Budget é importante?

O Budget é de extrema importância para a empresa, pois ajuda a diagnosticar a saúde financeira de uma empresa. Através do Budget a situação financeira atual da empresa é apresentada em detalhes para os gestores, de modo que se torna possível saber estatisticamente qual será o teto de gastos e de investimentos de cada área da corporação.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: