Você já ouviu falar na teoria de Maslow? Nós temos um artigo sobre o tema aqui, onde explanamos acerca da Pirâmide de Maslow e também de sua teoria da Hierarquia da Necessidade, que é baseada em 5 níveis.
Atualmente, a teoria da Maslow vem sendo aplicada com o intuito de interpretar e estimular as motivações dos colaboradores de uma empresa e ajuda nos procedimentos de Gestão de Pessoas. Hoje vamos te mostrar algumas dicas para você implementar a teoria no seu RH. Vamos lá?
Como aplicar a teoria das necessidades de Maslow?
A teoria da Maslow é um método bastante utilizado para auxiliar a empresa na interpretação das motivações e demandas dos seus colaboradores.
Para aplicá-la no RH, algumas etapas podem seguidas, veja só:
Compreenda a Hierarquia de Necessidades da teoria de Maslow
A teoria de Maslow é simbolizada por uma pirâmide com cinco níveis. Então, quando você resolver aplicá-la, deve entender com minúcia cada um nos níveis. Só então a teoria poderá ser eficaz.
Identifique as Necessidades dos Colaboradores
Faça pesquisas, análise, entrevistas, reuniões e procure saber quais são as demandas e expectativas dos seus colaboradores. Qual nível da teoria de Maslow é mais importante para eles?
Satisfaça as necessidades básicas
Ofertar salários condizentes, ambientes seguros, benefícios etc. As necessidades fisiológicas e de segurança precisam ser sempre atendidas.
Promova um ambiente socialmente conectado com a teoria de Maslow
Quando são construídos relacionamentos amigáveis entre os colaboradores, todo ambiente organizacional se aprimora, trazendo um maior senso de pertencimento e satisfação.
Reconheça e valorize os colaboradores
Entregue feedbacks respeitosos e construtivos aos seus colaboradores, demonstre que aprecia o trabalho realizado.
Desenvolvimento profissional
Estimule o lifelong learning, demonstre as oportunidades de crescimento, oferte caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional do seu colaborador.
Políticas de conciliação com a teoria de Maslow
Saiba como estabelecer políticas de conciliação entre a vida pessoal e o trabalho do colaborador, de modo que as necessidades individuais sejam cumpridas ainda que distante do ambiente corporativo.
Comunicação transparente
Quanto mais transparente for a comunicação entre gestores, líderes e colaboradores, mais firme será o alicerce de confiança entre a empresa e seus colaboradores.
Programa de incentivo
Os colaboradores precisam de recompensas e reconhecimento pela sua performance e seus esforços. Por isso, através de programas de incentivos, é maior o senso de evolução e progresso.
Avalie e ajuste a abordagem
Procure sempre reavaliar e analisar se a aplicação da teoria de Maslow está sendo eficaz. A depender dos resultados, faça reajustes ou melhorias para não deixar de lado o atendimento às necessidades dos seus colaboradores.
Crie um plano de carreira com base na teoria de Maslow
Elabore um plano de carreira que seja claro e coerente, assim os colaboradores saberão os caminhos por onde seguir para evoluir na empresa e atingir suas metas profissionais.
Incentive a autonomia
Permita que seus colaboradores atuem com determinado grau de autonomia e responsabilidade, pois assim conseguirão entregar resultados mais decisivos e importantes.
Conclusão
Essas são algumas das muitas dicas que você pode utilizar para aplicar a teoria de Maslow na sua empresa.
Esteja sempre atento à necessidade de adaptação da teoria, que deve sempre estar coerente com a cultura, os valores e as demandas singulares da sua empresa.
Analisando e implementando de forma correta, a teoria de Maslow com certeza ajudará o RH e seus responsáveis a desenvolverem um ambiente de trabalho bem mais estimulante, realizador e de mais produtividade para todos os seus colaboradores.
Go Learning!
Aproveite que já está aqui e visite o Go Learning, a Universidade Corporativa da Keeps, 100% gratuita, e tenha acesso a diversos cursos gratuitos sobre o mundo de T&D e RH, Tecnologia e Inovação, Educação Corporativa e muito mais!