keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

DHO: descubra o que é, quais os seus pilares e importância

Início » Estruturas Organizacionais » DHO: descubra o que é, quais os seus pilares e importância

Você, responsável pelo RH e T&D da sua empresa, entende que os recursos humanos são a base de todo e qualquer negócio, certo? Mas ao mesmo tempo, sabemos, na sua rotina organizacional, são claros os desafios da busca por uma gestão mais humanizada. É daí que surge o conceito do Desenvolvimento Humano e Organizacional, o DHO. Neste artigo, te convidamos a conhecer mais sobre o tema e encontrar meios de aplicar o DHO na sua empresa e facilitar a gestão dos seus colaboradores!

O que é o DHO?

Antes de tudo, o que entendemos como sendo o DHO? DHO é uma sigla para Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Mas o que isso quer dizer? Nada mais que a junção de ações e estratégias criadas pelas empresas para proporcionar aos colaboradores um ambiente aberto de valorização e desenvolvimento das suas competências técnicas e comportamentais. Algo que deveria ser fundamental em qualquer organização, não é mesmo?

O que é DHO?

Afinal de contas, o DHO tem como foco o bem-estar dos colaboradores, seja por meio dos ditos salários emocionais, ou através de treinamentos e capacitações, por exemplo.

Porém, sabemos, não é fácil assim conseguir implementar o DHO. Na prática, as mudanças deverão ser profundas, visto que poderão alterar até mesmo a cultura organizacional da empresa.

E como a Keeps pode te ajudar nisso? Através dos nossos produtos, que entregam um diferencial importante para facilitar os seus treinamentos e capacitações.

Continue lendo, durante o texto iremos explanando um pouquinho mais sobre as nossas ferramentas exclusivas desenvolvidas para a sua Educação Corporativa!

Quais as atribuições do DHO?

Você agora já deve estar se questionando: qual é, de fato, o papel do DHO dentro das empresas?

A resposta é bastante simples. O DHO trabalha com os 5 pilares da gestão de pessoas, espia só:

Motivação

Se você, como diretor(a) de RH ou T&D consegue aplicar um bom DHO, terá um entendimento maior do perfil e das motivações de cada colaborador.

A partir de então, você pode começar oferecer incentivos e treinamentos específicos às necessidades dos seus talentos.

Isso com certeza manterá a motivação e o engajamento em alta, você não acha?

Trabalho em equipe

Implementado o DHO, será notável que sua equipe estará unida em torno das mesmas metas e objetivos.

A razão para isso é que, quando a cultura e o clima organizacional são favoráveis aos colaboradores, o trabalho se torna mais leve.

Comunicação

Se você aplica o DHO, você está comunicando aos colaboradores que as portas entre os líderes e os liderados sempre estarão abertas.

Isso termina por influenciar na diminuição das reclamações, atritos e fofocas de corredor. Um alívio, certo?

Conhecimento e competência

Com o DHO começando a ser praticada, você logo conseguirá obter informações que irão te direcionar em relação aos perfis e desempenho dos seus colaboradores.

Imaginou como isso vai te ajudar a guiar os processos de gestão de pessoas de forma bem mais prática?

Treinamento e desenvolvimento

Mas afinal, qual é a vantagem disso? O salário emocional, os treinamentos e as capacitações disponibilizadas serão certeiras.

Os colaboradores poderão ter acesso aos melhores benefícios (tendo em vista suas demandas e necessidades) e aos melhores treinamentos, todos saem ganhando!

Na Keeps, para estimular o engajamento dos seus programas de T&D, nós temos a solução mais inovadora do mercado: o Konquest, nossa plataforma LMS ou LXP, focada na experiência de aprendizagem, feita para que os seus colaboradores sejam capacitados e estimulados a continuar o processo de Educação Corporativa, visando tanto a evolução da carreira dos seus colaboradores quanto desenvolver sua empresa.

Qual a importância do DHO?

Aliás, você já se perguntou qual é a diferença entre RH e DHO? Essa dúvida é bastante comum, principalmente na sua área de atuação.

O escritor Idalberto Chiavenato respondeu a essa pergunta da seguinte forma: a diferença está na forma de gerenciar. Perceba:

Quando uma empresa adota as práticas mais tradicionais de RH, ela gerencia OS colaboradores.

Com o DHO, as empresas passam a gerenciar COM os colaboradores.

Por mais simples que possa parecer, a diferença é enorme, não é mesmo?

E por que adotar práticas de DHO? Quais são seus benefícios? A seguir te explicamos tudo isso!

Por que adotar práticas de DHO?

Abaixo, respondemos a essa pergunta, veja só:

Melhora o alcance dos objetivos estratégicos

Se os seus colaboradores entendem serem seus parceiros no DHO, provavelmente haverá um maior alinhamento das estratégias e das metas organizacionais com as individuais. Tudo isso por conta senso de união, não é?

Aumenta a satisfação dos colaboradores

Seus colaboradores passam muitas horas da sua vida no ambiente de trabalho, assim como todos nós.

Então um dos papéis do DHO, é melhorar o clima organizacional, o bem-estar, o suporte e a qualidade de vida do colaborador.

Constrói capital humano

Não tenha dúvidas: o DHO é um grande investimento de médio e longo prazo.

Colaboradores mais felizes e capacitados trarão muitos benefícios para a empresa, assegurando uma maior competitividade e cumprimento de metas, claro!

Facilita a adaptação às mudanças

O DHO é uma saída muito ágil nos casos onde é necessário haver uma adaptação às mudanças. Tudo

Por que adotar práticas de DHO?

isso porque pode aprimorar e desenvolver novas competências nos colaboradores. 

Na Keeps, além do módulo Konquest, nós contamos também com o GameUp e o SmartZap.

Todas essas três ferramentas são simples, intuitivas e interativas, e permitem que os seus colaboradores sejam capacitados a qualquer momento e em qualquer lugar, bastando que tenha acesso à internet e um dispositivo, inclusive móvel, através do qual consiga acessar os conteúdos disponibilizados.

É tecnologia de ponta, sempre pensando em métodos ágeis de treinamento e desenvolvimento para a sua equipe!

Atração e retenção de talentos

Tudo isso que citamos acima, no fim das contas, ajuda na atração e a retenção de talentos.

Como diretor(a) de RH ou T&D, você sabe que um ambiente de trabalho amigável, que preza pelo desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores é muito procurado.

Quais são os benefícios do DHO? Elencamos para você as principais vantagens:

Quais as vantagens do DHO?

Para não te deixar com nenhuma dúvida sobre a importância do DHO para a sua empresa, fica de olho nessas vantagens:

Fomenta a inovação

Principalmente em se tratando de inovações tecnológicas, é importante ressaltar como o DHO possibilita esse processo. E isso vem tanto do RH quanto do T&D.

Cada vez mais, as empresas procuram utilizar ferramentas digitais para conhecer melhor seus colaboradores e desenvolver suas competências.

É aqui que, mais uma vez, ressaltamos nossa plataforma LMS ou LXP, o Konquest. Através de cursos ou trilhas de conteúdos hospedadas na plataforma da Keeps, você consegue acompanhar todo o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Isso vai te ajudar a identificar exatamente quais as demandas de cada um dos seus talentos. Mas como isso acontece?

Através do Learning Analytics, uma ferramenta de análise de dados embutida no Konquest.

Ali, são gerados resultados individuais de cada um dos colaboradores durante a realização e conclusão dos conteúdos consumidos. A partir daí, você conseguirá fazer melhores avaliações após a realização dos seus programas de capacitação.

Aumenta o sentimento de pertencimento

As empresas que adotam o DHO gerenciam COM os colaboradores, lembra? Isso influencia de maneira direta e positiva no sentimento de pertencimento e inclusão.

Participar ativamente da tomada de decisão, faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados. E daí, é claro, haverá um aumento no engajamento, na retenção de talentos e na felicidade dos colaboradores.

Melhora a produtividade dos colaboradores

Conectado ao que dissemos acima, com a adoção do DHO, haverá uma expressiva melhoria na produtividade dos colaboradores.

Na pesquisa The Happiness Advantage, Shawn Achor demonstra que a produtividade aumenta em até 31% quando os colaboradores estão felizes.

Fortalece a cultura organizacional

Estimular a participação e a comunicação entre os líderes e os liderados, fortalece a cultura organização.

Assim, a longo prazo, todos os colaboradores estarão alinhados com a empresa nas metas e estratégias. Tudo o que sua empresa precisa, não é?

Melhora os resultados

Você sabia que os colaboradores têm 4,6 x mais chances de melhorar seus resultados ao se sentirem valorizados? O número impressiona, não é mesmo? Os dados são de uma pesquisa feita pela Salesforce.

OS 5 PILARES DO DHO

Depois de tudo o que falamos até aqui, você deve estar se perguntando: tá, mas e na prática, como promover o DHO na sua empresa?

Vem cá, que te mostramos abaixo!

Os 5 pilares do DHO

Remuneração, benefícios e plano de carreira

É claro que você quer começar tudo com o pé direito, não é mesmo? Então ofereça um conjunto sólido de benefícios aos seus colaboradores. Esse é o ponta pé para a construção e desenvolvimento de um bom DHO.

Agora, claro, você não pode deixar de investir em um plano de carreiras que inclua todos os cargos da sua empresa. Por que?

Porque isso garantirá que os colaboradores se mantenham satisfeitos com suas responsabilidades e projeções de futuro.

Treinamento e desenvolvimento

Sem sombra de dúvidas, o treinamento e desenvolvimento é uma das etapas mais importantes do DHO. É através da capacitação que você poderá engajar seus colaboradores de forma contínua.

Com o DHO, você entenderá perfeitamente quais são as demandas dos colaboradores, assim como as da sua empresa. Por isso, é importante pensar em plataformas que atendam ambas as necessidades de maneira

E, é claro, não podemos deixar de te relembrar do Konquest, que definitivamente atende a todas as suas futuras demandas de T&D, oferecendo o que há de melhor no mercado tecnológico relacionado a plataformas LMS ou LXP.

E sabe por que você não pode deixar de apostar no Konquest?

Porque todos os esforços e investimentos nesse sentido, retornarão de forma exponencial. Portanto, procure nossa equipe, faça um teste grátis ou fale com um de nossos especialistas!

Gerenciamento de competências

O DHO, você já deve ter percebido até aqui, coloca em foco todas as características do colaborador, seu perfil e suas demandas.

Isso facilita o seu trabalho, como diretor(a) de RH e de T&D, principalmente para ajustar o planejamento, a execução e o monitoramento dos treinamentos.

Cultura Organizacional

Implantando o DHO, não deixe de ir além e investir na revisão da cultura atual da sua empresa. Dessa forma, a missão, a visão e os valores da sua organização serão mais coerentes a sua realidade.

Employee experience

Por fim, com a empresa imersa no ambiente saudável gerado pelo DHO, seus colaboradores serão ainda mais promotores do seu negócio.

Quanto mais positivas forem as experiências dos seus colaboradores, desde seu ingresso até o final do seu vínculo (employee experience), maior será a atração e a retenção de talentos, certo?

Gostou desse conteúdo?

Conheça o Konquest, um ambiente web completo de ensino e aprendizagem desenvolvido pela Keeps e aprovado por analistas de DHO por seu dinamismo e intuitividade nos treinamentos, especialmente por ser fácil de navegar e aprender.

O Konquest é a plataforma da Keeps responsável por formar multiplicadores de conhecimento! Faça um teste grátis!

Não deixe também de visitar o nosso Blog, com os artigos mais relevantes para o Mundo do T&D RH.

Perguntas frequentes sobre DHO:

O que é o DHO de uma empresa?

O Desenvolvimento Humano e Organizacional, comumente chamado de DHO, é a reunião de diversas atitudes e comportamentos com foco no reconhecimento e destaque dos colaboradores e a otimização de suas competências individuais.

Quais os 5 pilares do DHO?

Existem 5 princípios essenciais para que o DHO seja implementado:

1. Remuneração, benefícios e plano de carreira.
2. T&D.
3. Gestão de competências.
4. Cultura Organizacional.
5. Employee experience.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: