Você já ouviu falar em Golden Circle? Trata-se de um método muito utilizado pelas empresas e também por gestores que pretendem aumentar sua confiabilidade, especialmente quando está relacionado ao mercado.
O Golden Circle ajuda a organização a aprimorar sua performance dentro dos nichos nos quais atuam. Fazendo uso dessa metodologia, a empresa geralmente encontra diferenciais para aplicar na sua rotina e aumentar seu leque de competitividade e afetar de forma positiva seus resultados.
Quando uma organização adota o Círculo Dourado, se transforma em fonte de inspiração, com uma marca que passa a adquirir mais importância entre os seus clientes.
Continue lendo e descubra o que é o Golden Circle e como pode ser aplicado na sua empresa!
O que é Golden Circle?
Golden Circle, em português chamado de “Círculo Dourado”, é um método que auxilia empresas e seus gestores a identificarem seus objetivos e causarem impressões positivas.
Através da utilização de três perguntas: por quê? Como? e O quê? – feitas nessa ordem, a definição de Golden Circle procura desenvolver valores, comprometer seu público-alvo com alguma causa e guiar seus colaboradores.
A metodologia do Golden Circle conduz o desenvolvimento de empresas, conceitos e jornadas com objetivos e aptidão.
Como em um alvo, o Golden Circle é formado por três camadas (três perguntas chaves):
- Camada central: por quê?
- Cama intermediária: como?
- Camada externa: o quê?
Essa forma de ilustrar o processo tem a intenção de demonstrar que tanto as empresas quanto seus colaboradores precisam refletir, atuar e informar de dentro para fora.
Assim, as questões iniciam da parte central do círculo até chegar às suas bordas.
Concluindo:
- Primeiro: por quê a empresa será criada? Qual o objetivo?
- Segundo: como isso será feito?
- Terceiro: o que será criado diante do desenvolvimento primário?
A partir de então, com todas as informações levantadas, saberão com alcançar uma posição de destaque em meio aos concorrentes e despertar a atenção de consumidores que de fato vejam relevância naqueles objetivos.
Como surgiu o Golden Circle?
Na obra acima mencionada, Simon propõe o método do Golden Circle, após diversas pesquisas em cima de históricos de empresas como a Apple e grandes personalidades como Walt Disney.
A história do surgimento do Golden Circle está conectada ao seu criador, Simon Sinek, advogado inglês e autor de diversos livros de sucesso, como o “Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action”, em português publicado como “Por Quê? Como grandes líderes inspiram ação”.
Durante seu levantamento, o autor foi capaz de atestar que marcas e líderes têm a capacidade de engajar pessoas por três motivos:
- Nunca recuam.
- Continuam sólidos.
- Possuem metas bem estabelecidas.
De acordo com Simon Sinek, os consumidores não adquirem aquilo que você produz, mas sim aquilo que você pratica e que as leva até aquela produção.
Quem foi Simon Sinek?
Simon Sinek é um escritor considerado especialista em desenvolvimento de lideranças, criador do conceito de Golden Circle e bastante conhecido por auxiliar e inspirar líderes e empresas.
O escritor é ainda um dos principais parâmetros para organizações que objetivam se destacar diante do mercado cada vez mais concorrido.
Em seu livro “Comece pelo porquê – Como grandes líderes inspiram pessoas”, Simon Sinek utilizou pela primeira vez o termo Golden Circle, evidenciando que o fato de que algumas lideranças conseguem inspirar seus liderados e outras não.
Sinek também escreveu sobre empreendedorismo e sua carreira ao longo dos anos. Por fim, atualmente, é conhecido como o criador do método do Golden Circle.
Como fazer um Golden Circle?
Como vimos, o círculo dourado é um conceito desenvolvido por Simon Sinek. Mas como funciona o Golden Circle?
Inicialmente, para que sua empresa desperte a atenção no mercado, seus clientes precisam entender que os seus produtos ou serviços são responsáveis por causar algum tipo de impacto local, nacional ou até mesmo global.
Uma organização com objetivos e metas entende que não é apenas a venda o que importa, mas sim realizar o processo de venda para consumidores que se conectem ao propósito empresarial e toda a cultura organizacional.
Como aplicar o Golden Circle e conseguir emparelhar todos esses resultados acima citados?
Centro – Why – Por que fazemos
A atitude, a definição, os planejamos e as jornadas referentes à sua empresa são responsáveis por estabelecer as metas organizacionais.
Quando uma empresa consegue identificar com clareza e objetividade o motivo pelo qual atua no mercado, ela finalmente cresce e enxerga o progresso acontecendo.
Daí em diante, é mais fácil elaborar campanhas e divulgar serviços e produtos com habilidades suficientes para criarem conexão com seu público-alvo e desenvolverem um clima organizacional proporcional.
Por esse motivo, a empresa precisa de uma finalidade bem delineada. Esse é ponta pé inicial do Golden Circle. Quando se questiona: por quê? O gestor sabe quais os próximos passos a partir de então.
Portanto, procure pensar: por que minha empresa foi criada? Qual a finalidade disso? Quais as razões que devo considerar para criar os projetos e propor as ações necessárias?
Parte intermediária – How – Como fazemos
O modo através do qual a empresa pretende conquistar suas metas é o segundo campo do Golden Circle.
O questionamento: como? precisa ser contestado apresentando as maneiras que o gestor implementará entre os colaboradores para alcançar seus objetivos.
Para isso, a empresa precisa montar um mapeamento tático, contendo as metas, princípios e encargos organizacionais.
Esses detalhes são os detalhes principais que ficarão em evidência diante dos concorrentes e tornarão sua empresa um lugar influenciador e consistente.
Parte externa – What – O que fazemos
A última fase do Golden Circle é também a mais descomplicada. Todavia, não deixa de ser imprescindível.
Nessa fase você precisa estipular aquilo que você executa ou comercializa. Para que sua empresa evolua, devem ser conhecidos todos os detalhes referentes ao produto ou serviço ofertado.
Na resposta ao questionamento: o que fazemos?, portanto, é possível alterar os produtos ou serviços existentes no catálogo de ofertas.
Esse é o momento de avaliar o que está sendo oferecido ao seu público-alvo. Diante de uma concorrência cada vez mais alta, o tempo inteiro surgem novas opções de produtos no mercado. A inovação, é claro, acompanha esse desenvolvimento, de modo que os clientes recebem várias ofertas de um mesmo produto.
Dito isso, é urgente que existam diferenças em relação à concorrência, motivo pelo qual, empresa com metas estabelecidas conseguem estar acima das outras.
A missão principal do Golden Circle é engajar as pessoas e entusiasmá-las diante das deliberações de aquisição do produto/serviço.
Por essa razão, estabeleça uma boa base de relacionamentos, desde que não sejam voltados apenas para a intenção de que suas ofertas sejam consumidas.
Entregue motivos e obtenha êxito.
O Golden Circle na prática
Na teoria, o círculo dourado é muito bonito, assertivo e funcional.
Mas, na prática já é um pouco diferente.
Isso porque, tudo depende da sensibilidade e do comprometimento dos gestores para tirar essas ideias do papel e colocá-las em prática, para realmente funcionar.
Um caminho a se seguir, é migrar todo aquele investimento em marketing para divulgação de produtos e campanhas midiáticas para a consolidação de uma cultura organizacional e criação de uma imagem interna madura e consciente.
Ou seja, a ideia por aqui, é inverter a lógica de que o importante é vender por vender, sem se preocupar com a sustentação de uma proposta, pela busca da identificação, do propósito e do reconhecimento.
Conforme o próprio Simon Sinek defende, os clientes não se tornam fiéis comprando “o que” a sua empresa vende, mas sim “por que” ela vende.
Sendo assim, isso não significa que não se deve investir em estratégias de marketing para valorizar o seu produto, mas sim que elas vão funcionar melhor se houver um propósito maior e bem definido por trás.
Dicas para criar o Golden Circle
É comum idealizarmos uma empresa a partir de um produto final, uma solução, não é mesmo?
Porém, o propósito do Golden Circle é justamente o contrário: focar primeiramente no propósito, aprofundar o que está sendo construído antes de entregar algo pronto, ou ainda, o produto final.
Então, confira abaixo três dicas para colocar essa metodologia em prática e ter sucesso com ela:
Fuja dos lugares comuns
Para começar, quando for definir um propósito, pense fora da caixa, sem recorrer a clichês como “melhorar a vida das pessoas” ou “proporcionar mais bem-estar”.
Seja mais específico e você vai encontrar conexões e identificações mais genuínas.
Valorize cada palavra
A construção do seu “por quê?” pode se dar por meio de uma frase, que começa justamente pelo “porque”, e é seguido por algum conectivo, que finaliza com a “grande sacada”.
No entanto, lembre-se que cada palavra tem poder e não deve ser utilizada se não traduzir a mensagem desejada.
Idealize um mundo com a sua solução no mercado
Para facilitar essa etapa, pense nos seguintes pontos:
- Como seria o mundo com seu produto no mercado?
- O que ele agregaria à sociedade?
- Qual carência ele resolveria?
Saber as respostas para essas perguntas é o caminho para a definição do seu “por quê?”, pois essas são pistas para analisar se a sua solução está alinhada ou não ao seu propósito.
Coloque-se no lugar do cliente
Outro exercício que pode ser interessante é colocar-se na pele do consumidor e imaginar o contrário: que falta faz não ter o produto X para resolver esse problema Y.
Sendo assim, saiba que estabelecer essa relação vai ajudar você a criar uma identificação maior com o seu público e a se conectar com uma audiência que esteja alinhada ao seu propósito.
Qual a importância do Golden Circle?
Utilizar o Golden Circle ajuda a empresa a tentar, cada vez mais, alcançar suas metas e ganhar espaço em meio às empresas concorrentes.
Isso porque a metodologia é eficaz no intuito de fazer com que os gestores ou empreendedores consigam ocupar um lugar de destaque enquanto encontram o seu desígnio.
Ou seja, o Golden Circle é responsável por levar o gestor através de uma estratégia através da qual consiga dirigir e comandar sua empresa.
E como isso acontece? Através dos questionamentos básicos que o método propõe:
- Por quê?
- Como?
- O que?
A partir das respostas levantadas, o gestor deve guiar suas escolhas.
Ademais, o Golden Circle é considerado importante porque:
- Ajuda a evoluir a comunicação dos gestores com os colaboradores.
- Melhor o engajamento com os clientes.
- Motiva os colaboradores.
- A imagem da empresa é cada vez mais positiva no mercado.
- Possibilita que a organização se destaque diante da concorrência.
Conclusão
Uma ferramenta como o Golden Circle é uma ótima metodologia se você quer desenvolver sua empresa ou inovar em relação aos seus produtos e serviços.
Após tudo o que foi explanado até aqui, certamente você está analisando as metas e motivos pelos quais sua empresa atua no mercado.
Por se tratar de um método simples e claro, que tal aplicá-lo agora mesmo?
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