Golden Circle (Círculo Dourado) de Simon Sinek: o que é e como funciona
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Golden Circle (Círculo Dourado) de Simon Sinek: o que é e como funciona

Você já ouviu falar em Golden Circle? Trata-se de um método muito utilizado pelas empresas e também por gestores que pretendem aumentar sua confiabilidade, especialmente quando está relacionado ao mercado.

O Golden Circle ajuda a organização a aprimorar sua performance dentro dos nichos nos quais atuam. Fazendo uso dessa metodologia, a empresa geralmente encontra diferenciais para aplicar na sua rotina e aumentar seu leque de competitividade e afetar de forma positiva seus resultados.

Quando uma organização adota o Círculo Dourado, se transforma em fonte de inspiração, com uma marca que passa a adquirir mais importância entre os seus clientes.

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Continue lendo e descubra o que é o Golden Circle e como pode ser aplicado na sua empresa!

O que é Golden Circle?

Golden Circle, em português chamado de “Círculo Dourado”, é um método que auxilia empresas e seus gestores a identificarem seus objetivos e causarem impressões positivas.

Através da utilização de três perguntas: por quê? Como? e O quê? – feitas nessa ordem, a definição de Golden Circle procura desenvolver valores, comprometer seu público-alvo com alguma causa e guiar seus colaboradores.

A metodologia do Golden Circle conduz o desenvolvimento de empresas, conceitos e jornadas com objetivos e aptidão.

Como em um alvo, o Golden Circle é formado por três camadas (três perguntas chaves):

  • Camada central: por quê?
  • Cama intermediária: como?
  • Camada externa: o quê?

Essa forma de ilustrar o processo tem a intenção de demonstrar que tanto as empresas quanto seus colaboradores precisam refletir, atuar e informar de dentro para fora.

Assim, as questões iniciam da parte central do círculo até chegar às suas bordas.

Programa 5S

Concluindo:

  • Primeiro: por quê a empresa será criada? Qual o objetivo?
  • Segundo: como isso será feito?
  • Terceiro: o que será criado diante do desenvolvimento primário?

A partir de então, com todas as informações levantadas, saberão com alcançar uma posição de destaque em meio aos concorrentes e despertar a atenção de consumidores que de fato vejam relevância naqueles objetivos.

O que é Golden Circle?

Como surgiu o Golden Circle?

Na obra acima mencionada, Simon propõe o método do Golden Circle, após diversas pesquisas em cima de históricos de empresas como a Apple e grandes personalidades como Walt Disney.

A história do surgimento do Golden Circle está conectada ao seu criador, Simon Sinek, advogado inglês e autor de diversos livros de sucesso, como o “Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action”, em português publicado como “Por Quê? Como grandes líderes inspiram ação”.

Como surgiu o Golden Circle?

Durante seu levantamento, o autor foi capaz de atestar que marcas e líderes têm a capacidade de engajar pessoas por três motivos:

  • Nunca recuam.
  • Continuam sólidos.
  • Possuem metas bem estabelecidas.

De acordo com Simon Sinek, os consumidores não adquirem aquilo que você produz, mas sim aquilo que você pratica e que as leva até aquela produção.

Como fazer um Golden Circle?

Como vimos, o círculo dourado é um conceito desenvolvido por Simon Sinek. Mas como funciona o Golden Circle?

Inicialmente, para que sua empresa desperte a atenção no mercado, seus clientes precisam entender que os seus produtos ou serviços são responsáveis por causar algum tipo de impacto local, nacional ou até mesmo global.

Uma organização com objetivos e metas entende que não é apenas a venda o que importa, mas sim realizar o processo de venda para consumidores que se conectem ao propósito empresarial e toda a cultura organizacional.

Como aplicar o Golden Circle e conseguir emparelhar todos esses resultados acima citados?

Centro – Why – Por que fazemos

A atitude, a definição, os planejamos e as jornadas referentes à sua empresa são responsáveis por estabelecer as metas organizacionais.

Quando uma empresa consegue identificar com clareza e objetividade o motivo pelo qual atua no mercado, ela finalmente cresce e enxerga o progresso acontecendo.

Daí em diante, é mais fácil elaborar campanhas e divulgar serviços e produtos com habilidades suficientes para criarem conexão com seu público-alvo e desenvolverem um clima organizacional proporcional.

Por esse motivo, a empresa precisa de uma finalidade bem delineada. Esse é ponta pé inicial do Golden Circle. Quando se questiona: por quê? O gestor sabe quais os próximos passos a partir de então.

Portanto, procure pensar: por que minha empresa foi criada? Qual a finalidade disso? Quais as razões que devo considerar para criar os projetos e propor as ações necessárias?

Parte intermediária – How – Como fazemos

O modo através do qual a empresa pretende conquistar suas metas é o segundo campo do Golden Circle.

O questionamento: como? precisa ser contestado apresentando as maneiras que o gestor implementará entre os colaboradores para alcançar seus objetivos.

Para isso, a empresa precisa montar um mapeamento tático, contendo as metas, princípios e encargos organizacionais.

Esses detalhes são os detalhes principais que ficarão em evidência diante dos concorrentes e tornarão sua empresa um lugar influenciador e consistente.

Parte externa – What – O que fazemos

A última fase do Golden Circle é também a mais descomplicada. Todavia, não deixa de ser imprescindível.

Nessa fase você precisa estipular aquilo que você executa ou comercializa. Para que sua empresa evolua, devem ser conhecidos todos os detalhes referentes ao produto ou serviço ofertado.

Na resposta ao questionamento: o que fazemos?, portanto, é possível alterar os produtos ou serviços existentes no catálogo de ofertas.

Esse é o momento de avaliar o que está sendo oferecido ao seu público-alvo. Diante de uma concorrência cada vez mais alta, o tempo inteiro surgem novas opções de produtos no mercado. A inovação, é claro, acompanha esse desenvolvimento, de modo que os clientes recebem várias ofertas de um mesmo produto.

Dito isso, é urgente que existam diferenças em relação à concorrência, motivo pelo qual, empresa com metas estabelecidas conseguem estar acima das outras.

A missão principal do Golden Circle é engajar as pessoas e entusiasmá-las diante das deliberações de aquisição do produto/serviço.

Por essa razão, estabeleça uma boa base de relacionamentos, desde que não sejam voltados apenas para a intenção de que suas ofertas sejam consumidas.

Entregue motivos e obtenha êxito.

Conclusão

Conclusão: Uma ferramenta como o Golden Circle é uma ótima metodologia

Uma ferramenta como o Golden Circle é uma ótima metodologia se você quer desenvolver sua empresa ou inovar em relação aos seus produtos e serviços.

Após tudo o que foi explanado até aqui, certamente você está analisando as metas e motivos pelos quais sua empresa atua no mercado.

Por se tratar de um método simples e claro, que tal aplicá-lo agora mesmo?

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