Metodologia Lean: o que é e como aplicar na sua empresa
Início » Gestão de Projetos » Metodologia Lean: o que é e como aplicar na sua empresa

Sem tempo para ler?

Como seguir em alta no mercado em meio a tanta competitividade? Não importa qual seja o seguimento da sua empresa, isso só é possível desde que exista algo para distinguir e destacar sua organização em meio às demais. Por esse motivo, foi criada a metodologia lean.

É constante a mudança e as inovações existentes no mercado, especialmente porque a todo tempo os consumidores entregam novas demandas, que exigem nada vez mais particularidades e acessibilidade.

Junto a isso, é cada vez maior o número de novas empresas que produzem para setores singulares, principalmente devido a questões de adaptação social e, claro, econômica.

O que é Canvas

Dentro desse contexto, por que é importante e quais as vantagens de se implementar a metodologia lean? Descubra a seguir!

O que é a metodologia lean?

Metodologia lean, também chama de método enxuto, é uma ferramenta que, uma vez aplicada, tem a função de evitar que ocorram desperdícios na empresa, seja qual for o setor ou nível organizacional.

Procedimentos de gestão e questões referentes à produtividade também são passíveis de utilização da metodologia lean, pois ajuda a sistematizar e melhorar as várias etapas de um empreendimento.

O que é a metodologia lean?

A partir de análises específicas, é decidido o que é realmente imprescindível na realização de uma atividade. Tudo o que não for utilizado, deve ser deletado.

Esse sistema é aplicado com assiduidade dentro da empresa, sempre entendendo onde reside o excesso e eliminando os desperdícios de modo que os resultados sejam mais positivos e cada vez melhor validados pelos clientes.

Quando surgiu a metodologia lean?

O lean manufacturing surgiu no começo da década de 90, através da Toyota. O foco inicial era reduzir os desperdícios nos processos existentes nas fábricas.

Esse processo serviu para que todas as etapas de produção fossem estudadas afim de descobrir onde haveria desperdício, de modo sistematizado para serem eliminados. Então qual o foco da metodologia lean? O fluxo de análise foi assim dividido:

Canvas para projetos
  • Espera: de materiais, indivíduos e pesquisas.
  • Transporte: de qual material que não agregar valor à produção.
  • Movimentação: de qualquer indivíduo que não colabore para valorização do produto.
  • Intelectual: se não existe capacitação dos colaboradores.
  • Defeito: qualquer necessidade de retrabalho ou correção de falhas que sejam prejudiciais à empresa e ao cliente.
  • Excesso de estoque: material desnecessário estocado.
  • Excesso de produto final: falta de análise para que os produtos não fiquem parados.
  • Pouco ou super processamento: todo e qualquer procedimento que não vá somatizar.

Características da metodologia lean

O que significa a metodologia lean? Quando falamos em metodologia lean, podemos citar os seguintes detalhes:

  • Desenvolvimento de habilidade e clientes mais valorizados;
  • Celeridade;
  • Evolução constante;
  • Aperfeiçoamento dos recursos;
  • Extinção dos desperdícios.

Os detalhes acima mencionados facilitam o entendimento da empresa em relação ao seu sistema interno.

Assim, é possível identificar as prioridades e acelerar a resolução de problemas para, ao final, ofertar um produto ou serviço superior aos seus clientes. Todos os processos, então, realizados com menos despesas e componentes desnecessários.

Como funciona a metodologia lean?

A metodologia lean não é um conceito novo, haja vista o fato de ter sido utilizado por diversas empresas ao redor do mundo há muitas décadas.

Foi no século XX que começou a ser aplicada, reunindo vários objetivos comuns, como entregar eficácia e qualidade em seu produto ou serviço, com custo reduzido e em tempo curto, visando sempre a satisfação dos seus clientes.

Todavia, ainda que não se trate de uma inovação, os padrões da metodologia lean são solicitados e devem ser aplicados atualmente.

Empresas em geral, não importa o porte ou o segmento no qual atua, mesmo sendo startups etc., são capazes de se beneficiar com as diversas vantagens ao implementarem esta metodologia no seu cotidiano laboral.

Porque usar a metodologia lean na sua empresa?

Depois de explanados conceitos, características e demais detalhes, vamos entender os benefícios de implementar a metodologia lean na sua empresa. Ciente de cada uma dessas vantagens, é possível entender como inovar no sistema e nos valores da sua organização.

Podemos citar como benefícios os seguintes:

  • Mais celeridade e eficiência dos colaboradores;
  • Inexistência de desperdícios e menos custos desnecessários;
  • Maior potencial competitivo no mercado entre os concorrentes diretos;
  • Entrega de melhores resultados de produtos/ serviços para os clientes;
  • Maior satisfação dos consumidores com a eficácia da entrega;
  • Colaboradores mais maleáveis e capazes de se ajustar às inovações;
  • Lucros crescentes e empresa mais funcional.

Como aplicar a metodologia lean?

Como utilizar a metodologia lean? Para utilizá-la na sua empresa, existem algumas ferramentas que auxiliam na implementação desse método. Algumas das principais são:

Six Sigma

O método six sigma, ou seis sigma, traz melhorias para os processos internos da empresa.

Como aplicar a metodologia lean?Six Sigma

É utilizado para que o gestor da organização seja capaz de calcular de modo eficaz os desempenhos de todos os setores da empresa.

O “sigma”, nesse método, é uma escala qualitativa, na qual 1 é o menor sigma e 6 o sigma de excelência. O foco da organização deve ser subir o nível até o Seis Sigma.

Mas como fazer isso? Observando a seguinte escala:

  • Determinar objetivos;
  • Avaliar o sistema e identificar os pontos de melhoria;
  • Estudar os processos e buscar solucioná-los;
  • Inserir inovações na sistematização;
  • Saber com certeza o que foi aplicado no ambiente organizacional de modo inovador.

Canvas

O Canvas é uma ferramenta que auxilia na visualização do que está sendo ofertado para os seus clientes.

Trata-se de um método que tanto pode servir para projetar algo a curto prazo, como para administrar um empreendimento inteiro.

Com o Canvas você cria tarefas fluidas e consegue viabilizá-las sem gastos que interfiram no prosseguimento da sua produtividade.

Implementando o Canvas será mais fácil entender aquilo que de fato merece ter continuidade dentro da sua empresa para que a reestruturação seja eficaz.

Kanban

O kanban também é uma ferramenta através da qual a metodologia lean pode ser aplicada.

Utilizando-a, as etapas de cada novo projeto a ser desenvolvido pela empresa pode ser facilmente analisado, observando-se os desperdícios, as lacunas e conseguindo acompanhar as categorizações das atividades realizadas.

Learning Kanvas

O Learning Kanvas é um Kanban pensado para o desenvolvimento de Projetos de Educação Corporativa. Ele foi idealizado pelo COO e Co-fundador da Keeps, Gustavo Formighieri, para atender às demandas dos setores de T&D e RH nas empresas.

O princípio é fornecer instrumentos que ajudem as organizações a tornar essas áreas mais estratégicas, ao invés de atuarem apenas como braço operacional. Com um RH ágil e treinamentos corporativos eficientes, encontram-se também os melhores resultados.

Faça o Download do Learning Kanvas e utilize no planejamento dos seus cursos e treinamentos.

Contato

Relacionados