Mindset: o que é, quais os seus tipos e como desenvolver

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Mindset: o que é, quais os seus tipos e como desenvolver

Nos últimos tempos, o termo mindset passou a ser cada vez mais utilizado. Estudá-lo e compreendê-lo é essencial para que se faça uma conexão com uma experiência de evolução profissional positiva.

O mindset diz respeito à soma de comportamentos que apresentamos. Por consequência, motiva nosso modo de ser e agir cotidianamente. Quanto mais conhecemos sobre o nosso mindset, mais fácil é executá-lo positivamente e de modo estruturado. Para progredir e fortalecer sua empresa utilizando um bom mindset, continue lendo o nosso artigo!

O que é mindset?

Mindset significa, ao pé da letra, “configuração mental”, sendo também traduzido como “modelo mental” ou ainda como “mentalidade”.

O conceito de mindset refere-se à maneira de pensar que cada indivíduo possui. É a composição das opiniões e reflexões de uma pessoa.

Através do mindset, entendemos e ponderamos os acontecimentos rotineiros e somos capazes de definir e deliberar acerca de vários assuntos.

Todo o acúmulo de conhecimentos, convicções e princípios que o ser humano desenvolve é responsável por compor o seu mindset, ou seja, a sua mentalidade influente.

O modelo mental de cada pessoa dita seu modo de agir, pensar, ponderar e analisar todos os acontecimentos, influenciando diretamente suas escolhas e opiniões. Nada mais é que um compilado de assimilações que cada um aperfeiçoa dentro das suas vivências particulares e a partir de então guia suas decisões.

O que é mindset?

Quem criou o mindset?

Os significados de mindset surgiram a partir de um estudo realizado pela psicóloga americana Carol S. Dweck, que acabou ganhando espaço no âmbito científico após as pesquisas sobre o tema.

De acordo, com Dweck, o mindset é a maneira como uma pessoa enxerga sua realidade. Utilizando-o como modelo mental, todas as relações de um indivíduo podem modificar sua rotina, despertando habilidades ou ruins, dependendo do contexto no qual está inserido.

Quem criou o mindset?
Carol S. Dweck

Quais os 2 tipos de mindset?

Para melhor entendermos o que é mindset, precisamos analisar seus dois tipos: mindset fixo e o minset progressivo ou de crescimento.

Mindset fixo

O que é mindset fixo? O mindset fixo é aquele modelo que permite que os indivíduos aceitem o fato de não possuir algumas características, como qualidades e habilidades, admitindo ainda não ser possível apurá-los ou otimizá-los.

Quais os 2 tipos de mindset?
Mindset fixo

O grupo de pessoas que possuem esse mindset são instáveis, negativas e incrédulas. Isso se manifesta tanto no círculo pessoal quanto no ambiente de trabalho. Não é fácil para quem possui esse tipo de mentalidade fixa conviver com adaptações ou ser convidado a desenvolver e praticar coisas novas.

Numa empresa, geralmente não existe dificuldade para apontar um colaborador de mentalidade fixa. A tendência é que demonstre resistência em assimilar aprendizados atualizados e impedimentos para assumir obrigações importantes.

Isso não significa, de forma alguma, que o colaborador não tem capacidade de desenvolver suas funções. Esse tipo de situação demonstra nada mais que um cenário de mindset fixo.

O que acontece? O processo acaba sendo mais dificultoso. Todavia, não é irreversível. Basta que seja o colaborador seja estimulado e suas dificuldades sejam trabalhadas e transformadas.

Ao final, tanto na vida social como um todo, quanto no ambiente organizacional, as mudanças serão positivas e o caminhos certamente serão mais tranquilos e maleáveis, com espaço para acolher mudanças e inovações.

Mindset progressivo ou de crescimento

O que é mindset progressivo? O mindset progressivo, diferentemente do fixo, é desenvolvido acerca de um pensamento através do qual existe a possibilidade de evoluir qualidades e demais características de acordo com as demandas existentes.

Essa mentalidade de crescimento é estimulada, junto ao esforço e à disposição dos indivíduos.

O modelo mental progressivo diz respeito a pessoas que enxergam o lado positivo nas situações, buscando sempre novos meios de avançar rumo àquilo que desejam.

Quais os 2 tipos de mindset?
Mindset progressivo ou de crescimento

No ambiente organizacional, esse tipo de colaborador tem tendência a decolar com facilidade dentro da empresa, obtendo posições de visibilidade e distinção. Tudo isso devido ao fato de apostar no que acredita e assumir as possibilidades de obter mais compromisso, sem temer os possíveis ônus dessas escolhas.

É importante salientar, entretanto, que tanto o mindset fixo quanto o mindset progressivo é passível de adaptações e melhorias.

Como isso acontece? Basta que a empresa esteja atenta aos seus colaboradores e às demandas existentes relacionadas a cada um. Desse modo, saberá evoluir os seus talentos e transformar mentalidades fixas em mentalidades cada vez mais progressivas.

O que realmente importa, seja qual for o tipo de mindset, é transformar os colaboradores em indivíduos cada vez mais produtivos e positivos, para si mesmos e também para a organização.

Como desenvolver o mindset

Agora que você já sabe o que é o modelo mental e quais os seus tipos, como utilizar o mindset? Apresentamos algumas dicas a seguir:

Dê atenção ao lado positivo

Coisas inesperadas sempre acontecem, mas nem sempre os resultados precisam ser negativos. Como então enxergar o que existe de positivo dentro do ocorrido?

Procure sempre entender e demonstrar aos seus colaboradores que os acontecimentos positivos fazem parte do processo. O erro é também um aprendizado e, acima de tudo, uma possibilidade de avaliar o ocorrido para que não se repita futuramente.

Olhe para si mesmo e acolha-se

Investir em um momento para acolher-se, dar atenção às suas emoções, desligar um pouco do cotidiano laboral e aceitar-se como pessoa que também precisa de cuidados é um passo essencial para construir um bom mindset.

Quando a vida profissional enxerga e valoriza o bem-estar pessoal, certamente a empresa contará com colaboradores cada vez mais produtivos e engajados na manutenção de um ambiente organizacional saudável.

Exercite o autoconhecimento

Apenas conhecendo-se você será capaz de avaliar suas ações. Isso geralmente evita disputas e mal-entendidos no local de trabalho. O colaborador que sabe de si dificilmente atrapalhará o trabalho dos demais, a não ser que posso ajudar ou contribuir de alguma maneira.

Evite a autossabotagem

O foco no lado positivo é uma constante em todas as etapas de implementação do mindset. Observe e entenda seu modo de agir diante das situações e procure sempre preservar aquilo que fica de afirmativo e assertivo.

Assim, caso algum obstáculo apareça, será fácil ultrapassá-lo, tendo a consciência de que é possível fazê-lo.

Esteja aberto a críticas

Toda ação é passível de críticas, sejam elas negativas ou positivas. O foco aqui é aprender a assimilá-las e não somatizar como algo pessoal.

No ambiente empresarial, as críticas geralmente acontecem com o intuito de ajudar o colaborador a crescer e evoluir na sua carreira. Isso, obviamente, caso o apontamento seja construtivo.

Em caso de críticas que surgem apenas para denegrir alguém ou algum trabalho realizado, dispense as análises e continue sua produção focando nas metas e objetivos que elevarão o seu desempenho e a sua performance.

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As pessoas também perguntam:

Qual o significado de Mindset?

Mindset significa “configuração mental”, sendo também traduzido como “modelo mental” ou ainda “mentalidade”. Seu conceito diz respeito ao modo de pensar de cada um, dadas as suas opiniões e valores.

Como desenvolver o Mindset?

Dê atenção ao lado positivo: e não perca de vista o fato de que erro é também um aprendizado, uma oportunidade para avaliar o ocorrido e evitar que se repita.
Olhe para si mesmo e acolha-se: quando a vida profissional enxerga e valoriza o bem-estar pessoal, certamente a empresa contará com colaboradores cada vez mais produtivos e engajados na manutenção de um ambiente organizacional saudável.
Exercite o autoconhecimento: o colaborador consciente de si dificilmente atrapalhará o trabalho dos demais, a não ser para ajudar ou contribuir de alguma maneira.
Evite a autossabotagem: analise e compreenda suas ações quando algo acontece na empresa e preserve o que fica de afirmativo e assertivo.
Esteja aberto a críticas: na empresa, as críticas usualmente são vinculadas ao propósito de ajudar o colaborador a crescer e evoluir na sua carreira.

Lilian Pamela
Possui formação em Gestão de Recursos Humanos, responsável pelo RH da Keeps, atuando como Analista de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Entusiasta de temáticas e aplicações sobre T&D.
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