keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Mulheres na Tecnologia: desafios, futuro e o cenário atual

Início » Tecnologias Educacionais » Mulheres na Tecnologia: desafios, futuro e o cenário atual

A Keeps realizou um encontro com 3 mulheres que atuam na área tecnológica (Fernanda Di Calafiori, Márcia Fanti e Jackeline Camillo) para um debate acerca de todo esse processo de inclusão, desafios e importância de espaços que acolham, estimulem e ajudem na evolução da ocupação dos cargos de tecnologia por mulheres.

Não deixe de assistir ao vídeo para encontrar insights e oportunidades valiosas que as participantes trouxeram!

O cenário atual das Mulheres na Tecnologia no Brasil

Em termos de Brasil, podemos dividir o cenário dentro de algumas estruturas:

Representação

No Brasil, bem como em outros países, as mulheres são minoria quando falamos em ocupação de cargos de tecnologia.

Todavia, tem sido cada vez mais demonstrada a urgência e conscientização de que haja um balanceamento de gêneros dentro do setor.

Atualmente, diversas empresas estão em processo de desenvolvimento de políticas e instrumentos de incentivo à contratação e retenção de mulheres na tecnologia.

Iniciativas de empoderamento

Nos últimos anos, várias iniciativas foram aparecendo, sempre com o intuito de capacitar e estimular mulheres a atuarem no setor tecnológico.

Hoje podemos encontrar organizações como o Programaria, Infopretas, WoMakersCode, Latinas in Tech etc. Todos esses grupos possuem o intuito de, sobretudo, treinar, mentorar e ofertar recursos para mulheres que querem atuar com tecnologias.

“O Latinas In Tech começou em São Francisco, na Califórnia, em 2014, e é uma organização que tem como grande missão fornecer os recursos, oportunidades e comunidades que as mulheres latinas precisam para crescer, inovar e liderar no mercado de tecnologia.

Hoje, estamos presentes em mais de 20 cidades no mundo e com mais de 27 mil mulheres na nossa comunidade. Nós temos 3 pilares. 1. Que é o desenvolvimento de carreira, onde a gente dá assistência na carreira das nossas membros através de treinamentos, workshops de liderança. 2. O recrutamento, que é onde a gente faz essa conexão das nossas membros com oportunidades de trabalho em empresas de tecnologia. 3. Mentoria, que é onde a gente faz um match dessas meninas com mentoras que mais combinam com seus objetivos e que possam guiá-las e ajudá-las a crescerem na carreira e ajudar a encontrar um novo emprego na transição de carreira, até mesmo pra área de tecnologia, aplicar pra esse emprego e até mesmo ajudar na numa preparação de entrevista.”

(Fernanda Di Calafiori, Head of product design)

women-in-tech-topo

Educação

Você já deve ter reparado que a maioria das turmas de engenharia e ciências da computação, por exemplo, é majoritariamente composta por homens.

Por esse motivo, diversas instituições de ensino vêm passando a encorajar mais mulheres para ingressar na tecnologia, seja através de bolsas de estudos, da promoção de eventos, de programas voltados para essa temática etc.

Startups e empreendedorismo

É crescente no Brasil o número de mulheres que fundam startups de tecnologia. Embora ainda seja desafiador, todo esse cenário de empreendedorismo apresenta um aumento de atividades femininas, assumindo papéis de liderança e estruturando um futuro de inovações e tecnologias.

Esses acima são alguns dos movimentos que vêm acontecendo atualmente. E por que isso é tão importante?

A importância da inclusão de mulheres na tecnologia

Existem motivos bastante importantes pelos quais entendemos ser, além de necessário, extremamente relevante a atuação de mulheres na tecnologia. São eles:

  • Diversidade de perspectivas: quando existem equipes diversificadas, são maiores as vantagens de criação e de solução. Ou seja, se existe um equilíbrio na representatividade de gêneros, novos olhares serão analisados quando forem tomadas decisões etc.

  • Representação: a tecnologia está presente nos mais diversos cenários sociais. Sendo assim, nada mais lógico do que as empresas que produzem essa tecnologia sejam representadas por colaboradores que demonstrem a diversidade dos usuários.

Quando as mulheres são incluídas nesse processo, abrem espaço para que suas vozes sejam ouvidas e consideradas durante os processos de criação.

  • Empoderamento econômico: a de tecnologia é uma das mais lucrativas e que segue em crescimento constante. Permitir que as mulheres tenham igualdade em acessar esse campo é uma forma de empoderamento econômico.

  • Desafio aos estereótipos: já existe um estereótipo de que as ciências tecnológicas são dominadas por homens, que foi sempre muito reforçado. Então, quando investimos na inclusão de mulheres na tecnologia, esses padrões começam a ser quebrados.

  • Crescimento e competitividade do mercado: vale salientar que a tecnologia não é uma área que possui muitos talentos disponíveis no mercado. Se não existe uma motivação e um encorajamento à inclusão de mulheres, toda a oportunidade de crescimento acaba ainda mais limitada.

  • Equidade: seja qual for o gênero, deve haver paridade entre as oportunidades de formação e ingresso em carreiras de tecnologia. Incluir mulheres nesse setor é uma etapa para que exista a equidade de gênero.

Analisando o contexto do país, ainda que não faltem talentos entre as mulheres da tecnologia, os desafios são inúmeros quanto à representatividade e visibilidade.

A importância da inclusão de mulheres na tecnologia

Desafios das mulheres na tecnologia

Aqui, vamos dar destaque a um dos desafios considerados principais e urgentes:

“O desafio é também a educação. Chegar numa carreira e pensar em carreiras com tecnologia. Então, fazendo analogia da nossa carreira, na maioria das pessoas que estão aqui de “treinamento e desenvolvimento” ou “recursos humanos”. Como que a gente consegue também pensar de uma forma onde eu abro o leque para a tecnologia e eu consigo ver mais possibilidades, mas também integrar mais pessoas na educação. E assim por diante, né? Então, como empresas, a gente dando mais bolsas pra faculdades ou como empresas também tentando abrir o leque, ao invés de somente contratar das melhores empresas.

Muitas vezes, a realidade é nua e crua na nossa frente. A gente não tem pessoas. E aí porque não tem, vou acabar contratando sempre o médio, né? Que é o homem branco, de faculdades de ponta. Então acho que é mais esse olhar pra diversidade, porque aí começa com a educação e quando a gente for olhar na ponta, é difícil as mulheres chegarem nessas carreiras.

Então, acho que é um trabalho até um pouco reverso. Como que a gente pode ter mais mentoras, mais mulheres na tecnologia, mostrando que é possível ter em todas as carreiras. Na área de “treinamento e desenvolvimento”, a gente tem os sistemas de gestão de conteúdos LMS/LXP, gamificação. Eu quero saber como é, quais são as carreiras que eu consigo estudar pra conseguir entrar em empresas como essa, ou das pessoas que tem empresas de tecnologia, como trazer pessoas que às vezes, muitas vezes nem são da tecnologia, mas que pode começar a carreira. Então eu acho que tudo começa muito pela educação.”

(Márcia Fanti, Enterprise Business Development LATAM)

É um pouco do que citamos nos tópicos anteriores. É preciso inclusão, oportunidade e espaço para que esses lugares sejam ocupados.

O futuro das mulheres na tecnologia

“Sejam curiosas. Acho que cada vez mais a gente tem muitos conteúdos na internet. O próprio Google, YouTube tem muitos vídeos. Então acho que é o principal ponto. Sejam curiosas A carreira é nossa, é minha, é sua, não é da liderança. Não dá pra ficar esperando que alguém venha e faça por nós, então sejam curiosas, pra entender qual o caminho que cada uma quer seguir.

E propaguem isso pras outras empresas, pra outras pessoas que estão nas áreas de tecnologias nas quais vocês atuam, pra que as pessoas possam ir atrás, se desenvolver. Sejam audaciosas. Porque às vezes a gente fica se escondendo com medo. E eu acho que a vida ela é única, né? Vai com medo mesmo.”

(Jackline Camillo, HRBP Executive Manager)

Desafios das mulheres na tecnologia

Se você gostou do nosso vídeo e do nosso artigo, acompanhe nossas redes e o nosso site e fique atento às temáticas dos próximos webinars a serem realizados pela Keeps.

Estamos sempre atentos ao que há de mais atual, sempre buscando desenvolver e impulsionar conhecimento!

Jaya Viana
Redatora, escritora e especialista em Produção em Jornalismo Digital pela PUC Minas. Hoje atuando como Analista de Conteúdo e SEO na Keeps, sendo ainda entusiasta das temáticas sobre RH e T&D, bem como demais conteúdos voltados para a Educação Corporativa.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: