No meio corporativo, os objetivos SMART são considerados partes das ferramentas administrativas para auxiliar na definição de objetivos. Nesse artigo, explicaremos mais a respeito dessa estratégia.
O que são objetivos SMART?
Os objetivos SMART, também chamados de metas SMART, são finalidades que, uma vez executadas, ajudam colaboradores, equipes e organizações a traçarem os caminhos inicialmente almejados.
Esses objetivos são embasados por uma metodologia homônima criada por George T. Doran, no ano de 1981, tendo como foco o encaminhamento dos gestores na definição e concretização das suas metas.
As finalidades explicitadas através da sigla SMART têm suas características especificadas por um modelo que pode ser facilmente recordado, bastando que haja remissão à palavra SMART.
Cada letra da sigla SMART representa um dos objetivos da ferramenta:
S – Specific – específico.
M – Measurable – mensurável.
A – Attainable – atingível.
R – Relevant – relevante.
T – Time based – temporal.
Cada uma destas metas, uma vez aplicadas nos ambientes organizacionais, são responsáveis pela melhoria de resultados e produções futuras.
Benefícios dos objetivos SMART
Quais benefícios os objetivos SMART apresentam as organizações que a aplicam? Determinar os benefícios desse processo é a primeira etapa para te auxiliar na orientação das suas ações.
Sendo assim, dentre os benefícios que os objetivos SMART proporcionam a empresa, podemos destacar:
- Possibilita definir um guia para esforços futuros;
- Mantém a equipe na linha, para seguir a mesma direção;
- Engaja e incentiva a equipe com foco no alcance de resultados;
- Proporciona a verificação da eficiência das ações após sua execução.
Dessa forma, se os objetivos seguirem à risca o que é determinado pela metodologia SMART, os benefícios ficam ainda mais evidentes, e com isso, é possível ter uma projeção de futuro mais evidente para toda equipe.
Isso explica o porquê de ela ser cada vez mais aplicada nas empresas, com a finalidade de impulsionar as pessoas em seus projetos.
Para que servem os objetivos SMART?
Para que os objetivos SMART sejam utilizados com eficácia, é necessário que haja aprofundamento nos conceitos de cada uma das palavras contidas no acrônimo.
S – Específico:
Os objetivos devem ser bem definidos, com metas compreensíveis e transparentes.
Quanto mais minuciosa for a definição, com mais destreza os objetivos serão alcançados. Com metas detalhadas, o entendimento a respeito do caminho a ser percorrido para concretizá-las é mais fácil.
Almejar objetivos generalizados não deve ser considerado como meta, uma vez que não tem como definir o que de fato busca ser alcançado.
As metas devem ser especificadas, como por exemplo, obtenção de melhores resultados de produção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores etc.
Exemplo de objetivo SMART específico: a empresa precisa vender roupas esportivas nas 3 lojas que possui na cidade na intenção de aproveitar uma feira de esportes que acontecerá na mesma cidade.
M – Mensuráveis:
Os objetivos precisam ser passíveis de medição como método de análise dos progressos. Servem como indicadores: os objetivos estão sendo ou não concretizados?
Exemplo de objetivo SMART mensurável: vender 25% de roupas esportivas a mais, em relação ao ano anterior, nas 3 lojas, com o objetivo de aproveitar os retornos por conta da feira de esportes que acontecerá na cidade.
A – Alcançáveis:
Os objetivos devem ser possíveis, reais e concretos. Se existe uma meta impossível de ser alcançada os colaboradores acabarão frustrados e desanimados, muitas vezes deixando de concluir a jornada por não viabilizar um roteiro possível ser concluído.
A organização, por meio de seus gestores, deve sempre construir uma trajetória guiada por objetivos viáveis, ainda que desafiadores.
Assim, a equipe seguirá comprometida e determinada a produzir e entregar resultados cada vez mais favoráveis.
O exemplo de objetivo SMART alcançável pode ser o mesmo relativo ao mensurável.
R – Relevantes:
Todos os objetivos devem apresentar alguma relevância, entregando algo que seja passível de ser somado às metas organizacionais.
Quando os objetivos são estabelecidos, devem visar o desenvolvimento da empresa. Então as metas sempre precisam ser tratadas de acordo com as necessidades e prioridades da organização.
Exemplo de objetivo SMART relevante: aumentar o market share da empresa em 10%, abrindo 3 novas lojas em 3 dos shoppings mais importantes da cidade, aproveitando-se do aumento do consumo que será gerado por conta da feira esportiva.
T – Temporais:
Os objetivos precisam ser cumpridos dentro de um período de tempo determinado.
Todas as atividades precisam entregar um prazo definido para sua realização, pois somente assim a organização será capaz de identificar o que deve ser cumprido com prioridade e o que poderá ser realizado posteriormente.
Para que a empresa mantenha um ritmo de crescimento, é necessário que tudo seja detalhadamente mapeado, com todas as produções e técnicas auxiliando no retorno final do negócio.
Exemplo de objetivo SMART temporal: conseguir um aumento no faturamento de 30% a mais até o final do ano.
Como utilizar os objetivos SMART?
Observe a missão e a visão da empresa
Esse é um passo importante a ser levado em conta pois a missão ajuda o colaborador a entender o funcionamento da organização e visão explicar quais são as metas a serem desenvolvidas pela empresa a longo prazo.
A equipe, estando consciente desses fundamentos, conseguirá traçar objetivos imediatos que visem a concretização da meta final.
Avalie as prioridades
As questões mais relevantes devem ser imediatamente solucionadas para dar espaço à construção de metas e objetivos sólidos e duradouros.
Definir pontos fortes e pontos fracos
Através dessa ciência, será mais fácil avaliar o que precisa ser modificado e o que pode seguir sendo produzido do modo como vem sendo feito.
Os pontos fortes devem sempre ser explorados pois é a chave para a potencialização e desenvolvimento da empresa.
Inclusão dos colaboradores
A equipe deve estar envolvida em todos os processos. Nos momentos de definição de metas e objetivos, por exemplo, os colaboradores devem fazer parte das decisões, inclusive através da delegação de funções e responsabilidades.
Como elaborar objetivos SMART?
Depois de entender o que são objetivos SMART, quais os seus benefícios, formas de utilização e para que servem, é hora de colocar a mão na massa.
Sendo assim, por aqui, você vai conferir como o método se encaixa de diferentes maneiras para atender as suas necessidades pessoais e profissionais, observe:
Comece listando seus objetivos
De forma detalhada, pontue todos os objetivos que você pretende concluir, sem se preocupar com as edições – pelo menos por agora.
Depois de fazer isso, verifique quais desses objetivos, se encaixam aos princípios SMART e escolha aquele que você ou sua empresa realmente quer ou necessitam.
Feito isso, podemos seguir em frente!
Categoriza seus objetivos
Para facilitar a organização dos objetivos – definidos na última etapa –, é importante e facilitador que você crie categorias para separá-los.
Isso permite que você visualize seu projeto com mais facilidade.
Depois disso, encaixe cada um dos objetivos dentro de uma categoria, avaliando com qual das opções eles combinam melhor.
Dessa forma, você tem mais clareza sobre a sua verdadeira intenção e o que deve ser feito para que possa chegar aonde deseja.
Neste ponto, após categorizar nossos planos, a metodologia SMART nos permite descobrir qual é o nosso principal problema e, a partir disso, encontrar as soluções cabíveis.
Seja o mais específico possível e dê atenção aos números
O próximo passo de aplicação dos objetivos SMART é transformar o objetivo escolhido em um lugar para chegar.
Ou seja, em um destino mensurável, ou ainda, em algo palpável.
É aqui que devemos incluir as informações que temos sobre os acessos do site e leads gerados, bem como, as projeções sobre o que precisa ser feito para alcançar a meta.
Estipule um deadline para alcançar seu objetivo
Para que seu objetivo possa ser cumprido, é fundamental definir um prazo de conclusão para alcançá-lo.
Porém, tenha em mente que, para definir este deadline, é necessário levar em consideração o cenário atual de onde ele vai acontecer.
Neste sentido, o ideal é que você pense em um tempo maior, mais longo, para evitar frustrações, mas, não prolongue tanto, para você que não desvie o foco.
Nesse passo, ter um prazo para realizar tudo o que for necessário para alcançar seu objetivo, traz mais motivação para sua projeção, tornando todo o processo bem menos desgastante.
Dedique-se para alcançar esse objetivo (reserve um tempo para isso)
Outro passo importante que deve ser levado em consideração além de traçar um objetivo é calcular quanto esforço e tempo serão necessários para alcançá-lo.
Neste sentido, é importante determinar quantas horas por semana você precisa se dedicar a este objetivo.
Dessa forma, é possível notar que este simples ato pode ajudar a ter mais disciplina e foco, o que consequentemente, auxiliará a alcançar os resultados dentro do prazo definido.
Atente-se aos obstáculos
No decorrer do processo, será possível identificar os obstáculos que podem prejudicar sua concretização e pensar em meios de eliminá-los.
Sendo assim, quanto melhor se prevenir em relação aos obstáculos, mais perto estará de ter sucesso ao alcançar seus objetivos SMART.
Por isso, dedique um espaço em suas anotações para elencar o que pode desviar sua atenção e meios de neutralizar esses riscos.
Você vai perceber que, com o tempo, os resultados tendem a ser cada vez melhores!
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Perguntas frequentes sobre Objetivo SMART:
Os Objetivos SMART são definições criadas especificamente para estabelecer para onde uma empresa, um colaborador ou projeto pretende evoluir. Esses objetivos têm como alicerce a metodologia SMART, desenvolvida no ano de 1981, com intenção de ajudar os gestores das organizações a identificarem e atingissem suas metas.
1. S – específico: os objetivos devem ser bem definidos, com metas compreensíveis e transparentes.
2. M – mensuráveis: precisam ser passíveis de medição como método de análise dos progressos.
3. A – alcançáveis: os objetivos devem ser possíveis, reais e concretos.
4. R – relevantes: devem entregar algo que seja passível de ser somado às metas organizacionais.
5. T – temporais: precisam ser cumpridos dentro de um período de tempo determinado.