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People Analytics: entenda o que é e como aplicar na sua empresa

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O People Analytics e seus dados gerados podem transformar completamente a maneira na qual as empresas contratam, promovem e interagem com seus colaboradores.

Além disso, a partir do People Analytics é possível resolver problemas internos com os colaboradores e ainda filtrar perfis adequados no processo seletivo.

E agora, para entender por que implementar o People Analytics no RH da empresa pode fazer a diferença, recomendamos prosseguir com a leitura.

O que é People Analytics?

People Analytics é um método de gestão de pessoas baseado na coleta e análise de dados sobre os colaboradores de uma empresa, vindos de diversas fontes.

Existem softwares de empresas que podem te ajudar a aplicar o People Analytics e falaremos mais sobre isso a frente.

A análise feita pelo People Analytics otimiza o gerenciamento do RH, tornando suas funções mais estratégicas e eficientes.

O que é People Analytics?

Em outras palavras, pode ajudar gestores e líderes a tomar decisões mais assertivas sobre seus colaboradores, de forma que eles acompanhem de perto fatores como o engajamento, produtividade e a satisfação das pessoas na organização, como durante a realização do assessment, por exemplo.

Desse modo, aumenta-se as chances de retenção de talentos e evitamos o turnover dentro da empresa.

Para que serve esse método de gestão de pessoas?

Para que serve o People Analytics? De forma resumida, o People Analytics visa melhorar a qualidade da tomada de decisão sobre os colaboradores da empresa, a partir da coleta e do cruzamento de informações sobre eles.

Desse modo, é possível tanto reconhecer algum colaborador que se destaca quanto identificar possíveis problemas internos que estejam ocorrendo. Tais como: a baixa produtividade, a falta de engajamento, a insatisfação, o alto índice de rotatividade de colaboradores, entre outros.

Mas, como o RH pode colher as informações dos seus colaboradores para fazer essa análise? Bem, essa função é mais simples do que você imagina. Veja só!

  • Primeiramente, recorra aos registros internos da empresa, como a marcação do ponto, a folha de pagamento, por exemplo, que podem te mostrar questões de período trabalhado, nível de produtividade e muito mais.
  • Você ainda pode pesquisar as redes sociais de cada colaborador;
  • Verificar a participação em atividades externas;
  • Ou ainda, conversar diretamente com o colaborador para conhecê-lo melhor.
Para que serve esse método de gestão de pessoas?

Dessa forma, sabemos de suas expectativas e anseios em relação à sua função, aos colegas e à empresa de forma geral.

Lembrando que precisamos ter cautela na coleta, organização e análise de dados, afinal de contas, o People Analytics não serve para vigiar o colaborador, mas sim para entendê-lo de forma que suas habilidades sejam utilizadas da melhor forma possível dentro da estratégia empresarial.

E assim, obter resultados positivos para desenvolvimento da empresa e do colaborador.

Então, que tal agora conhecermos a forma prática do People Analytics? Assim, saberemos como implementar o People Analytics corretamente para analisar todos os pontos e resolver os problemas da empresa que citamos acima.

Como implementar o People Analytics na empresa e obter resultados?

Para começar, saiba que o conceito de People Analytics foi aplicado pela primeira vez no Google, visando aumentar a eficiência da equipe de RH e recrutamento, de forma que consigam analisar com mais precisão e rapidez os dados dos candidatos e a partir disso, fazer uma previsão de quais seriam os melhores para entrarem no processo seletivo.

Dito isso, não podemos negar a importância do People Analytics na equipe de RH de uma empresa, não é mesmo?

Como aplicar o People Analytics?

Por isso, para tornar essa função ainda mais eficiente dentro da empresa, separamos abaixo algumas dicas de como aplicar o People Analytics:

  • Determine um objetivo – o RH deve, antes de tudo, identificar os problemas para encontrar as respostas no cruzamento de dados;
  • Colete os dados;
  • Defina métricas e indicadores para ajudar no processo – alguns softwares podem te auxiliar neste processo;
  • Treine a equipe;
  • Comece com os dados disponíveis e avalie a qualidade deles;
  • Encontre uma variável influência comum entre os dados;
  • Preveja o futuro e resolva o problema – com os dados analisados, é natural que o RH consiga prever e planejar ações futuras para resolver as questões que foram levantadas na definição dos objetivos.

Todo o exposto acima demonstra que o People Analytics pode ser a melhor solução para os seus problemas com colaboradores ou até mesmo no processo seletivo.

Por isso, que tal avaliarmos quais são os benefícios de implementarmos essa ferramenta dentro da nossa empresa? Parece uma alternativa excelente, não é mesmo?

Quais são os benefícios desse método de gestão de pessoas?

Quais são os benefícios desse método de gestão de pessoas?

Quais são os benefícios do People Analytics? Como vimos, a otimização de processos nunca é demais. Por isso, neste sentido, que tal acompanharmos de perto as vantagens do People Analytics para a sua empresa?

  • Contratações mais acertadas;
  • Ações e resultados mensuráveis;
  • Mais possibilidade de controle dos processos;
  • Melhor rendimento do RH;
  • Redução de custos.

Então, que tal apostar nesse método como a solução para os problemas internos da empresa?

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Perguntas frequentes sobre People Analytics:

O que é o People Analytics?

People Analytics, traduzido como “análise de pessoas”, é uma metodologia voltada para a análise de dados, onde são coletados, estruturados e identificados dados acerca dos times organizacionais, tudo realizado através de softwares que ajudam a cruzar as informações recebidas com fico em aprimorar a gestão de pessoas e o RH.

Como aplicar o People Analytics na sua empresa?

Para que a implementação dessa metodologia tenha eficácia, devem ser seguidos os seguintes passos:

1. Estabeleça uma meta – o RH deve, antes de tudo, identificar os problemas para encontrar as respostas no cruzamento de dados.
2. Faça a busca e coleta de dados.
3. Estruture as métricas e indicadores para ajudar no processo.
4. Capacite o seu time.
5. Estude os os dados já disponíveis e avalie.
6. Encontre uma variável influência comum entre os dados.
7. Procure se antecipar aos resultados e solucionar as possíveis adversidades.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
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