keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Pílulas do conhecimento: o que são e como utilizá-las na educação corporativa

Início » Metodologias de Aprendizagem » Pílulas do conhecimento: o que são e como utilizá-las na educação corporativa

Poupar o tempo dentro do ambiente de aprendizado e ainda assim garantir que o ensino será eficaz. É possível? Sim, através das chamadas pílulas do conhecimento. A seguir, te contamos mais sobre esta estratégia de ensino.

O que são Pílulas do Conhecimento?

Pílulas do conhecimento, também chamadas de pílulas do aprendizado (ou pílulas de aprendizagem), são conteúdos integrais e autossuficientes que possuem um período de duração reduzido. Ou seja, é entregue ao colaborador uma referência que se aplique ao seu cotidiano laborativo de modo compacto e várias vezes durante a semana.

Pílulas do Conhecimento x Microlearning

Microlearning e pílulas do conhecimento são a mesma coisa? Não! As pílulas do conhecimento são uma forma de microlearning.

O microlearning desmembra o ensino em várias etapas menores, repassando as tarefas de modo ágil, mas não por isso menos significativos. O conteúdo não é diminuído, mas repassado em sua inteireza de modo ínfimo e constante. Nada é deixado de escanteio, o conteúdo é repassado integralmente.

Pílulas do Conhecimento x Microlearning

Microlearning, então, é uma das maneiras de transferir e analisar o programa de treinamento, desmembrando o que parece inicialmente complexo para facilitar o entendimento por parte do colaborador.

As pílulas, por sua vez, transmitem o ensino em um período de tempo reduzido, de modo rápido e integral. O material constante na pílula surge para acrescer e reiterar algum conteúdo.

Pílulas do Conhecimento x Microlearning
O material constante na pílula surge para acrescer e reiterar algum conteúdo.

Conclusão: microlearning é a estratégia e a pílula é o conteúdo.

Para que servem as Pílulas do Conhecimento?

As pílulas servem como meio de fornecer uma capacitação bastante pontual, usualmente reforçando ou reafirmando algum conteúdo já existente.

Por exemplo, num setor de vendas, as pílulas podem ser utilizadas como fonte de informações sobre uma determinada promoção, como conteúdo de marketing ou até mesmo uma especificidade a respeito de determinado produto.

As vantagens de investir em pílulas do conhecimento

Pílulas do Conhecimento x Microlearning
microlearning é a estratégia e a pílula é o conteúdo.

Utilizar as pílulas do conhecimento pode entregar vários benefícios para os colaboradores, especialmente para aprimorar e consolidar conteúdo que fazem parte do cotidiano laboral.

Abaixo entregamos mais motivos para que você invista nas pílulas do conhecimento:

Facilidade de produzir e consumir

A facilidade relacionada às pílulas do conhecimento diz respeito tanto à sua produção quanto ao fato de entregar conteúdos rápidos e simples de serem consumidos.

E por que é assim? Porque as pílulas possuem conteúdos menores e breves, demandando um período menor de consumo e também de menos necessidade de recursos.

Apesar dessa facilidade, as pílulas devem ser preparadas e desenvolvidas com qualidade e habilidade.

Todavia, sua criação deve ser com foco no método de consumo pelos colaboradores, ou seja, algo rápido e efetivo.

Atualização constante

As pílulas do conhecimento, especialmente por não apresentarem dificuldades na sua produção, são fáceis de serem atualizadas e por isso devem estar sempre sendo renovadas.

Quando falamos de conteúdos mais extensos e que demandam mais tempo de preparação até a disponibilização, a atualização é mais burocrática. No entanto, quando falamos de microlearning, tudo se torna mais simples.

Por isso motivo, os gestores devem sempre manter as pílulas atualizadas com assiduidade.

Mensagem certeira

Como as pílulas são desenvolvidas para facilitar a absorção do conteúdo, é importante que os gestores utilizem esse tipo de ferramenta para entregar temáticas que são consideradas significativas e fundamentais.

Todos esses conteúdos podem ser sempre reutilizados, permitindo que sejam revisitados e assimilados.

Personalização de acordo com o público

Quando as pílulas do conhecimento são criadas, é necessário observar para qual público ela está sendo desenvolvida.

Desse modo, cabe à empresa conhecer seus colaboradores para adaptar os temas ao formato que seja melhor recebido por eles. O foco é nos resultados, ou seja, quanto mais positivo for, mais a empresa será beneficiada.

Outro ponto relevante a ser observado é que, quanto mais acessível for o conteúdo, mais ele será acessado, então é recomendável que a plataforma possa rodar em smartphones, tablets etc.

Garantia de engajamento

A forma como as pílulas do conhecimento são elaboradas e entregues, ajudam no engajamento das capacitações elaboradas por sua empresa.

Levantar os temas mais importantes diante das demandas de cada colaborador é essencial para entender quais conteúdos merecem mais atenção diante das demandas do seu time.

Esse levantamento ajuda você, como gestor, a entender o que sua equipe precisa e qual foco o material desenvolvido precisa ter.

Equipe qualificada

Uma das vantagens das pílulas do conhecimento é que, ao final, sua equipe está mais desenvolvida e melhor qualificada para acompanhar as demandas da empresa.

Uma equipe bem treinada e capacitada demonstra que a empresa valoriza seus colaboradores e mantém constante interesse em vê-los evoluindo.

Quais os benefícios das Pílulas do Conhecimento?

Quais os benefícios das Pílulas do Conhecimento?

Implantar a pílula do conhecimento em sua empresa pode trazer uma série de vantagens, tanto para a organização quanto para os seus colaboradores, quais sejam:

Otimização da aprendizagem do grupo

Quando as pílulas são utilizadas em programas de treinamento e capacitação, o aperfeiçoamento da equipe é uma garantia. Por que? Porque através desse recurso, mesmo os conteúdos considerados profundos são apresentados e aplicados de modo célere e efetivo.

Melhora a retenção

Por motivos variados, não é sempre fácil conseguir que o colaborador se mantenha engajado durante os programas de treinamento.

As pílulas do conhecimento apresentam eficácia nesse sentido, uma vez que ajuda o colaborador a focar no conteúdo a ser repassado, ajudando o treinamento a ser mais leve e engajador.

Um dos principais fatores é a fragmentação de repasse dos temas.

Ativa a motivação e o envolvimento dos colaboradores

Com as pílulas do conhecimento, ao invés de participar de um programa de treinamento que dure, por exemplo, quatro horas, o coordenador pode entregar aos colaboradores várias pílulas de dez minutos cada, por exemplo.

Com esse tipo de interação, o programa fica menos pesado e a motivação e o envolvimento do colaborador ajuda a melhor desenvolvê-lo.

Integra-se a dispositivos variados

O colaborador pode escolher o dispositivo que melhor se adapte ao seu cotidiano para absorver o conteúdo, na hora que entender mais adequada, em qualquer lugar onde esteja.

Auxilia a aprendizagem móvel

Nos últimos tempos, por conta das inovações tecnológicas, os métodos de capacitação são cada vez mais facilitados.

A possibilidade de se utilizar smartphones, tablets e demais aparelhos móveis estão a cada dia mais presentes no cotidiano das organizações, o que possibilita mais simplicidade, acessibilidade e engajamento nos treinamentos dos colaboradores.

E justamente por esse motivo, as pílulas do conhecimento são uma ferramenta que cabe na aprendizagem móvel.

Além de tudo, ainda permite que os conteúdos sejam acessados a qualquer tempo e em qualquer lugar.

Menor interferência no cotidiano da equipe

Muitas vezes, quando é programado um processo de treinamento e desenvolvimento, acaba sendo comprometido um dia inteiro de trabalho dos colaboradores, o que acaba impactando diretamente nos resultados da organização.

Utilizando-se a pílula de conhecimento, elas podem ser entregues várias vezes durante a semana, de modo a se adequar aos horários e oferecer resultados positivos sem afetar negativamente a rotina do grupo.

Intensificar os resultados da organização

Os colaboradores são os responsáveis diretos pelo crescimento e desenvolvimento de uma organização no mercado. Ao utilizar ferramentas que potencializam suas capacidades, o trabalho da equipe apresentará resultados positivos imediatos, aprimorando assim o trabalho final como um todo. 

Formatos de Pílulas do Conhecimento

Formatos de Pílulas do Conhecimento

Dada a forma de entregar o conteúdo, que acontece de maneira célere e eficaz, as pílulas geralmente são aplicadas utilizando-se de estruturas intuitivas e participativas.

Por exemplo: vídeos ou áudios que permitem animação e apresentação.

Podem ainda ser oferecidas como exercícios pontuais em formato de quiz, gráficos, textos curtos e formulários.

Como utilizar as Pílulas do Conhecimento?

Analisados os benefícios e características das pílulas, saiba agora como implementá-la na sua organização:

Como utilizar as Pílulas do Conhecimento

Revisando e solucionando dúvidas sobre tópicos profundos

Programas de T&D não são responsáveis por entregar apenas conteúdos profundos para o grupo. Demonstrar como o conhecimento é aplicado na prática e sanar dúvidas dos colaboradores é parte importante do programa.

Com o auxílio das pílulas do conhecimento você pode esclarecer e corroborar no repasse do material um pouco mais complexo que foi transmitido à equipe em um momento anterior.

As pílulas ajudam a clarear o ensino e sugerir exercícios que ajudam a aplicar a teoria fazendo com que a prática proporcione resultados concretos para a organização.

Ocupando os espaços de conhecimento

Quando forem identificadas lacunas no aprendizado da equipe, antes que venham a prejudicar o cotidiano laborativo, as pílulas são indicadas para solucionar o problema.

Você pode propor conteúdos pontuais para a resolução das questões identificadas, capacitando sua equipe para desenvolver as atividades com clareza e gerar resultados qualitativos para a organização.

Nivelar a equipe aos propósitos da empresa

As pílulas podem ser aplicadas para integrar os colaboradores à cultura organizacional da empresa e explanar metas a serem cumpridas a curto e longo prazo.

Como criar e usar pílulas do conhecimento na educação corporativa?

Para a educação corporativa, as pílulas do conhecimento acabaram se tornando uma ferramenta essencial.

Sobretudo graças à possibilidade de aprimorar as capacitações dos colaboradores, entregando conteúdo de rápida absorção e engajamento.

Todavia, para que isso aconteça, deve haver, antes de tudo, uma estratégia eficaz e possível de ser realizada.

Se o conteúdo aplicado às pílulas não for de encontro às demandas dos colaboradores, de nada adianta.

Portanto, quando a gestão decidir apostar nesse tipo de ferramenta, deve fazer um levantamento completo das necessidades dos colaboradores.

Assim, na Educação Corporativa, as pílulas do conhecimento podem servir para:

  • Revisar conteúdos: ou seja, disponibilizar os conteúdos que possam ser utilizados de forma complementar em alguma capacitação específica, por exemplo.
  • Solucionar dúvidas: as pílulas podem ser utilizadas de forma que algumas questões mais elaboradas sejam entregues de modo mais simples e célere.
  • Nivelar a equipe: de modo que passem a entender a cultura, os valores e os métodos da empresa.

Mas como fazer para desenvolver pílulas do conhecimento com entregas de valor para a empresa?

Recomendamos que sejam seguidas as etapas abaixo:

  • Avaliar os temas que serão entregues na plataforma;
  • Saber quais as demandas principais dos colaboradores;
  • Analisar e nivelar os temas necessários aos treinamentos.
  • Visualizar os melhores formatos e inovar sempre que possível.

Pílulas do Conhecimento via SmartZap

Pílulas do Conhecimento via SmartZap

SmartZap da Keeps é pioneiro na criação de cursos e treinamentos diretamente pelo WhatsApp. Esse modelo Microlearning de ensino facilita a compreensão e melhora o engajamento, uma vez que os usuários já possuem o domínio e fazem o uso da ferramenta de capacitação. No caso, o próprio WhatsApp.

Isso fomenta a interação e aumenta a adesão das pessoas às atividades propostas. Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático, em diversos formatos, como Pílulas do Conhecimento.

Uma excelente maneira para diminuir a resistência e melhorar a comunicação, além de aproximar as relações de trabalho e promover a aprendizagem ativa no ambiente corporativo.

Por fim, ainda vale destacar que no SmartZap todas as ações são medidas e controladas, através do Learning Analytics, para formar uma robusta base de dados, com relatórios personalizados e em tempo real, seja por colaborador ou por curso.

Quer saber mais? Então fale com a gente e venha Desenvolver e Impulsionar Conhecimento.

Perguntas frequentes sobre Pílulas do Conhecimento:

O que são Pílulas do Conhecimento?

As Pílulas do Conhecimento são partes fragmentadas de conhecimento apresentados ou compartilhados em um período de tempo curto, de geralmente 3 a 5 minutos, com foco em facilitar o ensino-aprendizagem, através de temáticas simples e claras repassadas de modo dinâmico, via plataformas ou recursos tecnológicos.

Quais os benefícios das Pílulas do Conhecimento?

Entre as vantagens de utilizar as Pílulas do Conhecimento na sua empresa são várias, por exemplo:

1. Aprimoramento da aprendizagem da equipe.
2. Engajamento dos colaboradores.
3. Pode ser utilizada através de diversos dispositivos.
4. Interfere menos no cotidiano da equipe.
5. Otimiza os resultados gerais da empresa.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: