Já imaginou se existissem habilidades poderosas as quais você pudesse domcinar e atender às demandas atuais e inovadoras existentes no mercado de trabalho? Novidade: elas existem! São as chamadas power skills, que somadas às hard skills e às soft skills, podem fazer toda a diferença durante as análises de competências e habilidades essenciais na sua empresa. Quer saber mais? Continue lendo!
O que são power skills?
As power skills são habilidades avançadas e abrangem tanto as habilidades pessoais quanto as interpessoais.
Esse tipo de habilidade é muito valorizado no mercado, claro. Especialmente porque as power skills ultrapassam as habilidades técnicas (hard skills) que correspondem a funções específicas e podem ser repassadas para diferentes empresas e cargos.
Mas então, quais habilidades fazem parte das power skills?
- Pensamento crítico;
- Resolução de problemas complexos;
- Criatividade;
- Adaptabilidade;
- Liderança;
- Comunicação assertiva;
- Empatia;
- Inteligência emocional;
- Gerenciamento de tempo etc.
Todas essas habilidades acima são habilidades que todos os colaboradores precisam desenvolver, especialmente quando ocupam funções vinculadas a pensamentos estratégicos e gestão de projetos, por exemplo.
Qual a importância das power skills para empresas e profissionais?
As habilidades técnicas muitas vezes precisam ser atualizadas, haja vista as constantes mudanças e inovações que acontecem no mundo e nas empresas.
Então, se as power skills forem desenvolvidas, por se tratarem de habilidades avançadas, os colaboradores conseguirão se adaptar às transformações, ultrapassar os obstáculos que por ventura aparecerem e solucionarem quaisquer desafios nas suas carreiras.
Dito isso, podemos entender que, quando combinadas às habilidades técnicas, as power skills são cada vez mais essenciais para a evolução da empresa e de seus colaboradores.
Qual a diferença entre power skills e soft skills?
Pelo que explanamos até aqui, talvez você esteja se perguntando: mas existem diferenças entre power skills e soft skills? Pode ser que pareçam ser a mesma coisa, mas:
As soft skills dizem respeito a um termo já utilizado há mais tempo e está relacionado às habilidades interpessoais, como:
- Comunicação efetiva;
- Trabalho em equipe;
- Resolução de conflitos;
- Liderança.
São habilidades fundamentais para todos os tipos de funções que um colaborador por ventura venha a exercer.
Já o termo power skills é mais recente, geralmente vinculado às habilidades que citamos lá começo do texto, lembra? Pensamento crítico, criatividade etc.
Se trata de skills que se conectam mais às habilidades para execução de funções com demandas mais complexas e passíveis de mudanças.
Podemos dizer que as soft skills são habilidades interpessoais fundamentais para todos os colaboradores e as power skills são habilidades pessoais mais aprofundadas.
Ambas, funcionando conjuntamente, são essenciais para um bom desempenho do colaborador no desempenho de suas funções.
7 power skills mais valiosas para o mercado corporativo
É importante que você saiba que a power skill demandada vai sempre depender da empresa, da função a ser exercida e das demandas existentes. Mas existem algumas dessas skills que são sempre requisitadas. Veja abaixo quais são!
Pensamento crítico
O pensamento crítico diz respeito à habilidade do colaborador de entender as informações, encontrar problemas e solucioná-los com eficiência.
Resolução de problemas
Utilizar a criatividade e buscar métodos inovadores e eficientes para resolver problemas é algo que conta bastante entre as power skills.
Comunicação assertiva
Saber se comunicar de forma que facilite o entendimento do interlocutor, seja essa comunicação verbal ou escrita conta bastante pontos.
Adaptabilidade
Conseguir ser maleável e se adaptar às possíveis mudanças é uma power skill muito procurada pelas empresas, especialmente por aquelas cujo ambiente opera em inovações constantes.
Liderança
Liderar, engajar e motivar os colaboradores são características que as empresas costumam prezar bastante, pouco importante o cargo a ser ocupado ou o nível hierárquico no qual se encaixa.
Criatividade
Ter um pensamento criativo, encontrar soluções inovadores, abordar os desafios e obstáculos de forma moderna e arrojada.
Gestão de tempo
É claro que saber organizar o seu tempo é essencial, concorda? Definir as prioridades, cumprir as metas, não perder prazos – características muito procuradas dentre as power skills.
Essas acima estão longe de serem as únicas power skills existentes, mas com certeza estão entre as mais procuradas no mercado. Porém, tenha sempre em mente que, a depender da empresa, as habilidades necessárias irão variar. Fique atento!
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Perguntas frequentes sobre Power Skills:
As Power Skills absorvem as soft skills, mas são consideradas habilidades mais poderosas, ou seja, são habilidades que podem ser potencializadas pelos colaboradores, de modo que possa atuar na sua função com melhor desempenho e eficácia, facilitando e aprimorando sua jornada no ambiente de trabalho.
– Pensamento crítico;
– Capacidade de resolução de problemas com métodos inovadores;
– Boa gestão do tempo;
– Criatividade e inovação;
– Comunicação assertiva;
– Liderança;
– Capacidade de adaptação.