Proatividade no trabalho: como desenvolver essa competência

Sem tempo para ler?

Dentre os diversos atributos reconhecidos nas organizações, a proatividade no trabalho é um dos mais prestigiados. A capacidade do colaborador de agir e entregar suas produções sem a necessidade de delegação é um comportamento positivo que reflete na melhoria dos resultados da empresa. Mas por que nem todos os colaboradores desenvolvem a proatividade? Muitas vezes, por falta de atenção e impulsionamento dos seus gestores. Quer saber como motivar a proatividade no seu ambiente corporativo? Continue lendo o nosso artigo!

O que é proatividade?

Proatividade é uma habilidade comportamental através da qual o colaborador age de modo prematuro na atuação de suas demandas e produções dentro de determinadas situações.

Quem criou a proatividade? O termo foi criado inicialmente na década de 1930, campo da psicologia experimental. Com o passar do tempo, passou a ser utilizado pelas empresas até ser amplamente utilizado, como nos dias atuais.

Proatividade no trabalho: como desenvolver essa competência

Um colaborador proativo é aquele que antecipa suas ações na intenção de não acumular nem tampouco causar desordens iminentes.

A proatividade é uma capacidade do indivíduo de assumir para si aquelas demandas antes que se transformem em adversidades desnecessárias. Ele prefere realizá-la “de uma vez”, antes que alguma “catástrofe” evitável de fato aconteça.

Então, o que significa proatividade? Em resumo, ser proativo nada mais é do que agir ao invés de esperar. Quando um colaborador é proativo, ele não vai ficar sentado aguardando o resultado para aquela situação, ele vai atrás de um modo eficaz para resolvê-la. E resolve.

O colaborador capaz de manter acesa a proatividade, enxerga o aquele possível obstáculo não como sendo um obstáculo apenas da empresa, mas sim de todos os setores coletivamente.

Qual a importância da proatividade?

Um colaborador proativo certamente encontrará mais opções no mercado e terá mais chances de se desenvolver na empresa. A proatividade, combinada às estratégias de treinamento e desenvolvimento, junto às habilidades acadêmicas, forma um verdadeiro combo de sucesso profissional.

Uma empresa na qual atuem colaboradores proativos, pessoas atualizadas quanto às demandas existentes, estará sempre um passo à frente da concorrência.

Todavia, é essencial que haja um exemplo vindo dos seus gestores e coordenadores, pois nada funciona melhor do que o encorajamento para que a proatividade faça parte da lista de competências a serem fortalecidas pela organização.

Por que ser proativo?

Primeiramente, por tratar-se de uma qualidade de destaque dentro de qualquer equipe empresarial na qual o colaborador atue.

Ser proativo é característica de um profissional que sabe o que quer e entende o que deve ser feito para alcançar seus objetivos.

Em um processo de recrutamento, por exemplo, os gestores costumam enaltecer e priorizar esse tipo de comportamento.

A proatividade, tanto no trabalho quanto no dia a dia acaba tornando-se um hábito rotineiro. E quanto mais fácil for exercitá-la, mais benefícios o colaborador será capaz de colher.

Características da proatividade

Existem algumas características que auxiliam na hora de identificar um colaborador proativo ou uma empresa com qualidades proativas. Abaixo, citamos algumas das mais presentes:

Características da proatividade

Discernimento necessário acerca da cultura organizacional

A capacidade do colaborador de conhecer o ambiente no qual trabalha, saber sobre os valores tradicionais, quais os caminhos que a empresa pretende seguir e entender as necessidades a serem supridas é fundamental para que consiga manter-se proativo, podendo agir sem aguardar disposições hierárquicas.

Dedicação integral à empresa

É importante que o colaborador pense sempre em ir além e como será capaz de levar a empresa a alçar novos caminhos para sua carreira dentro daquele ambiente.

O que deve ser feito? Expor com afinco suas motivações e habilidades, traçar uma estrada próspera e seguir rumo àquilo que deseja alcançar.

Versatilidade

Estar atento às inovações e demonstrar a capacidade de evoluir junto a elas é uma característica significativa da proatividade.

Contar com o suporte dos colegas colaboradores é também um meio de abraçar a coletividade e manifestar a capacidade de ser adaptável em prol da evolução da empresa.

Aprimoramento das informações

Cursos de treinamento e desenvolvimento, capacitações, especializações, tudo o que couber no contexto de desenvolvimento profissional é um caminho proativo dentro da rotina empresarial.

Um colaborador qualificado e atualizado é peça fundamental para o avanço da empresa.

Proatividade e Produtividade

Quando relacionada à proatividade, a produtividade faz parte daquela circunstância onde o colaborador entrega suas demandas e é capaz de produzir em grande quantidade em um período de tempo mínimo.

Aqui, a produtividade pode se referir também àqueles colaboradores que entregam mais resultados do que a maioria dos profissionais do mesmo setor, ou ainda quando uma grande quantidade de trabalho é realizada de modo a reduzir os custos da empresa na produção etc.

Proatividade e Iniciativa

Numa empresa, demonstrar iniciativa é “ir atrás e realizar”. É enxergar o que precisa ser feito e fazer, com desenvoltura e quantas vezes for necessário.

Iniciativa pode ser entendida ainda como sendo a capacidade de enxergar inovações, motivá-las e expor as vantagens de seguir uma nova jornada.

A proatividade engloba a iniciativa em seu conceito como uma de suas características principais. Não se trata de palavras sinônimas. A iniciativa é um dos apoios através do qual a proatividade se sustenta.

Proatividade e Iniciativa

Gostou do nosso conteúdo?

Conheça também o Go Learning: uma Universidade Corporativa gratuita, criada pela Keeps e pensada para todos do T&D e RH. Um lugar onde você exerce mais do que proatividade, desenvolvendo as principais soft skills para o mundo corporativo atual.

Inscreva-se no Go Learning e faça parte dessa comunidade

Contato

Relacionados

20/05/2022
Análise de causa raiz é uma metodologia que pode ser utilizada e adaptada a vários setores e ocas...
16/05/2022
No cotidiano organizacional é natural que alguns desafios aconteçam, afinal, erros e problemas se...

TRAGA A SUA EMPRESA PARA

A MELHOR LXP DO BRASIL

Capacite mais, em menos tempo e com menor custo.