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Rapport: como construir e aplicar esta técnica

Rapport é uma técnica de psicologia muito conhecida e aplicada em sociedade e diferentes ambientes de trabalho. Para saber como construir e aplicar essa técnica de forma eficiente, não perca as informações deste artigo.

O que é Rapport?

Rapport é um conceito da psicologia aplicado ao ambiente de trabalho, o que pode ser essencial para auxiliar uma pessoa a se sair melhor no que diz respeito ao convívio em sociedade.  

Desse modo, as técnicas de Rapport remetem a uma relação harmônica entre diferentes pessoas dentro do ambiente empresarial, proporcionando mais confiança durante o processo de comunicação interna.

Sendo assim, o Rapport é utilizado para designar a técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa, para que se comunique com menos resistência, contribuindo para maior abertura e interações.

Como aplicar o Rapport?

O Rapport é uma maneira rápida e eficiente de gerar confiança, cooperação e diálogo. Portanto, é de grande utilidade para as relações interpessoais e negociações.

Então, para colocar o conceito do Rapport em prática, vamos ver algumas dicas de como aplicá-lo e obter mais empatia no ambiente empresarial, melhorando a comunicação interna na organização;

Mais detalhes abaixo:

Como aplicar o Rapport?

Sorria

Independente de como e por onde for a conversa, o simples ato de sorrir muda a sua voz e deixa o interlocutor mais confortável.

O sorriso é considerado como a chave universal do Rapport, pelo simples fato de ser capaz de desarmar qualquer pessoa e fazer com que grandes dificuldades pareçam fáceis de resolver.

Seja otimista

Ser otimista te ajuda a parecer uma pessoa “para cima”, que acredita no que fala. Essa ação faz com que você transmita confiança e autoridade de maneira positiva. Dessa forma, você se torna uma pessoa mais positiva e espalha essa energia para as demais pessoas na empresa, transmitindo confiança.

Chame o outro pelo nome

Sempre que possível, chame o outro pelo nome, assim o seu receptor passa a se sentir próximo de você e importante.

Parece irrelevante, mas chamar alguém pelo nome, especialmente quem não vemos com muita frequência, faz toda a diferença nas relações internas. Portanto, pratique.

Tenha paciência e saiba escutar

Empatia também significa ouvir o que o outro tem a dizer. Isso faz parte de boas práticas empresariais, afinal, de nada adianta conhecer todas as técnicas de Rapport, ser uma pessoa simpática e otimista, se você não possui paciência para ouvir aqueles que estão falando com você.

Portanto, compreenda que, em qualquer situação de nossas vidas, precisamos ser tolerantes, trabalhar a ansiedade e saber ouvir.

Busque conexões

Para conviver em sociedade é preciso compreender o universo de cada um. Por mais que às vezes pareça que você não tem nada em comum com a outra pessoa, tente encontrar qualquer informação que os conecte.

Neste ponto, vale tudo para que você possa conseguir formar um elo entre vocês.

Por que o Rapport é importante?

O Rapport é uma técnica que possibilita criar uma relação de empatia com outra pessoa.

A comunicação é feita com menor resistência por ambas as partes, tornando-o muito importante para proporcionar boas relações e comunicações entre empresa, colaboradores e clientes.

Sendo assim, você contribui com um bom desenvolvimento empresarial, uma boa relação social e por fim, alcançar resultados positivos.

Rapport para vendas

Rapport para vendas

Claro que construir uma conexão com o cliente é essencial em qualquer segmento para concretizar a venda com maior segurança e de forma mais objetiva.

Por isso, colocar as técnicas de Rapport em prática são tão importantes, inclusive para o setor de vendas, devendo ser repassadas durante treinamentos para equipe de vendas.

Afinal, ninguém gosta de pessoas iguais e que só pensam si e nos seus próprios interesses. E o Rapport ajuda em dois pontos essenciais que impedem o cliente de ver você dessa forma. Veja-os a seguir:

  • Demonstrar empatia;
  • Pavimentar uma relação a longo prazo.

Além disso, aproveitando que estamos falando sobre o Rapport para vendas, vamos conhecer a seguir, alguns benefícios dessa psicologia para sua estratégia comercial?

Aumenta a confiança do prospect

É importante para qualquer pessoa se sentir segura e parte de algo maior, portanto, quando você envolve o prospect com as técnicas de Rapport, ela se sente mais confiante em si mesmo e em você.

Nesse sentido, quanto mais confiança e conexão forem construídos, melhor – já que isso vai deixar a pessoa preparada emocionalmente para efetuar a compra.

Proporciona ao vendedor o controle do diálogo

Outra vantagem do Rapport para as vendas (no caso o vendedor) é a possibilidade de controlar o diálogo.

De forma sutil, é como se você induzisse o cliente a entrar na sua frequência e conversar no mesmo ritmo e no tom que você.

Sendo assim, não é preciso muito para entender que é mais fácil vender com uma situação sob controle do que seria em um cenário de estresse e muita objeção.

Derrubar barreiras com o cliente

A forma que conversamos pode preparar e mudar o emocional do cliente e assim, quebrar possíveis barreiras entre você e eles.

Nossas emoções têm um papel importante em decisões de compra. Então, a parte racional de um argumento de vendas só vai fazer sentido depois que a pessoa já comprou emocionalmente.

E dessa forma, o Rapport funciona como proteção emocional para preparar os clientes e prepará-los para o que você tem a oferecer.

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Perguntas frequentes sobre Rapport:

O que é o Rapport em vendas?

Rapport é um conceito derivado da psicologia através do qual existe a possibilidade de aplicação de técnicas variadas, todas com o objetivo de obter uma relação empática com o próximo. Quando falamos em vendas, o Rapport auxilia na comunicabilidade do prospect, que ocorre de modo com fluido e natural.

Como aplicar o Rapport em vendas?

– Tenha sempre um sorriso para ser entregue. O simples ato de sorrir muda a sua voz e deixa o interlocutor mais confortável.
– Mantenha o otimismo. Isso faz com que você transmita confiança e autoridade de maneira positiva.
– Chame o seu receptor pelo nome, assim ele passa a se sentir próximo de você e importante.
– Seja paciente e saiba ouvir.
– Desenvolva conexões.

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