SCAMPER: a técnica para despertar sua criatividade

Sem tempo para ler?

SCAMPER: a técnica para despertar sua criatividade

Revolução e inventividade são características cada vez mais procuradas pelas empresas nos programas de recrutamento de colaboradores. O SCAMPER foi criado para permitir que essas características sejam motivadas e evoluídas; como forma de auxiliar no avanço das performances dos colaboradores no ambiente organizacional.

Ter permissão para inovar e utilizar-se de métodos criativos é essencial para a implementação do SCAMPER, pois através dessa liberdade criativa os produtos/serviços ofertados pela empresa tendem a performar de modo positivo no mercado. Além disso, as melhorias podem ocorrer também internamente, através de demonstrações de eficiência e rendimento das equipes.

Como então o SCAMPER pode ser aplicado na sua empresa? Continue lendo e descubra!

O que é SCAMPER?

O que é SCAMPER?

SCAMPER é um acrônimo para sete palavras, quais sejam: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor, Eliminar e Rearrumar.

Cada uma dessas palavras representa uma etapa do modelo que, se forem utilizadas de modo consecutivo, permitirá que os possíveis conflitos existentes sejam solucionados com aperfeiçoamento. 

O SCAMPER, enquanto método, é atualmente um dos instrumentos mais efetivos quando a intenção é fortalecer os produtos/serviços e demais procedimentos, como durante a implementação de programas de T&D.

Quando a empresa utiliza o SCAMPER, consegue ter uma visibilidade mais ampla em relação às demandas rotineiras, permitindo que os colaboradores tenham liberdade para serem criativos no ambiente organizacional.

Quem criou o SCAMPER?

O modelo foi desenvolvido por Bob Eberle, administrador educacional, na década de 70, visando aumentar o alcance das ideias, facilitando a habilidade de pensar além e o desenvolvimento crítico.

Ou seja, o SCAMPER é uma técnica de geração de ideias que veio como um modelo melhor estruturado para a utilização do brainstorming.

Como funciona o SCAMPER?

É importante ressaltar que essa técnica presume que todas as inovações derivam ou alteram aquilo que já existe. Então como se aplica o SCAMPER?

Primeiro, deve existir uma meta final para que seja resolvida alguma questão organizacional. Ou seja, reconhecer o obstáculo e em seguida estruturar a meta da equipe. Daí então, a sequência de como fazer o SCAMPER é iniciada:

Substituir

Nesta etapa inicial, é feito um estudo acerca dos progressos do produto/serviço ofertado pela empresa e tentar encontrar se existe ou não necessidade de haver alteração nos procedimentos.

É este o momento do SCAMPER onde a empresa deve definir se fará alguma alteração nas suas produções, seja no quesito operacional ou material, ou se é caso de substituição integral daquele produto/serviço.

Combinar

Nesta segunda fase, é chegado o momento de observar se os produtos/serviços ofertados pela empresa podem ser combinados de modo a estimular novas chances de criação.

Caso isso aconteça, a equipe despertará unificadamente, evoluindo os padrões de até então e potencializando suas criações, acelerando e positivando a performance da organização nos negócios a serem realizados.

Adaptar

Durante a etapa de adaptação, os gestores devem estudar aqueles ambientes onde seu produto/serviço teria possibilidade de estar atuando, mas que ainda não atua.

Adaptar, nesse caso, significa dizer que se forem realizadas pequenas alterações, tudo aquilo que a empresa fornece poderá ser inovado quanto às suas finalidades.

O RH da empresa pode ainda utilizar a adaptação no que diz respeito ao cotidiano dos times ali atuantes. Como? Analisando como acontecem os procedimentos intrínsecos e como poderão aceitar melhorias.

Modificar

Na modificação, a equipe tira um momento parar analisar o produto/serviço e entender o que precisa ser otimizado, o que precisa ser amenizado, o que pode ser excluído e o que será modificado.

Essa mudança pode ocorrer de várias maneiras, mas equipe deve definir qual será o método utilizado, visando atender o resultado objeto da demanda.

Propor

Nessa fase, o mais importante é que sejam feitas perguntas que auxiliem no entendimento do seguinte: estou conseguindo acessar o máximo do meu produto/serviço?

Talvez seja um momento complicado, mas nesse momento, a equipe deve se reunir e começar um processo de brainstorming, buscando sair do lugar comum e até mesmo do foco do negócio principal da empresa.

Eliminar

Essa é a fase na qual o foco é identificar os pontos exorbitantes e tentar simplificar todos os procedimentos ao máximo.

De acordo com o SCAMPER, essa é fase de decidir, definitivamente, se dentre a totalidade de produtos/serviços algum precisa ser eliminado.

Todavia, antes de eliminar o produto/serviço, deve-se analisar: qual impacto a empresa teria caso esse produto/serviço não fosse mais ofertado? Se a investigação demonstrar que insistir na manutenção do produto/serviço trará impactos negativos, como excesso de gastos etc., deverá ser eliminado.

Reorganizar

A etapa final do SCAMPER acontece depois de serem resolvidos todos os possíveis conflitos durante as fases anteriores.

Nesta etapa, a empresa já terá concluído a respeito das alterações feitas em seus produtos, serviços e procedimentos e será capaz de ofertar aquilo que de fato contribua na resolução dos obstáculos e demandas.

Por isso, reorganizar é o último pronto da lista. O que isso quer dizer? Quer dizer que é aqui o momento de equiparar toda a produção rumo aos resultados almejados.

Gostou do nosso conteúdo?

Então aproveite para conhecer o GO LEARNING: uma universidade corporativa gratuita e pensada para T&D e RH.

Tenha uma experiência LXP de ensino com acesso livre a cursos certificados, desenvolvidos pelo time de Design Instrucional da Keeps ou em parceria com outros especialistas.

Contato

Relacionados

20/05/2022
Análise de causa raiz é uma metodologia que pode ser utilizada e adaptada a vários setores e ocas...
16/05/2022
No cotidiano organizacional é natural que alguns desafios aconteçam, afinal, erros e problemas se...

TRAGA A SUA EMPRESA PARA

A MELHOR LXP DO BRASIL

Capacite mais, em menos tempo e com menor custo.