keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Tecnologia no RH: evolução e importância de utilizá-la

Início » Tecnologias Educacionais » Tecnologia no RH: evolução e importância de utilizá-la

O uso de Tecnologia no RH é algo que não tem como deixar para depois, haja vista as inovações estarem presentes em toda a rotina de uma empresa. Quando falamos dos Recursos Humanos, pensamos por exemplo nos processos seletivos, que precisam ser cada vez mais assertivos e eficazes. E, é claro, a tecnologia pode ajudar com isso. Quer saber como? Continue lendo que vamos te contar!

Tecnologia no RH: evolução e importância de utilizá-la -leia-mais

A evolução da tecnologia no RH

Anteriormente ao avanço tecnológico, os processos de Recursos Humanos eram, em sua maioria, manuais e bastante burocráticos, gerando muitas demandas administrativas.

Portanto, quando as inovações tecnológicas começaram a acontecer, logo algumas mudanças se destacaram.

Abaixo, vamos apresentar o funcionamento de alguns processos antes e depois da tecnologia no RH, veja só:

Antes da tecnologia no RH

  • Recrutamento e seleção: a divulgação de vagas era feita em materiais impressos, como jornais ou quadros de avisos. Os currículos eram coletados manualmente e a triagem dos candidatos também.

  • Gestão de dados de funcionários: os arquivos físicos eram mantidos com risco de serem perdidos ou danificados a qualquer momento.

  • Treinamento e desenvolvimento: os treinamentos eram essencialmente presenciais, com materiais impressos, o que dificultava a personalização etc.

  • Avaliação de desempenho: essas avaliações aconteciam de forma manual e subjetiva, onde os feedbacks aconteciam muito raramente.

  • Comunicação interna: acontecia de forma presencial ou através de memorandos e quadros com avisos.

  • Gestão de tempo e folha de pagamento: tanto a folha de pagamento quanto os registros de ponto eram manuais, com grande margem de erro.

  • Cumprimento de normas legais (compliance): muitas vezes não eram 100% consistentes, haja vista os procedimentos manuais para garantir o cumprimento das leis trabalhistas, por exemplo.

Após as inovações de tecnologia no RH

  • Recrutamento e seleção: as divulgações de vagas passaram a ser em plataformas online, os currículos a passarem por triagem automática, agendamento online de entrevistas etc. Assim, o alcance era maior e o processo mais eficiente.

  • Gestão de dados de funcionários: surgiram os Sistemas de Informação de Recursos Humanos (SIRH) que passaram a centralizar os dados de forma segura, com acesso fácil e informações bem geridas.

  • Treinamento e desenvolvimento: passaram a ser utilizadas plataformas de e-learning para opções de treinamento online, facilitando a aprendizagem contínua e personalizada.

  • Avaliação de desempenho: houve a implementação de softwares de gestão de desempenho, com feedbacks constantes e avalições orientadas por dados.

  • Comunicação interna: surgiram variadas ferramentas digitais de comunicação, que permite haver interação mais eficiente e simultânea entre as equipes.

  • Gestão de tempo e folha de pagamento: os sistemas de gestão de ponto foram automatizados, bem como os processos de folha de pagamento, o que reduziu os erros e aumentou a conformidade.

  • Cumprimento de normas legais (compliance): os riscos legais são reduzidos por conta de softwares específicos para ajudarem a gerir processos.

Após essa comparação, você já deve ter notado que as mudanças advindas da tecnologia fizeram com que o RH saísse daquele foco operacional e burocrático, e passasse a atuar com mais estratégia e análise dentro da empresa.

Isso facilitou que o setor de recursos humanos se tornasse mais eficiente, mais preciso e contributivo com as demandas e expectativas organizacionais.

A evolução da tecnologia no RH

Qual a importância da tecnologia no RH?

Quando falamos no agora e nas inovações tecnológicas e seus impactos na empresa, a tecnologia no RH merece destaque pelos seguintes motivos:

  • Eficiência operacional: aqueles processos administrativos de rotina podem ser automatizados pela tecnologia, de modo que a equipe do RH pode focar em outras atividades, o que acaba reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.

  • Tomada de decisão baseada em dados: a inserção de sistemas como o People Analytics auxilia os líderes de RH com informações e embasamentos para a tomada de decisões.

  • Adaptação ao trabalho remoto e híbrido: com a pandemia, vivenciamos uma necessidade urgente de transição de modelos de trabalho. E através da tecnologia no RH, foi que conseguimos administrar e engajar equipes remotas e em dispersão geográfica.

  • Engajamento e bem-estar dos colaboradores: muitas das ferramentas que existem hoje ajudam no monitoramento e aprimoramento do bem-estar e sobretudo do engajamento dos colaboradores, com estratégias cada vez mais acessíveis e descomplicadas.

  • Inovação e competitividade: quando falamos de tecnologia no RH, além dos processos internos, o impacto da tecnologia motiva também a promoção de uma cultura de inovação, essencial para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.

  • Experiência do colaborador: com a tecnologia no RH e os processos simplificados, o colaborador passar a acessar mais recursos e a ter acesso a mais informações, o que permite uma maior inclusão acerca das informações da empresa etc.

  • Atratividade para novos talentos: as gerações atuais dão maior valor à tecnologia moderna, o que faz da empresa um ambiente mais atraente para esses novos talentos.

Dadas essas importâncias acima expostas, como será que essas tecnologias existentes atualmente podem ser utilizadas de forma prática no RH da sua empresa?

Quais áreas do RH podem ser otimizadas com o auxílio da tecnologia?

Quais áreas do RH podem ser otimizadas com o auxílio da tecnologia?

Sistemas de Informação de Recursos Humanos (SIRH)

Para centralizar os dados dos seus colaboradores, para fazer a gestão de folhas de pagamento, análise de benefícios e demais funções gerenciais, atualmente existem plataformas que podem ser utilizadas.

Exemplos: Workday e SAP SuccessFactors.

Recrutamento e Seleção

Ferramentas diversas auxiliam a divulgar vagas, fazer a triagem dos currículos e administrar a gestão de processos de entrevista. Algumas das mais utilizadas são: LinkedIn Recruiter e Indeed.

Treinamento e desenvolvimento (T&D)

Existem diversas plataformas LMS/LXP de ensino personalizável e sofisticado, voltado à Educação Corporativa.

Esses sistemas têm por objetivo promover um ambiente de aprendizagem ágil e digital que simplifica a criação de cursos e estimula o engajamento e realização de trilhas e cursos digitais pelos seus colaboradores, de modo a promover o aprendizado contínuo.

People Analytics

Para analisar dados, saber quais são as principais tendências existentes na área e repassar a tomada de decisões mais estratégicas, ferramentas de People Analytics como a Visier People ou Tableau são muito utilizadas.

Gestão de desempenho e feedbacks

Em termos de tecnologia no RH, para facilitar avaliações de desempenho, processos de feedback contínuo, gestão de objetivos e OKRs, existem plataformas como a BetterWorks ou 15Five.

Engajamento e bem-estar dos colaboradores

Quando falamos em aplicativos capazes de gerar insights para engajar os colaboradores e entregar recursos que podem ser utilizados para promover o bem-estar no ambiente de trabalho, existem opções como o Peakon ou Limeade.

Comunicação interna

Existem inúmeras ferramentas de comunicação que ajudar na promoção de colaboração e comunicação eficiente entre equipes, principalmente quando falamos de trabalho remoto/híbrido.

Exemplos: Slack, Discord, Microsoft Teams e Google Meet.

Agendamento e gestão de tempo

Para auxiliar na gestão de horários, nas folgas, no controle de ponto e ainda ajudar na manutenção da conformidade de leis trabalhistas e regulamentações, existem tecnologias no RH próprias para esses processos: Kronos ou Deputy.

Inteligência Artificial e chatbots

Ferramentas como o Chat GPT podem ser utilizadas para esse papel, como responder perguntas mais frequentes dos colaboradores e agilizar dúvidas básicas.

Você pode conferir assistindo abaixo o vídeo do nosso Webinar sobre aplicação do Chat GPT na Educação Corporativa, ministrado pelo nosso CEO Rangel Torrezan:

Para saber mais sobre a Inteligência Artificial no RH e suas aplicações práticas, clique aqui.

Onboarding digital

Para realizar o onboarding ou treinamentos de integração de colaboradores, nós indicamos o SmartZap. Através desse mini LMS você consegue entregar um curso no WhatsApp do seu colaborador.

Isso facilita o acesso e a conclusão do material, independente do local e infraestrutura que ele tenha disponível. 

Conclusão

Ao utilizar a tecnologia no RH, sua empresa perceberá a otimização presente na produtividade, nos resultados e sobretudo na redução de tempo de processos que podem ser automatizado, chegando até 80% menos. Tempo esse que pode ser utilizado para a concretização de outros procedimentos.

Todavia, é necessário que a empresa implemente uma cultura digital e que todos os colaboradores estejam preparados para lidar com todas as inovações, garantindo então a competência, habilidade e atitude precisas para a evolução do setor.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: