Realizada anualmente, a conferência promovida pela ATD trouxe, em 2023, alguns temas considerados principais e importantes, as tendências globais de T&D.
Acima, você pode acompanhar as impressões de Rondinei Silva, especialista em T&D e participante da conferência, em um Webinar promovido pela Keeps onde foram elaboradas temáticas acerca dos principais destaques do evento e também tendo como alicerce o panorama geral do T&D no Brasil. Não deixe de assistir!
O que é a ATD?
Para começar, vamos entender o que é a Association for Talent Development – ATD?
A ATD é uma organização profissional voltada para a viabilização do desenvolvimento de talentos. Ou seja, tem como foco ajudar aqueles profissionais que são responsáveis pelo desenvolvimento do setor e dos programas de T&D de colaboradores nas empresas.
Essa organização é responsável por conduzir, de forma global, pesquisas, certificações, conferências e também publicações, sempre buscando desenvolver o melhor conteúdo de aprendizagem e desenvolvimento de colaboradores.
ATD 2023 e as Tendências Globais de T&D
Anualmente, a ATD desenvolve a ATD International Conference & Exposition, uma das maiores conferências de T&D do mundo.
Na conferência, entre palestras, workshops, exposições e muito networking, os profissionais da área são sempre atualizados com tudo o que existe de mais atual em relação a tecnologias, tendências e metodologias do mundo do T&D.
Esse ano, uma das temáticas elaboradas durante a conferência foi acerca das tendências globais de T&D para o ano de 2023.
“Desenvolver ou treinar? Pode parecer só um joguinho de palavras, mas a essência de cada atividade diz muito. Foi muito discutida essa questão, é um trabalho que eu venho desenvolvendo e pretendo continuar desenvolvendo, que é sobre formar pessoas com pensamento mais crítico, pessoas que não fiquem só executando ou fazendo bem feito uma metodologia de feedback, mas pessoas que entendam por que estão fazendo aquilo, qual é o valor real de fazer aquilo, de ter essa conversa, não somente replicar um modelinho.
Esse momento acabou. As pessoas ou começam a pensar de forma mais crítica, ou vão ficar replicando coisas erradas, porque a gente está sendo bombardeado de informações o tempo todo. A gente precisa, como área de educação corporativa, começar a desenvolver líderes que pensem, não só líderes que executem aquilo que a gente colocou num treinamento.”
(Rondinei Silva, pensativista, palestrante e especialista em T&D)
Tendências Globais de T&D segundo a ATD 2023
Abaixo, vamos te contar algumas das principais tendências. Caso você queira se aprofundar um pouco mais, não deixe de assistir ao nosso webinar.
Sim, existem outras tendências globais de T&D além das voltadas para a educação corporativa. Algumas dessas tendências incluem:
A ascensão da Inteligência Artificial
Nos últimos tempos, a IA vem ganhando cada vez mais destaque quando falamos de T&D e automação de processos.
Com o uso da Inteligência Artificial, você consegue também entregar feedbacks personalizados e desenvolver experiências de aprendizado cada vez mais engajadoras para os seus colaboradores.
“Existe vida em T&D após inteligência artificial, sim, existem carreiras longas em T&D após essa avalanche de mudanças que a gente tem passado, mas não é para todo mundo. Esse foi um dos principais insights. A área de TID não vai acabar por conta de inteligência artificial, a área de educação corporativa não vai acabar por conta de qualquer caraminhola que tenha na nossa cabeça, mas a área de educação corporativa não vai ser para todo mundo.
Vai ser, sim, para aquelas pessoas que estão com a intenção real de se conectar com o negócio, de se conectar com outras disciplinas que não são as suas e de entender que o desenvolvimento de lideranças passa pelo desenvolvimento de pessoas, passa por ensinar as pessoas a pensarem ou ajudar com que as pessoas retomem esse pensamento crítico e que não sejam mais só uma área de ensinar as pessoas a replicar o modelo.”
(Rondinei Silva, pensativista, palestrante e especialista em T&D)
A crescente importância da diversidade, equidade e inclusão
Chamado de DE&I, esse tipo de treinamento tem sido cada vez mais demandado pelas empresas, que estão focadas no desenvolvimento de um ambiente organizacional sempre mais inclusivo e de equidade.
A necessidade de treinamentos de habilidades digitais entre as tendências globais de T&D
Dentro do contexto das tendências que citamos anteriormente, essa acontece como uma consequência. As demandas digitais só crescem e, junto a ela, a necessidade de trabalhadores que acompanhem esse processo.
Assim, é crescente busca por treinamentos de skills digitais, como programação, análise de dados, UX design etc.
A crescente importância da aprendizagem baseada em projetos
Essa é uma metodologia de aprendizagem através da qual os colaboradores aprendem tendo como foco os projetos com práticas reais.
Quando é feito um treinamento com esse tipo de abordagem, os colaboradores desenvolvem skills e conhecimentos voltados para a realidade do mercado de trabalho atual.
“Essa foi uma das coisas que foi bastante discutida lá também na ATD, sobre esse conceito de aprendizagem em tempo real. Como que a gente introduz isso dentro das ações de educação corporativa para que as pessoas entendam que o valor da área de educação corporativa não é somente na entrega em si do treinamento, naquela sala de aula que todo mundo para, nesse momento que estamos aqui, todo mundo parando aqui e tal, mas que as pessoas consigam perceber o valor que a gente entrega no dia a dia deles. Na atividade diária deles.
Que eles sejam capazes de falar assim, “aquilo que o pessoal da área de treinamento me cutucou, eu estou aqui aprendendo agora. Hoje eu estou capaz de acelerar meu processo de aprendizagem no meu dia a dia aqui em tempo real por conta de um apoio, de uma ação da área de educação corporativa.”
Porque as pessoas já fazem isso de alguma maneira. O nosso papel é encontrar caminhos para desenvolver essas pessoas a fazerem de forma mais intencional e com uma velocidade ainda maior.
E a discussão era: precisamos ensinar essas pessoas, desenvolver essas pessoas a serem mais intencionais no aprendizado do dia a dia, na execução das suas tarefas e serem capazes de acelerar a velocidade desse aprendizado através de ferramentas, através de técnicas, através de mentalidade, de uma série de ações.”
(Rondinei Silva, pensativista, palestrante e especialista em T&D)
A importância da aprendizagem ao longo da vida
Você já ouviu falar do termo lifelong learning, certo? O aprendizado contínuo, ao longo da vida, é cada vez mais relevante e está entre as tendências globais de T&D.
Os colaboradores precisam se manter sempre atualizados e em constante processo de aprendizado, o que faz surgir uma necessidade sempre urgente de oportunidades de atuar em programas de T&D.
O uso de tecnologia para melhorar a aprendizagem
A tecnologia está sempre evoluindo e, em consequência, trazendo possibilidades de personalização, acesso fácil e engajamento.
Nos programas de T&D, ferramentas como realidade aumentada, virtual e aprendizagem adaptativa têm feito parte da estrutura de experiências de aprendizagem intuitivas, eficazes e interativas.
Foco em habilidades essenciais e as tendências globais de T&D
As chamadas habilidades essenciais são: comunicação, colaboração e pensamento crítico. Por serem essenciais, as empresas investem em treinamento constante para desenvolvê-las, principalmente para que haja sucesso contínuo mesmo diante das mudanças do ambiente corporativo como um todo.
O uso de aprendizagem baseada em tarefas
Esse tipo de aprendizagem, assim como o das habilidades essenciais, é concentrado em desenvolver skills focadas em tarefa ou função.
Dessa forma, você ajuda seus colaboradores a focarem na capacitação voltada para as skills que precisam para obterem sucesso em seus cargos ou funções.
Foco em aprendizagem blended
O blended learning, entre as tendências globais de T&D, é um processo de aprendizagem que reúne um mix de vários métodos de aprendizado, como treinamento online, aprendizagem social e treinamento presencial.
Quando o blended learning é parte do programa de T&D, é possível corresponder às demandas particulares dos colaboradores e melhorar sua experiência de aprendizagem.
A utilização da aprendizagem micro e as tendências globais de T&D
A aprendizagem micro é baseada em processos curtos, de 10 a 15 minutos de duração, visando proporcionar aos colaboradores a obtenção de informações e o desenvolvimento de skills de um modo mais rápido.
Conclusão
É preciso que sua empresa esteja sempre por dentro das tendências globais de T&D e que os diretores, coordenadores e analistas da área não deixem de acompanhar e implementá-las em seus programas de T&D, proporcionando aos colaboradores melhores posições no mercado de trabalho e sucesso em relação às mudanças ininterruptas da área.