10 indicadores de treinamento que sua empresa deve acompanhar

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Utilizar indicadores de treinamento para gerar números que revelam o quanto a ação de treinamento proporciona valor para a organização é uma das grandes tendências para a área de Treinamento e Desenvolvimento. Por isso, abaixo abordaremos a importância da utilização dos indicadores de treinamento, além de trazer 10 exemplos de indicadores para que você possa começar a utilizar aí na sua empresa. Vamos lá?

O que são indicadores de treinamento?

Indicadores de treinamento são instrumentos de gestão utilizados para análise e avaliação dos investimentos realizados no setor de T&D da empresa.

Esses indicadores são os responsáveis por mensurar as performances dos colaboradores após a conclusão dos treinamentos e permitir que sejam identificados quais os setores que precisam de mais atenção em termos de treinamento e desenvolvimento e também avaliar o retorno sobre o investimento em T&D.

Um indicador de treinamento tem várias utilidades dentro de um processo de T&D, indo desde a performance dos colaboradores até a melhoria da produtividade no trabalho, aumento da qualidade, diminuição de retrabalhos etc.

Por isso, os indicadores de treinamento precisam estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa e às demandas fundamentais de cada setor, pois apenas assim conseguirá uma avaliação eficaz dos resultados dos treinamentos.

Quais são os 10 principais indicadores de treinamento e desenvolvimento?

Quais são os 10 principais indicadores de treinamento e desenvolvimento?

Os indicadores de T&D precisam ser acompanhados por todas as empresas que investem na área, especialmente aquelas que possuem uma Universidade Corporativa. Mas quais indicadores podem ser utilizados? Alguns dos principais são:

Taxa de participação

O indicador da taxa de participação é aquele que mensura quantos colaboradores fizeram parte daqueles programas de treinamento e desenvolvimento executados pela empresa.

A taxa de participação é um indicador de importância pois é quem demonstra o engajamento dos colaboradores, fazendo correlação com a evolução profissional.

Taxa de conclusão

Uma taxa de conclusão é um indicador que serve para demonstrar quantos colaboradores de fato começaram e terminaram o programa de treinamento realizado pela empresa.

Sem a taxa de conclusão não tem como a equipe de T&D analisar a eficácia do treinamento, desde a estruturação até o alcance da meta final.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho, enquanto indicador de treinamento, serve de parâmetro para saber se o treinamento realmente funcionou.

Geralmente a avaliação de treinamento é realizada antes e após o treinamento, pois assim o gestor já consegue identificar o que mudou e se o treinamento foi, de fato, um plus no desenvolvimento das habilidades ou até mesmo na evolução da carreira do colaborador.

Tempo de retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI é um indicador financeiro que visa medir o retorno sobre o investimento do treinamento.

Ele vai te ajudar a mensurar o período que você vai levar para que consiga recuperar o que foi investido em treinamento e desenvolvimento e analisar atende àquilo que foi previsto pela empresa.

Nível de satisfação dos colaboradores

Esse indicador de treinamento é focado em saber o nível de satisfação dos colaboradores diante dos treinamentos ofertados pela empresa.

Se trata de um indicador muito importante, funcionando como um feedback onde a empresa consegue analisar como o treinamento foi recepcionada pelos colaboradores e se de fato atendeu às metas esperadas.

Redução de erros e retrabalho

Através de indicadores de treinamento, você pode reduzir de forma positiva os índices de erros e retrabalho na sua empresa.

Esse índice é extremamente válido, pois através dele você acaba conseguindo gerar uma significativa economia financeira.

Aumento da produtividade

Ter um indicador de treinamento para analisar o aumento da produtividade é necessário porque, sem ele, você não tem como saber se o seu programa de treinamento foi efetivo.

Quando um treinamento é eficaz, a produtividade dos colaboradores é elevada e, a partir de então, as suas funções são exercidas com mais competência e até mesmo em um período de tempo menor.

Redução do turnover

A redução do turnover, ou seja, a diminuição da rotatividade de pessoal na empresa, certamente poderá ser amenizada caso os treinamentos cumpram sua função.

Quanto mais investimento a empresa fizer em treinamento, mais os colaboradores estarão engajados, se sentirão mais estimulados a permanecer na empresa e conseguirão evoluir na sua carreira.

Melhoria do clima organizacional

Esse indicador de treinamento é um alerta, pois, se não há um bom clima organizacional, isso pode acabar influenciando todas as áreas e setores da empresa de forma negativa, não é?

Porém, quando um treinamento é bem mapeado e direcionado, pode ajudar a fazer com que o ambiente de trabalho seja mais positivo e inclusive colaborativo. Isso, com certeza, muda para melhor todo o clima organizacional.

Aumento da qualidade do trabalho

O indicador de treinamento de qualidade do trabalho vai te ajudar a saber em quais tipos de treinamento deve investir para que os colaboradores apresentem cada vez mais habilidades no desenvolvimento de suas funções.

Um trabalho de qualidade contribui para, desde a imagem da empresa no mercado e diante de seus clientes, até para as demais partes interessadas.

Então agora você já sabe que, a depender das estratégias da sua empresa, você deve escolher o indicador de treinamento que melhor case com as demandas de cada setor.

Todos os resultados gerados por esses indicadores precisam sempre ser analisados, porque é através deles que a empresa fará a avaliação: o treinamento foi efetivo? O que precisa ser ajustado? Onde posso melhorar?

Qual a importância de acompanhar os indicadores de treinamento?

Qual a importância de acompanhar os indicadores de treinamento?

Os indicadores de treinamento ocupam um lugar de importância porque é o método utilizado pelas empresas para poder avaliar as consequências dos investimentos em T&D. É assim que você consegue saber se seus treinamentos estão sendo eficazes e alinhados às metas na empresa, bem como contribuindo para uma melhor performances de seus colaboradores.

Ademais, é através dos indicadores que você saber qual área precisa de maior aposta em T&D e como você pode melhor as entregas nos seus programas de capacitação.

Por fim, um outro benefício é o fato de que, através dos indicadores, a empresa avalia o retorno sobre o investimento (ROI) em T&D. E por que isso é importante? Para verificar os benefícios financeiros que estão entrando na empresa e se esses benefícios atendem às expectativas primárias.

Soluções para acompanhar os indicadores de treinamento

Provavelmente, nessa altura do texto, você está se perguntando: como eu consigo acompanhar os indicadores de treinamento dos meus programas de capacitação?

A resposta é: utilizando ferramentas de gestão que facilitem a coleta e análise de dados.

Atualmente, isso é muito fácil de ser feito, uma vez que existem várias inovações tecnológicas no mercado que podem ser utilizadas para acompanhar esses indicadores.

Como exemplos, temos: plataformas LMS ou LXP, sistemas de avaliação de desempenho, softwares de análise de dados etc.

Konquest, no universo LMS e LXP da Keeps, é o coração da plataforma de aprendizagem. Uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa, a qual tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, facilitando a criação de cursos e trilhas sobre os conhecimentos necessários para você desenvolver os colaboradores.

Tudo que acontece no ambiente de ensino é monitorado e controlado. Como? Através do Learning Analytics, nosso módulo para a equipe de treinamento analisar performances e resultados.

Através do Learning Analytics é possível mensurar jornadas de capacitação com performances medidas e controladas, sejam por trilhas, cursos, usuários, grupos de usuários, ou até mesmo análises individuais.

Soluções para acompanhar os indicadores de treinamento

Ou seja, todo o procedimento é automatizado e facilitado, permitindo uma cultura de dados para análise e tomada de decisão.

Ainda, o Learning Analytics permite acompanhar em tempo real as análises do consumo e performance dos colaboradores em diversas visões consolidadas, permite filtrar e criar novas análises específicas dos resultados de forma simplificada, gera relatórios consolidados e sumarizados automaticamente para fácil consumo e permite a hospedagem e mensuração de dados de cursos externos.

Vem pra Keeps e encontre as melhores soluções para atender às necessidades da sua empresa!

Perguntas frequentes sobre Indicadores de Treinamento:

O que são Indicadores de Treinamento?

Indicadores de Treinamento são medidas utilizadas para analisar a qualidade dos treinamentos realizados na empresa. O foco é verificar os resultados das ações de educação corporativa e demais treinamentos aplicados na organização.

Quais são os Indicadores de Treinamento?

Os principais indicadores de Treinamento são:

1. Taxa de adesão: demonstra a porcentagem de colaboradores que compareceram de fato ao treinamento.
2. Taxa de abandono: controlar este indicador ajuda na execução de ações de melhoria no engajamento dos colaboradores.
3. Taxa de retenção: a porcentagem de pessoas que iniciaram e finalizaram o processo.
4. Reação dos participantes: tentar descobrir se os conteúdos estão de acordo com as necessidades dos profissionais, se a metodologia está adequada, ou se os testes são fáceis ou difíceis demais.
5. Média da avaliação do aprendizado: será possível verificar quais são os treinamentos com as maiores e as menores médias, auxiliando na criação de ações de melhoria mais direcionadas.
6. Aproveitamento individual: através de uma avaliação do desempenho atual com o desempenho anterior ao treinamento, e se dá através da observação da execução das tarefas.
7. Multiplicadores internos: diz respeito aos profissionais que se sentem motivados a compartilharem seus conhecimentos com os seus colegas de trabalho.
8. Comportamento: a empresa pode pedir que as equipes avaliem seus gestores, para ter um comparativo do antes e do depois.
9. Custo per capita: é essencial ter em mãos qual o custo total dos treinamentos (material, metodologia, conta de luz, tempo dos colaboradores, etc), após isso, basta dividir o valor entre o número de participantes.
10. Retorno sobre o investimento (ROI): tem o objetivo de mensurar a relação custo-benefício do treinamento em termos quantitativos e qualitativos.

Jaya Viana
Redatora, escritora e especialista em Produção em Jornalismo Digital pela PUC Minas. Hoje atuando como Analista de Conteúdo e SEO na Keeps, sendo ainda entusiasta das temáticas sobre RH e T&D, bem como demais conteúdos voltados para a Educação Corporativa.
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