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Autogestão: saiba o que é e quais os seus benefícios

Você já ouviu falar em Autogestão? Esse método é interessante para as instituições que possuem uma cultura organizacional mais horizontal, na qual pensam que seus colaboradores podem ter mais autonomia em suas ações. Dessa forma, ao adotar a Autogestão em sua empresa, os colaboradores terão mais independência em suas atividades, contribuindo inclusive para a tomada de decisões. Para saber mais, continue com a leitura!

O que é Autogestão?

A Autogestão refere-se a um modelo de cultura organizacional em que a tomada de decisões é distribuída de maneira mais uniforme entre os colaboradores.

Sendo assim, o modelo de gestão empresarial horizontal é valorizado, ou seja, existe mais autonomia entre os colaboradores.

Na Autogestão, os colaboradores da empresa deixam de reportar ao chefe sempre que uma decisão precisa ser tomada.

O que é Autogestão?

Além disso, não é necessário que todos os passos sejam autorizados por um superior.

Nesse sentido, um conjunto de regras ou diretrizes deve ser estabelecido para que os colaboradores saibam até onde podem ir e quais são os poderes que podem exercer.

Para concluir, a Autogestão não é um modelo que dá igualdade de poderes a todos os membros de uma equipe.

Com ela, os colaboradores têm mais liberdade e podem agir, mas seguindo um conjunto de diretrizes previamente definidas.

Exemplos de Autogestão

Para que você consiga visualizar o conceito de Autogestão na prática, trouxemos 3 exemplos, confira!

Times autônomos paralelos

Quando várias equipes trabalham paralelamente, mas em conjunto, é importante que as responsabilidades sejam dissolvidas para todas elas.

É o caso, por exemplo, de uma agência de publicidade que tem um setor de redação e um de design, que atuam juntos na elaboração de peças e campanhas.

Cada qual deve ser responsável pelo que é de competência da sua função.

Rede de acordos individuais

Uma rede de acordos também pode funcionar muito bem, sendo assim, os colaboradores fazem acordos entre eles para que o trabalho em equipe funcione com maestria.

Usando o mesmo exemplo anterior, o redator e o designer podem acordar sobre quando um texto precisa ser entregue, para que depois seja utilizado em uma arte.

O que sem dúvidas pode facilitar os processos e ainda entregar resultados com mais excelência e eficiência.

Círculos alinhados

É importante que sejam definidas hierarquias de trabalho dentro da empresa, mas não de pessoas e cargos.

Isso quer dizer que uma função pode ser mais relevante que a outra para a empresa, mas não as pessoas.

Por exemplo, um publicitário é essencial em uma agência de publicidade, mas um recepcionista não, por exemplo, uma vez que os demais colaboradores podem se dividir e fazer a recepção das pessoas, caso esse profissional faltar.

Isso não quer dizer que a pessoa que executa o cargo de recepcionista é menos relevante e tem menor poder de decisão do que o publicitário.

O que muda, neste sentido, é a relevância do cargo que eles ocupam e a adaptação para garantir o pleno funcionamento da empresa.

Benefícios da Autogestão

A prática da Autogestão pode apresentar inúmeros benefícios para empresa, vamos conferir alguns deles abaixo!

Benefícios da Autogestão
  • Promoção da liderança nos times;
  • Democratização dos processos de trabalho;
  • Aproximação entre líderes e liderados;
  • Desenvolvimento de metas pessoais;
  • Agilidade nas tomadas de decisões;
  • Estímulo do coleguismo e do trabalho em equipe;
  • Uso de softwares de gestão para organizar as demandas.

Sendo assim, depois de analisar todos esses benefícios, pense em como pode desenvolvê-la na sua empresa e tenha bons resultados.

Quais são as características da Autogestão?

Claro que os critérios de Autogestão estão muito além de ser organizado e devido a isso separamos 10 características principais, que se implementadas corretamente, podem proporcionar mais eficiência do time e trazer excelentes resultados.

Acompanhe!

  1. Tenha uma rotina de controle de tarefas;
  2. Estabeleça quais são seus processos produtivos;
  3. Desenvolva sua capacidade de administrar melhor o tempo;
  4. Tenha capacidade de definir suas prioridades;
  5. Seja realista e defina metas claras;
  6. Dizer não sempre que necessário também faz parte do processo de Autogestão;
  7. Tenha um plano de ação para adotar a Autogestão no seu dia a dia;
  8. Seja proativo;
  9. Crie uma rotina de avaliação do trabalho;
  10. Observar rotinas e necessidades de colegas e clientes.

Depois que praticar a Autogestão individual e implementá-la no seu dia a dia, é importante começar a praticar em grupo, dentro da empresa.

Então, para finalizar, que tal algumas dicas para implementar uma rotina de Autogestão eficiente? Mais detalhes, abaixo!

Passos para Autogestão

Nenhum processo de mudança é feito de um dia para o outro em uma organização, principalmente melhorias que envolvam a gestão de pessoas.

Não há um modelo único de Autogestão e sua aplicação não está restrita a nenhum segmento e nem profissão específica.

Quais são as características da Autogestão?

Por isso, é possível que qualquer colaborador consiga desenvolver as características da Autogestão e aplicá-las na sua rotina.

Para isso, comece aos poucos, propondo pequenas atitudes que sejam capazes de despertar em você ou em seus colaboradores a necessidade de pensar e se desenvolver sozinho, e de cooperação do trabalho realizado em equipe.

Isso vai servir de estímulo para contribuir com suas ações e o pensamento autocrítico em relação à melhoria nas atividades que cada um desenvolve.

Portanto, selecionamos algumas ações que podem ajudar no dia a dia, especialmente na questão do controle de tarefas e gestão de tempo, veja:

  • Organizar e visualizar tarefas;
  • Rituais e hábitos;
  • Mudanças de ambiente;
  • Apoio da automação;
  • Flexibilidade na jornada de trabalho;
  • Envolvimento dos times em ações estratégicas;
  • Acesso dos colaboradores aos seus indicadores pessoais;
  • Desenvolvimento dos líderes.

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Perguntas frequentes sobre Autogestão:

O que é Autogestão?

Autogestão é a possibilidade do colaborador ter autonomia no que diz respeito à execução do seu trabalho. Desse modo, o próprio colaborador pode estruturar e implementar o modo como executa e controla sua rotina laboral, agindo com mais autoridade e entregando resultados cada vez mais positivos, tudo isso seguindo diretrizes pré-estabelecidas pela empresa. 

Quais são as características da Autogestão?

A Autogestão, para que funcione, precisa apresentar as seguintes características:

1. Elabore um controle de tarefas como parte da sua rotina;
2. Defina quais são seus processos produtivos;
3. Estude métodos que permitam aprimorar sua capacidade de administrar o tempo;
4. Saiba quais são as suas prioridades;
5. Evite divagações e seja objetivo e claro nas suas metas;
6. Aprenda a dizer não sempre que necessário;
7. Construa um plano de ação para adotar a Autogestão no seu dia a dia;
8. Seja proativo;
9. Aplique avaliações rotineiramente;
10. Acompanhe as rotinas e demandas dos colegas e clientes.

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