Como fazer um treinamento online: a escolha da plataforma

Início » T&D » Como fazer um treinamento online: a escolha da plataforma

Criar um treinamento online para capacitar os colaboradores da sua empresa é uma tendência cada vez mais utilizada pelas médias e grandes organizações existentes no mercado, não é mesmo? Mas como adaptar o que antes era uma rotina presencial para desenvolver um programa de treinamento digital? É o que te contamos a seguir. Continue lendo!

Como fazer um treinamento online? 8 dicas para o sucesso!

Como fazer um treinamento online

Como consigo fazer um treinamento online? Para que você consiga criar um treinamento online eficaz e que entregue resultados positivos, recomendamos que sejam seguidos os seguintes passos:

Seja claro nos objetivos: antes de efetivamente iniciar o desenvolvimento do conteúdo, primeiro defina com clareza o objetivo do treinamento. Apenas a partir daí você poderá saber o que incluir no programa e o resultado que conseguirá alcançar.

Escolha uma plataforma de aprendizagem: são muitas as plataformas disponíveis para aprendizado online, como o Moodle, Google Classroom e o Konquest. Plataformas como essas entregam recursos que permitem a criação, gerenciamento e desenvolvimento de treinamentos online.

Desenvolva conteúdos criativos: afinal, para que o treinamento seja motivador, ele deve ser envolvente e interativo. Então utilize vídeos, infográficos, atividades interativas e demais métodos que chamem a atenção.

Incentive a colaboração: disponibilize ferramentas como fóruns para debates, chats, grupos de estudo, tudo que possibilite um ambiente dinâmico e colaborativo. Isso vai ajudar no caminho de como fazer um treinamento online.

Ofereça feedback: os colaboradores necessitam dessa devolutiva durante todo o curso, certo? Faça avaliações, quizzes e demais métodos que permitam avaliar o conhecimento do colaborador e fornecer feedback para melhorias.

Disponibilize suporte técnico: assim não haverá dificuldade para acessar os materiais de treinamento e utilizar a plataforma.

Divulgue o treinamento: assim os colaboradores serão incentivados a participar. Certifique-se de que os colaboradores tenham acesso a treinamento e sejam capazes de acessá-lo.

Monitores o progresso: procure sempre conferir o que está realizado e estimule os colaboradores a manter o engajamento no treinamento. Isso fará toda a diferença para que o curso seja concluído.

A escolha da plataforma: vantagens e desvantagens em 3 exemplos

Como fazer um treinamento online

Plataformas de aprendizagem online existem aos montes. Mas será que todas elas possuem ferramentas para atender a todas as demandas da sua empresa?

Abaixo, apresentamos algumas opções de plataformas com recursos avançados para treinamentos online.

Como fazer um treinamento online com o Moodle

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem de código aberto, um sistema de gerenciamento de aprendizado, que permite que sejam criados programas de treinamento online, fóruns de debates, quizzes etc.

Vantagens

  • O Moodle é um software livre, também chamado de open source. Isso significa que ele é uma plataforma gratuita, passível ser copiada, modificada e redistribuída sem custos.
  • Dentre as funcionalidades do Moodle, está o fato de permitir o uso de ferramentas interativas, tais como chats, wiki etc.

Desvantagens

  • Por mais que se trate de uma plataforma gratuita, você precisa estruturar ou contratar uma equipe de TI para atender às suas demandas, uma vez que a plataforma não oferece suporte ou apoio.
  • Apesar da interatividade, os menus da plataforma não são intuitivos. É preciso contar com um webdesigner para facilitar o acesso à estrutura, e mesmo assim, tudo ainda será restrito.

Google Classroom

O Google Classroom também é uma plataforma gratuita disponibilizada para aprendizado online, permite que sejam desenvolvidos cursos por turmas, distribuição de tarefas, avaliações e também interação entre os colaboradores durante a realização dos treinamentos.

Vantagens

  • A maior vantagem dessa plataforma é, sem dúvidas, o fato de interagir com as demais ferramentas do Google, como YouTube, Gmail, Agenda, Google Drive etc.
  • Outra vantagem é que se trata de uma ferramenta intuitiva, bastando que haja alguma orientação para os colaboradores conseguirem acessar todos os recursos.

Desvantagens

  • Por outro lado, a Google Classroom não entrega resultados ou relatórios, motivo pelo qual você não terá acesso às formas como os colaboradores utilizam a plataforma, realizam os cursos etc.
  • Existe um número restrito de funcionalidades da plataforma e é sempre necessário um domínio do Google Apps vinculado ao sistema.

Konquest

Konquest é um módulo LMS ou LXP de ensino personalizável e sofisticado, voltado à Educação Corporativa. O principal objetivo da plataforma é entregar um ambiente de aprendizagem ágil e digital que simplifica a criação de cursos e estimula o engajamento e realização de trilhas e cursos digitais pelos seus colaboradores.

Como fazer um treinamento online

Com um ensino personalizável, é possível a sua equipe de treinamento transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento: uma maneira simples e ágil de criar trilhas, cursos e bibliotecas virtuais com qualquer tipo de conteúdo de capacitação. Então, se você possui uma média ou pequena empresa, provavelmente esta é a melhor solução para facilitar seu processo de como fazer um treinamento online!

Vantagens

  • Entrega uma experiência cada vez mais personalizada, com recomendações orientadas pela IA, que fazem com que a vitrine de cursos e conteúdos tenha maior aderência às necessidades do usuário.
  • Toda a jornada de consumo dos conteúdos é detalhadamente monitorada para dar maior precisão aos gestores no consumo nas análises de performance e resultados.
  • Entrega diferentes experiências de aprendizagem, absorvendo treinamentos síncronos, assíncronos, gamificação, via WhatsApp etc.

  • Gera certificado ao final de trilhas ou cursos, com opção de nota de corte.

Desvantagens

  • Caso você possua uma pequena empresa que atua no mercado com poucos colaboradores, talvez essa não seja a melhor escolha.
  • Se você quer utilizar a plataforma para vender seus cursos, essa possibilidade também não é viável.

Quer saber mais sobre o Konquest? Clique aqui, ou fale também com um de nossos especialistas.

Conclusão

Essas são algumas das opções de plataformas que existem no mercado e que entregam recursos detalhados para os seus treinamentos online.

Todavia, é sempre importante fazer uma análise coerente das funcionalidades disponibilizadas por cada uma delas para, enfim, definir qual melhor corresponde às necessidades da sua empresa, seja em relação ao treinamento presencial ou treinamento online.

Perguntas frequentes sobre Como fazer um Treinamento Online:

Como elaborar um treinamento online?

Existem três passos básicos que devem ser seguidos para saber como fazer um treinamento online:

Realize um Levantamento de Necessidades da empresa e dos colaboradores: essas necessidades podem ser identificadas por meio das avaliações de desempenho ou mesmo levantadas pelos gestores e colaboradores.

Planeje o treinamento online: é interessante utilizar abordagens inovadoras e fugir daquele modelo padrão em que o colaborador fica sentado escutando o treinamento. Para isso, a Keeps possui plataformas dinâmicas e arrojadas, como o GameUp e o SmartZap.

Desenvolva uma cultura de aprendizado: importante deixar, claro desde o início, quais são os objetivos buscados com os treinamentos online que serão implementados, tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Quais são os benefícios de aprender como fazer um treinamento online?

– Flexibilidade, possibilitando que a capacitação ocorra em qualquer lugar e a qualquer momento.
– Motiva o colaborador diante da possibilidade do autoaprendizado.
– Aprimora o Conhecimento, as Habilidade e as Atitudes dos colaboradores, o que resulta em mais produtiviadade.
– Reduz os custos, uma vez que as capacitações passam a ser padronizadas;
– Entre análise eficaz das performances e resultados.
– Solução de alto alcance.
– Maior destaque para a marca empregadora.

Lilian Pamela
Possui formação em Gestão de Recursos Humanos, responsável pelo RH da Keeps, atuando como Analista de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Entusiasta de temáticas e aplicações sobre T&D.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: