Treinamentos Digitais: principais desafios e dicas para o sucesso

Início » T&D » Treinamentos Digitais: principais desafios e dicas para o sucesso

Que os treinamentos digitais são a principal tendência na Educação Corporativa, ninguém duvida. Ao mesmo tempo, nesse processo acelerado de digitalização das rotinas, as empresas tem se deparado com grandes desafios para transformar essa tendência em realidade. As dores são diversas e abrangem desde pequenas e médias empresas, até as gigantes multinacionais, com milhares de colaboradores espalhados pelo mundo.

Neste artigo, veremos mais sobre esses desafios e a importância de realizar treinamentos digitais alinhados com as necessidades e a realidade de cada organização. Ao final deste post, chegaremos nos benefícios e no case de sucesso da TIVIT na migração de plataforma onde são realizados todos os treinamentos digitais. Continue a leitura, ou navegue pelos tópicos como preferir!

Quais os principais desafios da implantação de treinamentos digitais?

Uma das primeiras perguntas que as empresas devem se responder antes da implementação de um treinamento digital é sobre os principais desafios a serem enfrentados. Na Keeps, como fornecedores de um ecossistema LXP para criação de treinamentos digitais, somos especialistas em resolver esses desafios diariamente.

A seguir, vamos compartilhar um pouco da nossa experiência, pautando este artigo nas demandas que mais aparecem aqui na empresa, sobretudo, de 2022 para cá. Inicialmente, vamos abordar os desafios em termos gerais, então se você estiver interessado em cases de sucesso, role até o final da página.

Qual a melhor solução para o meu problema?

Não raramente, chegam na Keeps clientes frustrados com as soluções contratadas para seus treinamentos digitais. Então, quando conversamos com as pessoas, entendemos que muitas vezes a solução escolhida não era a mais adequada para as necessidades de treinamento da empresa. As razões que levam a escolha de uma plataforma são muitas, portanto, o intuito deste post não é debater os motivos de cada empresa.

Ou seja, se as plataformas vendem o que não são, ou se as empresas não atingiram o nível de maturidade, não será o nosso foco. A ideia é fazer com que a sua empresa se prepare para a aplicação de treinamentos digitais viáveis operacionalmente e que atinjam os objetivos desejados.

Entre os principais desafios relatados pelas empresas, especialmente em experiências mal sucedidas com treinamentos digitais no último ano, estão:

  • Experiência de aprendizagem não é personalizada;
  • Baixo índice de engajamento;
  • Ausência de Inteligência Artificial;
  • Analytics com dados pouco relevantes;
  • Dashboards mal estruturados;
  • Dificuldade para comprovar resultados;
  • Dificuldade para executar feedbacks e fazer avaliações;
  • Ambiente de ensino pouco intuitivo e/ou interativo;
  • Complexidade para criação de cursos na plataforma;
  • Não é possível criar trilhas de aprendizagem;
  • Faltam cursos de prateleira na plataforma;
  • Não há braço para criação de conteúdo;
  • Gestão da plataforma e dos usuários muito complicada;

Além disso, é necessário ter atenção com outros detalhes que são necessários, ou que até mesmo podem gerar futuras dores de cabeça, por exemplo:

  • Geração de certificados após a conclusão dos cursos;
  • Possibilidade de oferecer e acompanhar treinamentos digitais realizados de forma externa;
  • Criação e acompanhamento digital de treinamentos realizados presencialmente;
  • Histórico de qualidade e de tempo de resposta do suporte;
  • Segurança de dados sensíveis da empresa e colaboradores.

Como obter bons resultados nos treinamentos digitais?

Bons resultados é o que toda empresa busca sempre, mas na realização de treinamentos digitais é importante que se faça primeiro um levantamento de necessidades acerca das competências digitais dos colaboradores. Mais do que isso, é preciso que se conheça a realidade da organização e o nível de maturidade da equipe de T&D ou RH. Aliás, aproveitando o gancho, a simples ausência de um time específico de T&D, já pode em alguns casos ensejar uma interessante provocação:

Se for este o caso, atualmente a sua empresa precisa mais de uma plataforma para treinamentos digitais ou de braços e mentes pensantes?

Obviamente, aqui na Keeps defendemos que existem inúmeras boas razões para que as empresas utilizem plataformas de treinamentos digitais nas suas rotinas. Todavia, se você deseja realmente gerar bons resultados em treinamentos online, existem alguns pontos para se prestar atenção:

  • Quais são as suas principais necessidades de treinamento?
  • Que objetivos a sua empresa deseja alcançar com uma rotina de treinamentos digitais?
  • Qual a capacidade do meu time para criar e gerenciar um treinamento remoto?
  • Quantas pessoas serão impactadas pelo projeto de Educação Corporativa?
  • Qual a ferramenta ou plataforma mais adequada para o perfil da minha empresa?
  • Existe budget suficiente para o projeto?

A partir das respostas para essas e muitas outras perguntas que podem surgir, a sua empresa terá maiores chances de criar treinamentos digitais de sucesso. Infelizmente, muitas empresas acabam aprendendo da pior maneira que quando essas questões não estão bem alinhadas, é churn na certa.

Saiba escolher a melhor plataforma de treinamento para a sua empresa

Enquanto desenvolvedores de soluções para treinamentos corporativos digitais, também temos essa preocupação. Por isso, além de manter uma relação clara com os clientes, nosso time de CS está sempre acompanhando os projetos de perto e atuando no que for necessário para garantir sucesso no uso da plataforma da Keeps.

Mesmo assim, é fundamental que as empresas não deleguem às tecnologias os resultados do seu programa de treinamento. É preciso envolvimento de todo o time e muita dedicação para fazer o seu projeto de Educação Corporativa virar. Mais ainda, é necessário ter uma equipe capacitada para criar treinamentos digitais inovadores, utilizando tecnologia de ponta.

Afinal, utilizando uma metáfora automobilística que o nosso CEO costuma repetir, “não adianta ter uma Ferrari e não saber dirigir”.

Qual o impacto dos treinamentos digitais na aprendizagem?

Quando bem estruturado, um treinamento digital tende a ser mais engajador e oferecer uma experiência de aprendizagem única. Esses dois pontos são cruciais no impacto que um treinamento vai ter sobre os resultados esperados pela empresa. Não é à toa que a falta de engajamento é uma das queixas mais frequentes, que ouvimos quase todos os dias.

Mas, para não ficar no clichê, vamos desenvolver um pouco mais:

Imaginando um treinamento que ofereça uma experiência de aprendizagem única, no sentido de promover a melhor jornada possível para cada pessoa, dentro da trilha comum. Agora, podemos considerar a hipótese desse treinamento entregar conteúdos diferenciados, tanto na qualidade como nos formatos de mídia. Por ser digital, o treinamento pode ser realizado em uma plataforma com tecnologia de ponta, como uma LXP. Se tudo der certo, o ambiente será intuitivo e interativo na sua relação com os usuários.

O engajamento, portanto, será a consequência de uma experiência de aprendizagem única, não apenas de um treinamento digital em si. Nesse sentido, a tecnologia serve como um meio, ou facilitador, catalisador de experiências únicas. Por fim, as empresas buscam por engajamento por que pessoas motivadas e inseridas se desenvolvem mais e melhor, elevando consigo os resultados da organização.

Como entregar experiências nos Treinamentos Digitais?

Existem alguns conceitos básicos que também vão ajudar a sua empresa a entregar melhores experiências em suas ações de capacitação. Até aqui já falamos sobre os principais desafios e elencamos muitos critérios a serem avaliados para um treinamento remoto. No entanto, antes de mais nada, é preciso ter clareza de que a capacitação dos colaboradores ainda é uma ação feita de pessoas para pessoas.

Por isso, ainda que existam ferramentas fantásticas, nunca esqueça desses 5 elementos:

  • Ofereça feedbacks objetivos;
  • Estimule as ações e a autonomia dos colaboradores;
  • Gere significado, através de atividades que façam sentido para as pessoas;
  • Promova novos desafios para o desenvolvimento individual e de equipe;
  • Crie treinamentos memoráveis, em que as pessoas se engajem, lembrem e falem sobre.

Impacto operacional, gerencial e financeiro

Ainda existem outros fatores relevantes que impactam diretamente os resultados dos treinamentos digitais:

  • A facilidade de criação de cursos na plataforma;
  • Menor tempo e custo para implantação de treinamentos;
  • Recursos para fornecer feedbacks e fazer avaliações;
  • Governança ampliada sobre todas as etapas e os resultados dos treinamentos;
  • Big Data e maior capacidade de reunir parâmetros para cálculo de ROI.

Benefícios dos treinamentos digitais

Benefícios dos treinamentos digitais

No decorrer deste artigo vimos uma série de impactos da implantação de um modelo digital de treinamento nas organizações. Portanto, entre os principais benefícios que justificam o investimento nesses novos modelos de capacitação, estão:

  • Redução de custos operacionais com ferramentas, recursos humanos e espaços físicos;
  • Permite alcançar um público-alvo mais abrangente e de diferentes lugares;
  • Oferece maior flexibilidade na implantação de treinamentos, tanto para as empresas como para os colaboradores;
  • Promove maior estímulo para a autoaprendizagem e ajuda a inserir o lifelong learning na cultura organizacional.

Como colocar em prática as estratégias de treinamento digitais?

Nada melhor do que a prática de quem já fez e deu certo para nos fazer pensar em estratégias de sucesso para o nosso negócio. Por essa razão, trouxemos o Case de Sucesso de uma grande empresa que souber identificar suas necessidades de treinamento e encontrar o melhor caminho para superar os desafios.

TIVIT

A TIVIT é uma multinacional brasileira que se apresenta como sendo uma one stop shop de tecnologia, oferecendo inovação e toda a infraestrutura de TI necessária para gigantes do mundo todo.

Sendo então uma empresa de tecnologia, com mais de 5 mil colaboradores espalhados pela América Latina, pode-se imaginar que as demandas de capacitação são variadas. E mais do que isso, é possível afirmar que os treinamentos digitais são a escolha natural de uma empresa desse porte e com esse perfil.

Contudo, justamente por ser uma empresa que sabe o que quer e como fazer os seus treinamentos digitais, a TIVIT traz na bagagem um nível de exigência altíssimo sobre a plataforma utilizada e suas funcionalidades. Entre outras coisas, a necessidade de inovação constante motivou a TIVIT a trocar o seu antigo LMS por uma plataforma LXP mais robusta.

Para saber mais, assista o vídeo abaixo ou leia o case da TIVIT completo:

Conheça a plataforma da Keeps para Treinamentos Digitais

Veja abaixo as soluções para os seus Treinamentos Digitais desenvolvidas pela Keeps!

Konquest

O ambiente virtual do Konquest é um dos módulos da ensino da LXP da Keeps. Semelhante ao Netflix, onde os usuários são atraídos para um espaço que combina diferentes tipos de conteúdo e faz recomendações com o apoio da inteligência artificial, o Konquest promove um aprendizado altamente personalizável para qualquer pessoa que utilize a plataforma.

GameUp

GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Trata-se de um App simples e interativo, voltado à Educação Corporativa, com um formato de Quizzes que tornam o aprendizado algo muito mais lúdico e interessante. O GameUp lembra um jogo de celular com interface personalizada e conteúdo acessível, onde o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Para isso, disponibiliza vídeos explicativos e outros recursos que auxiliam os colaboradores, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e ampliar a compreensão dos conteúdos.

SmartZap

SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com microlearning no próprio WhatsApp. Isso fomenta a interação e incentiva o engajamento, uma vez que, os colaboradores dominam o recurso utilizado. Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático. O que diminui a resistência e melhora a comunicação. Ainda aproxima as relações de trabalho e promove a aprendizagem ativa.

Agora você já pode solicitar uma demonstração gratuita das nossas plataformas e criar os próximos passos para desenvolver e impulsionar conhecimento na sua empresa!

Perguntas frequentes sobre Treinamentos Digitais:

O que são Treinamentos Digitais?

Treinamentos Digitais são aqueles através do qual o processo de ensino-aprendizagem ocorre em um ambiente online. Nesse ambiente, o conteúdo compartilhado pode ser hospedados em diversos formatos, como por exemplo uma sala de aula virtual etc.

Como entregar experiências com os Treinamentos Digitais?

Existem 5 elementos fundamentais para que os Treinamentos Digitais sejam eficazes:

– Realizar feedback;
– Incentivar ações;
– Promover significado;
– Estimular desafios;
– Ser memorável.

Lilian Pamela
Possui formação em Gestão de Recursos Humanos, responsável pelo RH da Keeps, atuando como Analista de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Entusiasta de temáticas e aplicações sobre T&D.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: