Competências Digitais: o que são e qual a importância nas empresas

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No mundo atual, a digitalização é cada vez mais essencial para o desempenho profissional. Isso vem sendo demandado nos mais variados níveis para os diversos cargos e funções. Em razão disso, é cada vez mais importante o desenvolvimento das Competências Digitais.

Mas o que são essas competências e porque é importante que saibamos desenvolvê-las? Continue lendo que vamos te contar!

Competências Digitais: o que são e qual a importância nas empresas

O que são Competências Digitais?

Competências Digitais são a reunião de conhecimentos, habilidade e atitudes (CHA), voltadas para o uso eficaz e seguro das tecnologias digitais.

Esse tipo de competência, todavia, não diz respeito apenas ao manuseio das ferramentas digitais, mas abarca também o processo de compreensão, comunicação, socialização e pesquisas de informações, desenvolvimento de conteúdos e ainda a resolução de problemas: tudo voltado para o contexto digital.

A importância das Competências Digitais

No mercado de trabalho atual, as competências digitais são cada vez mais relevantes, principalmente devido ao avanço de inovações tecnológicas constantes.

Então qual a importância das competências digitais e de explorar o letramento digital? Vamos te mostrar em alguns contextos diversos, acompanhe:

  • Aceleração da transformação digital: muitas empresas de variados setores sofreram essa aceleração devido à pandemia da COVID.

Nesse cenário, as competências digitais passaram a ser extremamente necessárias para garantir o bom desempenho da organização.

  • Produtividade e eficiência: essas competências são importantes pois, quando os colaboradores as desenvolvem, passam a utilizar ferramentas e plataformas de modo mais potencializado.

Isso é de uma grande ajuda para eficácia da operação e a produtividade da empresa como um todo.

  • Inovação: quando há domínio e segurança acerca das técnicas e ferramentas digitais, os colaboradores avançam na inovação, no desenvolvimento de soluções e agregam valor para a cultura digital da organização.

  • Segurança da informação: os ataques cibernéticos acontecem e isso acaba sendo uma grande ameaça para as empresas.

Por isso, quando os colaboradores são competentes em relação às práticas de segurança, são menores os riscos e maior a proteção dos sistemas da organização.

  • Competitividade: analisando o mercado em geral, quando a empresa é capaz de integrar as tecnologias digitais nos seus procedimentos e dominam essas tecnologias, ocupam melhores posições quando ocorrem mudanças e se mantêm competitivas.
A importância das Competências Digitais

Mais motivos pelos quais as Competências Digitais são importantes:

  • Acessibilidade e inclusão: quando os colaboradores possuem as competências digitais, o entendimento e o manuseio das ferramentas proporcionam mais inclusão no ambiente corporativo, sobretudo ao considerarmos pessoas com deficiências.

  • Desenvolvimento profissional: é cada vez maior a necessidade de talentos com competências digitais.

Quando os colaboradores possuem essas skills desenvolvidas, conseguem melhores posições e oportunidades no mercado.

  • Educação e aprendizagem contínua: os recursos educacionais digitais são inúmeros.

Se o colaborador possui a competência que lhe permita analisar e utilizar esses recursos, será mais eficaz seu processo de aprendizagem contínua.

  • Cidadania digital: as competências digitais são fundamentais para que exista uma participação ativa em meio à sociedade, seja acessando serviços, se comunicando, exercendo direitos etc.

  • Capacidade de adaptação: quando os colaboradores possuem competências digitais, são mais flexíveis às mudanças, de modo que conseguem interpretar e integrar as novas ferramentas com mais celeridade.

Você deve ter percebido, então, que as competências digitais são relevantes para o sucesso da empresa, mas sobretudo para o desenvolvimento e atuação dos colaboradores, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Então, como você pode fazer para implementar essas competências na sua empresa?

Como desenvolver as Competências Digitais

Para que você consiga desenvolver as competências digitais em sua empresa, você precisa utilizar etapas e estratégias bem estruturadas.

Como desenvolver as Competências Digitais

A seguir, demonstramos algumas dicas para você seguir no seu processo de implementação:

Avaliação do nível atual

Como anda o nível de competência digital dos seus colaboradores e de que forma posso realizar essa análise?

Aposte na comunicação digital, em entrevistas, questionários e invista em ferramentas de avaliação online para identificar onde estão situados os seus talentos e quais as lacunas existentes.

Defina objetivos claros para as competências digitais

Agora que você já realizou sua avaliação, vamos para a próxima fase: o que você pretende com o desenvolvimento das competências digitais?

Quais são as skills que você considera prioridades dentro dos resultados da análise anterior? O que precisa ser alcançado em médio, curto e longo prazo?

Promova treinamentos

Invista na oferta de cursos, workshops e treinamentos contínuos, internos e externos.

Verifique ainda as possibilidades de realização de cursos online que podem agregar enquanto método utilitário.

Estabeleça uma cultura de aprendizado contínuo

Estimule os seus colaboradores a estarem sempre se atualizando. Adote uma cultura de incentivos, aposte em reconhecimento, bônus, progressão de carreira e demais vantagens para aqueles que estejam devidamente comprometidos com o processo.

Mentoria e tutoria

Sabe aqueles colaboradores que já possuem competências digitais avançadas? Eles podem atuar como mentores e orientadores dos colaboradores em desenvolvimento.

Assim, é presente a evolução do aprendizado, a colaboração e o trabalho em equipe.

Invista em ferramentas e recursos

Proporcione ferramentas e plataformas eficazes para que as equipes possam otimizar e praticar suas skills.

Facilite o acesso às plataformas de aprendizado e elabore recursos que sejam acessíveis às demandas de capacitação existente.

Incorpore as competências digitais no processo de onboarding

Durante o onboarding e seus processos de treinamento de integração, garanta que haverá um treinamento digital desde o começo, permitindo assim que todos possuam um conhecimento básico ao ingressar na empresa.

Desenvolva projetos práticos

Se você propuser projetos e outros desafios que contextualizem com o uso de ferramentas digitais, isso servirá de estímulo para os colaboradores aplicarem todo o aprendizado realizado até então.

Feedback contínuo

Não pode faltar um retorno constante acerca do que vem sendo realizado e de como tem sido a performance digital dos colaboradores até então. Procure sempre destacar os pontos positivos e o que pode ser melhorado.

Promova a segurança digital

Lembra que ressaltamos esse como um dos pontos de importância das competências digitais?

Não de checar se a segurança digital faz parte dos tópicos principais dos seus treinamentos, pois os colaboradores precisam saber dos riscos existentes e como atuar responsavelmente e com segurança.

Crie comunidades de prática

Verifique as possibilidades de criação de equipes e grupos onde os colaboradores se estimulem, engajem, troquem aprendizado, dicas e práticas sobre as ferramentas e as tecnologias digitais.

Mantenha-se atualizado

Como já falamos, o mundo digital está em um movimento contínuo de aprimoramento e inovação. Portanto, esteja sempre atualizado quanto às tendências das competências digitais e não deixe que os seus programas de treinamento se tornem obsoletos e ultrapassados.

Aproveite e siga algumas das orientações dos nossos artigos focados na temática na digitalização:

Conclusão

As Competências Digitais devem ser estimuladas o tempo inteiro, sendo um processo contínuo na empresa e nos programas de treinamento realizados, demandando comprometimento e investimento.

Não tenha medo de apostar nesse método de capacitação voltado para o foco de digitalização. Sua organização só encontrará benefícios, tanto quando falamos de competitividade quanto de produtividade.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
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