Letramento Digital: saiba o que é, quais as vantagens e importância
Início » Tecnologias Educacionais » Letramento Digital: saiba o que é, quais as vantagens e importância

Sem tempo para ler?

Nos últimos tempos, com as frequentes inovações tecnológicas, foram desenvolvidas novas ferramentas que passaram a ser utilizadas para o ensino-aprendizagem. Grande parte desses avanços acontecem com o objetivo de readaptar os métodos tradicionais para que caibam nas constantes evoluções sociais. Nesse meio, a cultura digital acontece para auxiliar no entendimento de metodologias como o Letramento Digital.

Diante do excesso de informações e do modo ágil como as mudanças acontecem, é importante reaprender a direcionar as interações de forma natural e responsável. A educação, é claro, também engloba todos esses sistemas. O processo de ensino precisa estar atualizado quanto aos seus formatos, opções de acesso, instrumentos etc. É exatamente aí que entra o Letramento Digital, um método contemporâneo, que vem ganhando bastante destaque nos últimos tempos. Sobre ele, falaremos a seguir!

Letramento Digital: saiba o que é, quais as vantagens e importância
O que é Letramento Digital?

O que é Letramento Digital?

Letramento Digital é a interpretação e habilidade de compreender, elaborar e evoluir qualidades que permitam escrever e ler dentro de um contexto de tecnologias.

HTML5

Isso são diz respeito apenas à linguagem verbal, mas também às linguagens não verbais, como símbolos, códigos, e diversos outros conteúdos imersos na digitalização de ferramentas.

O termo Letramento não faz referência apenas à alfabetização, mas sim a algo mais aprofundado. Com a digitalização, não se trata somente de interpretar como essa comunicação acontecerá, mas o momento em que será implementada e como será utilizada.

Então, qual o objetivo do Letramento Digital? Diante de todo esse contexto, o Letramento Digital acontece com o objetivo de adaptar as pessoas à nova realidade, ajudando na evolução de suas aptidões referentes à interpretação, hábitos de leitura, escrita e demais ferramentas tecnológicas.

Qual a importância do Letramento Digital?

Como construir o Letramento Digital? O Letramento Digital é cada vez mais relevante em conjunturas educacionais, sobretudo porque os instrumentos digitais estão presentes no nosso cotidiano de modo cada vez mais impactante.

Dessa forma, a educação não poderia ficar de fora dessa evolução, de modo que todo esse aprimoramento tecnológico passou a fazer parte da sua rotina de ensino-aprendizagem.

Abaixo, pontuamos alguns motivos que demonstram os valores do Letramento Digital para a educação:

Qual a importância do Letramento Digital?

Incentivo ao aprendizado

Com a possibilidade de modernizar as estruturas do ensino, os estudantes são incentivados e motivados pela maneira através da qual a informação é repassada, com mais dinamismo e interatividade.

SCORM

Estudantes mais jovens, principalmente, são mais familiares aos processos de manuseio dos sistemas digitalizados, uma vez que já os utilizam de modo habitual. Por esse motivo, as aulas acabam sendo mais envolventes e eficazes.

Através do Letramento Digital, os estudantes conseguem ainda personalizar o seu aprendizado, atuando com diligência e entendendo como as plataformas digitais de ensino podem melhorar as técnicas educacionais.

Táticas como gamificação, fóruns de debates on-line, chats e metodologias ativas são formas de engajamento bastantes utilizadas.

Independência do estudante

No processo de ensino vigente, possibilitar que o estudante tenha voz diante de suas escolhas é algo cada vez mais solicitado.

Os métodos de ensino clássicos não são exatamente conhecidos por permitirem que o estudante tivesse alguma autonomia, e é especialmente por essa razão que o Letramento Digital passa a ser uma ferramenta relevante para desenvolver indivíduos autossuficientes. Isso pode acontecer de diversas maneiras.  

A Internet, por exemplo, disponibiliza uma série de temáticas através das quais os estudantes são capazes de se desenvolver, elaborar projetos e acessar o conhecimento até mesmo anteriormente aos seus professores. Essa é uma demonstração de como a independência acontece e que impulsiona a utilização de ferramentas como a sala de aula invertida etc.

O papel do professor, nesse contexto, é o de guiar os estudantes e explicar sobre a necessidade de investigar a origem das suas referências.

Com o Letramento Digital, o estudante pode expandir sua atuação, divulgar textos em mídias sociais, produzir vídeos, confeccionar produtos audiovisuais e conceber projetos diversos. Isso permite que sua independência aconteça, pois é auto das próprias produções e pode divulgá-las da maneira que melhor entender.

Melhoria nas habilidades de compreensão e interpretação

O Letramento Digital pode ser empregado com a utilização de inúmeras plataformas e instrumentos de ensino, razão pela qual os estudantes atuam através de incentivos que auxiliam para que seja de fato um letrado digital, aprimorando suas habilidades de percepção de modo amplo.

Atualmente, já é considerado ultrapassado lidar apenas com suportes físicos durante o aprendizado. Os utensílios digitais estão sempre presentes para estimular as habilidades e perspectivas do estudante.

Dependendo da situação exposta, para conseguir interpretá-la é preciso que exista uma compreensão acerca das circunstâncias e do ambiente diante daquilo que está sendo proposto.

Utilizar diversas mídias e aspecto proporciona aos estudantes novas maneiras de aprender, novos formatos de linguagens e a ampliação das capacidades de significação.

Essencial para o ensino à distância

O sistema de Ensino à Distância (EAD) vem crescendo cada vez mais, especialmente devido à pandemia da COVID-19, que ajudou no entendimento de que o ensino remoto é um método eficiente e cada vez mais importante, especialmente para os anos futuros.

Sem a implementação do Letramento Digital, o desenvolvimento do sistema remoto de ensino não conseguirá fluir com facilidade. Por isso, tanto estudantes quando professores precisam criar habilidades para entender os métodos digitais e acessar as aulas de forma favorável e competente.

Quais as vantagens do Letramento Digital na educação?

A possibilidade de desenvolver habilidades diversas é um dos benefícios que o Letramento Digital entrega. Isso porque acaba sendo um processo multidisciplinar, com colaboração de várias esferas cognitivas.

Por conta disso, os estudantes estarão capacitados para atuar diante de eventos que necessitam de tais competências, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

Atuando em tarefas conjuntas, o estudante consegue apresentar seus objetivos, manusear e elaborar as temáticas digitais.

Ou seja, aprimora seu diálogo e encontra menos dificuldade nos relacionamentos, algo bastante relevante em quesitos de sociabilidade.

Ainda que os estudantes tenham um conhecimento mais aprofundado acerca das mídias sociais, nem sempre conseguem manuseá-las da forma necessária.

Assim, o Letramento Digital permite um aprendizado mais aprofundado, entrega autonomia ao estudante e ajuda a avaliar quais são as vantagens entregues pela digitalização.

Gostou do nosso conteúdo?

Não deixe então de visitar o Go Learninga Universidade Corporativa da Keeps e veja como as implementações tecnológicas podem ajudar a sua empresa no desenvolvimento do Letramento Digital, tudo isso direcionado por uma plataforma que promove autonomia e onde o usuário é protagonista da sua experiência de ensino.

Perguntas frequentes sobre Letramento Digital:

O que significa Letramento Digital?

O Letramento Digital está vinculado à capacidade e habilidade do estudante no ambiente de escrita e leitura digitais, apresentando competência e entendimento nos acessos, nas interações e compreensões de atividades nos sistemas virtuais, sejam eles conectados através de dispositivos móveis, como tablets e celulares, mídias sociais e computadores.

Por que o Letramento Digital é importante?

De modo sucinto, podemos dizer que a importância do Letramento Digital se dá especialmente porque capacita os estudantes em suas interpretações, pensamentos e opiniões, descobrindo maneiras eficientes de analisar e gerenciar possíveis adversidades que aconteçam diante do seu futuro profissional. Assim, o Letramento Digital é relevante porquê:
– incentiva o aprendizado;
– entrega autonomia ao estudante;
– melhora as habilidades de compreensão e interpretação;
– é um dos alicerces do ensino à distância.

konquest

Alguma dúvida?​

Preencha os campos abaixo e pergunte a um especialista:

Relacionados