Cultura Digital: o que é, quais seus impactos e como desenvolver
Início » Tecnologias Educacionais » Cultura Digital: o que é, quais seus impactos e como desenvolver

Sem tempo para ler?

A digitalização contemporânea afeta diversas áreas sociais, impactando diretamente nossa rotina, modificando os métodos através dos quais nos relacionamos, comportamos, aprendemos, nos entretemos e nos educamos. Em meio a essas inovações, foi desenvolvida a Cultura Digital, através da qual diversões padrões foram rompidos.

Todas essas transformações continuam acontecendo, motivo pelo qual não é possível mensurar até que ponto a Cultura Digital afetou o cotidiano das pessoas e instituições, mas são inúmeros os benefícios comprovados até aqui. Nas Universidades Corporativas, aliás, a digitalização acontece de forma natural e interativa através dos processos de ensino-aprendizagem. Mas o que é de fato a Cultura Digital e como ser capaz de desenvolvê-la na sua organização?

O que é Cultura Digital?

Cultura Digital é um processo de modificações basilares da sociedade que ocorre através das transformações tecnológicas.

Ambiente Virtual de Aprendizagem
O que é Cultura Digital?

Seu conceito diz respeito a um sistema de integração de instrumentos digitais em todos os setores da empresa, com o objetivo de introduzir celeridade e estimular as práticas laborais, direcionadas sobretudo aos consumidores, gestores, colaboradores e fornecedores.

Então para que serve a Cultura Digital?

Todavia, não basta que exista a simples utilização desses instrumentos digitais; é necessário que atinja todos aqueles que estão diretamente conectados com o empreendimento e que ajude nas evoluções operacionais.

Como surgiu a Cultura Digital?

Basicamente, podemos dizer que a Cultura Digital surgiu com o desenvolvimento do primeiro computador, durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, veio a Internet, inicialmente criada por militares no período da Guerra Fria.

Juntos, esses dois eventos tecnológicos deram o start nas produções digitais, apesar do fato de que, naquela época, o acesso a esse tipo de tecnologia era exclusivo para as práticas oficiais.

Já entre as décadas de 80 e 90, a Cultural Digital tornou-se mais acessível, com os computadores sendo utilizados para uso domiciliar, para além das empresas. Além disso, a Internet também se popularizou.

No Brasil, por exemplo, no início dos anos 2000, computadores com acesso à Internet estavam na rotina de inúmeras pessoas e organizações. Nos dias atuais, vários novos dispositivos digitais surgiram e transformaram o cotidiano, como smartphones, smart tvs, bancos digitais, mídias sociais, telas touch screen, tablets etc. Mas como isso impacta no dia a dia das empresas?

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Quais os impactos da Cultura Digital?

Embora a Cultura Digital tenha passado a ser acessível para muitas pessoas, nem todos estão acostumados a utilizá-las em ambientes trabalhistas, fora das trivialidades domésticas.

Isso acaba resultando no fato de que diversos colaboradores vejam as inovações tecnológicas com ferramentas recreativas.

Somado a isso, ainda que a digitalização das ferramentas de trabalho venha acontecendo, seja através de plataformas e softwares desenvolvidos para beneficiar as atividades da empresa, nem todos os colaboradores têm habilidade para utilizá-las de modo prático.

Essa é uma das razões pelas quais diversas empresas acabam resistindo à implementação da Cultura Digital,

Quais os impactos da Cultura Digital?

Isso não precisa acontecer dessa maneira, pois basta que haja uma estrutura montada com atenção para que a organização se adapte às alterações.

No processo de seleção e recrutamento, é necessário que colaboradores que apresentem habilidades e qualidades condizentes com os métodos da Cultura Digital sejam eleitos.

É necessário também que os programas de treinamento e desenvolvimento sejam direcionados para esse tipo de foco.

Todavia, todo esse manejo de integrativo não acontece com facilidade em todos os casos. São vários as adversidades e obstáculos que podem aparecer até que o processo seja bem-sucedido.

Quais os impactos da Cultura Digital?

Explicamos a seguir.

Como desenvolver a Cultura Digital nas empresas?

Para conseguir executar as mudanças digitais na sua empresa, devem ser analisados alguns pontos:

Como desenvolver a Cultura Digital nas empresas?

Mapeamento

Fazer um levantamento das estruturas dos sistemas existentes na empresa, ainda que complexo, é fundamental.

Nesse momento você se envolverá com todas as fases nas quais a tecnologia poderá ser encaixada em benefício de um trabalho mais ágil e eficaz.

Através dessa análise, será fácil identificar os gaps, quais pontos precisam ser adaptados e quais os meios através dos quais a digitalização pode acelerar esses procedimentos.

Presença on-line

Caso a sua marca já possua divulgação como em sites organizacionais e mídias sociais, o que precisa ser feito é analisar de que forma a utilização desses instrumentos está acontecendo.

Para tanto, é necessário observar o seguinte:

  • Dentre os recursos, quais entregam mais fluxo para a empresa?
  • Como a equipe de marketing gerencia as mídias?
  • Os colaboradores responsáveis por essa presença on-line são capazes de lidar com os consumidores e valores empresariais?
  • De que forma o consumidor se comunica com a empresa?

Tudo isso deve ser avaliado individualmente e trazer respostas positivas.

Colaboradores

Na intenção de que a implementação da Cultura Digital funcione, devem ser conectadas as atitudes das equipes e suas atribuições.

Com a elaboração de programas de treinamento e desenvolvimento exclusivos, os colaboradores descobrem como entregar foco e competência diante das inovações.

Mas o que deve estar inserido nesse procedimento?

  • Atendimento adequado e institucionalizado.
  • Estabelecer o método mais eficaz de operar os sistemas digitais.
  • Motivar as equipes de modo criativo, valorizando as opiniões e propostas de crescimento.

Integração

Conectar os sistemas e tecnologias é um grande avanço para os benefícios operacionais.

Isso deve ocorrer com objetividade, clareza e eficácia, de modo que todos os setores da empresa consigam exercer suas demandas colaborativamente, sem que haja desencontros quanto o que está sendo realizado.

Dessa forma, inserir sistemas que dispensam a utilização de papéis, por exemplo, traz celeridade às tarefas e pode atuar conjuntamente às demais ferramentas já utilizadas pela empresa.

Experiência do Cliente

Para que sua empresa seja capaz de ter negociações positivas e entregar uma meta positiva de vendas, dar atenção à experiência do usuário é fundamental.

Pensar no cliente faz com que os produtos e serviços desenvolvidos encontrem o usuário certo e a empresa acaba melhorando sua posição entre a concorrência do mercado.

Como então melhorar a estrutura de aquisições do cliente em relação às ofertas da sua empresa? Um ponto facilitador seria a possibilidade de digitalizar incumbências burocráticas, inserindo funcionalidades facilitadoras.

A assinatura eletrônica, por exemplo, é um método facilitador que acontece do lado interno para o lado externo. Através dela, os contratos podem ser efetuados remotamente, o que, em contextos atuais, é algo bastante prestigiado.

Esses apontamentos acima explanam acerca da importância da Cultura Digital no mercado de trabalho. É uma boa oportunidade para reavaliar sua empresa e abrir as portas para que as inovações insiram cada vez mais desenvolvimento na sua rotina laboral.

Gostou do nosso conteúdo?

Visite o ecossistema de aprendizagem da Keeps e descubra como a tecnologia e inovação podem ajudar a sua empresa na aplicação da Cultura Digital, tudo isso direcionado por uma plataforma que promove autonomia e onde o usuário é protagonista da sua experiência de ensino.

Sobre Cultura Digital, frequentemente perguntam:

Como a Cultura Digital foi desenvolvida?

A Cultura Digital começou a acontecer com a criação do primeiro computador, durante a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, houve o advento da Internet, inicialmente criada por militares no período da Guerra Fria. Essas duas criações derem início às produções digitais, embora, na época, o acesso a esse tipo de tecnologia fosse exclusivo para as práticas oficiais.
Posteriormente, durante os anos 80 e 90, a Cultural Digital tornou-se mais acessível, aumentou a venda de computadores para utilização em casa e a Internet seguia cada vez mais evoluída. No Brasil, no começo dos anos 2000, computador e Internet já eram parte do cotidiano de inúmeras pessoas e organizações. Atualmente, essa evolução digital segue ininterrupta, com inovações frequentes, transformando a Cultura Digital ao redor do mundo.

Como efetuar mudanças na Cultura Digital da sua empresa?

É necessário que sejam observados os seguintes pontos:
Mapeamento: ter consciência de todos os sistemas e etapas nas quais a tecnologia pode ser inserida de modo cada vez mais vantajoso.
Presença on-line: desenvolver sites e perfis em mídias sociais para divulgação e engajamento da sua marca no mundo digital.
Colaboradores: elaborar treinamentos que possibilitem aos colaboradores evoluir suas competências e atribuições diante das implementações tecnológicas.
Integração: unir os softwares, plataformas e demais sistemas operacionais para entregar celeridade e eficácia na entrega das demandas.
Experiência do Cliente: facilitar as estruturas de aquisições dos clientes e entregar produtos e serviços cada vez mais desenvolvidos e utilitários.

LMS

Alguma dúvida?​

Preencha os campos abaixo e pergunte a um especialista:

Relacionados