Mobile Learning: o que é, vantagens e como funciona

Início » Tecnologias Educacionais » Mobile Learning: o que é, vantagens e como funciona

Os dispositivos móveis vieram para ficar. Então por que não utilizarmos esses aparelhos nos treinamentos empresariais e em outras técnicas educativas? Para saber o que é o Mobile Learning, como ele funciona e quais são suas vantagens, nós fizemos este artigo completinho para você!

O que é Mobile Learning?

Também chamado de aprendizagem móvel, o Mobile Learning é uma forma de aprendizagem que tem como foco a utilização de dispositivos móveis, como notebooks, tablets, smartphones etc.

Tudo isso para facilitar para os colaboradores as formas de acessar os materiais, com todos os recursos completos, em qualquer lugar onde esteja e no momento que julgar mais adequado para consumir o conteúdo.

Como aplicar o Mobile Learning na prática?

Essa modalidade de aprendizagem, por ser móvel, pode ser aplicada das seguintes formas:

  • Acesso a conteúdos online: os colaboradores podem consumir variados formatos de conteúdo, sejam eles vídeos, infográficos, áudios, textos etc. Isso ajuda na análise e revisão dos conteúdos, por exemplo.

  • Aplicativos educacionais: existem diversos aplicativos criados com fins de auxiliar a capacitação dos colaboradores, entregando temáticas diversas, games e demais possibilidades interativas.

  • Realidade aumentada e virtual: muitos dos artifícios de mobile learning utilizam inovações tecnológicas como a realidade aumentada e virtual. Isso proporciona que o colaborador obtenha práticas intuitivas e interativas que ajudam a progredir nos processos de capacitação.

Quais as vantagens do Mobile Learning no T&D?

São muitos os benefícios do Mobile Learning, alguns deles inclusive mencionamos no início do artigo. Agora, trazemos aqui as principais vantagens. São elas:

Acessibilidade

O mobile learning, como já dissemos em outro momento, dá ao colaborador a liberdade de acessar o conhecimento em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que exista um dispositivo móvel à disposição.

A acessibilidade fácil, simples e diversificada ajuda a engajar nos treinamentos, encontrar os temas foco da aprendizagem e desenvolver os estudos até mesmo longe do ambiente da empresa.

Flexibilidade

O colaborador que utiliza o mobile learning é o protagonista do seu processo de aprendizagem. O motivo? Poder escolher o que vai aprender e quanto tempo levará nesse processo, diante de suas demandas e dos compromissos da função que ocupa.

Personalização

Utilizando a aprendizagem móvel, a empresa pode diversificar as entregas, personalizando-as e fazendo com o que o conteúdo seja entregue de uma forma adaptada, que atenda às demandas particulares de cada colaborador.

Redução de custos

Você já parou pra pensar que, se você utiliza estratégias de aprendizagem móveis, todos aqueles custos referentes aos treinamentos presenciais deixam de existir?

Pois é. Não existe necessidade de deslocamento, de produzir conteúdo impresso, de alugar um espaço etc. Outra mão na roda é o fato de que, com os meios digitais de entrega de conteúdo, esses conteúdos são fáceis de ser atualizados para serem entregues para novas turmas de capacitação. Assim, os custos com produção de novos materiais inexistem.

Aumento do engajamento

É claro que, devido principalmente às opções de entregar vídeos, games, quizzes, o engajamento dos colaboradores é renovado e o aprendizado se torna mais estimulador.

Colaboração e comunicação

Outra vantagem do Mobile Learning é que as trocas entre os colaboradores se tornam mais recorrentes, facilitando a solução de dúvidas e até mesmo a colaboração em possíveis projetos, tudo de modo simples e prático.

Avaliação e feedback em tempo real

Através do mobile learning, você pode aplicar avaliações online que vão entregar um feedback instantâneo acerca da performance dos colaboradores.

Esse tipo de retorno ajuda a empresa a entender o que precisa continuar, o que deve melhorar e o que deve ser retirado dos treinamentos.

Atualização constante

Dada a estrutura digital da ferramenta, com o mobile learning é mais fácil entregar atualizações a respeito de inovações que ocorrem no mundo tecnológico e no mercado, facilitando as adaptações necessárias às demandas que ocorrerem.

Até aqui você já deve ter notado que as ações de T&D, quando combinadas ao mobile learning, se tornam mais eficientes e ajudam os colaboradores a demonstrarem mais interesse, engajando formas de aprendizagem contínua e proporcionando uma evolução na carreira.

Combinando o Mobile Learning e o Microlearning em um só treinamento

Já imaginou o Mobile Learning combinado ao microlearning? Essa é uma estratégia que sem dúvidas se alinha quando falamos em conteúdos a serem entregues através de dispositivos móveis.

Mas como esses dois conceitos atuam em conjunto?

Primeiro, vamos rapidamente relembrar o que é o microlearning. É um método de aprendizado onde o conhecimento é dividido em pílulas de aprendizado, ou seja, pequenos conteúdos, fáceis de serem consumidos.

Esses conteúdos geralmente abarcam um tema único, uma vez que deve ser concluído rapidamente.

Então, quando juntamos o microlearning e o mobile learning, o treinamento tem tudo para ser eficiente e acertado, dada a flexibilidade e o curto período de consumo.

Isso aumenta a capacidade de concentrar e reter o conhecimento, sempre voltado para o contexto dos resultados esperados pela empresa.

Mobile learning e treinamentos pelo Whatsapp

Vimos acima que o mobile learning e o microlearning são ferramentas afins, certo? Mas e se os seus treinamentos pudessem ser feitos diretamente pelo WhatsApp, uma ferramenta que todo mundo utiliza, de uma forma simples e intuitiva?

Essa é uma realidade na Keeps! Somos a empresa pioneira em capacitação via WhatsApp, combinando o melhor de dois mundos: mobile learning e microlearning.

E como fazer isso acontecer? Você pode assistir abaixo, em nosso case de sucesso com a Wilson Sons, que utiliza o SmartZap como sua principal ferramenta de capacitação. Se você preferir, pode ler o case completo aqui.

Não perca a oportunidade de conhecer o Smartzap! Agende agora mesmo um teste grátis ou fale com um de nossos especialistas!

Vem pra Keeps!

Perguntas frequentes sobre Mobile Learning:

O que é o Mobile Learning na Educação Corporativa?

O Mobile Learning é um sistema onde o processo de ensino-aprendizagem é baseado em ferramentas digitais que se adaptam aos smartphones, facilitando o desenvolvimento de uma aprendizagem remota. Desse modo, existindo um dispositivo móvel que se conecta à internet, o conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar.

Qual a diferença entre o Mobile Learning e o E-learning?

O E-learning está inserido no Mobile Learning. A principal diferença entre essas formas de aprendizagem está no fato de que o Mobile Learning permite uma mobilidade, sendo acessado de qualquer lugar, desde que exista um aparelho móvel disponível. Já o E-learning pode ser feito a partir de qualquer dispositivo físico.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: