Comunicação Digital: o que é e quais os seus 4 pilares

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A Comunicação Digital tem sido cada vez mais presente em muitos segmentos, principalmente no empresarial. Para compreender melhor do que se trata, como funciona e quais as vantagens de implementar a Comunicação Digital, elaboramos este artigo. Continue lendo!

O que é Comunicação Digital?

A Comunicação Digital é a digitalização dos meios de informação, que pode ser utilizada, principalmente, com diferentes públicos da empresa.

Essa digitalização, como era de se esperar, surgiu para facilitar os processos que contemplam a comunicação como um todo, a partir de inovações e tecnologias.

Em outras palavras, é um novo método de comunicação – tanto pessoal quanto empresarial – que passa a ser aplicado em ambientes online, tais como as plataformas de Educação Corporativa.

Pilares da Comunicação Digital

Através da Comunicação Digital, o processo de conexão com os seus colaboradores e clientes se torna mais eficiente.

Os 4 pilares da comunicação digital são:

  1. Engajamento
  2. Relacionamento
  3. Conteúdo
  4. Presença
Comunicação Digital: o que é, vantagens e como funciona

Por serem tão importantes, trouxemos uma breve explicação sobre cada um deles. Acompanhe!

Engajamento

Apesar de não parecer, o número de curtidas, post salvos, comentários e a quantidade de compartilhamentos trazem informações relevantes para a empresa.

Esses comportamentos dos clientes são chamados de engajamento e através deles, é possível gerar dados para a empresa, que medem opinião em relação às ofertas etc.

Além disso, o engajamento contribui para que seja feita uma própria propaganda da empresa, de forma natural e orgânica.

Esse impulsionamento faz com que a publicação alcance mais pessoas e consequentemente, venda mais.

Relacionamento

Após o cliente ter conhecido sua empresa, é hora investir no seu relacionamento com ele.

Isso também é um dos pilares importantes da Comunicação Digital, já que proporciona um diferencial diante concorrência – um fator determinante que faz a sua empresa ser a escolhida.

E para estabelecer um relacionamento eficiente, é fundamental promover abertura de comunicação com o cliente, que podem ser implementadas de diferentes formas, tais como: chat online e demais opções que atendam às suas necessidades.

Conteúdo

Os conteúdos ajudam a indicar que sua empresa é autoridade e referência em determinado segmento.

Os clientes só acompanham uma empresa que oferece informações e conteúdos que os agregam de alguma forma, respondendo a uma dúvida ou sendo solução para uma de suas necessidades.

A dica para criar bons conteúdos é conhecer seus clientes e suas necessidades e depois tentar solucionar esses problemas produzindo temáticas relevantes.

Presença

Os três pilares anteriores resultam na presença. É necessário estar presente no ambiente online, haja vista o fato de que a Comunicação Digital é uma das principais responsáveis por trazer clientes e resultados para a empresa.

Estar presente significa fazer tentativas de engajar a empresa, interagir com os clientes, acompanhar o público-alvo e trazê-lo para perto.

Para que serve a Comunicação Digital?

A Comunicação Digital contribui com a definição da melhor estratégia e as ações de comunicação a serem implementadas no ambiente digital e tecnológico da organização.

Este é um processo que interfere diretamente na visão dos clientes sobre a empresa e neste sentido, investir em uma Comunicação Digital para otimizar e aprimorar os processos pode aumentar a performance dos colaboradores e consequentemente, impactar na lucratividade da empresa.

Portanto, para utilizá-la e obter resultados positivos, é necessário cautela e domínio.

Por isso, conhecer os benefícios da Comunicação Digital, pode fazer diferença para que você implemente no seu negócio.

Benefícios da Comunicação Digital para empresas

Quais são os benefícios da Comunicação Digital?

Como vantagens da Comunicação Digital em relação as empresas, podemos destacar:

Redução dos custos

Apostar em Comunicação Digital, especialmente quanto combinada à comunicação interna, é uma garantia de custos menores com relação ao investimento em materiais impressos.

Isso pode ser benéfico para o orçamento das empresas e um motivo para começarem a implementar o sistema da comunicação digital.

Maior alcance

Não é novidade que os materiais impressos possuem acesso limitado, por terem se tornado algo maçante ao longo do tempo e também, por suas questões geográficas.

Temos aqui mais um ponto positivo para a Comunicação Digital, já que seus conteúdos digitais apresentam maior facilidade e praticidade, podendo ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento.

Mensuração de resultados

Além das informações em si, a Comunicação Digital também apresenta muitas possibilidades para a verificação de resultados.

Neste sentido, é possível analisar se o tipo de estratégia aplicada está dando certo, atraindo os resultados esperados ou não.

Público qualificado ou Leads Qualificados

Em relação ao Público, nas estratégias digitais, algumas empresas costumam investir recursos para alcançar aqueles que tenham um real interesse no produto ou serviço oferecido.

Desse modo, a Comunicação Digital permite que você apareça estrategicamente para seu público-alvo.

Relacionamento com clientes

A Comunicação Digital também é uma forma de relacionamento com clientes, mas feita de maneira online.

Então, assim como no relacionamento comum, a cada dia que passa, os clientes conhecem mais a empresa e vice-versa.

Assim, é possível criar uma relação contínua e saudável de descoberta e abertura, utilizando a escuta ativa e também a inteligência emocional, através de uma comunicação não violenta, garantindo a fidelização concreta dos clientes.

Canais de Comunicação Digital: quais são eles?

Os canais de Comunicação Digital, também conhecidos como ferramentas, são os meios pelos quais as empresas constroem e mantém um relacionamento com seus clientes. Alguns dos principais são:

Sites e blogs

Estes canais contribuem para a facilidade na divulgação dos conteúdos, bem como apresentar soluções e promoções da empresa.

Sendo assim, esta é uma forma ativa de manter o relacionamento com clientes a partir de suas necessidades e curiosidades, que são atraídas e encontradas nos sites e blogs.

Redes sociais

As Redes Sociais são os canais de Comunicação Digital mais utilizados pelas empresas, pois permitem mostrar a realidade, atualizar os clientes sobre novidades, assuntos de interesse e muito mais!

Além disso, ajudam a engajar o público e facilitam no direcionamento e na segmentação de conteúdo.

Webinars

As Webinars são conferências online com viés educacional, onde há apenas espaço para o palestrante falar.

Essas ferramentas são tão eficientes quanto os seminários presenciais, pois proporcionam alcançar um público mais amplo, o que facilita no aumento da audiência, reforçando autoridade, bem como o fortalecimento com os clientes.

E-mail marketing

Os e-mails marketing ajudam a otimizar a comunicação digital, entregando o conteúdo para os contatos da base de forma muito mais rápida e leve.

Porém, tenha atenção na utilização de forma segmentada e pontual, utilizando uma comunicação assertiva sempre!

Afinal de contas, enviar e-mail marketing periódicos e para toda sua base de contatos não é sinônimo de alcance e engajamento, apenas disparos desesperados para conseguir clientes fiéis.

Então, a partir do conhecimento dos principais canais de Comunicação Digital, escolha a ferramenta que mais tem a ver com seu negócio e coloque-a em prática!

Além disso, por que não utilizar todos eles para garantir mais visibilidade e engajamento para a empresa e ainda facilitar a comunicação com seus colaboradores?

Essa é realmente, uma excelente solução para a comunicação empresarial, que certamente pode fazer a diferença nos resultados.

Como aplicar a Comunicação Digital na sua empresa?

Para que a equipe de RH tenha certeza da eficiência em sua aplicação, separamos os seguintes passos:

  1. Conheça o seu público.
  2. Planeje suas ações.
  3. Ofereça conteúdo.
  4. Tenha forte presença online.
  5. Use as ferramentas supramencionadas o máximo de que puder – mas tenha cuidado com os exageros.

Conclusão

Agora que ficou mais fácil de compreender do que se trata a Comunicação Digital, bem como seus canais de desenvolvimento e formas de aplicação na empresa, o que falta para você implementar esse sistema na organização e assim, conquistar os colaboradores e fidelizar os clientes?

Esta é sem dúvidas uma estratégia mais simples, de fácil aplicação e muitos líderes a deixam passar.

Portanto, para garantir a diferença nos resultados, esse modelo de comunicação pode ser a solução perfeita para o seu negócio!

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Perguntas frequentes sobre Comunicação Digital:

Quais são os benefícios da Comunicação Digital?

Apostar na Comunicação Digital apresenta algumas vantagens, por exemplo:

– Redução dos custos.
– Permite maior alcance de conteúdos e pessoas.
– Auxilia na coleta e avaliação de resultados.
– Público-alvo melhor qualificado.
– Melhoria na relação com os clientes.

São exemplos de Comunicação Digital:

Algumas das ferramentas de Comunicação Digital mais utilizadas são:

– Sites e blogs;
– Redes sociais – LinkedIn, Twitter, Instagram.
– Telefones;
– Chat on-line;
– Rádio e TV;
– Webinars;
– FAQ;
– E-mail marketing.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
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