Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Edtech: o que é e qual o impacto da inovação na Educação Corporativa

 Por: |  Publicado em 07/10/2021 |  Atualizado em 18/10/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

Nos últimos anos, o modelo de aprendizagem digital passou a ganhar maior relevância no que diz respeito aos processos de ensino. De modo a complementar e dinamizar esses processos, a Edtech surge como uma tecnologia facilitadora. Sobre ela, explanaremos a seguir.

O que é uma Edtech?

Edtech é a abreviatura das palavras em inglês Education e Technology, que significam, respectivamente, Educação e Tecnologia.

Trata-se de um termo utilizado para caracterizar as tecnologias presentes nos diversos processos de educação e aprendizagem, de modo a aprimorá-las dentro do sistema educacional.

Como exemplo de Edtechs podemos citar aplicativos e plataformas, bem como Inteligência Artificial, gamificação e ferramentas de realidade virtual.

A intenção, ao adotarmos uma ferramenta de Edtech, é auxiliar a aprendizagem, tendo como foco a absorção e a capacidade de se elaborar o conhecimento, aplicado aqui de forma mais eficaz e pontual.

Todavia, para que haja um bom funcionamento durante a utilização desta tecnologia, deve ser criada uma estratégia assertiva e funcional. Do contrário, os efeitos podem não ser aqueles inicialmente almejados.

Como funciona uma Edtech?

Uma Edtech funciona executando opções que produzem um processo de aprendizagem mais seguro, célere e às vezes até divertido.

Através das startups e dos desenvolvimentos de softwares, podem ser utilizadas as mais diversas tecnologias, como as já mencionadas acima: gamificação, simuladores de realidade virtual etc.

Exemplificando: quando uma Edtech é aplicada numa sala de aula, torna-se uma ferramenta que oferece dinamismo e chama a atenção pela apresentação atraente para os alunos, seja através de softwares, aplicativos ou plataformas on-line.

Um dos recursos didáticos de maior influência relacionados à Edtech é a utilização de tecnologias de realidade virtual/ aumentada.

Na educação técnica, os cursos on-line são tão acessíveis em suas informações quanto um curso presencial.

Numa instituição de ensino superior, a tecnologia permite horários flexibilizados, vantagem especial para aqueles que estudam e trabalham, além de auxiliar na quantidade e na qualidade do material a ser assimilado.

Em se tratando de educação corporativa, a Edtech é a melhor opção para desenvolver habilidades e investir na capacitação de seus colaboradores.

Qual a importância das Edtechs?

As Edtechs foram responsáveis pela redemocratização do ensino, possibilitando que a educação alcançasse lugares que antes não seriam acessíveis.

Com a democratização dos recursos digitais, aumentou-se o número de pessoas com possibilidade de aprender algo novo, capacitar suas habilidades e inclusive concretizar uma formação completa.

Através das Edtechs, os processos de ensino e aprendizagem tornaram-se mais céleres e eficazes, aumentando o engajamento do aluno e auxiliando no encadeamento de informações.

Com as inúmeras opções que a educação digital contempla através das Edtechs, os horários e locais de estudo podem adaptar-se com facilidade ao cotidiano do estudante/ colaborador.

Essa flexibilidade torna-se uma das principais vantagens de se trabalhar com plataformas tecnológicas.

Desafios de uma Edtech

Não é sempre que as instituições de ensino e as empresas estão dispostas a se adaptarem às tecnologias de uma Edtech. A maior incerteza, por exemplo, é a de que ocorra a substituição integral de uma sala de aula. Esses receios muitas vezes derivam da desinformação.

A Edtech surge, em sua essência, como uma fonte de aprendizagem complementar, auxiliando no desempenho do trabalho já realizado no processo de aprendizagem.

É também um dos desafios de implementação o fato de que não são todos os ambientes que possuem uma infraestrutura que se adeque ao que a tecnologia pede.

Não havendo ferramentas que permitam que a Edtech funcione de modo adequado, maior é a resistência das empresas e instituições de ensino em adotá-la.

Cabe às startups oferecerem as Edtechs junto a alternativas que facilitem a aquisição de ferramentas pelo seu público-alvo. Elaborando soluções coletivamente, os ambientes corporativos e educacionais conseguirão implementá-las e distribuir acesso facilitado a uma educação qualitativa.

Tecnologia na Educação Corporativa

Com a pandemia da covid-19, em meio às medidas de restrições e isolamento social, muitas empresas pararam suas atividades de modo temporário ou passaram a funcionar de modo remoto.

Assim, a aquisição de uma Edtech deixou de ser uma questão de escolha e passou a ser vista como uma das mais necessárias alternativas na continuidade de programas de capacitação de colaboradores que seguiam em regime de home office.

Para algumas empresas, a abordagem do ensino digital foi tão eficiente que, mesmo após o fim da pandemia, pretendem continuar com este modelo de ensino.

Os motivos são vários, mas o principal é que, com a Edtech, são reduzidos custos com os programas e o processo de aprendizagem torna-se mais sedutor para os colaboradores.

Com o treinamento digital, não há que se falar em custos com deslocamento, aluguel, energia, impressão de materiais etc. Junto a isto soma-se a vantagem de que um mesmo curso pode ser utilizado várias vezes, com atualizações pontuais e necessárias.

A Edtech veio para melhorar os processos de ensino e tornar a aprendizagem mais atraente e didática. Com a grande taxa de aceitação de suas ferramentas, novos recursos certamente surgirão diariamente, melhorando e auxiliando a experiência do usuário.

A Keeps entre as melhores EdTechs do Brasil

O Ranking 100 Open Startup destaca anualmente as startups mais atraentes para o mercado corporativo, entre mais de 8000 Startups avaliadas.

Ano após ano, a Keeps vem se consolidando como uma das 100 Startups mais atrativas do Brasil, com lugar de destaque no #Top10 da Categoria Edtechs.

Em 2019 fomos a 6ª Startup de Educação e em 2020 a 5ª melhor Edtech do Brasil. Agora, já estamos ansiosos pelo Ranking 2021!

Conheça as soluções LXP da Keeps e descubra o que o futuro da Educação Corporativa preparou para você e sua empresa.

Vem com a gente nessa Trilha de Aprendizagem e vamos juntos Desenvolver e Impulsionar Conhecimento!

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×