Edtech: o que é e qual o impacto da inovação na Educação Corporativa

Início » Tecnologias Educacionais » Edtech: o que é e qual o impacto da inovação na Educação Corporativa

Nos últimos anos, o modelo de aprendizagem digital passou a ganhar maior relevância no que diz respeito aos processos de ensino. De modo a complementar e dinamizar esses processos, a Edtech surge como uma tecnologia facilitadora. Sobre ela, explanaremos a seguir.

O que é uma Edtech?

Edtech é a abreviatura das palavras em inglês Education e Technology, que significam, respectivamente, Educação e Tecnologia.

Trata-se de um termo utilizado para caracterizar as tecnologias presentes nos diversos processos de educação e aprendizagem, de modo a aprimorá-las dentro do sistema educacional.

Como exemplo de Edtechs podemos citar aplicativos e plataformas, bem como Inteligência Artificial, gamificação e ferramentas de realidade virtual.

A intenção, ao adotarmos uma ferramenta de Edtech, é auxiliar a aprendizagem, tendo como foco a absorção e a capacidade de se elaborar o conhecimento, aplicado aqui de forma mais eficaz e pontual.

Todavia, para que haja um bom funcionamento durante a utilização desta tecnologia, deve ser criada uma estratégia assertiva e funcional. Do contrário, os efeitos podem não ser aqueles inicialmente almejados.

Como funciona uma Edtech?

Uma Edtech funciona executando opções que produzem um processo de aprendizagem mais seguro, célere e às vezes até divertido.

Através das startups e dos desenvolvimentos de softwares, podem ser utilizadas as mais diversas tecnologias, como as já mencionadas acima: gamificação, simuladores de realidade virtual etc.

Exemplificando: quando uma Edtech é aplicada numa sala de aula, torna-se uma ferramenta que oferece dinamismo e chama a atenção pela apresentação atraente para os alunos, seja através de softwares, aplicativos ou plataformas on-line.

Um dos recursos didáticos de maior influência relacionados à Edtech é a utilização de tecnologias de realidade virtual/ aumentada.

Na educação técnica, os cursos on-line são tão acessíveis em suas informações quanto um curso presencial.

Numa instituição de ensino superior, a tecnologia permite horários flexibilizados, vantagem especial para aqueles que estudam e trabalham, além de auxiliar na quantidade e na qualidade do material a ser assimilado.

Em se tratando de educação corporativa, a Edtech é a melhor opção para desenvolver habilidades e investir na capacitação de seus colaboradores.

Esses acima são alguns dos papéis das Edtechs na evolução do T&D.

Qual a importância das Edtechs?

As Edtechs foram responsáveis pela redemocratização do ensino, possibilitando que a educação alcançasse lugares que antes não seriam acessíveis.

Com a democratização dos recursos digitais, aumentou-se o número de pessoas com possibilidade de aprender algo novo, capacitar suas habilidades e inclusive concretizar uma formação completa.

Através das Edtechs, os processos de ensino e aprendizagem tornaram-se mais céleres e eficazes, aumentando o engajamento do aluno e auxiliando no encadeamento de informações.

Com as inúmeras opções que a educação digital contempla através das Edtechs, os horários e locais de estudo podem adaptar-se com facilidade ao cotidiano do estudante/ colaborador.

Essa flexibilidade torna-se uma das principais vantagens de se trabalhar com plataformas tecnológicas.

Desafios de uma Edtech

Não é sempre que as instituições de ensino e as empresas estão dispostas a se adaptarem às tecnologias de uma Edtech. A maior incerteza, por exemplo, é a de que ocorra a substituição integral de uma sala de aula. Esses receios muitas vezes derivam da desinformação.

A Edtech surge, em sua essência, como uma fonte de aprendizagem complementar, auxiliando no desempenho do trabalho já realizado no processo de aprendizagem.

É também um dos desafios de implementação o fato de que não são todos os ambientes que possuem uma infraestrutura que se adeque ao que a tecnologia pede.

Não havendo ferramentas que permitam que a Edtech funcione de modo adequado, maior é a resistência das empresas e instituições de ensino em adotá-la.

Cabe às startups oferecerem as Edtechs junto a alternativas que facilitem a aquisição de ferramentas pelo seu público-alvo. Elaborando soluções coletivamente, os ambientes corporativos e educacionais conseguirão implementá-las e distribuir acesso facilitado a uma educação qualitativa.

Tecnologia na Educação Corporativa

Com a pandemia da covid-19, em meio às medidas de restrições e isolamento social, muitas empresas pararam suas atividades de modo temporário ou passaram a funcionar de modo remoto.

Assim, a aquisição de uma Edtech deixou de ser uma questão de escolha e passou a ser vista como uma das mais necessárias alternativas na continuidade de programas de capacitação de colaboradores que seguiam em regime de home office.

Para algumas empresas, a abordagem do ensino digital foi tão eficiente que, mesmo após o fim da pandemia, pretendem continuar com este modelo de ensino.

Os motivos são vários, mas o principal é que, com a Edtech, são reduzidos custos com os programas e o processo de aprendizagem torna-se mais sedutor para os colaboradores.

Com o treinamento digital, não há que se falar em custos com deslocamento, aluguel, energia, impressão de materiais etc. Junto a isto soma-se a vantagem de que um mesmo curso pode ser utilizado várias vezes, com atualizações pontuais e necessárias.

A Edtech veio para melhorar os processos de ensino e tornar a aprendizagem mais atraente e didática. Com a grande taxa de aceitação de suas ferramentas, novos recursos certamente surgirão diariamente, melhorando e auxiliando a experiência do usuário.

A Keeps entre as melhores EdTechs do Brasil

O Ranking 100 Open Startup destaca anualmente as startups mais atraentes para o mercado corporativo, entre mais de 8000 Startups avaliadas.

Ano após ano, a Keeps vem se consolidando como uma das 100 Startups mais atrativas do Brasil, com lugar de destaque no #Top10 da Categoria Edtechs.

Em 2019 fomos a 6ª Startup de Educação no Top100StartUps e em 2020 a 5ª melhor Edtech do Brasil. Agora, já estamos ansiosos pelo Ranking 2021!

Conheça as soluções LXP da Keeps e descubra o que o futuro da Educação Corporativa preparou para você e sua empresa.

Vem com a gente nessa Trilha de Aprendizagem e vamos juntos Desenvolver e Impulsionar Conhecimento!

Perguntas frequentes sobre EdTech:

O que é uma EdTech?

EdTech, abreviação dos termos education e technology, em inglês, faz referência às empresas startups cuja função é desenvolver respostas para o setor educacional, seja através de plataformas ou sistemas com foco no aprimoramento do ensino-aprendizado tanto para os professores quanto para os estudantes.

Por que as EdTechs são importantes?

As EdTechs ganham cada vez mais relevância especialmente por terem sido as autoras da redemocratização do ensino. Por conta das EdTechs, a educação atualmente consegue chegar a lugares que antes não seriam possíveis. Isso permite que o aprendizado e a capacitação aumente o nível de entusiasmo do estudante/colaborador, adaptando-se à rotina individual de cada pessoa e atendendo às demandas específicas de cada um.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: