keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

O papel das Edtechs na evolução do T&D

Início » T&D » O papel das Edtechs na evolução do T&D

Você certamente já ouviu falar das Edtechs, certo? Uma Edtech nada mais é do que uma empresa cuja tecnologia é aplicada para desenvolver soluções voltadas para o campo educacional. Mas de que forma esse tipo de empresa contribui para o aprimoramento dos programas de treinamento e desenvolvimento nas organizações ao longo dos anos? Qual é, de fato, o papel das Edtechs na evolução do T&D?

o-papel-das-edutechs-na-inovacao-do-t&d

As Edtechs e a evolução do Treinamento e Desenvolvimento

No processo de evolução do T&D, as edtechs surgem como facilitadoras dos programas de aprendizagem voltados para a educação corporativa.

Isso acontece através da transformação dos métodos através dos quais as organizações desenvolvem a capacitação dos seus colaboradores, entregando uma variedade de vantagens.

O papel das edtechs contribui de forma efetiva para o aprimoramento do treinamento e desenvolvimento das empresas, entregando inovação, acessibilidade, personalização, interatividade, análise de desempenho etc.

Tudo isso ocorre mediante ferramentas focadas na melhoria dos programas de capacitação, cujo foco é desenvolver e impulsionar o crescimento e destacar as empresas no mercado, aproveitando principalmente o fato de estarmos vivenciando uma era digital.

Segundo o especialista em T&D e Metodologia 6Ds, e também COO da Keeps, Gustavo Formighieri:

“As áreas de treinamento e desenvolvimento sempre foram áreas muito carentes de tecnologia. A vinda das startups, principalmente na área de educação corporativa, vem dar uma oxigenada nessa possibilidade de as áreas de treinamentos terem novas ferramentas, novas metodologias, novas soluções. Enfim, conseguirem ter acesso de forma mais facilitada à inovação a serviço da educação corporativa, para melhorar a produtividade da área de treinamento, melhorar os resultados etc.”

Como se deu o desenvolvimento do papel das edtechs ao longo dos anos?

Aumento da conectividade

Conforme a tecnologia vai sendo renovada, acaba sendo mais acessível. O acesso à internet, por exemplo, foi crescendo ao longo dos anos. Isso possibilitou a viabilidade do papel das edtechs.

Com empresas e colaboradores conectados, a localização geográfica deixou de ser um empecilho e passou a ser apenas um fator que não impede a realização de um trabalho cujas funções podem ser realizadas remotamente, facilitando processos como a educomunicação e o edutainment, por exemplo..

Surgimento das plataformas de aprendizagem online

Sabia que as primeiras edtechs foram criadas a partir do desenvolvimento de plataformas de aprendizagem digitais?

É isso mesmo! No entanto, era necessário o compartilhamento de materiais educativos e a possibilidade de consumo de cursos virtualmente.

Acesso a recursos digitais

Por conta das edtechs, as empresas passaram a acessar recursos digitais diversos, de forma que os programas de treinamento e desenvolvimento evoluíram, utilizando instrumentos como vídeos, e-books, simulações, gamificação e demais materiais interativos.

Personalização e adaptabilidade

Através dos algoritmos e da Inteligência Artificial, a experiência de ensino-aprendizagem se desenvolveu, passando a se adaptar ao ritmo individual de cada colaborador, com o conteúdo sempre personalizado para as demandas existentes.

Expansão das soluções móveis

Através do papel das edtechs, ao longo dos anos, foram feitas adaptações para incluir soluções móveis, ou seja, os colaboradores, com o advento de ferramentas como smartphones e tablets, passaram a acessar os treinamentos a qualquer hora e em qualquer lugar, podendo adaptar a aprendizagem de acordo com sua rotina.

Integração de tecnologias emergentes

De forma a possibilitar experiências de aprendizagem cada vez mais eficazes para os colaboradores, as edtechs sempre estão atentas à viabilidade de integração de novas tecnologias.

Utilizar inovações como realidade virtual/aumentada, IA avançada, análise de dados, gamificação nas startups etc., são exemplos de como essa integração acontece.

Ênfase na análise de dados e métricas

Na intenção de sempre analisar o desempenho dos programas de T&D e verificar os gaps de competências existentes para estruturar a capacitação, as edtechs têm focado cada vez mais na análise e coleta de dados acerca da performance dos colaboradores.

Foco na aprendizagem contínua

As edtechs procuram sempre destacar a relevância do lifelong learning, entregando ferramentas que ajudam os colaboradores a se capacitar de forma continuada e sempre atualizada, sempre atentas às inovações do mercado e das skills necessárias.

Aprendizagem colaborativa e social

São várias as edtechs que ofertam instrumentos voltados para a promoção da aprendizagem colaborativa e social, utilizando-se de métodos como fóruns de debate, salas de aula virtuais e instrumentos de colaboração ao vivo.

Assim, os colaboradores interagem, trocam experiências, trabalham em equipe e aumentem seu leque de aprendizagem através da colaboração.

A evolução das plataformas de aprendizagem para Educação Corporativa e o papel das edtechs

Com o avanço do papel das edtechs, houve também, ao longo dos anos, uma significativa evolução das plataformas de aprendizagem. Veja abaixo um resumo breve de como isso aconteceu:

O papel das Edtechs com o Content Management System – CMS

  • Os CMS, no começo, cumpriam o papel de fazer a administração dos conteúdos dos programas de treinamento online.

  • As plataformas CMS inicialmente possibilitavam a criação, a hospedagem e a entrega de conteúdos para treinamentos digitais.

  • Com a evolução, novos instrumentos colaborativos e interativos foram inseridos, facilitando o desenvolvimento de conteúdos mais engajadores.

Learning Management System – LMS e o papel das Edtechs

  • O LMS já surgiu como uma evolução completa do antigo CMS, dando atenção ao gerenciamento e supervisão dos programas de treinamento.

  • Nos LMS iniciais já era possível administrar as inscrições dos cursos e ter acesso à performance dos colaboradores, através de relatórios primários.

  • Daí então as inovações tecnológicas seguiram acontecendo e os LMS foram evoluindo, com ferramentas aprimoradas, permitindo administrar competências, atividades online, novos recursos de comunicação e possibilidade de integração com outros instrumentos de aprendizado.

O papel das Edtechs com o Learning Experience Platform – LXP

  • Com o advento do LXP, surge também um comportamento voltado para o usuário e sua experiência de aprendizagem durante a utilização da plataforma.

  • Uma plataforma LXP procura entregar aos colaboradores um aprendizado personalizado e voltado para o engajamento, uma vez que facilita o acesso a diversos materiais e ferramentas.

  • Uma das diferenças do LXP para o LMS tradicional reside no fato de que o foco do LXP é a descoberta do conteúdo, que permite o compartilhamento de conhecimento e faz evoluir a aprendizagem social.

  • Os LXP contam com instrumentos como: recomendações personalizadas, curadoria de conteúdo, integração a mídias sociais e outras formas de promoção de uma experiência de aprendizagem cada vez mais dinâmica e interativa.

Observe que, durante todo o processo de evolução das plataformas de aprendizagem, o papel das edtechs estava presente em cada novo passo.

As empresas de tecnologia sempre foram facilitadoras da educação corporativa, aprimorando os sistemas básicos de gerenciamento de conteúdo e entregando soluções cada vez mais amplas e focadas no usuário final, ou seja, o colaborador.

Todo esse processo é fruto de necessidades cada vez mais urgentes por experiências de aprendizagem mais personalizadas e interativas.

Atualmente, as empresas podem fazer uma escolha entre opções diversas, passando pelo CMS até os LMS e LXP, bastando observar qual das plataformas corresponde melhor às necessidades de treinamento e desenvolvimento da sua empresa.

Mas caso você esteja em dúvida, pode verificar abaixo quais os benefícios das plataformas LMS e LXP.

O papel das Edtechs nas vantagens das plataformas LMS e LXP

Qual a melhor plataforma diante das demandas e metas que sua empresa apresenta quando falamos em Educação Corporativa?

As duas plataformas entregam vantagens. Veja a seguir as principais características de cada uma e de que forma pode beneficiar sua organização:

Vantagens do LMS

  • Gestão eficiente: em termos de gestão, os LMS são muito eficientes, seja pra administrar cursos, programas de treinamento, acompanhamento de desempenho dos colaboradores etc.

Com os recursos do LMS é possível estruturar e fazer o gerenciamento, de maneira centralizada, de inscrições, calendários, rastreamento, relatórios.

  • Controle e conformidade: se existem treinamentos que precisam de garantia de eficácia de regulamentações e requisitos de conformidade, os LMS são bastante úteis.

Junto ao papel das edtechs, os sistemas LMS auxiliam as empresas no rastreamento dos treinamentos obrigatórios, entregando certificados e avaliando a validade dos cursos, de modo que é sempre possível garantir que os colaboradores estão em conformidade com as normas regulatórias.

  • Recursos avançados de avaliação: com os LMS temos instrumentos potentes para atividades e avaliações, podendo criar questionários, provas e demais exercícios online.

Essa é uma vantagem porque ajuda a medir o conhecimento consumido pelos colaboradores e avaliar quais os pontos que precisam de aprimoramento.

Vantagens do LXP

  • Experiência de aprendizagem personalizada: essa é a prioridade do LXP, entregar uma abordagem personalizada para o consumo dos conteúdos.

E como isso acontece? Através de algoritmos que fazem a recomendação automatizada de conteúdos, tendo como base as demandas individuais de cada colaborador.

  • Aprendizagem social e colaborativa: uma plataforma LXP viabiliza a troca de conhecimento, a experiência compartilhada e o trabalho em equipe.

Tudo isso promove a colaboração e o engajamento dos colaboradores, o que consequente vai gerar mais produtividade e melhores resultados para a empresa.

  • Acesso a uma ampla variedade de conteúdos: no LXP o colaborador pode acessar diversos formatos de materiais, sejam eles pdfs, vídeos, artigos, podcasts, gamificação etc.

Explorar essa variedade de formatos facilita o processo de aprendizagem, isso porque o colaborador pode consumir o produto da forma que for mais conveniente.

É valido salientar que, nos dias atuais, os recursos do LMS e do LXP podem ser integrados, como é o caso do Konquest, a plataforma LMS/LXP da Keeps, sobre a qual falaremos abaixo.

Recomendamos que, antes de definir a plataforma que melhor se conecta às demandas de Educação Corporativa da sua empresa, analise bem o papel das edtechs, faça testes e verifique: essa é realmente a plataforma ideal para atender às necessidades de treinamento dos meus colaboradores?

O papel das Edtechs das melhores plataformas LXP existentes no mercado atual

Talvez, ao chegar nesse ponto da leitura, você esteja se perguntando: quais as melhores plataformas LXP disponíveis no mercado atual para facilitar a capacitação dos meus colaboradores?

Abaixo, listamos algumas que você pode considerar, veja só:

Udemy

Essa é uma plataforma de aprendizagem online onde vários instrutores independentes podem ofertar cursos em variadas áreas.

A Udemy fornece ainda cursos em vários idiomas, com formatos como vídeos, questionários e recursos de suporte ao colaborador.

Coursera

A plataforma do Coursera oferece o aprendizado online através de cursos de universidades e demais instituições gabaritadas.

Assim como a Udemy, a experiência do Coursera é personalizada, com atividades, fóruns de debate etc.

Alura

A Alura é uma plataforma cujo foco é habilidade técnica e de programação, também utilizando instrutores especialistas e apresentando projetos práticos para aprimorar cada vez mais as skills dos colaboradores.

Konquest

Tem por objetivo promover um ambiente de aprendizagem ágil e digital que simplifica a criação de cursos e estimula o engajamento e realização de trilhas e cursos digitais pelos seus colaboradores.

A plataforma permite a obtenção de análises ainda mais detalhadas com as performances medidas e controladas, além de outros recursos específicos e personalizados.

Com um ensino personalizável, é possível a sua equipe de treinamento transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento: uma maneira simples e ágil de criar trilhas, cursos e bibliotecas virtuais com qualquer tipo de conteúdo de capacitação.

“A Keeps é um apoio tecnológico para as áreas de treinamento e desenvolvimento para as empresas conseguirem ter melhores resultados com as ações de capacitação. Também lembrando: a Keeps não é só tecnologia: atua também na área de serviço, na área de produção de conteúdo, enfim, a gente ajuda a sustentar planejamento estratégico e o ambiente digital de ensino da empresa, com tecnologia e com serviço.

Nos próximos anos, o que podemos esperar na evolução do T&D é começar a surfar essa onda das inteligências artificiais, na parte de curadoria de conteúdo, de automatização na geração de conteúdo bruto de ensino, pra dar mais velocidade na produtividade do T&D, além de conseguir monitorar melhor os resultados para conseguir tomar rotas mais assertivas, mas com base não em achismos e sim com base em números realmente consolidados e resultados metrificados.”

(Gustavo Formighieri, COO da Keeps)

Conheça o Konquest, agende um teste grátis ou fale com um de nossos especialistas.

Vem pra Keeps!

Lilian Pamela
Possui formação em Gestão de Recursos Humanos, responsável pelo RH da Keeps, atuando como Analista de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Entusiasta de temáticas e aplicações sobre T&D.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: