Quais são os Níveis de Análise do Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?
O LNT possui níveis de análise específicos para cada ponto de vista, direcionando dados e processos para encontrar as reais necessidades de treinamento existentes.
Você certamente já ouviu falar das Edtechs, certo? Uma Edtech nada mais é do que uma empresa cuja tecnologia é aplicada para desenvolver soluções voltadas para o campo educacional. Mas de que forma esse tipo de empresa contribui para o aprimoramento dos programas de treinamento e desenvolvimento nas organizações ao longo dos anos? Qual é, de fato, o papel das Edtechs na evolução do T&D?
No processo de evolução do T&D, as edtechs surgem como facilitadoras dos programas de aprendizagem voltados para a educação corporativa.
Isso acontece através da transformação dos métodos através dos quais as organizações desenvolvem a capacitação dos seus colaboradores, entregando uma variedade de vantagens.
O papel das edtechs contribui de forma efetiva para o aprimoramento do treinamento e desenvolvimento das empresas, entregando inovação, acessibilidade, personalização, interatividade, análise de desempenho etc.
Tudo isso ocorre mediante ferramentas focadas na melhoria dos programas de capacitação, cujo foco é desenvolver e impulsionar o crescimento e destacar as empresas no mercado, aproveitando principalmente o fato de estarmos vivenciando uma era digital.
Segundo o especialista em T&D e Metodologia 6Ds, e também COO da Keeps, Gustavo Formighieri:
“As áreas de treinamento e desenvolvimento sempre foram áreas muito carentes de tecnologia. A vinda das startups, principalmente na área de educação corporativa, vem dar uma oxigenada nessa possibilidade de as áreas de treinamentos terem novas ferramentas, novas metodologias, novas soluções. Enfim, conseguirem ter acesso de forma mais facilitada à inovação a serviço da educação corporativa, para melhorar a produtividade da área de treinamento, melhorar os resultados etc.”
Conforme a tecnologia vai sendo renovada, acaba sendo mais acessível. O acesso à internet, por exemplo, foi crescendo ao longo dos anos. Isso possibilitou a viabilidade do papel das edtechs.
Com empresas e colaboradores conectados, a localização geográfica deixou de ser um empecilho e passou a ser apenas um fator que não impede a realização de um trabalho cujas funções podem ser realizadas remotamente, facilitando processos como a educomunicação e o edutainment, por exemplo..
Sabia que as primeiras edtechs foram criadas a partir do desenvolvimento de plataformas de aprendizagem digitais?
É isso mesmo! No entanto, era necessário o compartilhamento de materiais educativos e a possibilidade de consumo de cursos virtualmente.
Por conta das edtechs, as empresas passaram a acessar recursos digitais diversos, de forma que os programas de treinamento e desenvolvimento evoluíram, utilizando instrumentos como vídeos, e-books, simulações, gamificação e demais materiais interativos.
Através dos algoritmos e da Inteligência Artificial, a experiência de ensino-aprendizagem se desenvolveu, passando a se adaptar ao ritmo individual de cada colaborador, com o conteúdo sempre personalizado para as demandas existentes.
Através do papel das edtechs, ao longo dos anos, foram feitas adaptações para incluir soluções móveis, ou seja, os colaboradores, com o advento de ferramentas como smartphones e tablets, passaram a acessar os treinamentos a qualquer hora e em qualquer lugar, podendo adaptar a aprendizagem de acordo com sua rotina.
De forma a possibilitar experiências de aprendizagem cada vez mais eficazes para os colaboradores, as edtechs sempre estão atentas à viabilidade de integração de novas tecnologias.
Utilizar inovações como realidade virtual/aumentada, IA avançada, análise de dados, gamificação nas startups etc., são exemplos de como essa integração acontece.
Na intenção de sempre analisar o desempenho dos programas de T&D e verificar os gaps de competências existentes para estruturar a capacitação, as edtechs têm focado cada vez mais na análise e coleta de dados acerca da performance dos colaboradores.
As edtechs procuram sempre destacar a relevância do lifelong learning, entregando ferramentas que ajudam os colaboradores a se capacitar de forma continuada e sempre atualizada, sempre atentas às inovações do mercado e das skills necessárias.
São várias as edtechs que ofertam instrumentos voltados para a promoção da aprendizagem colaborativa e social, utilizando-se de métodos como fóruns de debate, salas de aula virtuais e instrumentos de colaboração ao vivo.
Assim, os colaboradores interagem, trocam experiências, trabalham em equipe e aumentem seu leque de aprendizagem através da colaboração.
Com o avanço do papel das edtechs, houve também, ao longo dos anos, uma significativa evolução das plataformas de aprendizagem. Veja abaixo um resumo breve de como isso aconteceu:
Observe que, durante todo o processo de evolução das plataformas de aprendizagem, o papel das edtechs estava presente em cada novo passo.
As empresas de tecnologia sempre foram facilitadoras da educação corporativa, aprimorando os sistemas básicos de gerenciamento de conteúdo e entregando soluções cada vez mais amplas e focadas no usuário final, ou seja, o colaborador.
Todo esse processo é fruto de necessidades cada vez mais urgentes por experiências de aprendizagem mais personalizadas e interativas.
Atualmente, as empresas podem fazer uma escolha entre opções diversas, passando pelo CMS até os LMS e LXP, bastando observar qual das plataformas corresponde melhor às necessidades de treinamento e desenvolvimento da sua empresa.
Mas caso você esteja em dúvida, pode verificar abaixo quais os benefícios das plataformas LMS e LXP.
Qual a melhor plataforma diante das demandas e metas que sua empresa apresenta quando falamos em Educação Corporativa?
As duas plataformas entregam vantagens. Veja a seguir as principais características de cada uma e de que forma pode beneficiar sua organização:
Com os recursos do LMS é possível estruturar e fazer o gerenciamento, de maneira centralizada, de inscrições, calendários, rastreamento, relatórios.
Junto ao papel das edtechs, os sistemas LMS auxiliam as empresas no rastreamento dos treinamentos obrigatórios, entregando certificados e avaliando a validade dos cursos, de modo que é sempre possível garantir que os colaboradores estão em conformidade com as normas regulatórias.
Essa é uma vantagem porque ajuda a medir o conhecimento consumido pelos colaboradores e avaliar quais os pontos que precisam de aprimoramento.
E como isso acontece? Através de algoritmos que fazem a recomendação automatizada de conteúdos, tendo como base as demandas individuais de cada colaborador.
Tudo isso promove a colaboração e o engajamento dos colaboradores, o que consequente vai gerar mais produtividade e melhores resultados para a empresa.
Explorar essa variedade de formatos facilita o processo de aprendizagem, isso porque o colaborador pode consumir o produto da forma que for mais conveniente.
É valido salientar que, nos dias atuais, os recursos do LMS e do LXP podem ser integrados, como é o caso do Konquest, a plataforma LMS/LXP da Keeps, sobre a qual falaremos abaixo.
Recomendamos que, antes de definir a plataforma que melhor se conecta às demandas de Educação Corporativa da sua empresa, analise bem o papel das edtechs, faça testes e verifique: essa é realmente a plataforma ideal para atender às necessidades de treinamento dos meus colaboradores?
Talvez, ao chegar nesse ponto da leitura, você esteja se perguntando: quais as melhores plataformas LXP disponíveis no mercado atual para facilitar a capacitação dos meus colaboradores?
Abaixo, listamos algumas que você pode considerar, veja só:
Essa é uma plataforma de aprendizagem online onde vários instrutores independentes podem ofertar cursos em variadas áreas.
A Udemy fornece ainda cursos em vários idiomas, com formatos como vídeos, questionários e recursos de suporte ao colaborador.
A plataforma do Coursera oferece o aprendizado online através de cursos de universidades e demais instituições gabaritadas.
Assim como a Udemy, a experiência do Coursera é personalizada, com atividades, fóruns de debate etc.
A Alura é uma plataforma cujo foco é habilidade técnica e de programação, também utilizando instrutores especialistas e apresentando projetos práticos para aprimorar cada vez mais as skills dos colaboradores.
Tem por objetivo promover um ambiente de aprendizagem ágil e digital que simplifica a criação de cursos e estimula o engajamento e realização de trilhas e cursos digitais pelos seus colaboradores.
A plataforma permite a obtenção de análises ainda mais detalhadas com as performances medidas e controladas, além de outros recursos específicos e personalizados.
Com um ensino personalizável, é possível a sua equipe de treinamento transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento: uma maneira simples e ágil de criar trilhas, cursos e bibliotecas virtuais com qualquer tipo de conteúdo de capacitação.
“A Keeps é um apoio tecnológico para as áreas de treinamento e desenvolvimento para as empresas conseguirem ter melhores resultados com as ações de capacitação. Também lembrando: a Keeps não é só tecnologia: atua também na área de serviço, na área de produção de conteúdo, enfim, a gente ajuda a sustentar planejamento estratégico e o ambiente digital de ensino da empresa, com tecnologia e com serviço.
Nos próximos anos, o que podemos esperar na evolução do T&D é começar a surfar essa onda das inteligências artificiais, na parte de curadoria de conteúdo, de automatização na geração de conteúdo bruto de ensino, pra dar mais velocidade na produtividade do T&D, além de conseguir monitorar melhor os resultados para conseguir tomar rotas mais assertivas, mas com base não em achismos e sim com base em números realmente consolidados e resultados metrificados.”
(Gustavo Formighieri, COO da Keeps)
Conheça o Konquest, agende um teste grátis ou fale com um de nossos especialistas.
Vem pra Keeps!
O LNT possui níveis de análise específicos para cada ponto de vista, direcionando dados e processos para encontrar as reais necessidades de treinamento existentes.
Fique atualizado com as principais tendências globais para o T&D, de acordo com a conferência da ATD 2023.
Educomunicação é uma metodologia que reúne o universo da educação e da comunicação para a promoção de práticas de aprendizagem e desenvolvimento.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |