Edutainment: o que é o Eduentretenimento e quais os seus benefícios na Educação Corporativa

Início » T&D » Edutainment: o que é o Eduentretenimento e quais os seus benefícios na Educação Corporativa

Uma das grandes tendências de T&D desse ano de 2023, o Edutainment vem sendo objeto de destaque quando falamos em Educação Corporativa digital, pois tem despertado interesse das empresas e colaboradores, principalmente devido à alta capacidade de proporcionar imersão nos programas de capacitação.

Você já ouviu falar sobre o tema? Continue lendo que vamos te apresentar ao Edutainment!

Edutainment: o que é o Eduentretenimento e quais os seus benefícios na Educação Corporativa

O que é o Edutainment (ou Eduentretenimento)?

Edutainment é um termo que passou a ser utilizado nos últimos tempos, advindo da junção das palavras educação e entretenimento, em inglês, education e entertainment. É uma referência à reunião de ferramentas educacionais e de entretenimento, visando entregar um processo de ensino-aprendizagem cada vez mais engajador e eficiente.

Quando voltamos o edutainment para a Educação Corporativa, a aplicação é direcionada à oferta de conteúdos que conseguem educar, ao mesmo tempo em que proporcionam alguma diversão para o colaborador.

Se o ambiente de aprendizagem é atrativo, os colaboradores são automaticamente motivados a concluir seus programas de capacitação, concorda?

Como surgiu o Edutainment?

Ainda na década de 50, o conceito de edutainment começou a ser aplicado em alguns cenários, tendo destaque principalmente na educação infantil.

Nos últimos anos, dada a necessidade de renovar os programas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, as empresas passaram a adotar o edutainment entre as ferramentas de Educação Corporativa.

Edutainment e Educação Corporativa

Nesse contexto de capacitação corporativa, principalmente devido às inovações tecnológicas constantes, as empresas começaram a descobrir que, mesclando ferramentas de entretenimento nos seus treinamentos, os colaboradores seriam mais motivados.

Utilizando elementos como engajamento, imersão e motivação e métodos como jogos, vídeos e até mesmo simulações, houve uma evolução na implementação do edutainment.

Isso somado ao ingresso das novas gerações ao mercado de trabalho, como é o caso dos millenials e da geração Z, que já vivenciam a imersão digital e interativa.

Esses colaboradores já possuem uma tendência em preferir processos de aprendizagem mais criativos, lúdicos e atrativos. Por essa razão, o edutainment também virou uma estratégia de atração e retenção de talentos.

Sendo assim, as técnicas condicionadas ao edutainment vêm sendo cada vez mais utilizadas pelas empresas em geral, especialmente no que diz respeito à inovação na capacitação dos colaboradores.

Edutainment e Educação Corporativa

Princípios do Edutainment

Mas como fazemos para conseguir identificar o que de fato é o edutainment? O ideal é prestar atenção se a abordagem contém os seguintes princípios:

  • Envolvimento: para que uma solução seja considerada um edutainment, o colaborador deve participar ativamente do processo, não bastando apenas que haja o consumo do conteúdo entregue.

  • Imersão: o edutainment pede que aquilo que for apresentado ao colaborador facilite a possibilidade de concentração intensa, afastando as distrações.

  • Interação: deve haver espaço para a troca, tanto dos colaboradores entre si, quanto daquele profissional responsável por guiar o programa de capacitação. Isso deve ser possível inclusive durante os treinamentos digitais, através de espaços como forúns de debates e chats, por exemplo.

  • Diversão: esse é ponto que não pode ficar de fora, afinal, o que diferencia o edutainment dos processos tradicionais de ensino-aprendizagem é a ausência de um método enfadonho que às vezes afasta o colaborador da formação demandada pela empresa.

Por isso, fique atento aos métodos e fórmulas ao tentar adaptar o edutainment nas suas ferramentas de T&D!

Benefícios do Edutainment na Educação Corporativa

Agora que já sabemos aspectos básicos sobre a aplicação do edutainment, é hora de entendermos os benefícios de fazer essa implementação na sua empresa, vamos lá?

Engajamento

Essa é uma das maiores vantagens. Utilizar o edutainment traz o colaborador para participar de maneira ativa do aprendizado, elevando a motivação e a curiosidade acerca do conteúdo.

Retenção de conhecimento

O entretenimento é um ponto que suaviza um pouco as abordagens tradicionais de Educação Corporativa. Isso ajuda na absorção, revisão e retenção do conteúdo, que acaba sendo mais eficiente, além de se prolongar.

Aprendizagem significativa

Se uma empresa atua em seus processos de T&D utilizando o edutainment, o cenário do aprendizado ganha mais relevância, pois a capacitação tem atuação mais prática e utilitária.

Estímulo à criatividade e inovação

Esse ponto nós repetimos algumas vezes ao longo do texto, lembra? O edutainment proporciona a liberdade criativa, auxilia na resolução de problemas e permite que os colaboradores exercitem práticas inovadoras.

Colaboração e trabalho em equipe

Algumas das atividades do edutainment podem ser direcionadas para estimular a troca entre os colaboradores, dessa forma, é aprimorado o trabalho em equipe e desenvolvidas as skills de comunicação.

Redução do estresse e aumento do bem-estar

Pelo fato de possuir entre seus recursos a diversão e entretenimento inseridos no processo de aprendizagem, é consequente o fato de que o consumo de conteúdos não será enfadonho, o que automaticamente entre mais bem-estar e menos estresse.

Atração e retenção de talentos

Quando os colaboradores e demais talentos observam e vivenciam as inovações destinadas a aprimorar e tornar mais motivadoras as etapas do T&D, o edutainment acaba fazendo um papel essencial para a atração e retenção de talentos.

Quebra de barreiras de aprendizagem

Quando vamos tratar de conteúdos mais complexos ou dificultosos, o edutainment ameniza as possíveis resistências e facilita o acesso à aprendizagem.

Promoção do lifelong learning

O aprendizado contínuo é impulsionado com a utilização do entretenimento, ou seja, os colaboradores são estimulados a desenvolver cada vez mais suas skills, para além do treinamento formal.

Alinhamento com as tendências atuais

Por fim, um dos benefícios essenciais: a conexão com as inovações. O edutainment segue sempre alinhado às tendências de aprendizagem, proporcionando personalização do consumo e o protagonismo do colaborador.

Benefícios do Edutainment na Educação Corporativa

Conclusão

Para que o edutainment seja um método de destaque na sua empresa, você deve saber como utilizá-lo de forma que se encaixe às demandas, valores e cultura da sua empresa e que represente os seus colaboradores.

Lembre-se que o edutainment é uma alternativa que veio para somar, ou seja, ser combinada a alguns métodos tradicionais, mas sem ousar substituí-los.

Então as palestras, os workshops e os treinamentos formais, quando couber e quando for solicitado, podem utilizar o edutainment para tornar suas entregas e exposições mais estimulantes e eficientes.

Não esqueça do seguinte: sempre deve haver um balanceamento entre o entretenimento e a Educação Corporativa, de modo que a mensagem seja entregue com eficiência e o resultado seja aquele almejado.

O foco, independente dos cenários e contextos, não muda: melhorar cada vez mais a experiência de aprendizagem do colaborador.

Fora isso, não tenha receio de utilizar esse método tão inovador e positivo para impulsionar e desenvolver o conhecimento na sua empresa!

Edutainment na Keeps

Na Keeps, todas as nossas soluções permitem a conexão com o edutainment em seus produtos. Nossos módulos de aprendizado são inovadores e preparados para acompanhar as tendências de T&D, sempre visando tornar os seus programas de capacitação mais intuitivos, atrativos e eficientes.

Konquest, no universo LMS da Keeps, é o coração da plataforma de aprendizagem. Uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa, a qual tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, facilitando a criação de cursos e trilhas sobre os conhecimentos necessários para você desenvolver os colaboradores. Tudo isso dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados. Além de outros recursos específicos e personalizados.

SmartZap é outro módulo de aprendizagem da Keeps que você pode utilizar. Esta solução descomplica treinamento dos colaboradores utilizando o Whatsapp como ferramenta de capacitação, aumentando engajamento e resultados. Desse modo, os conteúdos e informações são compartilhados de modo prático e rápido, o que diminui a resistência e melhora a comunicação nas relações de trabalho, promovendo o Social learning e a Aprendizagem ativa.

Faça um teste grátis e veja como acelerar treinamentos e torná-los mais atrativos, além de comprovar os resultados das ações de T&D.

Lilian Pamela
Possui formação em Gestão de Recursos Humanos, responsável pelo RH da Keeps, atuando como Analista de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Entusiasta de temáticas e aplicações sobre T&D.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados