Educação Corporativa e Treinamento Corporativo: diferenças

Início » Universidades Corporativas » Educação Corporativa e Treinamento Corporativo: diferenças

Os conceitos de Educação Corporativa e Treinamento Corporativo possuem diferenças significativas relacionadas ao aprendizado de seus colaboradores, o que é essencial para acompanhar a diferença no seu negócio de perto. Neste artigo falaremos sobre as principais diferenças entre treinamento e educação corporativa!

Diferenças entre Educação Corporativa e Treinamento Corporativo

A Educação Corporativa e o Treinamento Corporativo são técnicas completamente diferentes que podem causar muito impacto no seu negócio.

Separamos neste tópico as principais diferenças entre os dois conceitos:

Diferenças entre Educação Corporativa e Treinamento Corporativo

O Motivo

A intenção do treinamento tradicional é suprir as necessidades específicas da equipe, enquanto a educação corporativa leva para a empresa ações estratégicas para que o conhecimento seja adquirido de maneira ininterrupta pelos colaboradores, como um processo contínuo.

Essas ações estratégicas são pensadas tanto de maneira individual para os membros da equipe quanto para o time e empresa como um todo.

O ambiente

Os treinamentos tradicionais são, geralmente, em sala de aula, enquanto a educação corporativa entrega a possibilidade de diversificar o ambiente de ensino, como nas próprias salas de aula, ou em ambientes virtuais de ensino.

Uma vez que a educação ocorre de maneira virtual, há o trânsito mais ágil de informações, assim como as possíveis atualizações de aprendizagem, além da disseminação do conhecimento alcançar um número maior de pessoas, justamente por ser online.

Os materiais e conteúdos

Em treinamentos tradicionais, é comum que não haja uma relação bem estabelecida entre materiais e conteúdos estratégicos para um bom desenvolvimento dos colaboradores e resultados para a empresa.

Os materiais e conteúdos devem surpreender, motivar e engajar os participantes, despertando ideias e insights aplicáveis em sua rotina diária de trabalho.

Por conta disso, é fundamental escolher bem as ferramentas que agregam valor ao conhecimento.

Já na educação corporativa, há promoção do desenvolvimento sustentável da organização e o ganho da vantagem competitiva no mercado, devido à participação ativa dos colaboradores na aprendizagem, por meio de bons conteúdos e materiais gamificados.

Como o foco é trabalhado na Educação Corporativa e Treinamento Corporativo

Uma das grandes diferenças entre o treinamento e a educação corporativa é o público-alvo.

Afinal de contas, os treinamentos possuem foco nos colaboradores que precisam se aperfeiçoar pontualmente, mas a educação corporativa abrange um público maior, envolvendo tanto os membros das equipes quanto os parceiros e fornecedores da empresa, já que também fazem parte da estratégia de desenvolvimento da organização.

Portanto, podemos afirmar que a educação corporativa é capaz de suprir as necessidades de treinamento dos colaboradores ao mesmo tempo que permite cumprir as metas e objetivos da organização, por meio do aumento da produtividade dos integrantes.

O que torna o processo de educação corporativa bem mais eficiente do que muitos treinamentos.

Quais são as vantagens da educação corporativa nas empresas?

Implementar esse sistema dentro de uma organização, pode trazer inúmeras vantagens tanto para os colaboradores, quanto para as próprias empresas:

  1. Promove um onboarding eficiente de novos talentos;
  2. Desenvolve as competências e liberdade dos colaboradores;
  3. Ajuda a identificar colaboradores com potencial à liderança;
  4. Auxilia na diversidade e inclusão de grupos minoritários da empresa;
  5. Fortalece a vantagem competitiva da empresa no mercado;
  6. Engaja os colaboradores deixando-os mais motivados e
  7. Melhora o clima organizacional.

Quer saber mais sobre as vantagens da Educação Corporativa nas empresas? Leia aqui!

Como aplicar os conceitos de Educação Corporativa e Treinamento Corporativo de uma forma efetiva?

Para implementar um programa de educação corporativa eficiente, a empresa precisa primeiramente, identificar quais objetivos quer alcançar.

Nesse momento, problemas ou oportunidades a curto, médio e longo prazo, em todas as esferas da organização, devem ser levantadas.

Cria-se, a partir disso, uma rede de gestão do conhecimento que é composta pelos meios que viabilizam a realização de treinamento e desenvolvimento dos profissionais: ensino presencial, à distância ou misto.

Cada um possui suas vantagens, mas o que deve ser considerado por você e sua equipe, como essencial, é a experiência de aprendizagem personalizada.

Separamos alguns pontos de atenção que podem deixar todo o sistema ainda mais efetivo dento da organização. Confira!

Pense no Material que será disponibilizado

O material deve ser surpreendente, capaz de despertar ideias aplicáveis à rotina da companhia e proporcionar resultados mensuráveis.

É importante escolher ferramentas que fazem o colaborador perceber o real valor do treinamento e desenvolvimento oferecido pela educação corporativa.

Não exagere na forma como o conteúdo será passado

Treinamentos monótonos e infantilizados podem ser substituídos por conteúdos repletos de recursos criativos, que colocam o trabalhador no centro do processo.

Há ainda os treinamentos multimídia, que utilizam recursos digitais para criar uma experiência de aprendizagem completa.

Deixe a linguagem mais simples para facilitar a compreensão

Vídeos e animações ajudam a compreender diversos assuntos de forma leve e intuitiva, abrindo espaço para o complemento em outros materiais.

Já os jogos e simulações permitem vivenciar situações do dia a dia, mas longe dos riscos reais e com a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real.

Seus colaboradores ainda podem receber conteúdos na palma da mão como pílulas de conhecimento, games, podcasts e outros recursos facilmente acessados por meio de smartphones e tablets.

Conclusão

Destacamos no treinamento corporativo a capacidade de trabalhar as competências individuais dos colaboradores, dar ênfase nas necessidades específicas de cada um e desenvolver e aperfeiçoar as habilidades das pessoas, a aprendizagem é passiva.

Na educação corporativa, é perceptível o desenvolvimento das competências críticas do negócio, a ênfase nas necessidades, mas também em estratégias de crescimento contínuo na empresa, o impulsionamento da competitividade saudável e a produtividade da equipe, tudo por meio de uma aprendizagem ativa.

É essencial compreender as diferenças entre os dois modelos para escolher aquele que é mais adequado para cada negócio e objetivo que se quer alcançar.

Afinal de contas, ambas as opções possuem vantagens que proporcionam uma boa experiência de aprendizagem e desenvolvimento.

Soluções da Keeps para a sua Educação Corporativa e Treinamento Corporativo:

Soluções da Keeps para a sua Educação Corporativa e Treinamento Corporativo:

Konquest

Konquest tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, que simplifica a autoria e estimula o social learning. 

Tudo dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados, além de outros recursos específicos e personalizados.

GameUp

GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Isto é, um app simples e interativo, voltado à Educação Corporativa. O formato de Quiz, torna o aprendizado lúdico e interessante, pois remete a um game de celular com interface personalizada e conteúdo acessível. 

SmartZap

SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com microlearning no próprio WhatsApp. Isso fomenta a interação e incentiva o engajamento, uma vez que, os colaboradores dominam o recurso utilizado. 

Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático. O que diminui a resistência e melhora a comunicação. Ainda aproxima as relações de trabalho e promove o active learning.

Perguntas frequentes sobre Educação Corporativa e Treinamento Corporativo:

Quais as principais diferenças entre Educação Corporativa e Treinamento Corporativo?

O Motivo: a intenção do treinamento tradicional é suprir as necessidades específicas da equipe, enquanto a educação corporativa leva para a empresa ações estratégicas para que o conhecimento seja adquirido de maneira ininterrupta pelos colaboradores, como um processo contínuo.
O ambiente: os treinamentos tradicionais são, geralmente, em sala de aula, enquanto a educação corporativa entrega a possibilidade de diversificar o ambiente de ensino, como nas próprias salas de aula, ou em ambientes virtuais de ensino.
Os materiais e conteúdos: em treinamentos tradicionais, é comum que não haja uma relação bem estabelecida entre materiais e conteúdos estratégicos para um bom desenvolvimento dos colaboradores e resultados para a empresa. Já na educação corporativa, há promoção do desenvolvimento sustentável da organização e o ganho da vantagem competitiva no mercado, devido à participação ativa dos colaboradores na aprendizagem, por meio de bons conteúdos e materiais gamificados.
O foco: os treinamentos possuem foco nos colaboradores que precisam se aperfeiçoar pontualmente, mas a educação corporativa abrange um público maior, envolvendo tanto os membros das equipes quanto os parceiros e fornecedores da empresa, já que também fazem parte da estratégia de desenvolvimento da organização.

Por que a Educação Corporativa é considerada vantajosa?

– Ajuda a desenvolver um onboarding eficiente de novos talentos;
– Estimula as competências e liberdade dos colaboradores;
– Possibilita identificar colaboradores com potencial à liderança;
– Traz visibilidade para a diversidade e inclusão de grupos minoritários da empresa;
– Encoraja a vantagem competitiva da empresa no mercado;
– Motiva os colaboradores;
– Evolui o clima organizacional.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: