keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

LNT: o que é e como fazer o Levantamento de Necessidades de Treinamento?

Início » T&D » LNT: o que é e como fazer o Levantamento de Necessidades de Treinamento?

Será que como coordenador(a) de T&D você utiliza na sua rotina o processo do Levantamento de Necessidades de Treinamento, também chamado de LNT? Que tal saber um pouca mais a respeito do que seria de fato esse Levantamento de Necessidades de Treinamento? Nós te explicamos!

O que é um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?

O que é um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?

O Levantamento das Necessidades de Treinamento – LNT, é o mapeamento dos gaps existentes entre as skills e competências dos colaboradores, que a empresa precisa estruturar para conduzir os seus próximos programas de treinamento.

Ou seja, você faz um levantamento que busque responder quais são os gaps de competências existentes entre os seus colaboradores e o que precisa ser realizado para que sejam preenchidos.

Então o que você, coordenador(a) precisa fazer quando decidir montar um Levantamento de Necessidades de Treinamento e fazer uma gestão de treinamentos eficaz na sua empresa?

  • Montar uma avaliação dos colaboradores e gestores de equipes;
  • Verificar os dados resultantes dessas avaliações e também dos feedbacks;
  • Entender o que a empresa pretende alcançar, com suas metas e objetivos definidos.

Por fim, você terá uma análise eficaz que vai te direcionar como montar os futuros treinamentos da empresa, servindo de guia para o desenvolvimento e execução dos seus programas de capacitação!

No fim das contas, o Levantamento das Necessidades de Treinamento é uma ferramenta pra lá de importante, concorda?

Konquest, a solução da Keeps para facilitar o seu LNT

Konquest, a solução da Keeps para facilitar o seu LNT

Dada a importância de se realizar um LNT, que tal encontrar soluções para tornar os seus futuros processos de levantamento ainda mais simples?

O Konquest, a plataforma LMS ou LXP da Keeps, é o melhor caminho para favorecer o seu programa de treinamento. O motivo?

Nossa plataforma foi desenvolvida tendo como objetivo facilitar a Educação Corporativa dos seus colaboradores.

Criar o seu programa de capacitação numa plataforma permite visibilidade muito mais ampla e completa no momento de montar o seu LNT.

Isso por vários motivos que você pode descobrir lendo aqui, mas principalmente porque você conseguirá monitorar, acompanhar e gerenciar os resultados de todos os seus cursos e trilhas de aprendizagem, obtendo dados automatizados e completos que facilitarão seu LNT para os próximos treinamentos a serem desenvolvidos.

Então continue lendo que falaremos mais sobre isso no decorrer deste artigo!

Quais os benefícios de fazer um LNT?

Fora o que citamos de forma sucinta até aqui, você certamente está se questionando: mas quais as vantagens de fazer um Levantamento das Necessidades de Tratamento na minha empresa? Como isso vai ser proveitoso para o meu setor de T&D?

Os benefícios são inúmeros, vamos até fazer uma lista para facilitar, olha só:

  • O LNT permite que tanto estratégias quanto as metas da empresa estejam sempre conexas: levantadas as necessidades de treinamento, não tem mais como isso ser um empecilho dos seus programas de capacitação.

  • Maior eficácia: com a capacidade de produzir treinamentos voltados para aquilo que de fato os colaboradores necessitam, a capacitação será automaticamente mais eficaz, pois sua coordenação saberá exatamente onde focar, onde depositar recursos etc. Um treinamento de segurança do trabalho, por exemplo, precisa ser bastante específico e eficiente.

  • Maior engajamento dos colaboradores: a partir do momento em que seus colaboradores percebem que a empresa está apostando na sua evolução (pessoal ou profissional), se sentem mais entusiasmados e desenvolvem novo fôlego para seguir atuando.

  • Melhor produtividade e qualidade: com as necessidades levantadas não tem erro, os colaboradores atenderão às demandas da empresa com mais facilidade, qualidade e sendo mais produtivos. Se você monta um treinamento de atendimento ao cliente, por exemplo, o LNT é essencial.

  • Competitividade: você vai notar, assim que os treinamentos começarem a acontecer após o LNT, além da eficiência dos seus colaboradores, a empresa começará a despontar no mercado, ficando cada vez mais competitiva e em destaque.

Viu só a quantidade de melhorias que você pode implementar para os seus colaboradores e para a sua empresa? Ações de treinamento eficientes, conexão de metas e engajamento dos colaboradores!

Como fazer um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?

Como fazer um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?

Que tal se entregarmos um passo a passo para facilitar o seu processo de implementação de um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?

  • Defina os objetivos: o primeiro ponto é saber identificar as principais metas da empresa para que consigamos enxergar quais são os treinamentos que precisam ser realizados prioritariamente.

  • Identifique as fontes de informação: como você vai começar a coordenar o LNT? Vai fazer entrevistas, avaliações de desempenho, feedbacks, estudar os planos da organização? Esse é momento de definir quais as fontes que servirão de base para o seu processo, ok?

  • Organize os dados coletados: então você definiu as fontes a serem usadas para coletar informações, é chegado o momento de estruturar os dados resultantes e mapear com clareza o seu Levantamento das Necessidades de Treinamento.

Mais dicas:

  • Analise as informações: depois de organizar, o que eu faço? Estudo o que foi levantado até aqui e identifico os gaps existentes para então classificar as necessidades de treinamento conforme a relevância encontrada.

  • Elabore um plano de ação: essa etapa serve para você utilizar os dados anteriormente analisados e construir um plano de ação através do qual sejam preenchidos os gaps identificados e as competências a serem aprimoradas. Afinal, é preciso ter uma boa estrutura para que o LNT funcione, não é mesmo?

  • Implemente o plano de ação: momento de colocar em prática tudo o que foi explanado acima e verificar de que forma todo o Levantamento das Necessidades de Treinamento pode ser atendido.

  • Monitoramento e avaliação: depois que o LNT é implementado, você deve continuar monitorando e analisando todos os resultados dos programas de treinamentos que estão sendo realizados, percebendo o que precisa ser melhorado, o que deve ser mantido, o que pode ser inserido, tudo para que o desenvolvimento do seu processo seja o mais eficaz possível, ok?

Essas etapas acima são etapas gerais que você deve modificar de acordo com as demandas da sua empresa, tudo bem?

Então, durante sua atuação como coordenador(a) de T&D, identifique qual o melhor caminho para implementar o seu próprio Levantamento de Necessidades de Treinamento. Sempre que possível, veja também os níveis de análise do levantamento das necessidades de treinamento.

Veja a seguir quais etapas devem ser seguidas na implementação do seu LNT:

Etapa 1. Definição de Objetivos

Como você, enquanto coordenador(a) de T&D, pode fazer uma identificação assertiva do seu Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?

Para ficar mais claro, vou te explicar por tópicos, tudo bem?

Na fase de definição de objetivos, você deve:

  • Entender com profundidade quais são as metas gerais da sua empresa. Só assim você vai saber exatamente onde apostar durante a execução dos seus treinamentos. Isso acontece muito quando estamos desenvolvendo um treinamento de vendas.

  • Dialogar com as lideranças e colaboradores, abarcando todas as vivências na empresa e somando as informações que julgar. Afinal, essa é a forma mais coerente para validar as demandas existentes, concorda?

  • Analisar os dados de desempenho, para em seguida ter respostas para os seguintes questionamentos: quais competências precisam evoluir? Em qual área determinado colaborador atua com eficácia? etc.

  • Não deixe de lado as tendências mais atuais do mercado. O que sua empresa pretende a longo prazo? O que posso fazer para que meus colaboradores acompanhem a evolução coletiva almejada? O que precisaremos para que no futuro consigamos seguir acompanhando o mercado?

  • Envolva a equipe de treinamento: os colaboradores que você coordena na sua equipe de T&D precisam estar acompanhando todos os passos do Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT). Inclusive, caso você venha a elaborar um treinamento in company, essa dica não pode ficar de fora.

Então o que precisa ser feito? Alinhar seus objetivos com sua equipe e também com os demais colaboradores, pois assim todos são capazes de seguir o mesmo caminho para o objetivo comum.

Etapa 2. Identificação das fontes de informação

Quais as fontes de informação necessárias para garantir a eficácia do seu Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT)?

As principais fontes de informação geralmente devem ser:

  • Feedback dos colaboradores: essa é uma das fontes mais confiáveis, não acha? Poder saber diretamente dos colaboradores a respeito do seu desempenho na função que ocupa e quais são consideradas suas necessidades de treinamento, é essencial.

  • Dados de desempenho: essa fonte considera o desempenho atual com base em resultados de avaliações, facilitando a identificação de pontos de melhoria.

  • Observações diretas: geralmente essas fontes são gestores ou coordenadores dos setores que, assim como você, sabem os pontos principais a serem trabalhados nos programas de capacitação.

  • Treinamentos anteriores: todos os dados oriundos dos treinamentos já realizados pela empresa servem de base para o Levantamento de Necessidades de Treinamento.

  • Tendências: aqui é o momento onde se analisa o que existe de mais atual e de futuras inovações a serem adotadas, para então compilar tudo conjuntamente com os levantamentos acima.

Ao levantar informações para montar o seu LNT, você não deve perder de vista o seguinte: quanto mais diversificadas forem as fontes de informação, mais precisos serão os resultados dos seus futuros treinamentos.

Etapa 3. Coleta e Organização das Informações

Lembra que lá no início do artigo te apresentamos nossa plataforma LMS ou LXP, o Konquest?

Se você pretende realizar os seus treinamentos com uma plataforma assim, essa é uma etapa que merece destaque.

Então o que você deve fazer enquanto coordena o processo de Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?

  • Utilize ferramentas de coleta de dados: uma LXP facilita toda a sua coleta e análise de dados através do Learning Analytics, nossa ferramenta exclusiva, desenvolvida para facilitar a sua vida enquanto coordenador ou gestor.

Utilizando o Learning Analytics, nós conseguimos ter um feedback de todos os caminhos que os seus colaboradores realizaram dentro da plataforma, seja através do consumo de cursos ou trilhas de aprendizagem.

  • Crie um armazenamento para os dados levantados: isso o Learning Analytics também faz por você, montando uma estrutura organizada e fazendo um mapeamento acessível para facilitar a sua análise de dados.

  • Estude os dados coletados: com base nos dados gerados, você consegue entender exatamente o que deverá ser desenvolvido no treinamento para os seus colaboradores.

Concluída a coleta e a organização das informações, você enfim saberá quais são as reais necessidades dos seus colaboradores e da sua empresa.

Etapa 4. Análise das Informações

Como você consegue, a partir das informações geradas através da sua plataforma LXP, extrair insigths para o seu LNT?

Existem algumas dicas valiosas, olha só:

  • Utilizar ferramentas de análise de dados: é importante que seja feita a coleta dos dados, como dissemos.

  • Identificar padrões e tendências: quais os padrões e tendências identificados durante sua análise? Quais competências precisam ser desenvolvidas pelos colaboradores com base nos relatórios obtidos?

  • Procurar entender o contexto: de que forma essas informações foram coletadas? Mediante qual contexto os dados foram obtidos? Isso é importante para que você saiba a relevância das informações.

  • Compare os dados obtidos com as metas estratégicas da empresa: dessa forma você consegue entender todas as informações estão alinhadas.

Etapa 5. Desenvolvimento do Plano de Ação

Como você pode elaborar um plano de ação a partir das informações coletadas e analisadas durante o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?

  • Identificação das metas de treinamento: revise o que foi levantado na etapa 1 e veja se está tudo alinhado com o que foi levantado até então.

  • Criação de um cronograma: você deve ter todas as datas de cada uma das ações a serem realizadas durante o seu futuro programa de T&D.

  • Seleção de recursos: é preciso realizar um levantamento para definir o orçamento de realização do treinamento, incluindo todas as etapas, ainda que exista uma plataforma LMS ou LXP disponível.

  • Definição de indicadores: como você irá mensurar os resultados do seu treinamento?

  • Comunicação e implementação: todas as partes envolvidas devem saber qual o plano de ação e como auxiliar na sua implementação.

O plano de ação deve ser ajustado sempre que uma mudança for identificada, para que tudo esteja sempre alinhado, ok?

Etapa 6. Implementação do Plano de Ação

Aqui é o momento de começar a materializar todo o planejamento. Mas como fazer isso utilizando uma plataforma LXP para executar o seu LNT?

Utilizar uma plataforma LXP é a sua maior aliada na implementação do plano de ação do seu Levantamento de Necessidades de Treinamento, especialmente por conta das seguintes vantagens:

  • Acessibilidade: seus treinamentos poderão ser acessados via desktop ou dispositivos móveis, de modo que seus colaboradores conseguirão concluir os seus treinamentos com mais facilidade e você ainda poderá acompanhar esse progresso.

  • Personalização: a plataforma LXP permite que você monte uma trilha de aprendizagem para os seus colaboradores de acordo com as necessidades, diversificando recursos, sempre ficando nas suas necessidades de treinamento.

  • Monitoramento: permite que você acompanhe a evolução dos seus colaboradores, monitorando sua trajetória na plataforma e observando pontes de ajustes que talvez sejam necessários. Um momento onde o monitoramento se destaca é durante a realização de um treinamento de integração, por exemplo, pois você precisa ter acesso ao aprendizado do novo colaborador.

  • Análise de dados: já falamos do Learning Analytics, mas não custa nada repetir. Através dessa ferramenta exclusiva, sua plataforma vai gerar dados passíveis de verificar a efetividade dos treinamentos.

  • Integração: se você decide utilizar uma plataforma LXP, perceberá que, entre as inúmeras vantagens, conseguimos possibilitar a integração da plataforma com outras ferramentas, tudo para que você tenha maior acesso aos processos de aprendizagem dos seus colaboradores e como isso pode contribuir para sua empresa.

Ademais, a plataforma LXP te permite desenvolver uma experiência de aprendizagem única e até colaborativa, pois os colaboradores podem compartilhar experiências acerca dos seus treinamentos.

Isso com certeza aumenta a eficácia dos seus projetos e impulsiona o bom desenvolvimento do plano de ação do seu LNT.

Etapa 7. Monitoramento e Avaliação

Pelo que já falamos até aqui, você com certeza percebeu que uma plataforma LXP pode ser essencial para o seu monitoramento e avaliação de treinamentos.

Alguns exemplos do que uma plataforma LXP proporciona, são:

  • Acompanhamento de desempenho: sua plataforma é capaz de informar o desempenho dos colaboradores nos treinamentos, entregar relatório de consumo dos cursos ou trilhas, facilitando a avaliação das melhorias e resultados.

  • Feedback dos colaboradores: você pode inserir nos seus conteúdos opções para que os colaboradores avaliem conforme concluem cada etapa. Isso ajuda a saber como promover um progresso nos futuros programas.

  • Relatórios e análises: nessa altura você já sabe que uma plataforma como o Konquest gera automaticamente relatórios, análises e resultados dos seus conteúdos, de forma que você saiba identificar pontualmente como os treinamentos impactaram na empresa.

Gostou do nosso conteúdo?

Na Keeps, desenvolvemos soluções inovadoras para Educação Corporativa, sempre com o objetivo de desenvolver e impulsionar conhecimento.

Nossas plataformas são criadas para proporcionar a melhor experiência possível para o usuário, sendo bastantes clara, intuitivas, interativas e de fácil manuseio.

Ou seja, a criação de cursos, a gestão e avaliação são sempre eficazes e essenciais para que seus programas de treinamento e Levantamento de Necessidades de Treinamento sejam realizados com garantia e eficiência!

Faça um teste grátis da LXP da Keeps e descubra como o Konquest está ajudando a transformar os processos de treinamento na Educação Corporativa.

Perguntas frequentes sobre Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT):

O que é o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?

O Levantamento de Necessidades de Treinamento, usualmente chamado de LNT, nada mais é do que o conjunto de procedimentos necessários para analisar quais são as questões existentes na empresa que impedem a sua evolução e crescimento, como as dificuldades, os gaps de competências e demais habilidades que podem ser encontradas nas equipes e colaboradores individualmente.

Como fazer um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?

1.Observe e analise o cenário atual: é importante estar ativo e inserido nos acontecimentos da empresa, entendendo o que acontece no dia a dia e identificar possíveis necessidades de capacitações.
2. Realize uma avaliação de desempenho: para identificar possíveis falhas e levantar as necessidades de treinamento.
3. Ouça líderes e gestores: durante essa ação, a empresa passa a reconhecer a falta de capacitações em relação a habilidades e também quais os problemas comportamentais e conflitos recorrentes que precisam de atenção.
4. Confira as entrevistas de desligamento: essa é uma forma de descobrir falhas e descontentamentos que, provavelmente, colaboradores atuais também sentem, mas não possuem abertura ou coragem para falar.
5. Aplique questionários de Levantamento de Necessidades: para buscar respostas que mostrarão possíveis treinamentos que o colaborador sentiu falta para exercer sua função.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: