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Quais são os Níveis de Análise do Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)?

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Se você chegou aqui, provavelmente já sabe o que é o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), bem como a relevância de sua implementação para que os treinamentos da empresa sejam eficaz e correspondam às demandas existentes na organização. Mas e quanto aos níveis de análise do LNT?

Você sabia que o LNT possui níveis de análise específicos para cada ponto de vista, direcionando dados e processos para encontrar as reais necessidades de treinamento existentes?

Os níveis de análise do LNT mais utilizados são:

Análise organizacional

Neste nível é avaliada a totalidade da empresa, procurando os objetivos estratégicos, os obstáculos, as alterações que poderão acontecer e de que forma tudo isso vai atuar nas necessidades de treinamento.

Geralmente são feitos os seguintes questionamentos: onde minha empresa quer chegar e quais as skills necessárias para que consigamos alcançar essas expectativas?

Análise da tarefa

Entre os níveis de análise do LNT, aqui nesse nível já avaliamos mais especificamente, com focos em cargos e funções existentes.

A ideia é entender quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que o colaborador precisa para atuar com eficiência.

Para que essa análise seja eficiente, é necessária uma revisão dos cargos, realização de entrevistas com os colaboradores e seus gestores e exposição de apontamentos assertivos.

Análise da pessoa

Aqui estamos analisando os colaboradores que ocupam os cargos. O foco é entender os gaps existentes entre as skills que essas pessoas já possuem e aquelas que devem ser desenvolvidas para que as atividades sejam cumpridas com mais eficácia.

Como fazer isso? Utilizando ferramentas diversas, que podem ser: entrevistas, avaliações de desempenho, testes etc.

A análise operacional ou funcional é um dos níveis de análise do LNT

Aqui o que é analisado é como se dá o funcionamento de um setor/departamento/unidade da empresa.

O intuito é saber como esse setor opera e de que forma colabora com as expectativas totais da organização, sabendo as reais necessidades de treinamento que irão evoluir e aprimorar efetividade das operações.

Análise de equipe ou grupo

Nesse nível o foco é identificar as necessidades de treinamento de equipes ou grupos de trabalho particulares.

Geralmente essa análise é feita através da observação:

  • do funcionamento da equipe;
  • dinâmicas de grupo e
  • pesquisa das skills coletivas que a equipe precisa para concretizar as demandas.

Análise estratégica

Falamos acima da análise organizacional, lembra? Essa análise leva conta os objetivos estratégicos, mas a análise estratégica aprofunda um pouco mais, porque foca nas necessidades de treinamento que existem quando ocorrem alterações estratégicas mais específicas.

Essas mudanças estratégicas podem dizer respeito a fusões, aquisições, introdução de inovações tecnológicas etc.

A análise de feedback dos clientes é um níveis de análise do LNT

Essa análise observa que, quando consideramos os feedbacks dos clientes, podemos obter insights acerca de quais as áreas nas quais deve haver treinamento.

Análise de indicadores chave de desempenho (KPIs)

KPIs são métricas que a empresa utiliza para saber como está o seu desempenho em áreas mais críticas.

Através da análise desses indicadores, com base nas performances, por exemplo, fica fácil identificar as necessidades de treinamento.

Conclusão sobre os níveis de análise do LNT

Todos esses níveis de análise vão mudar conforme as demandas da empresa, as expectativas e os obstáculos existentes.

Todavia, saiba que, se você utilizar mais de um entre os níveis de análise de levantamento de necessidades de treinamento, certamente abrangerá de forma eficaz quais as maiores necessidades de treinamento da organização.

Para saber mais sobre análises e processo relacionados ao T&D, leia também:

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Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
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