Tendências Globais de T&D 2023
Fique atualizado com as principais tendências globais para o T&D, de acordo com a conferência da ATD 2023.
Se você chegou aqui, provavelmente já sabe o que é o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), bem como a relevância de sua implementação para que os treinamentos da empresa sejam eficaz e correspondam às demandas existentes na organização. Mas e quanto aos níveis de análise do LNT?
Você sabia que o LNT possui níveis de análise específicos para cada ponto de vista, direcionando dados e processos para encontrar as reais necessidades de treinamento existentes?
Os níveis de análise do LNT mais utilizados são:
Neste nível é avaliada a totalidade da empresa, procurando os objetivos estratégicos, os obstáculos, as alterações que poderão acontecer e de que forma tudo isso vai atuar nas necessidades de treinamento.
Geralmente são feitos os seguintes questionamentos: onde minha empresa quer chegar e quais as skills necessárias para que consigamos alcançar essas expectativas?
Entre os níveis de análise do LNT, aqui nesse nível já avaliamos mais especificamente, com focos em cargos e funções existentes.
A ideia é entender quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que o colaborador precisa para atuar com eficiência.
Para que essa análise seja eficiente, é necessária uma revisão dos cargos, realização de entrevistas com os colaboradores e seus gestores e exposição de apontamentos assertivos.
Aqui estamos analisando os colaboradores que ocupam os cargos. O foco é entender os gaps existentes entre as skills que essas pessoas já possuem e aquelas que devem ser desenvolvidas para que as atividades sejam cumpridas com mais eficácia.
Como fazer isso? Utilizando ferramentas diversas, que podem ser: entrevistas, avaliações de desempenho, testes etc.
Aqui o que é analisado é como se dá o funcionamento de um setor/departamento/unidade da empresa.
O intuito é saber como esse setor opera e de que forma colabora com as expectativas totais da organização, sabendo as reais necessidades de treinamento que irão evoluir e aprimorar efetividade das operações.
Nesse nível o foco é identificar as necessidades de treinamento de equipes ou grupos de trabalho particulares.
Geralmente essa análise é feita através da observação:
Falamos acima da análise organizacional, lembra? Essa análise leva conta os objetivos estratégicos, mas a análise estratégica aprofunda um pouco mais, porque foca nas necessidades de treinamento que existem quando ocorrem alterações estratégicas mais específicas.
Essas mudanças estratégicas podem dizer respeito a fusões, aquisições, introdução de inovações tecnológicas etc.
Essa análise observa que, quando consideramos os feedbacks dos clientes, podemos obter insights acerca de quais as áreas nas quais deve haver treinamento.
KPIs são métricas que a empresa utiliza para saber como está o seu desempenho em áreas mais críticas.
Através da análise desses indicadores, com base nas performances, por exemplo, fica fácil identificar as necessidades de treinamento.
Todos esses níveis de análise vão mudar conforme as demandas da empresa, as expectativas e os obstáculos existentes.
Todavia, saiba que, se você utilizar mais de um entre os níveis de análise de levantamento de necessidades de treinamento, certamente abrangerá de forma eficaz quais as maiores necessidades de treinamento da organização.
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