O uso de gamificação nas startups é uma sacada que pode ajudar a aprimorar seus processos e fortalecer a gestão de pessoas. Essa metodologia já é tendência nas empresas tradicionais e pode trazer ainda mais vantagens para um negócio inovador. No artigo de hoje, estaremos focados em falar sobre a gamificação nas startups, mencionando como utilizam a ferramenta e porque isso acabou se tornando uma tendência em meio ao mundo das startups. Quer saber como a parceria entre gamificação e startups funciona? Continue com a leitura para conhecer essa tendência!
Gamificação nas startups
Uma startup não é uma empresa comum, pois sua visão de mundo, estrutura e modo de trabalho são diferentes.
As startups abraçam as tecnologias e possibilidades de mudança para garantir um espaço no mercado, escalar o negócio e ainda alcançar um posicionamento muito alto.
Nesse sentido, é importante adotar ferramentas dinâmicas, alinhadas a esta mentalidade e que ajudam a atingir as altas expectativas do negócio.
A gamificação é uma estratégia que alia elementos, design e lógica de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento.
Adotar a gamificação nas startups é uma forma de aproveitar uma metodologia inovadora como o próprio modelo de empresa, oferecendo uma experiência mais dinâmica e engajadora para clientes, parceiros, colaboradores e público em geral, alcançando resultados positivos em várias estratégias.
Por que as startups investem em estratégias de gamificação?
Existem muitos motivos para as startups investirem em estratégias com gamificação, mas duas se destacam:
Atração e retenção do engajamento
Os jogos fazem parte da história de qualquer pessoa e atualmente são hobbies e profissão de milhões, tornando-se mais do que um entretenimento, sendo uma enorme e lucrativa indústria.
Um game consegue oferecer uma experiência imersiva e interativa para os jogadores.
Portanto, imagine usar essa mesma vivência em algum processo da sua startup, seja com os clientes, parceiros, colaboradores ou para o público em geral: a gamificação nas startups é uma forma inovadora de usar os jogos para motivar as pessoas a alcançar objetivos que extrapolem a dinâmica lúdica.
Assim como os jogos atraem e retêm a atenção das pessoas, sua startup pode usar a mesma dinâmica em ações estratégicas, engajando o público-alvo com maior eficiência.
Coleta e organização de dados
Se tem algo que as startups conhecem bem é a importância do uso estratégico dos dados.
Um dos tipos de gamificação que existem é o digital, onde toda dinâmica é realizada em uma plataforma eletrônica.
Como qualquer ferramenta dessa natureza, é possível coletar e organizar as informações dos participantes nas atividades, ajudando os responsáveis pela ação a identificar falhas, oportunidades e pontos de melhoria em todo projeto e se ele está cumprindo os objetivos propostos.
As plataformas gamificadas para startups fazem todo processo de forma prática e ágil, facilitando a vida dos profissionais e dando de bandeja dados estratégicos para a empresa agir com rapidez e assertividade em suas ações.
Assim, a gamificação nas startups pode oferecer várias oportunidades para as empresas inovadoras.
Tendências de utilização da gamificação nas startups
Toda startup deve estar atenta às tendências do mercado para poder implementar essa estratégia em seu negócio.
Afinal de contas, cada vez mais empresas estão descobrindo as possibilidades que a gamificação pode trazer ao seu dia a dia.
Dito isso, várias tendências se tornaram ainda mais presentes para as startups. Veja alguns exemplos e implemente-as o quanto antes:
Vendas e fidelização de clientes
Todo jogo desperta a curiosidade e atenção das pessoas e é possível usar essa atração natural para conquistar e fidelizar clientes.
Em vez de divulgar propagandas tradicionais ou esperar sentado o retorno de quem já conhece sua marca, é possível desenvolver novas dinâmicas gamificadas para promover produtos e serviços, ou ainda, para fortalecer os laços com seus consumidores.
Desta forma, a empresa oferece uma experiência mais engajadora e divertida para diferentes públicos, marcando presença na mente e coração dos clientes.
Comunicação e engajamento interno
A gamificação nas startups também pode ajudar a fortalecer os relacionamentos dentro da empresa.
Afinal, uma startup sempre pensa em formas de engajar seus colaboradores, retendo os talentos e estimulando sua produtividade, além de contribuir para um ambiente mais saudável.
Essa estratégia pode ser aplicada de diversas maneiras, inclusive na comunicação interna, tornando esse contato mais dinâmico e atraente para os funcionários.
Além de engajar, essa metodologia também ajuda no fluxo de informações entre a equipe e organização, alinhando pontos importantes para a gestão.
Recrutamento e seleção
Uma startup precisa reunir talentos para oferecer soluções de qualidade e atingir os resultados desejados.
Mas nem sempre é fácil encontrar e reconhecer rapidamente esses profissionais.
Para isso, usar a gamificação para startups nos processos de recrutamento e seleção é uma tendência para fazer a triagem dos candidatos e ajudar o RH a identificar suas competências, contando com os profissionais mais alinhados ao cargo e cultura organizacional na equipe.
Treinamento corporativo
Um dos usos mais frequentes da gamificação, é nas ações de educação empresarial.
Pois além de engajar os colaboradores nos treinamentos, os elementos lúdicos também contribuem para fortalecer a memorização dos conteúdos importantes.
A gamificação pode ser adotada em vários tipos de treinamentos corporativos, aumentando a efetividade da ação.
Uso no cotidiano
A gamificação nas startups pode ser aplicada no dia a dia dos colaboradores, motivando a realização de suas tarefas cotidianas, para alcançar as metas definidas a cada funcionário.
No meio dos negócios, essa pressão é ainda maior, pois tornar a rotina mais leve e lúdica pode ser uma boa estratégia para reduzir o estresse, desmotivação e ainda, problemas na produtividade das equipes, trazendo a magia dos jogos para a rotina corporativa.
Uso com outras estratégias
A gamificação é uma metodologia inovadora que também pode ser combinada com outras estratégias para gerar mais resultados.
Ferramentas como big data, EAD e realidade virtual, juntas, podem fortalecer vários processos da startup e aumentar seu desempenho.
Antes de implementar qualquer ação é fundamental estudar a realidade da empresa e seus objetivos, investindo em metodologias que gerem resultados.
Como a gamificação pode ajudar no engajamento e inovação? Utilize o GameUp, plataforma de gamificação da Keeps, e descubra!
O GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Um aplicativo gamificado voltado à Educação, num formato de Quiz simples e interativo, o qual torna a experiência de aprendizagem muito mais lúdica e interessante. Na interface, o GameUp lembra um game de celular personalizado e com conteúdo acessível. Nele, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante, contando com o suporte de vídeos explicativos para auxiliar estudantes e colaboradores no esclarecimento de dúvidas e na compreensão dos conhecimentos requeridos.
O GameUp oferece ainda uma capacitação com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. Uma solução inovadora sobre como aplicar a gamificação na educação. Ou seja, Gamificação não é brincadeira! É também uma das várias formas de educar e aprender.
Implementando um treinamento gamificado, as necessidades de capacitação são transformadas em uma proposta de aprendizagem que desafia e ensina ao mesmo tempo. O colaborador é convidado a testar seus conhecimentos em um formato engajador de ensino/aprendizagem, com feedbacks instantâneos, através do uso de microlearning na Educação Corporativa. Além disso, o gestor consegue visualizar o status de consumo dos conteúdos e performances, seja individualmente ou por curso, de modo personalizado.
Portanto, é com esse espírito que a Keeps desenvolve e aperfeiçoa o GameUp, com o orgulho de oferecer ao mercado um produto pioneiro, que veio para inovar a rotina educacional das empresas junto aos seus colaboradores.
Para conhecer as nossas soluções, agende gratuitamente uma simulação do GameUp e descubra tudo o que um aplicativo para gamificação na educação pode oferecer a sua empresa.
Perguntas frequentes sobre Gamificação nas Startups:
Alguns dos principais motivos são:
Vendas e fidelização de clientes: a empresa oferece uma experiência mais engajadora e divertida para diferentes públicos, marcando presença na mente e coração dos clientes.
Comunicação e engajamento interno: essa metodologia também ajuda no fluxo de informações entre a equipe e organização, alinhando pontos importantes para a gestão.
Recrutamento e seleção: é uma tendência para fazer a triagem dos candidatos e ajudar o RH a identificar suas competências, contando com os profissionais mais alinhados ao cargo e cultura organizacional na equipe.
Treinamento corporativo: pode ser adotada em vários tipos de treinamentos corporativos, aumentando a efetividade da ação.
Uso no cotidiano: torna a rotina mais leve e lúdica pode ser uma boa estratégia para reduzir o estresse, desmotivação e ainda, problemas na produtividade das equipes, trazendo a magia dos jogos para a rotina corporativa.
Uso com outras estratégias: ferramentas como big data, EAD e realidade virtual, juntas, podem fortalecer vários processos da startup e aumentar seu desempenho.
Basicamente, porque é uma forma de utilizar uma ferramenta inovadora como o próprio modelo de empresa, oferecendo uma experiência mais dinâmica e engajadora para clientes, parceiros, colaboradores e público em geral, alcançando resultados positivos em várias estratégias.