Você já ouviu falar em Educomunicação? Estamos falando de um método de ensino-aprendizagem desenvolvido ao longo dos anos e atual tendência, onde o foco é utilizar ferramentas de mídias diversas e adaptá-las a uma rotina de aprendizagem, funcionando como facilitadores da rotina educacional da sua empresa.
Continue lendo que vamos te contar detalhes sobre o tema! Vamos lá?
O que é a Educomunicação?
Educomunicação é uma metodologia educativa que reúne conteúdo do universo da educação e da comunicação voltados para a promoção de práticas de aprendizagem e desenvolvimento.
Como surgiu o conceito de Educomunicação?
Essa definição inicialmente teve como base estudos sobre Comunicação e Educação, realizados por vários teóricos e pesquisadores.
Aqui no Brasil, os primeiros passos para esse conceito começaram a surgir na década de 60, ganhando destaque apenas na década de 90, ganhando atenção enquanto área de estudo e prática.
Qual o objetivo da Educomunicação?
O foco principal da Educomunicação é a utilização de meios de comunicação como recursos para aprimorar e expandir o processo de ensino-aprendizagem e viabilizar as diversificadas experiências de conhecimentos.
Podem ser utilizados meios de comunicação de tradição, como rádio e TV ou mídia impressa; e os mais contemporâneos, como mídias sociais, podcasts etc.
Mas alguns dos objetivos principais da Educomunicação são:
- Ampliar o acesso ao conhecimento: isso acontece por conta da facilidade de ultrapassar barreiras, sejam elas geográficas, culturais e sociais.
- Estimular a participação ativa: a Educomunicação valoriza bastante isso, dando destaque ao protagonismo do colaborador, estimulando a expressão, o questionamento e a contribuição para ampliar a conhecimento.
- Fortalecer a comunicação e a expressão: praticando a Educomunicação, os colaboradores ampliam suas skills de comunicação e expressão, conseguindo transmitir seus pensamentos com mais assertividade.
- Fomentar o diálogo e a escuta ativa: o diálogo é o elemento central nesse processo, e aqui é estimulado o respeito às opiniões diversificadas.
- Utilizar recursos comunicacionais de forma pedagógica: sejam vídeos, áudios, imagens, mídias digitais, todos esses recursos devem ser explorados de forma a facilitar o aprendizado e a retenção do conhecimento.
- Promover a educação para a cidadania: a Educomunicação estimula a abordagem de temática importantes que levam a reflexões acerca de debates políticos, culturais, ambientais etc.
- Contribuir para a inclusão e a diversidade: através da Educomunicação diversas vozes e olhares são propostos, chamando a atenção para uma educação mais respeitosa, diversificada e inclusiva.
Qual o papel da Educomunicação?
A Educomunicação visa estimular o engajamento e a aprendizagem ativa de todos aqueles parte do programa de treinamento e desenvolvimento.
Esse método evidencia a escuta ativa e dá destaque à expressão e interação dos participantes, desenvolvendo um ambiente de ensino voltado para o alicerce conjunto de aprendizado.
Quando aplicada na área de T&D, por exemplo, a Educomunicação auxilia na criação de programas mais interativos e direcionados para as demandas dos colaboradores.
Com a utilização de recursos audiovisuais, mídias digitais e demais ferramentas de criação e comunicação, toda a estrutura de aprendizagem acaba mais engajadora e eficaz.
Outro aspecto que merece destaque quando falamos em Educomunicação é a inclusão em relação à distribuição de conteúdos. Através desse método, é maior o alcance de público, sejam quais forem suas skills ou formações profissionais.
Dessa forma existe uma maior democratização do acesso ao conhecimento e do aprendizado.
O que você deve saber ao implementar a Educomunicação nos seus programas de T&D?
O primeiro passo deve ser formar os colaboradores através de uma capacitação na área, de modo que saibam utilizar as ferramentas de forma mais educativa e estratégica.
É esse o modo através do qual os seus resultados de T&D são aprimorados e ajudam a evoluir a capacitação dos colaboradores.
Como aplicar a Educomunicação na Educação Corporativa?
É recomendável que alguns passos sejam seguidos de forma estratégica, permitindo o casamento efetivo entre os princípios das duas áreas: comunicação e educação.
Sugerimos que na sua empresa, você faça da seguinte forma, quando for elaborar o seu plano de treinamento e desenvolvimento:
Identifique o seu público-alvo
Você precisa saber, quando for montar o seu programa de capacitação, quais são de fato as demandas, os focos e as individualidades dos seus colaboradores.
Através de entrevistas, avaliações de treinamentos anteriores e análises que reúnam dados, você consegue entender quais são as reais necessidades de aprendizagem.
Utilize recursos audiovisuais
Aposte na usabilidade dos vídeos e demais ferramentas que possam estimular os seus programas de treinamento.
Através de elementos como os citados acima, todo o processo de aprendizagem passa a ser mais interativo, engajador e ainda simplificador de temáticas mais complexas.
Crie uma plataforma de aprendizagem interativa
Se você utilizar uma plataforma LXP, por exemplo, você conseguirá proporcionar interação entre os colaboradores, pois é possível a comunicação através de fóruns de debates, chats etc.
Essa troca estimula o aprendizado e ajuda na motivação pela conclusão dos conteúdos.
Incentive a produção de conteúdos
Quando os próprios colaboradores produzem os conteúdos educacionais, como vídeos e podcasts, por exemplo, é fomentada a troca e acaba sendo reconhecido o repasse de conhecimento interno da empresa.
Realize webinars e lives
A Educomunicação propõe que, quando você promove webinars e realiza lives com especialistas, sejam eles internos ou externos, você promove a empresa e permite interação ao vivo e com participação ativa dos colaboradores e demais presentes.
Na Keeps, nós procuramos sempre realizar essas propostas, como você pode acompanhar clicando aqui e aproveitando para seguir o nosso canal no Youtube.
Adote a gamificação
Quando você utiliza ferramentas e estrutura de games nos seus programas de treinamentos, o aprendizado se torna mais lúdico e empolgante.
Fortaleça a comunicação interna
Sua empresa precisa garantir uma comunicação interna eficaz para que todos os seus projetos de T&D sejam devidamente divulgados, bem como os demais eventos e programações relacionadas ao aprendizado.
Para isso, realize as entregas através de canais de comunicação sem ruídos e acessíveis.
Promova encontros presenciais
Encontros presenciais são importantes, ainda que a comunicação online seja bastante valorizada. Isso pode ajudar a enriquecer o seu processo de aprendizagem.
Incentive a aprendizagem contínua
Estimular o lifelong learning deve ser uma constante na sua empresa, pois desse modo o ambiente corporativo será visto como um ambiente que valoriza os programas de T&D, seus colaboradores e o anseio pelo aprendizado constante.
Estimule a Educomunicação com a Keeps!
Na Keeps, entregamos serviços e produtos feitos exclusivamente para orientar os seus processos de Educação Corporativa, implementação de Universidade Corporativas Digitais, além de ajudarmos a tirar o seu projeto do papel, com acompanhamento integral e eficaz.
Além disso, temos ainda o Go Learning, nossa Universidade Corporativa gratuita, com diversos cursos que podem ser acessados a qualquer tempo e em qualquer lugar, ajudando a estimular a Educomunicação na rotina organizacional de toda a sua empresa!