Para que exista uma boa relação organizacional é necessário que os colaboradores e seus gestores desenvolvam conexões similares, de modo que estejam cientes acerca de seus princípios, suas metas e caráter. Toda essa combinação é geralmente o que o Fit Cultural significa.
Se a empresa consegue recrutar colaboradores que estejam perfilados aos princípios da empresa, certamente será mais simples conseguir mantê-lo na organização. E o que isso quer dizer?
Para os gestores responsáveis pelo RH, isso é um fator positivo, pois diminuirá o turnover e as despesas com novos processos de recrutamento.
Nesse artigo, explicaremos mais acerca do Fit Cultural e sua aplicação. Continue lendo!
O que é Fit Cultural?
Fit Cultural é uma ferramenta capaz de nivelar o quanto um candidato é capaz de se conectar aos padrões e conceitos de uma empresa.
Através do Fit Cultural de uma empresa, os processos tradicionais de recrutamento de colaboradores acabam sendo menos arriscados, pois a empresa consegue, de forma bastante clara, alinhar os candidatos que se encaixam nos valores organizacionais e torna a possibilidade de contratação muito mais acertada.
Quando analisamos o Fit Cultural de um candidato, analisamos como sua bagagem de vivências, hábitos e condutas se relacionarão com os alicerces empresariais.
Importante ressaltar que todas essas características são favoráveis para ambos: candidato e organização, melhorando pontos como decisões mais eficazes e desempenhos significativos.
Para que um Fit Cultural funcione e entregue os resultados almejados, a empresa deve ter bastante definida a sua cultura organizacional, seus padrões e sua moral.
Fit Cultural e seus benefícios
Além das vantagens que explanamos acima, o Fit Cultural pode proporcionar uma série de benefícios, como aumento da produtividade, melhor performance dos colaboradores etc. Abaixo, listamos algumas das vantagens mais interessantes:
Diminuição de turnover e melhoria na retenção
Existindo um Fit Cultural eficaz, os colaboradores conseguem evoluir suas produções na empresa e fixar um lugar que favorece suas performances.
Essas duas características acima são responsáveis por diminuir o turnover e aumentar a retenção de colaboradores na organização.
Equiparação entre colaboradores
Havendo união e solidariedade tanto do colaborador quanto da empresa, o colaborador, percebendo a equiparação existente, terá maior engajamento na sua performance e produzirá com mais facilidade.
Desse modo, é bastante possível que exista a possibilidade de aumentar o rendimento geral e que as metas sejam concretizadas com mais eficácia e celeridade.
Equiparação das equipes
Sabemos que os indivíduos geralmente se reúnem para trabalhar em conjunto quando existe uma meta em comum. O objetivo do Fit Cultural dentro da cultura organizacional é justamente esse.
Quando os colaboradores se conectam a essa cultura, conseguirão encontrar conexões entre si, o que ajudará na fluidez de trabalhos em equipe e melhoria nas habilidades comunicativas.
Como fazer o Fit Cultural na sua empresa
Agora que já falamos o que é o Fit Cultural e seus benefícios, vamos explanar sobre como você pode implementá-lo e atuar com melhoria no seu processo seletivo.
Analise as características mais importantes da cultura organizacional
Antes de qualquer coisa, a empresa precisa ter um bom líder, colaboradores que comunicam suas atividades, estar aberta às alterações, melhorias e inovações do ambiente, bem como entregar abertura para evoluir habilidades e distribuir informações.
Alinhe os princípios que a empresa pretende conceber com o Fit Cultural
Já falamos sobre a importância de serem definidos os princípios que a empresa possui.
Todavia, tão relevante quanto isso, é conseguir definir quais os princípios que a empresa pretende adquirir.
Como fazer isso? Realizando avaliações internas e escutando colaboradores e gestores. Desse modo, é possível construir uma base de valores organizacionais que melhor se comuniquem com as metas previstas.
Estruture e reconheça as lacunas
Reconhecendo e identificando os erros ou lacunas existentes, conseguirá analisar outros aspectos.
Quais? Será mais fácil observar características, comportamentos, convicções e avaliar o que está sendo positivo ou negativo para a empresa e seus colaboradores.
Crie uma base de dados da cultura organizacional
Sendo claros os costumes existentes na cultura da organização, é fácil levantar dados para montar um Fit Cultural. Como?
Com arquivos organizados, é fácil enxergar as metas e os princípios que ajudam a montar um Fit Cultural eficiente para os processos de recrutamento.
Esse levantamento de arquivos pode ter qualquer formato, mas dentro da sua base de dados devem estar presentes:
- Os princípios mais relevantes da organização.
- Quais as missões oficiais.
- Os hábitos e convicções compartilhados.
- Como conviver e manter um bom relacionamento organizacional condizente com os princípios da empresa.
Desenvolva novos valores e faça questão de reforçá-los
Os gestores ou líderes são aqueles que devem entregar o exemplo para os seus colaboradores, direcionando-os e guiando sua atuação.
Portanto, os gestores devem estar no processo de implantação os princípios da empresa, motivando e engajando seus colaboradores para não desviarem desse lugar.
Implemente o Fit Cultural no processo seletivo
Quando estiver montando um programa de recrutamento de talentos, o Fit Cultural deve fazer parte do processo, pois ajuda a elaborar um sistema mais claro.
Com isso, os candidatos estarão mais entusiasmados e todo o procedimento será mais assertivo e eficaz.
Atualmente, todo o processo está bastante digitalizado, motivo pelo qual o RH deve saber como incluir as etapas essenciais, inclusive o Fit Cultural.
Folha de carreiras
Para que um candidato tenha curiosidade em relação às vagas da empresa, deve estar claro na página de carreiras elucidando seu posicionamento, as incumbências e os princípios da empresa.
Definição das vagas
Por último, depois de tudo o que já foi citado, no momento de divulgação das vagas a empresa deve detalhar a função, incluir as soft skills solicitadas e expor de um modo claro e objetivo o que um futuro colaborador deve entregar.
Conclusão
Agora que tudo está mais claro, que tal utilizar o que foi aprendido até aqui nos seus futuros programas de recrutamento e seleção?
Identifique o que cada vaga pede e procure avaliar e contratar colaboradores que correspondam aos ideais e valores da organização. Com certeza agregará resultados positivos!
Gostou do nosso conteúdo?
Conheça também o Go Learning: uma Universidade Corporativa gratuita, criada pela Keeps e pensada para todos do T&D e RH. Um lugar onde você desenvolve as principais soft skills para fazer o Fit Cultural no mundo corporativo atual.
Inscreva-se no Go Learning e faça parte dessa comunidade!