Para que uma organização funcione com o máximo desempenho, é essencial que tenha uma estruturação empresarial eficiente e que se enquadre em seu perfil. Esses perfis geralmente são baseados em gestão vertical e gestão horizontal. Para que uma empresa encontre oportunidades que gerem mais e melhores resultados, precisa explorar novas possibilidades e dispor de uma boa gestão empresarial, afinal de contas, o modelo de gestão é parte responsável pelas pessoas e administração de recursos. Neste cenário, surgem alguns questionamentos, um deles é com relação ao tipo de gestão que deve adotar, horizontal ou vertical? Então, para conhecer mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o conteúdo deste artigo!
O que é gestão vertical?
O modelo de gestão vertical é também conhecido como tradicional, onde os colaboradores da empresa são classificados de acordo com o nível do seu cargo.
O presidente ou CEO da empresa é a figura que está no topo, na sequência há os intermediários e supervisores, aqueles profissionais que são responsáveis por diversos departamentos.
Sendo assim, a gestão vertical é o tipo de gestão que possui estrutura clássica, onde os cargos, funções, salários e metas são bem definidos.
Aqui, a autoridade é atribuída aos maiores cargos até chegar aos menores, afinal de contas, eles são responsáveis pelas estratégias, enquanto os demais colaboradores cumprem as suas ordens.
Vantagens da gestão vertical:
Entre as vantagens da gestão vertical para as empresas podemos destacar:
- Melhor controle das ações dos funcionários;
- Mais fácil alinhamento entre chefes e colaboradores;
- Time menos disperso, com responsabilidades bem definidas.
O que é gestão horizontal?
Na estrutura de gestão horizontal, os colaboradores dispõem de liberdade para tomar suas próprias decisões, havendo a necessidade somente de um gerente responsável por um grande grupo de funcionários.
Esse sistema mais informal é visto como inovador e não possui um formato muito hierárquico.
Até porque ele leva em consideração o surgimento constante de tecnologias e as mudanças do mercado, que requer que as empresas se adaptem sempre.
Sendo assim, no contexto da gestão horizontal, os líderes assumem o papel de facilitadores, e não a figura de quem toma as decisões estratégicas da empresa, prática esta que facilita a inovação empresarial.
Vantagens da gestão horizontal:
- Profissionais mais motivados;
- Criação de equipes autogerenciadas;
- Menor custo com eliminação de cargos de gerência;
- Menor burocracia no acesso a informações e tomada de decisão;
- Profissionais mais resilientes devido aos desafios diários;
- Capacitação constante em liderança dos colaboradores.
Diferenças entre gestão horizontal e gestão vertical
Para que você compreenda as diferenças de forma clara, saiba que são três as principais diferenças entre a gestão vertical e horizontal.
Confira!
Tomada de decisão
As estruturas verticais e horizontais são bastante divergentes na hora da tomada de decisões. A empresa que adota a gestão vertical tem suas decisões tomadas por profissionais do topo da pirâmide, seguindo conforme a hierarquia.
Já as empresas que adotam a gestão horizontal, se preocupam em capacitar seus profissionais para que eles tomem as decisões operacionais e, ainda, os instigam a conhecer mais desse lado administrativo e estratégico que uma empresa possui.
Dessa forma, os colaboradores são geridos através de metas que são determinadas e precisam respeitar as políticas da empresa, que abranjam termos legais e de segurança.
Colaboração entre os profissionais
Com relação à colaboração entre os funcionários, uma empresa vertical tende a ser bem mais estruturada.
Em uma organização horizontal os colaboradores têm liberdade para tomar suas próprias decisões, onde a colaboração geralmente acontece de forma mais orgânica.
Nesse sentido, os profissionais passam a se relacionar de forma mais aberta uns com os outros e estão sempre mais dispostos a desenvolver soluções e resolver questões em equipe.
Comunicação
A comunicação interna também apresenta uma grande diferença entre os dois modelos de gestão, na estrutura mais tradicional tende a disseminar as informações entre os departamentos e colaboradores de forma mais lenta, visto que leva em consideração os níveis hierárquicos.
Já na organização horizontal, a comunicação tende a ser mais orgânica, assim como ocorre na colaboração entre os funcionários.
Ou seja, tudo acontece de forma mais natural, pessoal e orgânica.
Qual o melhor modelo de gestão para a sua empresa?
Por fim, mas não menos importante, que tal saber qual deles é o melhor modelo de gestão para a sua empresa?
Dessa forma, você consegue alcançar os objetivos e ainda, obter uma estruturação empresarial adaptada e eficiente.
Pois bem, com todas as informações acima, fica mais fácil analisar a melhor opção de gestão para a sua empresa, não é mesmo?
Se você ainda não conseguiu se decidir entre a gestão horizontal e a gestão vertical, existem fatores importantes a serem pensados, como a cultura organizacional, o perfil dos gestores e as características do seu negócio, que também podem te ajudar a tirar essa dúvida final.
Vamos te mostrar como fazer isso, veja mais detalhes abaixo:
Cultura organizacional
Neste ponto, você vai precisar analisar qual o tipo de cultura quer que a sua empresa siga. A gestão horizontal, por exemplo, cultiva valores como trabalho em equipe, liderança e paixão pelo negócio, enquanto a gestão vertical preza pelo respeito à hierarquia, crescimento, entre outros atributos.
Perfil da liderança
Outro ponto a ser levado em consideração é o perfil de liderança, sendo assim, analise também qual é o perfil dos gestores da sua empresa.
Este também pode ser um fator determinante para escolher a melhor modelo de gestão.
Então pense, você acha que eles são capazes de tomar as melhores decisões para a empresa ou possuem o perfil de gestores com facilidade de manter o time alinhado e motivado?
Pesquise, analise e decida!
Características do negócio
A forma como a sua empresa atua no mercado também é um quesito a ser analisado na hora de definir o melhor tipo de gestão.
Portanto, entenda também qual é o perfil dos colaboradores, situação da relação entre as pessoas e problemas recorrentes.
Conclusão
Tanto na gestão vertical como na gestão horizontal, os profissionais precisam estar bem-preparados para desempenhar suas funções, na qual é essencial dispor de um bom programa de treinamento e desenvolvimento para tal.
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Perguntas frequentes sobre Gestão Horizontal e Gestão Vertical:
Na Gestão Horizontal, o sistema estrutural da empresa acontece de modo que os processos existentes são todos alicerçados em definições e escolhas baseadas no grupo. Já a Gestão Vertical é aquela na qual existe um líder, responsável por centralizar todas as decisões, não levando em conta as considerações feitas pelos colaboradores.
Gestão Vertical:
– Facilidade no controle das ações dos funcionários;
– Melhor alinhamento entre chefes e colaboradores;
– Equipes menos dispersas, com responsabilidades bem definidas.
Gestão Horizontal:
– Colaboradores mais engajados;
– Desenvolvimento de equipes autogerenciadas;
– Eliminação de cargos de gerência levando a menos custos;
– Processos desburocratizados no acesso a informações e tomada de decisão;
– Colaboradores mais resilientes devido aos desafios diários;
– Capacitação constante em liderança dos colaboradores.